Boniteza e formação: estéticas e imagens das juventudes normalistas na Baixada Fluminense
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13212 |
Resumo: | Esta tese é o resultado da pesquisa de doutoramento em educação e tem como foco as juventudes normalistas, suas falas, modos de ser, de se verem e de verem o mundo, os sentidos que conferem ao processo de formação e suas fabulações da produção de autoimagens. Como expressão das juventudes e do pensamento contemporâneo, as imagens produzidas através dos telefones celulares e replicadas nas redes sociais marcam um novo tempo de comunicabilidade e presentificação social. As/os jovens são sujeitos sociais marcados por uma historicidade constituída mutuamente entre protagonistas e os contextos sociais em que nascem, crescem, convivem e se relacionam e quando ouvidas/os apresentam processos reflexivos de sua existência apropriando-se de forma autoral da sua história. O caráter multifacetado, ambíguo e polissêmico do conceito juventude cria tensões históricas e sociais nos modos de ver e entender o sujeito jovem. Nesse sentido, o uso flexionado do termo possibilita o entendimento da pluralidade que as juventudes promovem. A Escola Normal, historicamente espaço de escolarização feminina, mergulha em sua extinção pelas exigências atuais pela formação docente em nível superior, prevista pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LEI 9394/96), estando com seus dias contados, por todo Brasil ainda resistem Escolas de Curso Normal em 17 estados. Busco compreender através dos pronunciamentos estéticos e imagéticos as formas praticantes dos cotidianos escolares nas percepções do devir-professora no processo de formação para o magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental de jovens de origem popular e moradoras da periferia. As inserções investigativas são amparadas pelos Estudos Culturais, pela Multirreferencialidade e pela Pedagogia Crítica que valorizam as narrativas e os cotidianos como elementos importantes para a compreensão social através dos sentidos que os praticantes dão, estimulando a bricolagem no diálogo entre vários referenciais teóricos, assim como também métodos, instrumentos de pesquisas críticos e que valorizem a fala, a escuta e o diálogo. Como elemento que dialoga com as performances estéticas e analíticas, a metodologia proposta é o uso combinado de Photovoice e Fotoelucidação, técnicas de produção de imagens e análises realizadas pelos próprios participantes da pesquisa, nesse caso, as normalistas de uma escola de normal da Baixada Fluminense. A tese revela que, enquanto não se encerra esta modalidade de ensino, o Curso Normal ainda é uma opção de profissionalização das juventudes das classes populares. Constata a dimensão formativa dos estágios em suas diversas configurações. Revela que os processos formativos críticos são fomentados pelas manifestações de resistências e instalações de “microrrevoluções”, trazendo outros sentidos de emancipação. E destaca a boniteza freiriana nas fabulações imagéticas no devir-normalista |
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Cardoso, Marcelia AmorimBerino, Aristóteles de Paula898.221.707-00https://orcid.org/0000-0002-6013-7784http://lattes.cnpq.br/8079382084565252Berino, Aristóteles de Paula898.221.707-00https://orcid.org/0000-0002-6013-7784http://lattes.cnpq.br/8079382084565252Santos, Edméa Oliveira doshttps://orcid.org/0000-0003-4978-9818http://lattes.cnpq.br/4023554724278836Carvalho, Carlos Roberto dehttps://orcid.org/0000-0003-3408-134Xhttp://lattes.cnpq.br/7137910493989596Seixas, Luciana Velloso da Silvahttps://orcid.org/0000-0002-6832-4189http://lattes.cnpq.br/5854415485261255Costa, Ana Valéria de Figueiredo dahttps://orcid.org/0000-0001-5029-3276http://lattes.cnpq.br/6434170770324585004.538.187-90https://orcid.org/0000-0003-0801-7635http://lattes.cnpq.br/34940226187475002023-12-22T02:42:25Z2023-12-22T02:42:25Z2019-12-04CARDOSO, Marcelia Amorim. Boniteza e formação: estéticas e imagens das juventudes normalistas na Baixada Fluminense. 2019. 239 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,Seropédica/Nova Iguaçu, 2019.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13212Esta tese é o resultado da pesquisa de doutoramento em educação e tem como foco as juventudes normalistas, suas falas, modos de ser, de se verem e de verem o mundo, os sentidos que conferem ao processo de formação e suas fabulações da produção de autoimagens. Como expressão das juventudes e do pensamento contemporâneo, as imagens produzidas através dos telefones celulares e replicadas nas redes sociais marcam um novo tempo de comunicabilidade e presentificação social. As/os jovens são sujeitos sociais marcados por uma historicidade constituída mutuamente entre protagonistas e os contextos sociais em que nascem, crescem, convivem e se relacionam e quando ouvidas/os apresentam processos reflexivos de sua existência apropriando-se de forma autoral da sua história. O caráter multifacetado, ambíguo e polissêmico do conceito juventude cria tensões históricas e sociais nos modos de ver e entender o sujeito jovem. Nesse sentido, o uso flexionado do termo possibilita o entendimento da pluralidade que as juventudes promovem. A Escola Normal, historicamente espaço de escolarização feminina, mergulha em sua extinção pelas exigências atuais pela formação docente em nível superior, prevista pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LEI 9394/96), estando com seus dias contados, por todo Brasil ainda resistem Escolas de Curso Normal em 17 estados. Busco compreender através dos pronunciamentos estéticos e imagéticos as formas praticantes dos cotidianos escolares nas percepções do devir-professora no processo de formação para o magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental de jovens de origem popular e moradoras da periferia. As inserções investigativas são amparadas pelos Estudos Culturais, pela Multirreferencialidade e pela Pedagogia Crítica que valorizam as narrativas e os cotidianos como elementos importantes para a compreensão social através dos sentidos que os praticantes dão, estimulando a bricolagem no diálogo entre vários referenciais teóricos, assim como também métodos, instrumentos de pesquisas críticos e que valorizem a fala, a escuta e o diálogo. Como elemento que dialoga com as performances estéticas e analíticas, a metodologia proposta é o uso combinado de Photovoice e Fotoelucidação, técnicas de produção de imagens e análises realizadas pelos próprios participantes da pesquisa, nesse caso, as normalistas de uma escola de normal da Baixada Fluminense. A tese revela que, enquanto não se encerra esta modalidade de ensino, o Curso Normal ainda é uma opção de profissionalização das juventudes das classes populares. Constata a dimensão formativa dos estágios em suas diversas configurações. Revela que os processos formativos críticos são fomentados pelas manifestações de resistências e instalações de “microrrevoluções”, trazendo outros sentidos de emancipação. E destaca a boniteza freiriana nas fabulações imagéticas no devir-normalistaCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis thesis is the result of doctoral research in education and focuses on Young Students of the Normal Course, their thought forms, ways of being, seeing themselves and the world, the meanings that confer on the formation process and their fabulations of the production of self- images. As an expression of youth and contemporary thought, the images produced through cell phones and replicated in social networks mark a new time of communicability and social presence. Young people are social subjects marked by a mutually constituted historicity between protagonists and the social contexts in which they are born, grow, coexist and relate and when they are heard they present reflective processes of their existence, appropriating themselves in an authorial way of their history. The multifaceted, ambiguous and polysemic character of the concept of youth creates historical and social tensions in the ways of seeing and understanding the young subject. In this sense, the flexible use of the term enables the understanding of the plurality that youths promote. The Normal School, historically a space for female schooling, is replaced in the current requirements by teacher training at a higher level, provided for by the Law of Guidelines and Bases of National Education (LEI 9394/96), your days are coming to the end, howeverand throughout Brazil, Normal Course Schools in 17 states still resist. I seek to understand through aesthetic and imaginative pronouncements the practical forms of everyday school in the perceptions of becoming a teacher in the process of training for teaching in early childhood education and in the first five years of elementary school for young people of popular origin and residents of the periphery. The investigative insertions are supported by Cultural Studies, by the Multireferrentiality and by the Critical Pedagogy that value narratives and daily life as important elements for social understanding through the senses that the practitioners give, stimulating bricolage in the dialogue between various theoretical references, as well as methods, instruments of critical research and that value speech, listening and dialogue. As an element that dialogues with the aesthetic and analytical performances, the methodology proposed is the combined use of Photovoice and Photoelucidation, techniques of image production and analysis carried out by the participants of the research themselves, in this case, the normalists of a normal school in Baixada Fluminense. The thesis reveals that, until this teaching modality is extinguished, the Normal Course is still an option for the professionalization of young people from the popular classes. It was observed the formative dimension of internships in their various configurations. It reveals that the critical formative processes are fostered by manifestations of resistance and installations of 'microrrevolutions', bringing other meanings of emancipation. And it highlights the Freirian (boniteza) beauty in the imaginary fabulations in the normalist becoming (devir)application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuJuventudes NormalistasEstéticasImagensMultirreferencialidadeCotidianosNormalistic YouthAestheticImagesMultirreferentialityDaily lifEducaçãoBoniteza e formação: estéticas e imagens das juventudes normalistas na Baixada FluminenseBoniteza and formation: aesthetics and images of normalistic youths in Baixada Fluminenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho: o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: ALVES, Nilda; OLIVEIRA, Inês Barbosa. Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2001, p. 13-38. ALVES, Nilda. (Org.). 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Esta tese é o resultado da pesquisa de doutoramento em educação e tem como foco as juventudes normalistas, suas falas, modos de ser, de se verem e de verem o mundo, os sentidos que conferem ao processo de formação e suas fabulações da produção de autoimagens. Como expressão das juventudes e do pensamento contemporâneo, as imagens produzidas através dos telefones celulares e replicadas nas redes sociais marcam um novo tempo de comunicabilidade e presentificação social. As/os jovens são sujeitos sociais marcados por uma historicidade constituída mutuamente entre protagonistas e os contextos sociais em que nascem, crescem, convivem e se relacionam e quando ouvidas/os apresentam processos reflexivos de sua existência apropriando-se de forma autoral da sua história. O caráter multifacetado, ambíguo e polissêmico do conceito juventude cria tensões históricas e sociais nos modos de ver e entender o sujeito jovem. Nesse sentido, o uso flexionado do termo possibilita o entendimento da pluralidade que as juventudes promovem. A Escola Normal, historicamente espaço de escolarização feminina, mergulha em sua extinção pelas exigências atuais pela formação docente em nível superior, prevista pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LEI 9394/96), estando com seus dias contados, por todo Brasil ainda resistem Escolas de Curso Normal em 17 estados. Busco compreender através dos pronunciamentos estéticos e imagéticos as formas praticantes dos cotidianos escolares nas percepções do devir-professora no processo de formação para o magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental de jovens de origem popular e moradoras da periferia. As inserções investigativas são amparadas pelos Estudos Culturais, pela Multirreferencialidade e pela Pedagogia Crítica que valorizam as narrativas e os cotidianos como elementos importantes para a compreensão social através dos sentidos que os praticantes dão, estimulando a bricolagem no diálogo entre vários referenciais teóricos, assim como também métodos, instrumentos de pesquisas críticos e que valorizem a fala, a escuta e o diálogo. Como elemento que dialoga com as performances estéticas e analíticas, a metodologia proposta é o uso combinado de Photovoice e Fotoelucidação, técnicas de produção de imagens e análises realizadas pelos próprios participantes da pesquisa, nesse caso, as normalistas de uma escola de normal da Baixada Fluminense. A tese revela que, enquanto não se encerra esta modalidade de ensino, o Curso Normal ainda é uma opção de profissionalização das juventudes das classes populares. Constata a dimensão formativa dos estágios em suas diversas configurações. Revela que os processos formativos críticos são fomentados pelas manifestações de resistências e instalações de “microrrevoluções”, trazendo outros sentidos de emancipação. E destaca a boniteza freiriana nas fabulações imagéticas no devir-normalista |
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