Educação de jovens e adultos no município de Senhor do Bonfim-BA: relação entre a prática docente e a evasão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Miguel Rodrigues de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12328
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar a prática docente e sua relação com o fenômeno da evasão escolar na modalidade de ensino EJA Educação de Jovens e Adultos, na rede municipal de Senhor do Bonfim-BA. O elevado índice de abandono escolar vem sistematicamente favorecendo e ampliando o processo de exclusão social, acirrado pela globalização e pelo modelo neoliberal e capitalista em nosso país. A EJA atende aos jovens e adultos pertencentes às camadas populares, clientela excluída sob os aspectos socioeconômico e cultural em nossa sociedade contemporânea, historicamente marcada por profundas desigualdades sociais. Evadidos da escola, agrava-se sobremaneira a condição de excluídos, não exercendo o seu direito de permanecer e progredir na educação formal, oferecida pelas instituições públicas de ensino. Diante desse contexto, surgiu nossa preocupação e o motivo principal desta pesquisa, fazendo uma correlação entre a prática docente e a evasão escolar, pois o fazer pedagógico tem grande significado no processo de construção do conhecimento e, sobretudo, na formação educacional do cidadão, podendo contribuir (ou não) para a permanência do aluno na escola. A abordagem metodológica se fundamentou nos princípios da pesquisa etnográfica de natureza qualitativa descritiva, denominada estudo de caso , no campo empírico representado por professores, alunos e diretores de 02 (duas) escolas da rede municipal do ensino fundamental noturno (1ª à 8ª séries). Foram utilizados os seguintes instrumentos de pesquisa: observação em classe, entrevistas, narrativas, questionários semiestruturados e análise documental. Os resultados apontam para uma prática docente diretiva, bancária e pouco reflexiva, que não contribui para minimizar o elevado índice de evasão escolar.
id UFRRJ-1_877cbc0ca8a54ae205230757661ed977
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12328
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Almeida, Miguel Rodrigues deFonseca, Lana Claudia de Souza013.981.117-67http://lattes.cnpq.br/5084376565424146744.811.267-87http://lattes.cnpq.br/69064784612116982023-12-22T02:05:48Z2023-12-22T02:05:48Z2008-01-23ALMEIDA, Miguel Rodrigues de. Educação de jovens e adultos no município de Senhor do Bonfim-BA: relação entre a prática docente e a evasão escolar. 2008. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12328Este estudo tem como objetivo investigar a prática docente e sua relação com o fenômeno da evasão escolar na modalidade de ensino EJA Educação de Jovens e Adultos, na rede municipal de Senhor do Bonfim-BA. O elevado índice de abandono escolar vem sistematicamente favorecendo e ampliando o processo de exclusão social, acirrado pela globalização e pelo modelo neoliberal e capitalista em nosso país. A EJA atende aos jovens e adultos pertencentes às camadas populares, clientela excluída sob os aspectos socioeconômico e cultural em nossa sociedade contemporânea, historicamente marcada por profundas desigualdades sociais. Evadidos da escola, agrava-se sobremaneira a condição de excluídos, não exercendo o seu direito de permanecer e progredir na educação formal, oferecida pelas instituições públicas de ensino. Diante desse contexto, surgiu nossa preocupação e o motivo principal desta pesquisa, fazendo uma correlação entre a prática docente e a evasão escolar, pois o fazer pedagógico tem grande significado no processo de construção do conhecimento e, sobretudo, na formação educacional do cidadão, podendo contribuir (ou não) para a permanência do aluno na escola. A abordagem metodológica se fundamentou nos princípios da pesquisa etnográfica de natureza qualitativa descritiva, denominada estudo de caso , no campo empírico representado por professores, alunos e diretores de 02 (duas) escolas da rede municipal do ensino fundamental noturno (1ª à 8ª séries). Foram utilizados os seguintes instrumentos de pesquisa: observação em classe, entrevistas, narrativas, questionários semiestruturados e análise documental. Os resultados apontam para uma prática docente diretiva, bancária e pouco reflexiva, que não contribui para minimizar o elevado índice de evasão escolar.This study has as the objective to investigate the educational practice and its relationship with the phenomenon of the school evasion in the teaching modality EJA - Education of Youths and Adults, in the municipal net of Senhor do Bonfim-BA. The high number of school abandonment is systematically favoring and enlarging the process of social exclusion, due to the globalization and the neoliberal and capitalist model in our country. EJA assists the youths and adults belonging to the popular layers, students excluded under the socioeconomic and cultural aspects in our contemporary society, historically "marked" by deep social inequalities. Avoided of the school, it becomes worse the condition excessively of having excluded, not exercising to right of staying and progressing in the formal education, offered by the public teaching institutions. Before that context, it appeared to our concern that the main reason of this research, making a correlation between the educational practice and the school evasion, because the pedagogic work has great meaning in the process of construction of the knowledge and, above all, in the citizen's educational formation, could contribute (or no) for the student's permanence in the school. The methodological approach was based in the ethnographic principles of descriptive and qualitative nature, denominated study of case , in the empiric field acted by teachers, students and directors of 02 (two) schools of the municipal net night fundamental teaching at night (from 1st to 8th grades). The following instruments were used in the research: observation in class, interviews, narratives, semi-structured questionnaires and documental analysis. The results point for a directive educational practice, deposit and little reflexive, that doesn't contribute to minimize the high level of school Evasion. .application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiaeducation of youths and adultsformation of the educatorschool evasion and social exclusionagricultural educationeducação de jovens e adultosformação do educadorevasão escolar e exclusão SocialEducação Agrícola.EducaçãoEducação de jovens e adultos no município de Senhor do Bonfim-BA: relação entre a prática docente e a evasão escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55804/2008%20-%20Miguel%20Rodrigues%20de%20Almeida.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/84Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008 - Miguel Rodrigues de Almeida.pdf: 2494593 bytes, checksum: cbaf8586825a4d63533f824e8e208ee6 (MD5) Previous issue date: 2008-01-23info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTEXT2008 - Miguel Rodrigues de Almeida.pdf.txtExtracted Texttext/plain224414https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12328/1/2008%20-%20Miguel%20Rodrigues%20de%20Almeida.pdf.txt2104a9dbee46cbed0ee836ab211602b1MD51THUMBNAIL2008 - Miguel Rodrigues de Almeida.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4034https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12328/2/2008%20-%20Miguel%20Rodrigues%20de%20Almeida.pdf.jpgc3bb8a26b0307ddae224485202b71767MD52ORIGINAL2008 - Miguel Rodrigues de Almeida.pdfDocumento principalapplication/pdf2499981https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12328/3/2008%20-%20Miguel%20Rodrigues%20de%20Almeida.pdf7c2e66af12aeb40f2618308d5282ee14MD5320.500.14407/123282023-12-21 23:05:48.505oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12328Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:05:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos no município de Senhor do Bonfim-BA: relação entre a prática docente e a evasão escolar
title Educação de jovens e adultos no município de Senhor do Bonfim-BA: relação entre a prática docente e a evasão escolar
spellingShingle Educação de jovens e adultos no município de Senhor do Bonfim-BA: relação entre a prática docente e a evasão escolar
Almeida, Miguel Rodrigues de
education of youths and adults
formation of the educator
school evasion and social exclusion
agricultural education
educação de jovens e adultos
formação do educador
evasão escolar e exclusão Social
Educação Agrícola.
Educação
title_short Educação de jovens e adultos no município de Senhor do Bonfim-BA: relação entre a prática docente e a evasão escolar
title_full Educação de jovens e adultos no município de Senhor do Bonfim-BA: relação entre a prática docente e a evasão escolar
title_fullStr Educação de jovens e adultos no município de Senhor do Bonfim-BA: relação entre a prática docente e a evasão escolar
title_full_unstemmed Educação de jovens e adultos no município de Senhor do Bonfim-BA: relação entre a prática docente e a evasão escolar
title_sort Educação de jovens e adultos no município de Senhor do Bonfim-BA: relação entre a prática docente e a evasão escolar
author Almeida, Miguel Rodrigues de
author_facet Almeida, Miguel Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Miguel Rodrigues de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Lana Claudia de Souza
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 013.981.117-67
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5084376565424146
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 744.811.267-87
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6906478461211698
contributor_str_mv Fonseca, Lana Claudia de Souza
dc.subject.eng.fl_str_mv education of youths and adults
formation of the educator
school evasion and social exclusion
agricultural education
topic education of youths and adults
formation of the educator
school evasion and social exclusion
agricultural education
educação de jovens e adultos
formação do educador
evasão escolar e exclusão Social
Educação Agrícola.
Educação
dc.subject.por.fl_str_mv educação de jovens e adultos
formação do educador
evasão escolar e exclusão Social
Educação Agrícola.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
description Este estudo tem como objetivo investigar a prática docente e sua relação com o fenômeno da evasão escolar na modalidade de ensino EJA Educação de Jovens e Adultos, na rede municipal de Senhor do Bonfim-BA. O elevado índice de abandono escolar vem sistematicamente favorecendo e ampliando o processo de exclusão social, acirrado pela globalização e pelo modelo neoliberal e capitalista em nosso país. A EJA atende aos jovens e adultos pertencentes às camadas populares, clientela excluída sob os aspectos socioeconômico e cultural em nossa sociedade contemporânea, historicamente marcada por profundas desigualdades sociais. Evadidos da escola, agrava-se sobremaneira a condição de excluídos, não exercendo o seu direito de permanecer e progredir na educação formal, oferecida pelas instituições públicas de ensino. Diante desse contexto, surgiu nossa preocupação e o motivo principal desta pesquisa, fazendo uma correlação entre a prática docente e a evasão escolar, pois o fazer pedagógico tem grande significado no processo de construção do conhecimento e, sobretudo, na formação educacional do cidadão, podendo contribuir (ou não) para a permanência do aluno na escola. A abordagem metodológica se fundamentou nos princípios da pesquisa etnográfica de natureza qualitativa descritiva, denominada estudo de caso , no campo empírico representado por professores, alunos e diretores de 02 (duas) escolas da rede municipal do ensino fundamental noturno (1ª à 8ª séries). Foram utilizados os seguintes instrumentos de pesquisa: observação em classe, entrevistas, narrativas, questionários semiestruturados e análise documental. Os resultados apontam para uma prática docente diretiva, bancária e pouco reflexiva, que não contribui para minimizar o elevado índice de evasão escolar.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-01-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T02:05:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T02:05:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALMEIDA, Miguel Rodrigues de. Educação de jovens e adultos no município de Senhor do Bonfim-BA: relação entre a prática docente e a evasão escolar. 2008. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12328
identifier_str_mv ALMEIDA, Miguel Rodrigues de. Educação de jovens e adultos no município de Senhor do Bonfim-BA: relação entre a prática docente e a evasão escolar. 2008. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12328/1/2008%20-%20Miguel%20Rodrigues%20de%20Almeida.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12328/2/2008%20-%20Miguel%20Rodrigues%20de%20Almeida.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12328/3/2008%20-%20Miguel%20Rodrigues%20de%20Almeida.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2104a9dbee46cbed0ee836ab211602b1
c3bb8a26b0307ddae224485202b71767
7c2e66af12aeb40f2618308d5282ee14
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810108120510234624