Educação de jovens e adultos no município de Senhor do Bonfim-BA: relação entre a prática docente e a evasão escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12328 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo investigar a prática docente e sua relação com o fenômeno da evasão escolar na modalidade de ensino EJA Educação de Jovens e Adultos, na rede municipal de Senhor do Bonfim-BA. O elevado índice de abandono escolar vem sistematicamente favorecendo e ampliando o processo de exclusão social, acirrado pela globalização e pelo modelo neoliberal e capitalista em nosso país. A EJA atende aos jovens e adultos pertencentes às camadas populares, clientela excluída sob os aspectos socioeconômico e cultural em nossa sociedade contemporânea, historicamente marcada por profundas desigualdades sociais. Evadidos da escola, agrava-se sobremaneira a condição de excluídos, não exercendo o seu direito de permanecer e progredir na educação formal, oferecida pelas instituições públicas de ensino. Diante desse contexto, surgiu nossa preocupação e o motivo principal desta pesquisa, fazendo uma correlação entre a prática docente e a evasão escolar, pois o fazer pedagógico tem grande significado no processo de construção do conhecimento e, sobretudo, na formação educacional do cidadão, podendo contribuir (ou não) para a permanência do aluno na escola. A abordagem metodológica se fundamentou nos princípios da pesquisa etnográfica de natureza qualitativa descritiva, denominada estudo de caso , no campo empírico representado por professores, alunos e diretores de 02 (duas) escolas da rede municipal do ensino fundamental noturno (1ª à 8ª séries). Foram utilizados os seguintes instrumentos de pesquisa: observação em classe, entrevistas, narrativas, questionários semiestruturados e análise documental. Os resultados apontam para uma prática docente diretiva, bancária e pouco reflexiva, que não contribui para minimizar o elevado índice de evasão escolar. |
id |
UFRRJ-1_877cbc0ca8a54ae205230757661ed977 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12328 |
network_acronym_str |
UFRRJ-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Almeida, Miguel Rodrigues deFonseca, Lana Claudia de Souza013.981.117-67http://lattes.cnpq.br/5084376565424146744.811.267-87http://lattes.cnpq.br/69064784612116982023-12-22T02:05:48Z2023-12-22T02:05:48Z2008-01-23ALMEIDA, Miguel Rodrigues de. Educação de jovens e adultos no município de Senhor do Bonfim-BA: relação entre a prática docente e a evasão escolar. 2008. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12328Este estudo tem como objetivo investigar a prática docente e sua relação com o fenômeno da evasão escolar na modalidade de ensino EJA Educação de Jovens e Adultos, na rede municipal de Senhor do Bonfim-BA. O elevado índice de abandono escolar vem sistematicamente favorecendo e ampliando o processo de exclusão social, acirrado pela globalização e pelo modelo neoliberal e capitalista em nosso país. A EJA atende aos jovens e adultos pertencentes às camadas populares, clientela excluída sob os aspectos socioeconômico e cultural em nossa sociedade contemporânea, historicamente marcada por profundas desigualdades sociais. Evadidos da escola, agrava-se sobremaneira a condição de excluídos, não exercendo o seu direito de permanecer e progredir na educação formal, oferecida pelas instituições públicas de ensino. Diante desse contexto, surgiu nossa preocupação e o motivo principal desta pesquisa, fazendo uma correlação entre a prática docente e a evasão escolar, pois o fazer pedagógico tem grande significado no processo de construção do conhecimento e, sobretudo, na formação educacional do cidadão, podendo contribuir (ou não) para a permanência do aluno na escola. A abordagem metodológica se fundamentou nos princípios da pesquisa etnográfica de natureza qualitativa descritiva, denominada estudo de caso , no campo empírico representado por professores, alunos e diretores de 02 (duas) escolas da rede municipal do ensino fundamental noturno (1ª à 8ª séries). Foram utilizados os seguintes instrumentos de pesquisa: observação em classe, entrevistas, narrativas, questionários semiestruturados e análise documental. Os resultados apontam para uma prática docente diretiva, bancária e pouco reflexiva, que não contribui para minimizar o elevado índice de evasão escolar.This study has as the objective to investigate the educational practice and its relationship with the phenomenon of the school evasion in the teaching modality EJA - Education of Youths and Adults, in the municipal net of Senhor do Bonfim-BA. The high number of school abandonment is systematically favoring and enlarging the process of social exclusion, due to the globalization and the neoliberal and capitalist model in our country. EJA assists the youths and adults belonging to the popular layers, students excluded under the socioeconomic and cultural aspects in our contemporary society, historically "marked" by deep social inequalities. Avoided of the school, it becomes worse the condition excessively of having excluded, not exercising to right of staying and progressing in the formal education, offered by the public teaching institutions. Before that context, it appeared to our concern that the main reason of this research, making a correlation between the educational practice and the school evasion, because the pedagogic work has great meaning in the process of construction of the knowledge and, above all, in the citizen's educational formation, could contribute (or no) for the student's permanence in the school. The methodological approach was based in the ethnographic principles of descriptive and qualitative nature, denominated study of case , in the empiric field acted by teachers, students and directors of 02 (two) schools of the municipal net night fundamental teaching at night (from 1st to 8th grades). The following instruments were used in the research: observation in class, interviews, narratives, semi-structured questionnaires and documental analysis. The results point for a directive educational practice, deposit and little reflexive, that doesn't contribute to minimize the high level of school Evasion. .application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiaeducation of youths and adultsformation of the educatorschool evasion and social exclusionagricultural educationeducação de jovens e adultosformação do educadorevasão escolar e exclusão SocialEducação Agrícola.EducaçãoEducação de jovens e adultos no município de Senhor do Bonfim-BA: relação entre a prática docente e a evasão escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55804/2008%20-%20Miguel%20Rodrigues%20de%20Almeida.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/84Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008 - Miguel Rodrigues de Almeida.pdf: 2494593 bytes, checksum: cbaf8586825a4d63533f824e8e208ee6 (MD5) Previous issue date: 2008-01-23info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTEXT2008 - Miguel Rodrigues de Almeida.pdf.txtExtracted Texttext/plain224414https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12328/1/2008%20-%20Miguel%20Rodrigues%20de%20Almeida.pdf.txt2104a9dbee46cbed0ee836ab211602b1MD51THUMBNAIL2008 - Miguel Rodrigues de Almeida.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4034https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12328/2/2008%20-%20Miguel%20Rodrigues%20de%20Almeida.pdf.jpgc3bb8a26b0307ddae224485202b71767MD52ORIGINAL2008 - Miguel Rodrigues de Almeida.pdfDocumento principalapplication/pdf2499981https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12328/3/2008%20-%20Miguel%20Rodrigues%20de%20Almeida.pdf7c2e66af12aeb40f2618308d5282ee14MD5320.500.14407/123282023-12-21 23:05:48.505oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12328Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:05:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos no município de Senhor do Bonfim-BA: relação entre a prática docente e a evasão escolar |
title |
Educação de jovens e adultos no município de Senhor do Bonfim-BA: relação entre a prática docente e a evasão escolar |
spellingShingle |
Educação de jovens e adultos no município de Senhor do Bonfim-BA: relação entre a prática docente e a evasão escolar Almeida, Miguel Rodrigues de education of youths and adults formation of the educator school evasion and social exclusion agricultural education educação de jovens e adultos formação do educador evasão escolar e exclusão Social Educação Agrícola. Educação |
title_short |
Educação de jovens e adultos no município de Senhor do Bonfim-BA: relação entre a prática docente e a evasão escolar |
title_full |
Educação de jovens e adultos no município de Senhor do Bonfim-BA: relação entre a prática docente e a evasão escolar |
title_fullStr |
Educação de jovens e adultos no município de Senhor do Bonfim-BA: relação entre a prática docente e a evasão escolar |
title_full_unstemmed |
Educação de jovens e adultos no município de Senhor do Bonfim-BA: relação entre a prática docente e a evasão escolar |
title_sort |
Educação de jovens e adultos no município de Senhor do Bonfim-BA: relação entre a prática docente e a evasão escolar |
author |
Almeida, Miguel Rodrigues de |
author_facet |
Almeida, Miguel Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Miguel Rodrigues de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fonseca, Lana Claudia de Souza |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
013.981.117-67 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5084376565424146 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
744.811.267-87 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6906478461211698 |
contributor_str_mv |
Fonseca, Lana Claudia de Souza |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
education of youths and adults formation of the educator school evasion and social exclusion agricultural education |
topic |
education of youths and adults formation of the educator school evasion and social exclusion agricultural education educação de jovens e adultos formação do educador evasão escolar e exclusão Social Educação Agrícola. Educação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação de jovens e adultos formação do educador evasão escolar e exclusão Social Educação Agrícola. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Educação |
description |
Este estudo tem como objetivo investigar a prática docente e sua relação com o fenômeno da evasão escolar na modalidade de ensino EJA Educação de Jovens e Adultos, na rede municipal de Senhor do Bonfim-BA. O elevado índice de abandono escolar vem sistematicamente favorecendo e ampliando o processo de exclusão social, acirrado pela globalização e pelo modelo neoliberal e capitalista em nosso país. A EJA atende aos jovens e adultos pertencentes às camadas populares, clientela excluída sob os aspectos socioeconômico e cultural em nossa sociedade contemporânea, historicamente marcada por profundas desigualdades sociais. Evadidos da escola, agrava-se sobremaneira a condição de excluídos, não exercendo o seu direito de permanecer e progredir na educação formal, oferecida pelas instituições públicas de ensino. Diante desse contexto, surgiu nossa preocupação e o motivo principal desta pesquisa, fazendo uma correlação entre a prática docente e a evasão escolar, pois o fazer pedagógico tem grande significado no processo de construção do conhecimento e, sobretudo, na formação educacional do cidadão, podendo contribuir (ou não) para a permanência do aluno na escola. A abordagem metodológica se fundamentou nos princípios da pesquisa etnográfica de natureza qualitativa descritiva, denominada estudo de caso , no campo empírico representado por professores, alunos e diretores de 02 (duas) escolas da rede municipal do ensino fundamental noturno (1ª à 8ª séries). Foram utilizados os seguintes instrumentos de pesquisa: observação em classe, entrevistas, narrativas, questionários semiestruturados e análise documental. Os resultados apontam para uma prática docente diretiva, bancária e pouco reflexiva, que não contribui para minimizar o elevado índice de evasão escolar. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-01-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-22T02:05:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-22T02:05:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALMEIDA, Miguel Rodrigues de. Educação de jovens e adultos no município de Senhor do Bonfim-BA: relação entre a prática docente e a evasão escolar. 2008. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12328 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Miguel Rodrigues de. Educação de jovens e adultos no município de Senhor do Bonfim-BA: relação entre a prática docente e a evasão escolar. 2008. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008. |
url |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12328 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Agronomia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) instacron:UFRRJ |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
instacron_str |
UFRRJ |
institution |
UFRRJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12328/1/2008%20-%20Miguel%20Rodrigues%20de%20Almeida.pdf.txt https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12328/2/2008%20-%20Miguel%20Rodrigues%20de%20Almeida.pdf.jpg https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12328/3/2008%20-%20Miguel%20Rodrigues%20de%20Almeida.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2104a9dbee46cbed0ee836ab211602b1 c3bb8a26b0307ddae224485202b71767 7c2e66af12aeb40f2618308d5282ee14 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br |
_version_ |
1810108120510234624 |