Uma proposta de integração curricular entre o ensino de física e o tema solos no curso técnico em meio ambiente do Instituto Federal do Amapá - campus Laranjal do Jari

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Willians Lopes de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12899
Resumo: Os conceitos e leis da física são amplamente utilizados em pesquisas que visam melhorar a qualidade ambiental, proporcionando bases teórico/práticas para solução dos problemas decorrentes da poluição do meio ambiente. Tais problemas são constituídos por diversos aspectos que vão desde a contaminação da água, do ar e do solo, até a modificação da paisagem. Em relação ao solo, este não se resume a um pedaço de chão; ele é bastante complexo e constituído por diversos elementos como matéria orgânica, água, ar e, principalmente, vida. Considerando a importância que o estudo do solo tem, vem a necessidade de levar este conhecimento ao ciclo básico da educação, de modo a despertar desde cedo os aspectos relativos à prática consciente de utilização deste elemento do ecossistema. Diante disto, percebe-se que há um leque de possibilidades para se trabalhar o tema no contexto escolar, dada a sua importância, facilidade de visualizar modificações decorrentes do mau uso ou ocupações desordenadas da terra e também o seu caráter transdisciplinar. Uma dessas possibilidades está no estudo da resistividade do solo, a qual atrela conhecimentos de física, bem como de composição e contaminação do solo. Muitos alunos questionam a importância de se estudar física considerando que este componente curricular não lhe será útil em sua vida cotidiana ou atuação profissional. Nessa perspectiva, pensar estratégias de ensino que envolva os alunos, tanto em seu contexto formativo como profissional, de modo a fazê-los reconhecer o papel da ciência na transformação da sociedade, representa a função que o educador tem e seu compromisso com uma educação cada vez melhor. Assim, com apoio da teoria da aprendizagem significativa, foi possível avaliar, frente à relação transdisciplinar existente entre a física e a temática solos, através do estudo da resistividade elétrica do solo num experimento de baixo custo, o reconhecimento e a aprendizagem de forma mais dinâmica e satisfatória. Com base nos resultados pode-se dizer que a proposta transdisciplinar, por meio da experimentação, a partir do conceito de resistividade elétrica como componente de integração curricular entre a física e solos, foi bem sucedida, haja vista a boa avaliação que os alunos empregaram no trabalho. O papel da experimentação no processo de ensino-aprendizagem no ensino de física, para este contexto, repercutiu em melhorias na aprendizagem dos alunos e os fizeram reconhecer as relações entre os dois componentes curriculares: física e solos. A estratégia metodológica utilizada neste trabalho contribuiu com a caracterização da formação profissional do técnico em meio ambiente e isto permitiu que os sujeitos pesquisados conseguissem compreender o conteúdo ensinado de forma mais significativa. Através dos resultados obtidos no pós-teste e na avaliação do trabalho por parte dos alunos, foi possível constatar que estes reconheceram a significância do conceito de resistividade elétrica do solo e experimentaram uma aprendizagem significativa, dado todo contexto que passaram ao longo da execução desta pesquisa.
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Em relação ao solo, este não se resume a um pedaço de chão; ele é bastante complexo e constituído por diversos elementos como matéria orgânica, água, ar e, principalmente, vida. Considerando a importância que o estudo do solo tem, vem a necessidade de levar este conhecimento ao ciclo básico da educação, de modo a despertar desde cedo os aspectos relativos à prática consciente de utilização deste elemento do ecossistema. Diante disto, percebe-se que há um leque de possibilidades para se trabalhar o tema no contexto escolar, dada a sua importância, facilidade de visualizar modificações decorrentes do mau uso ou ocupações desordenadas da terra e também o seu caráter transdisciplinar. Uma dessas possibilidades está no estudo da resistividade do solo, a qual atrela conhecimentos de física, bem como de composição e contaminação do solo. Muitos alunos questionam a importância de se estudar física considerando que este componente curricular não lhe será útil em sua vida cotidiana ou atuação profissional. Nessa perspectiva, pensar estratégias de ensino que envolva os alunos, tanto em seu contexto formativo como profissional, de modo a fazê-los reconhecer o papel da ciência na transformação da sociedade, representa a função que o educador tem e seu compromisso com uma educação cada vez melhor. Assim, com apoio da teoria da aprendizagem significativa, foi possível avaliar, frente à relação transdisciplinar existente entre a física e a temática solos, através do estudo da resistividade elétrica do solo num experimento de baixo custo, o reconhecimento e a aprendizagem de forma mais dinâmica e satisfatória. Com base nos resultados pode-se dizer que a proposta transdisciplinar, por meio da experimentação, a partir do conceito de resistividade elétrica como componente de integração curricular entre a física e solos, foi bem sucedida, haja vista a boa avaliação que os alunos empregaram no trabalho. O papel da experimentação no processo de ensino-aprendizagem no ensino de física, para este contexto, repercutiu em melhorias na aprendizagem dos alunos e os fizeram reconhecer as relações entre os dois componentes curriculares: física e solos. A estratégia metodológica utilizada neste trabalho contribuiu com a caracterização da formação profissional do técnico em meio ambiente e isto permitiu que os sujeitos pesquisados conseguissem compreender o conteúdo ensinado de forma mais significativa. Através dos resultados obtidos no pós-teste e na avaliação do trabalho por parte dos alunos, foi possível constatar que estes reconheceram a significância do conceito de resistividade elétrica do solo e experimentaram uma aprendizagem significativa, dado todo contexto que passaram ao longo da execução desta pesquisa.The concepts and laws of physics are widely used in research aimed at improving environmental quality, providing theoretical bases / practical solution to the problems of the environmental pollution. Such problems are made up of various aspects ranging from contamination of water, air and soil, to landscape changes. On the ground, this is not just a piece of ground; it is very complex and consists of several elements such as organic matter, water, air and especially life. Considering the importance that the study of soil has been the need to bring this knowledge to the basic cycle of education, in order to wake up early on the aspects of the practice of conscious use of this ecosystem element. Given this, it is clear that there is a range of possibilities to work with the subject in the school context, given its importance, ease of viewing changes resulting from the misuse or disorderly occupation of land and also its transdisciplinary character. One such possibility is the soil resistivity of the study, which harnesses knowledge of physics, as well as composition and soil contamination. Many students question the importance of studying physics considering that this curriculum component will not be useful to you in your everyday life or professional activities. In this perspective, thinking teaching strategies that engage students in both their educational background as a professional in order to make them recognize the role of science in the transformation of society, it is the role that the teacher has and his commitment to each education better. Thus, with the support of the theory of meaningful learning, could be assessed, opposite the existing transdisciplinary relationship between physical and thematic soil, through the study of soil electrical resistivity in a low cost experiment, recognition and learning more dynamically and satisfactory. Based on the results it can be said that the transdisciplinary proposal, through experimentation, from the concept of electrical resistivity as curriculum integration component between physics and soil, was successful, given the good evaluation that students employed in job. The role of experimentation in the teaching-learning process in physical education, in this context, reflected in improvements in student learning and made them recognize the relationships between the two curriculum components: physical and soils. The methodological strategy used in this study contributed to the characterization of vocational training in the technical environment and this allowed the study subjects were able to understand the content taught in a more meaningful way. The results obtained in the post-test and evaluation of the work by the students, it was found that they have recognized the significance of the concept of soil electrical resistivity and experienced a significant learning, given all the context that passed during the execution of this research.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaElectrical ConductivityEducationExperimentPhysicsCondutividade ElétricaEnsinoExperimentoFísicaResistividade ElétricaSolosElectrical ResistivitySoilsEducaçãoUma proposta de integração curricular entre o ensino de física e o tema solos no curso técnico em meio ambiente do Instituto Federal do Amapá - campus Laranjal do JariA proposal for curriculum integration between physical education and the theme soils in the technical course in the environment of the Federal Institute of Amapá - campus Laranjal of the Jariinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/7556/2016%20-%20Willians%20Lopes%20de%20Almeida.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20344/2016%20-%20Willians%20Lopes%20de%20Almeida.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26677/2016%20-%20Willians%20Lopes%20de%20Almeida.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33088/2016%20-%20Willians%20Lopes%20de%20Almeida.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39422/2016%20-%20Willians%20Lopes%20de%20Almeida.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45812/2016%20-%20Willians%20Lopes%20de%20Almeida.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52222/2016%20-%20Willians%20Lopes%20de%20Almeida.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58672/2016%20-%20Willians%20Lopes%20de%20Almeida.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1949Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-08-04T17:38:06Z No. of bitstreams: 1 2016 - Willians Lopes de Almeida.pdf: 1770532 bytes, checksum: d6cb976721bbde35acc6e8eb811e7c46 (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-04T17:38:06Z (GMT). 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