O grau de satisfação dos usuários do transporte rodoviário coletivo urbano: uma pesquisa no município de Juiz de Fora (MG)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10330 |
Resumo: | O objetivo geral desta dissertação foi mensurar o grau de satisfação geral dos usuários do transporte rodoviário coletivo urbano do município de Juiz de Fora (MG). Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa em duas fases: a primeira com uma abordagem qualitativa e a segunda com uma abordagem quantitativa. No que refere-se à fase qualitativa e exploratória da pesquisa foram feitas descobertas relevantes para a construção do trabalho, uma vez estabeleceu-se os doze atributos mais relevantes para a satisfação dos usuários do serviço pesquisado. Para tanto, utilizou-se como técnica de pesquisa a entrevista em profundidade com uma pequena amostra significativa (AAKER; KUMAE; DAY, 2013), formada por vinte sujeitos diretamente ligados ao sistema de transporte estudado. No tocante a análise da primeira fase da pesquisa adotou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), de Lefèvre e Lefèvre (2000), com o objetivo de organizar os dados verbais extraídos das entrevistas. Na fase quantitativa da pesquisa identificou-se, por meio de uma amostragem não probabilística de 400 pessoas, que o atributo considerado mais importante para os indivíduos pesquisados é a “pontualidade”, enquanto o atributo “funcionários satisfeitos com o trabalho” é o menos importante. Quanto à satisfação dos atores sociais pesquisados, o atributo “trânsito” aparece com a menor média de satisfação, enquanto o “atendimento (motorista e cobrador)” obteve a maior média de satisfação. No que refere-se aos testes estatísticos realizados, constata-se que os usuários do sistema de transporte pesquisado encontram-se levemente satisfeitos com o serviço prestado e essa satisfação não varia de acordo com o sexo. Por fim, espera-se que com a conclusão da pesquisa proposta neste trabalho, os resultados obtidos possam auxiliar a gestão do transporte coletivo rodoviário urbano na cidade de Juiz de Fora, bem como impactar direta e positivamente na qualidade de vida dos usuários deste serviço. |
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Oliveira, Victor Miranda deSaldanha, Jorge Alberto Velloso573.843.559-15http://lattes.cnpq.br/5881104361520701Saldanha, Jorge Alberto VellosoDomingues Junior, Paulo LourençoSampaio, Danilo de Oliveira096.756.096-99http://lattes.cnpq.br/21113590615575652023-12-22T01:36:19Z2023-12-22T01:36:19Z2018-03-20OLIVEIRA, Victor Miranda de. O grau de satisfação dos usuários do transporte rodoviário coletivo urbano: uma pesquisa no município de Juiz de Fora (MG). 2018. 130 f.. Dissertação (Mestrado em Administração) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10330O objetivo geral desta dissertação foi mensurar o grau de satisfação geral dos usuários do transporte rodoviário coletivo urbano do município de Juiz de Fora (MG). Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa em duas fases: a primeira com uma abordagem qualitativa e a segunda com uma abordagem quantitativa. No que refere-se à fase qualitativa e exploratória da pesquisa foram feitas descobertas relevantes para a construção do trabalho, uma vez estabeleceu-se os doze atributos mais relevantes para a satisfação dos usuários do serviço pesquisado. Para tanto, utilizou-se como técnica de pesquisa a entrevista em profundidade com uma pequena amostra significativa (AAKER; KUMAE; DAY, 2013), formada por vinte sujeitos diretamente ligados ao sistema de transporte estudado. No tocante a análise da primeira fase da pesquisa adotou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), de Lefèvre e Lefèvre (2000), com o objetivo de organizar os dados verbais extraídos das entrevistas. Na fase quantitativa da pesquisa identificou-se, por meio de uma amostragem não probabilística de 400 pessoas, que o atributo considerado mais importante para os indivíduos pesquisados é a “pontualidade”, enquanto o atributo “funcionários satisfeitos com o trabalho” é o menos importante. Quanto à satisfação dos atores sociais pesquisados, o atributo “trânsito” aparece com a menor média de satisfação, enquanto o “atendimento (motorista e cobrador)” obteve a maior média de satisfação. No que refere-se aos testes estatísticos realizados, constata-se que os usuários do sistema de transporte pesquisado encontram-se levemente satisfeitos com o serviço prestado e essa satisfação não varia de acordo com o sexo. Por fim, espera-se que com a conclusão da pesquisa proposta neste trabalho, os resultados obtidos possam auxiliar a gestão do transporte coletivo rodoviário urbano na cidade de Juiz de Fora, bem como impactar direta e positivamente na qualidade de vida dos usuários deste serviço.The main objective of this dissertation was to measure the degree of general satisfaction of users of urban collective road transport in the city of Juiz de Fora (MG). Thus, we developed a research in two phases: one was a qualitative approach and another based in a quantitative approach. About the qualified and exploratory phase of the research, we found out some important aspect for the construction of the work, once we established twelve requirements for the satisfaction of the users of the service researched. Therefore, we chose an in-depth interview as a technique of research with a small significant sample (AAKER; KUMAE; DAY, 2013), formed by twenty subjects directly connected to the studied transport system. Which concerns to the first phase of the research, we selected the Lefèvre and Lefèvre's technique of Discourse of the Collective Subject (DSC), which one used to organize the verbal data extracted from the interviews. In the quantitative phase of the research, based on a non-probabilistic sampling of 400 people, we identified that the most important attribute is the “punctuality”, while the attribute “employees satisfied with work” is less important. Regarding the satisfaction of the social actors surveyed, the attribute “traffic” had the lower average satisfaction, while the attribute “service (driver and bus ticket reviser)” obtained the highest average of satisfaction. Regarding the statistic tests applied, the users of the transport system researched are slightly satisfied with service provided, without having relation to gender of interviews. Finally, we expect that the conclusion of this research through the results obtained can help the management of the collective urban road transport in the city of Juiz de Fora, as well as to contribute directly and positively the quality of life of users of this service.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUFRRJBrasilInstituto de Ciências Sociais AplicadasInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto Três RiosMarketing de serviçoPesquisa de marketingTransporte rodoviário coletivo urbanoService marketingMarketing researchUrban road collective transportAdministraçãoO grau de satisfação dos usuários do transporte rodoviário coletivo urbano: uma pesquisa no município de Juiz de Fora (MG)The degree of satisfaction of users of urban collective road transport: a research in the city of Juiz de Fora (MG)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAAKER, D. A.; KUMAR, V.; DAY, G. S. 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O objetivo geral desta dissertação foi mensurar o grau de satisfação geral dos usuários do transporte rodoviário coletivo urbano do município de Juiz de Fora (MG). Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa em duas fases: a primeira com uma abordagem qualitativa e a segunda com uma abordagem quantitativa. No que refere-se à fase qualitativa e exploratória da pesquisa foram feitas descobertas relevantes para a construção do trabalho, uma vez estabeleceu-se os doze atributos mais relevantes para a satisfação dos usuários do serviço pesquisado. Para tanto, utilizou-se como técnica de pesquisa a entrevista em profundidade com uma pequena amostra significativa (AAKER; KUMAE; DAY, 2013), formada por vinte sujeitos diretamente ligados ao sistema de transporte estudado. No tocante a análise da primeira fase da pesquisa adotou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), de Lefèvre e Lefèvre (2000), com o objetivo de organizar os dados verbais extraídos das entrevistas. Na fase quantitativa da pesquisa identificou-se, por meio de uma amostragem não probabilística de 400 pessoas, que o atributo considerado mais importante para os indivíduos pesquisados é a “pontualidade”, enquanto o atributo “funcionários satisfeitos com o trabalho” é o menos importante. Quanto à satisfação dos atores sociais pesquisados, o atributo “trânsito” aparece com a menor média de satisfação, enquanto o “atendimento (motorista e cobrador)” obteve a maior média de satisfação. No que refere-se aos testes estatísticos realizados, constata-se que os usuários do sistema de transporte pesquisado encontram-se levemente satisfeitos com o serviço prestado e essa satisfação não varia de acordo com o sexo. Por fim, espera-se que com a conclusão da pesquisa proposta neste trabalho, os resultados obtidos possam auxiliar a gestão do transporte coletivo rodoviário urbano na cidade de Juiz de Fora, bem como impactar direta e positivamente na qualidade de vida dos usuários deste serviço. |
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