Propostas para melhoria contínua da qualidade do transporte público coletivo do Distrito Federal utilizando a escala SERVQUAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rodrigo Guimarães
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16346
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2014.
id UNB_03ca78fe23c71eabbf9ab9e985735e31
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/16346
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Propostas para melhoria contínua da qualidade do transporte público coletivo do Distrito Federal utilizando a escala SERVQUALProposals for continuous quality improvement of public transportation Federal District using SERVQUALTransportes coletivosMarketingQualidade de serviçoTransportes públicosDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2014.A qualidade do serviço de transporte público tem-se revelado como um fator crítico na opinião dos seus usuários e também de quem faz uso do transporte individual. Diante dessas informações, esta dissertação tem como objetivo, adaptar um modelo de avaliação para qualidade do serviço de transporte público com base na opinião dos usuários e que determinará o nível do serviço ofertado. A proposta metodológica é muito utilizada por profissionais de marketing e possibilita mensurar a qualidade dos serviços avaliando as percepções e expectativas dos usuários. A escala Servqual adaptada foi testada com usuários do serviço de transporte público e usuários de automóvel em Brasília – DF. A pesquisa possibilitou 241 questionários respondidos por pessoas que residem nas diversas regiões administrativas de Brasília - DF. Após análise dos determinantes foi apontado que a qualidade do serviço de transporte público oferecido na cidade é baixa, sendo que os usuários de transporte público e automóvel possuem um alto grau de expectativas de melhoria em todos os todos os determinantes testados. O método apresentado possibilitou a identificação dos determinantes mais críticos e que precisam de ações estratégicas para a melhoria da qualidade contínua desses serviços. A adaptação da escala Servqual para serviços de transporte público foi satisfatória e demonstrou aplicabilidade no ambiente interno e externo, inclusive para mensurar os serviços de transporte público em outras cidades de acordo com a opinião dos usuários. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe quality of public transport services has been considered as a critical factor by their users and also by users of individual transport. Thus, this dissertation aims do adapt a model that assesses the quality of public transport and determines its level of service based on the views of its users. The methodology is widely used by marketers and allows measuring the quality of services by assessing the perceptions and expectations of users. The adapted SERVQUAL was tested with users of public transport service users and car in Brasilia - DF. This research involved 241 questionnaires answered by people living in the various administrative regions of Brasilia - DF. The analysis of the determinants pointed out that the quality of the public transport service offered in the city is low and users of public transport and cars have a high degree of expectations for improvement in all tested determinants. This method enabled the identification of the most critical determinants and those needing strategic actions for continuous improvement of quality. Adapting the SERVQUAL for public transport services was satisfactory and demonstrated applicability to internal and external services, including measuring the public transport services in other cities with the opinion of the users.Faculdade de Tecnologia (FT)Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)Programa de Pós-Graduação em TransportesSilva, Paulo César Marques daSantos, Rodrigo Guimarães2014-09-29T20:10:33Z2014-09-29T20:10:33Z2014-09-292014-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Rodrigo Guimarães. Propostas para melhoria contínua da qualidade do transporte público coletivo do Distrito Federal utilizando a escala SERVQUAL. 2014. 140 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16346A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-08T17:16:50Zoai:repositorio.unb.br:10482/16346Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-08T17:16:50Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Propostas para melhoria contínua da qualidade do transporte público coletivo do Distrito Federal utilizando a escala SERVQUAL
Proposals for continuous quality improvement of public transportation Federal District using SERVQUAL
title Propostas para melhoria contínua da qualidade do transporte público coletivo do Distrito Federal utilizando a escala SERVQUAL
spellingShingle Propostas para melhoria contínua da qualidade do transporte público coletivo do Distrito Federal utilizando a escala SERVQUAL
Santos, Rodrigo Guimarães
Transportes coletivos
Marketing
Qualidade de serviço
Transportes públicos
title_short Propostas para melhoria contínua da qualidade do transporte público coletivo do Distrito Federal utilizando a escala SERVQUAL
title_full Propostas para melhoria contínua da qualidade do transporte público coletivo do Distrito Federal utilizando a escala SERVQUAL
title_fullStr Propostas para melhoria contínua da qualidade do transporte público coletivo do Distrito Federal utilizando a escala SERVQUAL
title_full_unstemmed Propostas para melhoria contínua da qualidade do transporte público coletivo do Distrito Federal utilizando a escala SERVQUAL
title_sort Propostas para melhoria contínua da qualidade do transporte público coletivo do Distrito Federal utilizando a escala SERVQUAL
author Santos, Rodrigo Guimarães
author_facet Santos, Rodrigo Guimarães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Paulo César Marques da
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rodrigo Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Transportes coletivos
Marketing
Qualidade de serviço
Transportes públicos
topic Transportes coletivos
Marketing
Qualidade de serviço
Transportes públicos
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-29T20:10:33Z
2014-09-29T20:10:33Z
2014-09-29
2014-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Rodrigo Guimarães. Propostas para melhoria contínua da qualidade do transporte público coletivo do Distrito Federal utilizando a escala SERVQUAL. 2014. 140 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/16346
identifier_str_mv SANTOS, Rodrigo Guimarães. Propostas para melhoria contínua da qualidade do transporte público coletivo do Distrito Federal utilizando a escala SERVQUAL. 2014. 140 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/16346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508286377984000