Sinais do tempo: Construção de significados de tempo histórico em libras para alunos surdos em uma perspectiva de letramento em história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Camilla Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13839
Resumo: O presente estudo tem por objetivo a construção de um material didático (sequência didática) voltado para o ensino de tempo histórico para surdos. Nesta seara operamos conceitualmente com quatro campos do conhecimento em especial: tempo histórico, surdez, linguagem e letramento. Para tanto, autores como Koselleck (2006, 2014), Ricoeur (1994), Lodi (2002, 2006, 2015), Lacerda (2006, 2013, 2014), Bakhtin (2011a, 2011b, 2014), Benveniste (1989, 1991) e Azevedo (2011, 2013, 2015a,2015b) atuam como a terceira pessoa no diálogo, fornecendo-nos pontos de vista e questões importantes para a construção deste trabalho. Neste sentido, entendemos como fundamental o respeito à cultura surda, sobretudo no que diz respeito à sua língua, a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Assim, todo o material histórico produzido nesta dissertação foi construído em Libras, de modo que os caracteres próprios desta língua, especialmente os aspectos de visualidade, determinando uma atenção especial voltada ao uso de materiais visuais, como iconografias e vídeos. Tendo estas preocupações como ponto de partida, construímos uma sequência didática articulada em quatro eixos: ferramentas do tempo, medição temporal, distinção entre tempo histórico e tempo natural e, por fim, permanências e rupturas no tempo. Ressaltamos que neste material todo o conhecimento histórico foi construído em Libras, com o auxílio de uma intérprete, possibilitando o letramento destes alunos surdos. Ainda, foram amplamente utilizadas imagens e vídeos, materiais estes que, devido ao caráter visual, acreditamos ser os mais adequados para o ensino de História para crianças surdas.
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Para tanto, autores como Koselleck (2006, 2014), Ricoeur (1994), Lodi (2002, 2006, 2015), Lacerda (2006, 2013, 2014), Bakhtin (2011a, 2011b, 2014), Benveniste (1989, 1991) e Azevedo (2011, 2013, 2015a,2015b) atuam como a terceira pessoa no diálogo, fornecendo-nos pontos de vista e questões importantes para a construção deste trabalho. Neste sentido, entendemos como fundamental o respeito à cultura surda, sobretudo no que diz respeito à sua língua, a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Assim, todo o material histórico produzido nesta dissertação foi construído em Libras, de modo que os caracteres próprios desta língua, especialmente os aspectos de visualidade, determinando uma atenção especial voltada ao uso de materiais visuais, como iconografias e vídeos. Tendo estas preocupações como ponto de partida, construímos uma sequência didática articulada em quatro eixos: ferramentas do tempo, medição temporal, distinção entre tempo histórico e tempo natural e, por fim, permanências e rupturas no tempo. Ressaltamos que neste material todo o conhecimento histórico foi construído em Libras, com o auxílio de uma intérprete, possibilitando o letramento destes alunos surdos. Ainda, foram amplamente utilizadas imagens e vídeos, materiais estes que, devido ao caráter visual, acreditamos ser os mais adequados para o ensino de História para crianças surdas.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.The objective of this study is the construction of a didactic material (sequence didactics) related to the teaching of historical time for the deaf. In this area we operate conceptually with four fields of knowledge in particular: historical time, deafness, language and literacy. Authors such as Koselleck (2006, 2014), Ricoeur (1994), Lodi (2002, 2006, 2015), Lacerda (2006, 2013, 2014), Bakhtin (2011a, 2011b, 2014), Benveniste (1989, 1991) and Azevedo (2011, 2013, 2015a, 2015b) act as the third person in a dialog, providing us with insights and fundamental issues for the construction of this work. In this sense, we understand how relevant it is the respect to the deaf culture, especially with regard to their language, the Brazilian Sign Language – Libras. We believe that within the didactics for deaf students it is important to value visuality aspects, developing educational material with special attention towards the use of visual materials such as iconography and videos. Taking these concerns as a starting point, we have built a sequence didactics aimed for 6th grade deaf students, that is articulated in three axes: tools of the time, measurement of time and, finally, continuity and ruptures in time - theme built for two classes. We emphasize that all historical knowledge was built in Brazilian Sign Language (Libras), with the aid of a interpreter, enabling the literacy of the deaf students.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisLibrasTempo históricoSurdezHistorical timeDeafnessLibrasHistóriaSinais do tempo: Construção de significados de tempo histórico em libras para alunos surdos em uma perspectiva de letramento em históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAMORIM, Marília. Cronotopo e exotopia. In: BRAIT, Beth. Bakhtin: outros conceitos-chave. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2012. AZEVEDO, Patrícia Bastos. História ensinada: produção de sentidos em práticas de letramento. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro,UFRJ, 2011. _______ História ensinada: práticas de letramento e produção de sentido. 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Tempo histórico
Surdez
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Tempo histórico
Surdez
Historical time
Deafness
Libras
História
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Libras
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description O presente estudo tem por objetivo a construção de um material didático (sequência didática) voltado para o ensino de tempo histórico para surdos. Nesta seara operamos conceitualmente com quatro campos do conhecimento em especial: tempo histórico, surdez, linguagem e letramento. Para tanto, autores como Koselleck (2006, 2014), Ricoeur (1994), Lodi (2002, 2006, 2015), Lacerda (2006, 2013, 2014), Bakhtin (2011a, 2011b, 2014), Benveniste (1989, 1991) e Azevedo (2011, 2013, 2015a,2015b) atuam como a terceira pessoa no diálogo, fornecendo-nos pontos de vista e questões importantes para a construção deste trabalho. Neste sentido, entendemos como fundamental o respeito à cultura surda, sobretudo no que diz respeito à sua língua, a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Assim, todo o material histórico produzido nesta dissertação foi construído em Libras, de modo que os caracteres próprios desta língua, especialmente os aspectos de visualidade, determinando uma atenção especial voltada ao uso de materiais visuais, como iconografias e vídeos. Tendo estas preocupações como ponto de partida, construímos uma sequência didática articulada em quatro eixos: ferramentas do tempo, medição temporal, distinção entre tempo histórico e tempo natural e, por fim, permanências e rupturas no tempo. Ressaltamos que neste material todo o conhecimento histórico foi construído em Libras, com o auxílio de uma intérprete, possibilitando o letramento destes alunos surdos. Ainda, foram amplamente utilizadas imagens e vídeos, materiais estes que, devido ao caráter visual, acreditamos ser os mais adequados para o ensino de História para crianças surdas.
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