O ensino de história do tráfico de africanos escravizados no Brasil: abordagens didáticas de uma história atlântica da Diáspora Africana (2014- 2018)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Patrick Antunes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13828
Resumo: O presente trabalho pretende analisar como o tema do tráfico atlântico de africanos escravizados vem sendo abordado no ensino de história da África nos últimos anos (2014-2018), a partir da análise de coleções didáticas de História produzidas pelo PNLD, dada a importância e a valorização da história africana na Educação Básica. Para compreender a produção de abordagens privilegiadas sobre o tráfico de africanos no ensino de história, utilizando o livro didático de História como fonte documental, levaremos em conta a relevância da produção historiográfica brasileira sobre o tráfico atlântico, o impacto da política de produção de materiais didáticos no Brasil e a consolidação do ensino de história da África e dos africanos no Brasil como ação permanente das diretrizes escolares e de documentos oficiais nas últimas duas décadas. Além disso, utilizaremos a análise de práticas docentes como forma de entendimento de como essa história atlântica da Diáspora Africana vem sendo interpretada e didatizada no ensino da história escolar. Por último, apontaremos novas formas e estratégias de abordagens pelas quais a história do tráfico de africanos pode ser ensinada e abordada na escola e em outros espaços de aprendizagem.
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spelling Menezes, Patrick AntunesTeixeira, Rebeca Gontijo026.559.497-90http://lattes.cnpq.br/0522023633864556Lima e Souza, Monica691.448.857-68Teixeira, Rebeca GontijoOliva, Anderson RibeiroCosta, Warley daCosta, Carlos Eduardo Coutinho da116.063.887-030http://lattes.cnpq.br/01244680229296212023-12-22T02:51:42Z2023-12-22T02:51:42Z2020-05-05MENEZES, Patrick Antunes. O ensino de história do tráfico de africanos escravizados no Brasil: abordagens didáticas de uma história atlântica da Diáspora Africana (2014-2018). 2020. 196 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13828O presente trabalho pretende analisar como o tema do tráfico atlântico de africanos escravizados vem sendo abordado no ensino de história da África nos últimos anos (2014-2018), a partir da análise de coleções didáticas de História produzidas pelo PNLD, dada a importância e a valorização da história africana na Educação Básica. Para compreender a produção de abordagens privilegiadas sobre o tráfico de africanos no ensino de história, utilizando o livro didático de História como fonte documental, levaremos em conta a relevância da produção historiográfica brasileira sobre o tráfico atlântico, o impacto da política de produção de materiais didáticos no Brasil e a consolidação do ensino de história da África e dos africanos no Brasil como ação permanente das diretrizes escolares e de documentos oficiais nas últimas duas décadas. Além disso, utilizaremos a análise de práticas docentes como forma de entendimento de como essa história atlântica da Diáspora Africana vem sendo interpretada e didatizada no ensino da história escolar. Por último, apontaremos novas formas e estratégias de abordagens pelas quais a história do tráfico de africanos pode ser ensinada e abordada na escola e em outros espaços de aprendizagem.The present work intends to analyze how the Atlantic trafficking of enslaved Africans has been approached in the teaching of African history in recent years (2014-2018), based on the analysis of didactic collections of History produced by PNLD, given the importance and the valuation of African history in Basic Education. In order to understand the production of privileged approaches to the trafficking of Africans in the teaching of history, using the History textbook as a documentary source, we will take into account the relevance of Brazilian historiographical production on the Atlantic trafficking, the impact of the didactic material production policy in Brazil and the consolidation of Africa and Africans history teaching in Brazil as a permanent action of school guidelines and official documents in the last two decades. In addition, we will use the analysis of teaching practices as a way of understanding how this Atlantic history of the African Diaspora has been interpreted and executed in the teaching of school history. Finally, we will point out new ways and strategies of approaches by which the history of African trafficking can be taught and addressed at school and in other learning spaces.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisEnsino de história da ÁfricaTráfico atlântico de africanos escravizadosDiáspora AfricanaTeaching of African historyThe Atlantic trafficking of enslaved AfricansAfrican DiasporaHistóriaO ensino de história do tráfico de africanos escravizados no Brasil: abordagens didáticas de uma história atlântica da Diáspora Africana (2014- 2018)The teaching of history on trafficking of enslaved Africans in Brazil: didactic approaches to an Atlantic history of the African Diaspora (2014- 2018)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis**** Fontes: Livros Didáticos de História ***** APOLINÁRIO, Maria Raquel (Edit.). Projeto Araribá: História. 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description O presente trabalho pretende analisar como o tema do tráfico atlântico de africanos escravizados vem sendo abordado no ensino de história da África nos últimos anos (2014-2018), a partir da análise de coleções didáticas de História produzidas pelo PNLD, dada a importância e a valorização da história africana na Educação Básica. Para compreender a produção de abordagens privilegiadas sobre o tráfico de africanos no ensino de história, utilizando o livro didático de História como fonte documental, levaremos em conta a relevância da produção historiográfica brasileira sobre o tráfico atlântico, o impacto da política de produção de materiais didáticos no Brasil e a consolidação do ensino de história da África e dos africanos no Brasil como ação permanente das diretrizes escolares e de documentos oficiais nas últimas duas décadas. Além disso, utilizaremos a análise de práticas docentes como forma de entendimento de como essa história atlântica da Diáspora Africana vem sendo interpretada e didatizada no ensino da história escolar. Por último, apontaremos novas formas e estratégias de abordagens pelas quais a história do tráfico de africanos pode ser ensinada e abordada na escola e em outros espaços de aprendizagem.
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