Proposições de liderança na gestão de equipes em teletrabalho em uma instituição federal de ensino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15828 |
Resumo: | O presente estudo aborda o processo de implantação do teletrabalho na administração pública, especialmente no contexto na pandemia do COVID-19, analisando o caso específico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, o qual implementou o Programa de Gestão de Teletrabalho - PGT como forma de regulamentar essa modalidade laboral na instituição. Nesta seara, a pesquisa tem como objetivo abordar os desafios enfrentados pelos líderes na gestão de equipes em teletrabalho do IFRO. O estudo justifica-se pela relevância do teletrabalho nos dias atuais, considerando sua ampla adesão no contexto da pandemia do COVID-19 nos órgãos da administração pública, havendo assim muitos desafios a serem vencidos, principalmente no que tange ao gerenciamento de equipes e as ferramentas de comunicação. A metodologia aplicada para subsidiar o presente estudo foi o estudo de caso de natureza qualitativa e aplicada, sob o viés da tipologia de caráter exploratório-descritivo e análise de conteúdo calcada nos pressupostos de Bardin. Os resultados encontrados corroboram em grande parte com o que foi encontrado na literatura, e indicam que apesar dos benefícios identificados no teletrabalho, tais como maior concentração nas atividades, flexibilidade, redução de custos e melhoria na qualidade de vida, existem desafios a serem superados, podendo citar a mudança na cultura organizacional, processos de comunicação, adequação à rotina e sistemas de gerenciamento e mensuração de resultados. Com base nesses resultados, elaborou-se um relatório técnico conclusivo com o intuito de proporcionar uma visão detalhada do PGT e auxiliar no aperfeiçoamento |
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Gervásio, Ana Karina NicolaCova, Marcia Cristina Rodrigueshttps://orcid.org/0000-0001-7477-5421http://lattes.cnpq.br/2757009092492002Cova, Marcia Cristina RodriguesSouza, Janaina Nascimento Simões deDarbilly, Leonardo Vasconcelos CavalierFerreira, Victor Cláudio Paradelahttps://orcid.org/0000-0003-0720-5677http://lattes.cnpq.br/87822207851555252024-02-10T18:18:06Z2024-02-10T18:18:06Z2023-10-04GERVÁSIO, Ana Karina Nicola. Proposições de liderança na gestão de equipes em teletrabalho em uma instituição federal de ensino. 2023. 149 f. Dissertação. (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15828O presente estudo aborda o processo de implantação do teletrabalho na administração pública, especialmente no contexto na pandemia do COVID-19, analisando o caso específico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, o qual implementou o Programa de Gestão de Teletrabalho - PGT como forma de regulamentar essa modalidade laboral na instituição. Nesta seara, a pesquisa tem como objetivo abordar os desafios enfrentados pelos líderes na gestão de equipes em teletrabalho do IFRO. O estudo justifica-se pela relevância do teletrabalho nos dias atuais, considerando sua ampla adesão no contexto da pandemia do COVID-19 nos órgãos da administração pública, havendo assim muitos desafios a serem vencidos, principalmente no que tange ao gerenciamento de equipes e as ferramentas de comunicação. A metodologia aplicada para subsidiar o presente estudo foi o estudo de caso de natureza qualitativa e aplicada, sob o viés da tipologia de caráter exploratório-descritivo e análise de conteúdo calcada nos pressupostos de Bardin. Os resultados encontrados corroboram em grande parte com o que foi encontrado na literatura, e indicam que apesar dos benefícios identificados no teletrabalho, tais como maior concentração nas atividades, flexibilidade, redução de custos e melhoria na qualidade de vida, existem desafios a serem superados, podendo citar a mudança na cultura organizacional, processos de comunicação, adequação à rotina e sistemas de gerenciamento e mensuração de resultados. Com base nesses resultados, elaborou-se um relatório técnico conclusivo com o intuito de proporcionar uma visão detalhada do PGT e auxiliar no aperfeiçoamentoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESThis study addresses the process of implementing teleworking in public administration, especially in the context of the COVID-19 pandemic, analyzing the specific case of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondônia – IFRO, which implemented the Management Program of Teleworking - PGT as a form of regulation of this type of work in the institution. In this area, the research aims to address the challenges faced by leaders in managing teleworking teams at IFRO. The study is justified by the relevance of teleworking today, considering its wide adoption in the context of the COVID-19 pandemic in public administration bodies, thus having many challenges to be overcome, especially with regard to team management and tools of communication. The methodology applied to support the present study was a qualitative and applied case study, under the vision of an exploratory-descriptive typology and content analysis calculated on Bardin's assumptions. The results found largely corroborate what was found in the literature and indicate that despite the benefits indicated in teleworking, such as greater concentration on activities, flexibility, cost reduction and improvement in quality of life, there are challenges to be overcome, including the change in culture. organizational, communication processes, adaptation to routine and management systems and measurement of results. Based on these, a conclusive technical report was prepared with the aim of providing a detailed overview of the PGT and helping to improve the teleworking management program at IFRO and other similar educational institutions.porUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Sociais AplicadasAdministraçãoLiderançaAdministração públicaTeletrabalhoLeadershipPublic administrationTeleworkProposições de liderança na gestão de equipes em teletrabalho em uma instituição federal de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABDALLA, M. M.; BOTELHO, C. F; BRITO, P. N., & SILVA, Y. V. Representação Social da Liderança: análise em uma Organização da Administração Pública Federal. RASI - Revista de Administração, Sociedade e Inovação. Rio de Janeiro, 2016, p. 52-66. DOI: https://doi.org/10.20401/rasi.2.1.90. AMIGONI, M.; GURVIS, S. 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O presente estudo aborda o processo de implantação do teletrabalho na administração pública, especialmente no contexto na pandemia do COVID-19, analisando o caso específico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, o qual implementou o Programa de Gestão de Teletrabalho - PGT como forma de regulamentar essa modalidade laboral na instituição. Nesta seara, a pesquisa tem como objetivo abordar os desafios enfrentados pelos líderes na gestão de equipes em teletrabalho do IFRO. O estudo justifica-se pela relevância do teletrabalho nos dias atuais, considerando sua ampla adesão no contexto da pandemia do COVID-19 nos órgãos da administração pública, havendo assim muitos desafios a serem vencidos, principalmente no que tange ao gerenciamento de equipes e as ferramentas de comunicação. A metodologia aplicada para subsidiar o presente estudo foi o estudo de caso de natureza qualitativa e aplicada, sob o viés da tipologia de caráter exploratório-descritivo e análise de conteúdo calcada nos pressupostos de Bardin. Os resultados encontrados corroboram em grande parte com o que foi encontrado na literatura, e indicam que apesar dos benefícios identificados no teletrabalho, tais como maior concentração nas atividades, flexibilidade, redução de custos e melhoria na qualidade de vida, existem desafios a serem superados, podendo citar a mudança na cultura organizacional, processos de comunicação, adequação à rotina e sistemas de gerenciamento e mensuração de resultados. Com base nesses resultados, elaborou-se um relatório técnico conclusivo com o intuito de proporcionar uma visão detalhada do PGT e auxiliar no aperfeiçoamento |
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GERVÁSIO, Ana Karina Nicola. Proposições de liderança na gestão de equipes em teletrabalho em uma instituição federal de ensino. 2023. 149 f. Dissertação. (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023. |
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