A Educação Física Escolar no Contexto do IF SERTÃO-PE: limites, possibilidades e desafios diante do mundo do trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros Júnior, Bartolomeu Lins de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12541
Resumo: O presente estudo busca entendimento sobre como o componente curricular Educação Física se insere na formação do aluno de uma escola de formação técnica profissional, considerando as incursões político-econômica deferidas neste tipo de escola e as escolhas pedagógicas dispostas pelo professor e a própria instituição. Para tanto, recorremos aos achados sobre Educação Profissional no Brasil, mais especificamente nos direcionamentos dados pelas reformas do setor, desde o decreto 2.208/1997, passando pelo seu substituto 5.154/2004. Consideramos as alocuções aplicadas à educação como caminhos de formação, numa perspectiva de manutenção de uma hegemonia advinda das forças dominantes da sociedade e, em outra direção nas possíveis resistências ou alternativas contra hegemônicas acompanhadas de tensões movidas por esse crível movimento. Assumimos a crítica de uma formação profissional que demonstra reproduzir e se adequar aos meios flexíveis de produção vigentes, que traduzem uma investida neoliberal através do toyotismo e suas variantes consequências, como a precarização do trabalho e o desemprego estrutural. Recorremos a uma abordagem qualitativa de pesquisa, em conjunto com um referencial teórico-metodológico com base no materialismo histórico-dialético pelo fato de considerarmos a realidade como essencialmente contraditória e em permanente transformação. Portanto, nomeamos, enquanto categorias filosóficas da dialética materialista a possibilidade e a realidade; e travamos um desafio teórico singular nesse momento, quando nos propomos tratar o cotidiano como espaço essencial para se desenvolver resistências individuais e/ou coletivas, ou seja, de fomentar condições de materialidade, e assim, transformar o real. Propomos ainda, delimitar categorias de instrumentalização, tais com: as questões que se referem a identificação pelo professor das políticas na educação técnica profissional; as mudanças no mundo do trabalho e as articulações conferidas à escola e; o entendimento dos professores sobre o componente curricular educação física. A entrevista semi-estruturada com 03 professores de Educação Física é o instrumento elegido. Acompanhados da análise sobre o PDI e o PPP. Optamos por uma análise dialética, onde os atores são situados em seu contexto. Assim, propomos dois níveis de aproximação: um sob as determinações fundamentais, onde nos apoiamos em categorias mais gerais e; outro nível de interpretação baseado no encontro que travamos com os fatos surgidos na investigação. A pesquisa conclui apontando que as opções pedagógicas dos professores pesquisados possuem um interesse comum na formação profissionalizante, mediado pelos valores do esporte, apoiados na perspectiva da aptidão física que se justificam com bases nos códigos e valores da sociedade capitalista. E aponta para uma representação que se insere na prática pedagógica a partir de uma perspectiva da categoria trabalho que influencia a realidade escolar no que tange a sua forma de organização para atender o campo produtivo atual, caracterizado pela re-estruturação do capital.
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Para tanto, recorremos aos achados sobre Educação Profissional no Brasil, mais especificamente nos direcionamentos dados pelas reformas do setor, desde o decreto 2.208/1997, passando pelo seu substituto 5.154/2004. Consideramos as alocuções aplicadas à educação como caminhos de formação, numa perspectiva de manutenção de uma hegemonia advinda das forças dominantes da sociedade e, em outra direção nas possíveis resistências ou alternativas contra hegemônicas acompanhadas de tensões movidas por esse crível movimento. Assumimos a crítica de uma formação profissional que demonstra reproduzir e se adequar aos meios flexíveis de produção vigentes, que traduzem uma investida neoliberal através do toyotismo e suas variantes consequências, como a precarização do trabalho e o desemprego estrutural. Recorremos a uma abordagem qualitativa de pesquisa, em conjunto com um referencial teórico-metodológico com base no materialismo histórico-dialético pelo fato de considerarmos a realidade como essencialmente contraditória e em permanente transformação. Portanto, nomeamos, enquanto categorias filosóficas da dialética materialista a possibilidade e a realidade; e travamos um desafio teórico singular nesse momento, quando nos propomos tratar o cotidiano como espaço essencial para se desenvolver resistências individuais e/ou coletivas, ou seja, de fomentar condições de materialidade, e assim, transformar o real. Propomos ainda, delimitar categorias de instrumentalização, tais com: as questões que se referem a identificação pelo professor das políticas na educação técnica profissional; as mudanças no mundo do trabalho e as articulações conferidas à escola e; o entendimento dos professores sobre o componente curricular educação física. A entrevista semi-estruturada com 03 professores de Educação Física é o instrumento elegido. Acompanhados da análise sobre o PDI e o PPP. Optamos por uma análise dialética, onde os atores são situados em seu contexto. Assim, propomos dois níveis de aproximação: um sob as determinações fundamentais, onde nos apoiamos em categorias mais gerais e; outro nível de interpretação baseado no encontro que travamos com os fatos surgidos na investigação. A pesquisa conclui apontando que as opções pedagógicas dos professores pesquisados possuem um interesse comum na formação profissionalizante, mediado pelos valores do esporte, apoiados na perspectiva da aptidão física que se justificam com bases nos códigos e valores da sociedade capitalista. E aponta para uma representação que se insere na prática pedagógica a partir de uma perspectiva da categoria trabalho que influencia a realidade escolar no que tange a sua forma de organização para atender o campo produtivo atual, caracterizado pela re-estruturação do capital.This study seeks understanding of how the physical education curriculum component is part of the education of students from a vocational technical training school, considering the political and economic inroads deferred in this type of school and pedagogical choices arranged by the teacher and the institution itself. To this end, we resorted to the findings on professional education in Brazil, more specifically in the directions given by the sector reforms since the decree 2.208/1997, through his deputy 5.154/2004. We consider the speeches in the educational and training paths, in order to maintain a hegemony arising out of the dominant forces of society and in the other direction on possible alternatives or resistance against hegemonic accompanied by tensions brought by the credible movement. We take a critical training that demonstrates reproduce and adapt to flexible means of production agreements, which reflect a neoliberal onslaught by toyotism consequences and its variants, such as job insecurity and structural unemployment. We use a qualitative approach, together with a theoretical method based on historical and dialectical materialism because we consider the reality as essentially contradictory and constantly changing. So named as philosophical categories of materialist dialectics the possibility and reality, and caught a theoretical challenge in that singular moment, when we propose to deal with the everyday space as essential to develop resistances individual and collective, that is, to foster conditions materiality, and thus transform the real. We also propose, define categories of instrumentation, with such: issues that relate to the identification of policies on teacher professional technical education, the changing world of work and school and conferred on the joints, the understanding of teachers on the education curriculum component physics. The semi-structured interviews with 03 teachers of physical education is the instrument chosen. Accompanied by analysis of the PDI and the PPP. We opted for a dialectical analysis, where the actors are placed in context.Therefore, we propose two levels of approach: one under the basic determinations, where we rely on more general categories and, another level of interpretation based on the meeting we are having with the facts that emerged in the investigation. The research concludes by pointing out that teachers' options studied have a common interest in vocational education, mediated by the values of sport, supported by the prospect of physical fitness that are justified with bases in the codes and values of capitalist society. And it points to a representation that falls within the teaching practice from a perspective of working class reality that influences the school with respect to its form of organization to meet the current field production, characterized by re-structuring of capital.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEducação FísicaEducação Profissionalizante,Mundo do TrabalhoPhysical EducationProfessionalizing EducationWorld of WorkEducaçãoA Educação Física Escolar no Contexto do IF SERTÃO-PE: limites, possibilidades e desafios diante do mundo do trabalhoSchool Physical Education in the Context of the IF SERTÃO-PE: limits, possibilities and challenges in the world of workinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALVES, Giovanni. Desemprego Estrutural e Trabalho Precário na Era da Globalização. 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description O presente estudo busca entendimento sobre como o componente curricular Educação Física se insere na formação do aluno de uma escola de formação técnica profissional, considerando as incursões político-econômica deferidas neste tipo de escola e as escolhas pedagógicas dispostas pelo professor e a própria instituição. Para tanto, recorremos aos achados sobre Educação Profissional no Brasil, mais especificamente nos direcionamentos dados pelas reformas do setor, desde o decreto 2.208/1997, passando pelo seu substituto 5.154/2004. Consideramos as alocuções aplicadas à educação como caminhos de formação, numa perspectiva de manutenção de uma hegemonia advinda das forças dominantes da sociedade e, em outra direção nas possíveis resistências ou alternativas contra hegemônicas acompanhadas de tensões movidas por esse crível movimento. Assumimos a crítica de uma formação profissional que demonstra reproduzir e se adequar aos meios flexíveis de produção vigentes, que traduzem uma investida neoliberal através do toyotismo e suas variantes consequências, como a precarização do trabalho e o desemprego estrutural. Recorremos a uma abordagem qualitativa de pesquisa, em conjunto com um referencial teórico-metodológico com base no materialismo histórico-dialético pelo fato de considerarmos a realidade como essencialmente contraditória e em permanente transformação. Portanto, nomeamos, enquanto categorias filosóficas da dialética materialista a possibilidade e a realidade; e travamos um desafio teórico singular nesse momento, quando nos propomos tratar o cotidiano como espaço essencial para se desenvolver resistências individuais e/ou coletivas, ou seja, de fomentar condições de materialidade, e assim, transformar o real. Propomos ainda, delimitar categorias de instrumentalização, tais com: as questões que se referem a identificação pelo professor das políticas na educação técnica profissional; as mudanças no mundo do trabalho e as articulações conferidas à escola e; o entendimento dos professores sobre o componente curricular educação física. A entrevista semi-estruturada com 03 professores de Educação Física é o instrumento elegido. Acompanhados da análise sobre o PDI e o PPP. Optamos por uma análise dialética, onde os atores são situados em seu contexto. Assim, propomos dois níveis de aproximação: um sob as determinações fundamentais, onde nos apoiamos em categorias mais gerais e; outro nível de interpretação baseado no encontro que travamos com os fatos surgidos na investigação. A pesquisa conclui apontando que as opções pedagógicas dos professores pesquisados possuem um interesse comum na formação profissionalizante, mediado pelos valores do esporte, apoiados na perspectiva da aptidão física que se justificam com bases nos códigos e valores da sociedade capitalista. E aponta para uma representação que se insere na prática pedagógica a partir de uma perspectiva da categoria trabalho que influencia a realidade escolar no que tange a sua forma de organização para atender o campo produtivo atual, caracterizado pela re-estruturação do capital.
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