O teatro jesuíta como instrumento pedagógico na escola para índios dos séculos XVI e XVII
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13202 |
Resumo: | Trata-se da memória e da identidade do instrumento pedagogico "teatro", utilizado pelos jesuítas nos séculos XVI e XVII, inserido no contexto da catequese e da educação escolar pata índios. Observaremos ainda as irnplicações deste instrumento na cultura, na oralidade e, entre tantos outros, no fortalecimento on possível apagamento da difusão da memória dos povos indígenas que de alguma fonna participaram desse processo. Pretendemos conduzir norru, indãgaçõei sobre o período colonial, com o objetivo de identificar e avaliar criticamente, o uso de alguns elementos históricos. Os resultados foram significativos para empreitada j esuítica e colon izadora estabelec ida em terras brasileiras. |
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Sales, Andrea de Lima RibeiroMonteiro, Aloisio Jorge de Jesushttp://lattes.cnpq.br/3934201639828808Freire, José Ribamar BessaLobo, Roberta MariaCupolillo, Amparo VillaKauss, Vera091.752.607-43http://lattes.cnpq.br/25164391868420892023-12-22T02:42:14Z2023-12-22T02:42:14Z2011-02-23SALES, Andrea de Lima Ribeiro. O teatro jesuíta como instrumento pedagógico na escola para índios dos séculos XVI e XVII. 2011. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13202Trata-se da memória e da identidade do instrumento pedagogico "teatro", utilizado pelos jesuítas nos séculos XVI e XVII, inserido no contexto da catequese e da educação escolar pata índios. Observaremos ainda as irnplicações deste instrumento na cultura, na oralidade e, entre tantos outros, no fortalecimento on possível apagamento da difusão da memória dos povos indígenas que de alguma fonna participaram desse processo. Pretendemos conduzir norru, indãgaçõei sobre o período colonial, com o objetivo de identificar e avaliar criticamente, o uso de alguns elementos históricos. Os resultados foram significativos para empreitada j esuítica e colon izadora estabelec ida em terras brasileiras.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorIt's about the memory and the identity of the pedagogical instrument "theater", used by the Jesuits during the 16th and 17th centuries, placed i the context of catechesis and school education for the natives. We'll observe much more of the implications to this instrument in culture, oral, and many other divisions, the strengthening and possible dissemination of memory erasure of native people rvho somehow participated in this process. We were expecting to conduct our inquiries about the colonial period, in order to identiff and critically evàluate-the use of historical elements. The results were significant for the Jesuit and colonizing venture established in Btazllian land.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuTeatro JesuítaInstrumento pedagogicoIndígenasJesuit Theaterpedagogical instrumentNativesEducaçãoO teatro jesuíta como instrumento pedagógico na escola para índios dos séculos XVI e XVIIThe jesuit theater as an educational tool in schools for Indians of the 16th and 17thinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANCHIETA, Joseph de. Cartas: Correspondência Ativa e Passiva. São Paulo: Edições Loyola. Obras Completas, 6 o vol.,2u edição. 1984. Pesquisa, Introdução e Notas Pe. Hélio Abranches Viotti. S" J. CARDOSO, Armando Pe. Teatro de Anchieta. São Paulo: Edições Loyola. Obras Completas, 3o vol.1971 (original de Joseph de Anchieta). 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