Jesuítas e Tupi: o encontro sacramental e ritual dos séculos XVI-XVII
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19023 |
Resumo: | Traduzindo os dogmas doutrinais pós-conciliares para os indígenas americanos, os missionários empreendiam uma tradução de uma tradição religiosa ocidental para uma cultura que não participava dela. Os códigos culturais daquela cultura "estranha" deviam servir para inscrever a tradição religiosa ocidental entre os indígenas. Para fazer isso, a "redução" devia corrigir os excessos (dos costumes) e as ausências (de crenças) dos novos catecúmenos americanos. Os excessos impunham a disciplina, enquanto as ausências reclamavam a doutrina. Nesse percurso, o hibridismo cultural decorrente de uma interpretação ritual do encontro doutrinal e sacramental reescreveu a relação com o sagrado segundo uma nova estrutura, tipicamente colonial. |
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Jesuítas e Tupi: o encontro sacramental e ritual dos séculos XVI-XVII Jesuit MissionsTranslationTupi IndiansMissões jesuíticasTraduçãoÍndios Tupi Traduzindo os dogmas doutrinais pós-conciliares para os indígenas americanos, os missionários empreendiam uma tradução de uma tradição religiosa ocidental para uma cultura que não participava dela. Os códigos culturais daquela cultura "estranha" deviam servir para inscrever a tradição religiosa ocidental entre os indígenas. Para fazer isso, a "redução" devia corrigir os excessos (dos costumes) e as ausências (de crenças) dos novos catecúmenos americanos. Os excessos impunham a disciplina, enquanto as ausências reclamavam a doutrina. Nesse percurso, o hibridismo cultural decorrente de uma interpretação ritual do encontro doutrinal e sacramental reescreveu a relação com o sagrado segundo uma nova estrutura, tipicamente colonial. In translating post-Trentian dogmas to Amerindian peoples, missionaries sought to translate a Western religious tradition to a culture completely unfamiliar with this doctrine. The cultural codes belonging to that "alien" culture were to serve as a medium for inscribing the Western religious tradition among indigenous peoples. In order to do so, missionaries adopted a "reduction" strategy to correct excesses (in customs) and absences (in beliefs) among the Amerindian neophytes. Excesses demanded discipline, while absences called for doctrine. In this process, the ritual reinterpretation of the doctrinal and sacramental encounter resulted in a form of cultural hybridism, which reformatted relations with the sacred according to a new, typically colonial structure. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2006-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/1902310.11606/issn.2316-9141.v0i154p71-118Revista de História; n. 154 (2006): DOSSIÊ – História dos Índios; 71-118Revista de História; No. 154 (2006): DOSSIÊ – História dos Índios; 71-118Revista de História; Núm. 154 (2006): DOSSIÊ – História dos Índios; 71-1182316-91410034-8309reponame:Revista de História (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UNESPporhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19023/21086Copyright (c) 2006 Revista de Históriainfo:eu-repo/semantics/openAccessAgnolin, Adone2024-05-02T14:34:52Zoai:revistas.usp.br:article/19023Revistahttps://www.revistas.usp.br/revhistoriaPUBhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/oairevistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br2316-91410034-8309opendoar:2024-05-02T14:34:52Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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