Formação de professoras na socioeducação: gênero e sexualidades numa unidade de privação feminina do DEGASE/RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Rafaela Cruz de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13142
Resumo: Existem pedagogias para a discussão de gênero e sexualidades entre as grades do DEGASE feminino? É possível tal reflexão? Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar se na formação dos profissionais e em sua prática pedagógica utilizada há caminhos que possibilitem a abordagem de questões relacionadas a gênero e sexualidades com as adolescentes do sistema socioeducativo do Estado do Rio de Janeiro. Para compor a investigação, utilizamos uma entrevista semiestruturada para as professoras que lecionam no espaço. O estudo foi analisado na perspectiva de uma unidade feminina por ter demandas e especificidades distintas da masculina. O cenário da pesquisa nos possibilitou entrevistar 10 (dez) professoras mulheres. Compreender o espaço, a formação que os profissionais apresentam para trabalhar nele e ser empática no olhar sob a condição que estas meninas se encontram são norteadores fundamentais desta pesquisa. A partir da análise das respostas das interlocutoras, foi possível identificar que há uma discussão aberta sobre tais temáticas em algumas disciplinas, o que não se configura a maioria. Os relatos nos revelaram que grande parte das professoras não dialogam com esses termos, e as que conseguem trazer uma discussão para sala de aula buscaram de forma independente uma formação e capacitação nos assuntos. Gênero e sexualidades são dois temas debatidos em oficinas, projetos e pesquisas realizados por profissionais que trabalham no espaço, porém não chegam à sala de aula do DEGASE em sua totalidade. Destaca-se, portanto, a necessidade de se pensar pedagogias e formação inicial e continuada para a discussão de gênero e sexualidades nas salas de aula do sistema socioeducativo feminino.
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Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar se na formação dos profissionais e em sua prática pedagógica utilizada há caminhos que possibilitem a abordagem de questões relacionadas a gênero e sexualidades com as adolescentes do sistema socioeducativo do Estado do Rio de Janeiro. Para compor a investigação, utilizamos uma entrevista semiestruturada para as professoras que lecionam no espaço. O estudo foi analisado na perspectiva de uma unidade feminina por ter demandas e especificidades distintas da masculina. O cenário da pesquisa nos possibilitou entrevistar 10 (dez) professoras mulheres. Compreender o espaço, a formação que os profissionais apresentam para trabalhar nele e ser empática no olhar sob a condição que estas meninas se encontram são norteadores fundamentais desta pesquisa. A partir da análise das respostas das interlocutoras, foi possível identificar que há uma discussão aberta sobre tais temáticas em algumas disciplinas, o que não se configura a maioria. Os relatos nos revelaram que grande parte das professoras não dialogam com esses termos, e as que conseguem trazer uma discussão para sala de aula buscaram de forma independente uma formação e capacitação nos assuntos. Gênero e sexualidades são dois temas debatidos em oficinas, projetos e pesquisas realizados por profissionais que trabalham no espaço, porém não chegam à sala de aula do DEGASE em sua totalidade. Destaca-se, portanto, a necessidade de se pensar pedagogias e formação inicial e continuada para a discussão de gênero e sexualidades nas salas de aula do sistema socioeducativo feminino.FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de JaneiroAre there pedagogies for the discussion of gender and sexualities among the female DEGASE grades? Is such reflection possible? This research had as general objective to identify if in the formation of the professionals and in its used pedagogical practice there are ways that make possible the approach of questions related to gender and sexualities with the adolescents of the socio-educational system of the State of Rio de Janeiro. To compose the investigation, we used a semi-structured interview for teachers who teach in the space. The study was analyzed from the perspective of a female unit because it has different demands and specificities from the male unit. The research scenario allowed us to interview 10 (ten) female teachers. Understanding the space, the training that the professionals present to work on it and being empathetic in the look under the condition that these girls find themselves are fundamental guidelines of this research. From the analysis of the responses of the interlocutors, it was possible to identify that there is an open discussion about such themes in some disciplines, which is not the majority. The reports revealed that most of the teachers do not dialogue with these terms, and those who manage to bring a discussion to the classroom independently sought training and qualification in the subjects. Gender and sexualities are two topics discussed in workshops, projects and research carried out by professionals working in the space, but they do not reach the DEGASE classroom in its entirety. Therefore, the need to think about pedagogies and initial and continuing training for the discussion of gender and sexualities in the classrooms of the female socio-educational system is highlighted.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto de EducaçãoFormação de professorasgênerosexualidadesDEGASEFormation of teachersgendersexualitiesEducaçãoFormação de professoras na socioeducação: gênero e sexualidades numa unidade de privação feminina do DEGASE/RJTeacher training in socio-education: gender and sexualities in a female deprivation unit of DEGASE/RJinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABDALLA, Janaína de Fátima Silva. Aprisionando para educar adolescentes em conflito com a lei: memória, paradoxos e perspectivas. 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description Existem pedagogias para a discussão de gênero e sexualidades entre as grades do DEGASE feminino? É possível tal reflexão? Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar se na formação dos profissionais e em sua prática pedagógica utilizada há caminhos que possibilitem a abordagem de questões relacionadas a gênero e sexualidades com as adolescentes do sistema socioeducativo do Estado do Rio de Janeiro. Para compor a investigação, utilizamos uma entrevista semiestruturada para as professoras que lecionam no espaço. O estudo foi analisado na perspectiva de uma unidade feminina por ter demandas e especificidades distintas da masculina. O cenário da pesquisa nos possibilitou entrevistar 10 (dez) professoras mulheres. Compreender o espaço, a formação que os profissionais apresentam para trabalhar nele e ser empática no olhar sob a condição que estas meninas se encontram são norteadores fundamentais desta pesquisa. A partir da análise das respostas das interlocutoras, foi possível identificar que há uma discussão aberta sobre tais temáticas em algumas disciplinas, o que não se configura a maioria. Os relatos nos revelaram que grande parte das professoras não dialogam com esses termos, e as que conseguem trazer uma discussão para sala de aula buscaram de forma independente uma formação e capacitação nos assuntos. Gênero e sexualidades são dois temas debatidos em oficinas, projetos e pesquisas realizados por profissionais que trabalham no espaço, porém não chegam à sala de aula do DEGASE em sua totalidade. Destaca-se, portanto, a necessidade de se pensar pedagogias e formação inicial e continuada para a discussão de gênero e sexualidades nas salas de aula do sistema socioeducativo feminino.
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