Uma introdução da teoria dos jogos para turmas finais do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leandro, Gilmar dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15569
Resumo: O objetivo deste trabalho é construir um material destinado a turmas dos anos finais do ensino médio, apresentando a matemática de uma forma mais interessante a partir dos conceitos básicos teoria dos jogos. Entendido esses conceitos, o aluno poderá resolver situações-problemas utilizando instrumentos matemáticos, buscando a melhor escolha em determinadas interações e não tomar decisões de forma instintiva. Após estudar a pesquisa, o leitor terá a entenderá que a matemática pode ser mais atrativa e útil nas decisões a serem tomadas no seu cotidiano e ampliar sua visão crítica sobre assuntos da atualidade como a aplicação e importância da “delação premiada” nos processos judiciais que constantemente acontecem no Brasil. Será abordado um embasamento teórico com a resolução de algumas atividades apresentadas aos alunos, utilizando as estratégias que serão trabalhadas no texto. No final, são propostas duas atividades para que os alunos possam aplicar os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento de todo o trabalho apresentado, com suas devidas soluções.
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Após estudar a pesquisa, o leitor terá a entenderá que a matemática pode ser mais atrativa e útil nas decisões a serem tomadas no seu cotidiano e ampliar sua visão crítica sobre assuntos da atualidade como a aplicação e importância da “delação premiada” nos processos judiciais que constantemente acontecem no Brasil. Será abordado um embasamento teórico com a resolução de algumas atividades apresentadas aos alunos, utilizando as estratégias que serão trabalhadas no texto. No final, são propostas duas atividades para que os alunos possam aplicar os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento de todo o trabalho apresentado, com suas devidas soluções.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES, Brasil)The objective of this work is to construct a material destined to the classes of the final years of high school, presenting mathematics in a more interesting way from the basic concepts of game theory. Understanding these concepts, the student can solve problem situations using mathematical instruments, seeking the best choice in certain interactions and not making decisions instinctively. After studying the research, the reader will have to understand that mathematics can be more attractive and useful in the decisions to be taken in their daily life and broaden their critical view on current issues such as the application and importance of "awarding" in judicial processes that constantly happen in Brazil. It will be approached a theoretical basis with the resolution of some activities presented to the students, using the strategies that will be worked on in the text. In the end, two activities are proposed so that the students can apply the knowledge acquired in the development of all the presented work, with its due solutions.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUFRRJBrasilInstituto de Ciências ExatasTeoria dos jogosDecisãoEstratégia dominanteEquilíbrio de nashGanhosGame theoryDecisionDominant strategyNash equilibriumGainsMatemáticaUma introdução da teoria dos jogos para turmas finais do ensino médioAn introduction to game theory for high school graduatesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/65596/2018%20-%20Gilmar%20dos%20Santos%20Leandro.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4765Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-06-18T22:06:17Z No. of bitstreams: 1 2018 - Gilmar dos Santos Leandro.pdf: 303759 bytes, checksum: f93f40d281b467d7714b89f702e317da (MD5)Made available in DSpace on 2021-06-18T22:06:17Z (GMT). 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