Efetividade das auditorias da qualidade realizadas por montadoras em indústrias de autopeças
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15371 |
Resumo: | O processo de auditoria nunca teve uma boa reputação na indústria em geral. Tanto a auditoria financeira, quanto as auditorias não financeiras (dentre as quais destacamos a auditoria da qualidade) têm sua efetividade frequentemente questionada. A presente pesquisa objetiva identificar como aumentar a efetividade das auditorias da qualidade realizadas por montadoras em seus fornecedores de autopeças. A metodologia de pesquisa adotada foi o questionário, com uma amostra formada por profissionais dos fornecedores de autopeças instalados no Brasil, que são constantemente auditados pelos seus clientes, as montadoras. Foi identificado que, a despeito da reputação, a auditoria é considerada efetiva na maioria das vezes e que problemas de competência e qualificação dos auditores, juntamente com a análise tendenciosa de evidências de auditoria são os pontos que mais têm prejudicado a efetividade da mesma. Sobre tais pontos são propostas ações de melhoria. |
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Silva, Alexandre Casimiro daCosta, Stella Regina Reis da712.314.127-04http://lattes.cnpq.br/9365621716036199Barbosa, Ana Lucia dos SantosFarias Filho, José Rodrigues de140.557.858-01http://lattes.cnpq.br/26542078166465312023-12-22T03:15:12Z2023-12-22T03:15:12Z2011-02-28SILVA, Alexandre Casimiro da. Efetividade das auditorias da qualidade realizadas por montadoras em indústrias de autopeças. 2011. 63 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15371O processo de auditoria nunca teve uma boa reputação na indústria em geral. Tanto a auditoria financeira, quanto as auditorias não financeiras (dentre as quais destacamos a auditoria da qualidade) têm sua efetividade frequentemente questionada. A presente pesquisa objetiva identificar como aumentar a efetividade das auditorias da qualidade realizadas por montadoras em seus fornecedores de autopeças. A metodologia de pesquisa adotada foi o questionário, com uma amostra formada por profissionais dos fornecedores de autopeças instalados no Brasil, que são constantemente auditados pelos seus clientes, as montadoras. Foi identificado que, a despeito da reputação, a auditoria é considerada efetiva na maioria das vezes e que problemas de competência e qualificação dos auditores, juntamente com a análise tendenciosa de evidências de auditoria são os pontos que mais têm prejudicado a efetividade da mesma. Sobre tais pontos são propostas ações de melhoria.Audit process has never had a good reputation. Both financial and non-financial audits (including quality audits) have their effectiveness frequently questioned. This research’s goal is to identify how to increase the effectiveness of audits performed by automakers on its suppliers. The method used is the questionnaire, filled out by experienced professionals of Brazilian parts suppliers, who are constantly being audited by automakers. It has been verified that despite its reputation, quality audit is considered effective in a majority of cases and also that issues of auditor’s competence and qualification, plus biased evaluations of audit evidences are the main causes of audit’s effectiveness reduction. Some improvement action proposals are presented.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisQualidadeAuditoriaMontadorasQualityAuditAutomakersAdministraçãoEfetividade das auditorias da qualidade realizadas por montadoras em indústrias de autopeçasEffectiveness of quality audits performed by automakers on suppliers.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANDERSON, David R., SWEENEY, Dennis J. e WILLIAMS, Thomas A. Estatística aplicada à administração e economia. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008. 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