Efetividade das auditorias da qualidade realizadas por montadoras em indústrias de autopeças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alexandre Casimiro da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15371
Resumo: O processo de auditoria nunca teve uma boa reputação na indústria em geral. Tanto a auditoria financeira, quanto as auditorias não financeiras (dentre as quais destacamos a auditoria da qualidade) têm sua efetividade frequentemente questionada. A presente pesquisa objetiva identificar como aumentar a efetividade das auditorias da qualidade realizadas por montadoras em seus fornecedores de autopeças. A metodologia de pesquisa adotada foi o questionário, com uma amostra formada por profissionais dos fornecedores de autopeças instalados no Brasil, que são constantemente auditados pelos seus clientes, as montadoras. Foi identificado que, a despeito da reputação, a auditoria é considerada efetiva na maioria das vezes e que problemas de competência e qualificação dos auditores, juntamente com a análise tendenciosa de evidências de auditoria são os pontos que mais têm prejudicado a efetividade da mesma. Sobre tais pontos são propostas ações de melhoria.
id UFRRJ-1_953a8a50ff1bbc71d5cad81b422a4f65
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/15371
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Silva, Alexandre Casimiro daCosta, Stella Regina Reis da712.314.127-04http://lattes.cnpq.br/9365621716036199Barbosa, Ana Lucia dos SantosFarias Filho, José Rodrigues de140.557.858-01http://lattes.cnpq.br/26542078166465312023-12-22T03:15:12Z2023-12-22T03:15:12Z2011-02-28SILVA, Alexandre Casimiro da. Efetividade das auditorias da qualidade realizadas por montadoras em indústrias de autopeças. 2011. 63 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15371O processo de auditoria nunca teve uma boa reputação na indústria em geral. Tanto a auditoria financeira, quanto as auditorias não financeiras (dentre as quais destacamos a auditoria da qualidade) têm sua efetividade frequentemente questionada. A presente pesquisa objetiva identificar como aumentar a efetividade das auditorias da qualidade realizadas por montadoras em seus fornecedores de autopeças. A metodologia de pesquisa adotada foi o questionário, com uma amostra formada por profissionais dos fornecedores de autopeças instalados no Brasil, que são constantemente auditados pelos seus clientes, as montadoras. Foi identificado que, a despeito da reputação, a auditoria é considerada efetiva na maioria das vezes e que problemas de competência e qualificação dos auditores, juntamente com a análise tendenciosa de evidências de auditoria são os pontos que mais têm prejudicado a efetividade da mesma. Sobre tais pontos são propostas ações de melhoria.Audit process has never had a good reputation. Both financial and non-financial audits (including quality audits) have their effectiveness frequently questioned. This research’s goal is to identify how to increase the effectiveness of audits performed by automakers on its suppliers. The method used is the questionnaire, filled out by experienced professionals of Brazilian parts suppliers, who are constantly being audited by automakers. It has been verified that despite its reputation, quality audit is considered effective in a majority of cases and also that issues of auditor’s competence and qualification, plus biased evaluations of audit evidences are the main causes of audit’s effectiveness reduction. Some improvement action proposals are presented.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisQualidadeAuditoriaMontadorasQualityAuditAutomakersAdministraçãoEfetividade das auditorias da qualidade realizadas por montadoras em indústrias de autopeçasEffectiveness of quality audits performed by automakers on suppliers.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANDERSON, David R., SWEENEY, Dennis J. e WILLIAMS, Thomas A. Estatística aplicada à administração e economia. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008. ANFAVEA, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. Anuário da Indústria Automobilística Brasileira, 2009. ____________ Indústria Automobilística Brasileira - 50 anos, 2006. ARTER, Dennis R., Quality audits for improved performance, 3 ed. Milwaukee: ASQ Quality press, 2003. AZADEGAN, Arash et al. Supplier innovativeness and the role of interorganizational learning in enhancing manufacturer capabilities. Journal of Supplier Chain Management, vol. 44, n. 4, p. 14-35, 2008. BECKMERHAGEN, I. A. et al. Case study on the effectiveness of quality management system audits. The TQM Magazine, vol. 16, n. 1, p. 14-25, 2004. BURGESS, T. F. e GULES, H. K. Buyer-supplier relationships in firms adopting advanced manufacturing technology: an empirical alaysis of the implementation of hard and soft technologies. Journal of Engineering and Technology Management Jet-M, n. 15, p. 127-152, 1998. EFETIVO In: CEGALLA, Domingos P. Dicionário escolar da língua portuguesa / Domingos Pascoal Cegalla, 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008, p.328. EFFECTIVE In: Webster’s New Dictionary of the English Language. 1 ed. New York: 2002, p.106. CHOI, Thomas Y. e WU, Zhaohui. Triads in supply networks: Theorizing buyer-suppliersupplier relationships. Journal of Supplier Chain Management, vol. 44, n. 4, p. 14-35, 2008. CORDON, Carlos: Prepare-se indústria automotiva. Jornal Valor Econômico, p. A13, 09/03/2010. CORMICAN, Kathryn e CUNNINGHAM, Michael. Supplier performance evaluation: lessons from a large multinational organization. Journal of Manufacturing Technology Management, vol. 18, n. 4, p. 352-366, 2007. EASTERBY-SMITH, Mark, THORPE, Richard e LOWE, Andy. Pesquisa Gerencial em Administração, 1. ed. São Paulo: Pioneira, 1999. GARDNER, Robert A. The process-focused organization: a transition strategy for success. 1. ed. Milwaukee: ASQ Quality Press, 2004. 56 GUIMARÃES, George: Passo maior que a perna. Revista AUTODATA, p. 58-60, Fev/2010. HAMMER, Michael. The Agenda. 2 ed. California: Three Rivers Press, 2003. HASSAN, Adnan, BAKSH, Mohd S. N e SHAHAROUN, Awalussin M. Issues in quality engineering research. International Journal of Quality and Reliability Management, vol. 17, n. 8, p. 858-875, 2000. HOLMQVIST, Mikael. A dynamic model of intra- and interorganizational learning Organization Studies, n. 24, p. 95-123, 2003. INTERNATIONAL STANDARDIZATION ORGANIZATION (ISO). Quality management systems - Particular requirements for the application of ISO 9001:2000 for automotive production and relevant service part organizations. ISO 16020. 1 ed. Genebra: ISO, 2005. INTERNATIONAL STANDARDIZATION ORGANIZATION (ISO). Steel for the reinforcement and prestressing of concrete -- Vocabulary. ISO/TS 16949. 2 ed. Genebra: ISO, 2002. IWAARDEN, Jos van, WIELE, Ton van e WILLIAMS, Roger. A management control perspective of quality management. International Journal of Quality and Reliability Management, vol. 23, n. 1, p. 102-112, 2006. JURAN, Joseph M. Juran na liderança pela qualidade. 1. ed. São Paulo: Livraria Pioneira Ed., 1990. KARAPETROVIC, Stanislav e WILLBORN, Walter. Self-audit of process performance. International Journal of Quality and Reliability Management, vol. 19, n. 1, p. 24-45, 2002. ________. Quality assurance and effectiveness of audit system. International Journal of Quality and Reliability Management, vol. 17, n. 6, p. 679-703, 2000. KUBO, Pablo Y. Y. Análise prospectiva do desenvolvimento do produto nas indústrias automobilísticas de veículos comerciais instaladas no Brasil. Tese de Doutorado. UNESP, Guaratinguetá, SP: 2009. LESSE, Domingos C. Gestão da Melhoria Contínua da Qualidade e Produtividade em uma Célula de Produção. Monografia para conclusão de curso de Pós Graduação. Universidade de Taubaté: 2002. LIEBESMAN, Sandford. The Right Approach. Quality Progress, p. 60-63, Setembro, 2009. MALHOTRA, Manoj K. e GROVER, Varun. An assessment of survey research in POM: from constructs to theory. Journal of Operations Management, vol. 16, p. 407-425, 1998. MARCONI, Marina A e LAKATOS, Eva M. Técnicas de Pesquisa 7. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 57 MORGAN, James M. e LIKER, Jeffrey K. The Toyota Production System: Integrating people, process and technology. 1 ed. New York: Productivity Press, 2006. MUNRO, Roderick A. Automotive Internal Auditor Pocket Guide: Process Auditing to ISO/TS 16949:2002. 1 ed. Milwaukee: ASQ Quality press, 2004. NOGUEIRA, Maria da G. S. Proposta de método para avaliação de desempenho de práticas da produção enxuta - ADPPE. Dissertação de Mestrado: UFRGS, 2007. OLIVER, Judy. Continuous improvement: role of organizational learning mechanisms. International Journal of Quality and Reliability Management, vol. 26, n. 6, p. 546-563, 2009. PORTER, Michael E. On Competition 1. ed. Boston: Harvard Business Review, 1998. POWER, Damien e TERZIOVSKI, Milé. Quality audit roles and skills: Perceptions of non-financial auditors and their clients. Journal of Operations Management, vol. 25, p. 126-147, 2006. PSA PEUGEOT CITROËN. Audit Synthèse qualité vie série. Norme Qualité Q620450, 2001. REVISTA AUTODATA. Líderes perdem participação. Agência Autodata. Ano 19, n.258, p. 32-33, fevereiro de 2011. ROESCH, Sylvia M. A. Projetos de Estágio e de Pesquisa em Administração 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009. SANTOS, Sidnei Barbosa dos. Certificação ISO 9001/2000: Uma avaliação sobre o processo de implementação no IV Juizado Especial Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado: UFRRJ, 2007. SCHERKENBACH, William W. O caminho de Deming para a qualidade e produtividade 3. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark , 1990. SENGE, Peter M. A Quinta Disciplina 25. ed. Rio de Janeiro: Best Seller Ed., 2009. SILVA, Edson da. Uma análise das práticas de asseguramento da qualidade de produtos e processos antes do início da produção em série adotadas por empresas do ramo automotivo. Dissertação de Mestrado: UFF, 2009. VALDAMBRINI, Antoninho Cecílio. O gerenciamento do conhecimento do produto como fator de competitividade na gestão do ciclo de vida do produto. Dissertação de Mestrado: Universidade Católica de Santos, 2008. VERBAND DER AUTOMOBILIINDUSTRIE (VDA) Gerenciamento do Sistema da Qualidade na Indústria Automobilística Auditoria de Processo Parte 3. 1. ed. São Paulo: Instituto da Qualidade Automotiva, 1998. _______. Gerenciamento do Sistema da Qualidade na Indústria Automobilística Auditoria de Processo Parte 3. 1. ed. São Paulo: Instituto da Qualidade Automotiva, 1998. 58 VERGARA, Sylvia C. Métodos de Pesquisa em Administração 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008. _______. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração 10. ed. São Paulo: Atlas, 2009. WESTCOTT, Russell T. e OKES Duke. Certified Quality Manager Handbook. 2. ed. Milwaukee: ASQ Quality press, 2001. WHARTON, Claire L. Auditing: A slapped wrist or a helping hand? In: Training for Quality, v. 5, n. 3, p. 116-120, MCB University Press, Bradford, 1997. WONG, Alfred. Sustaining company performance through partnering with suppliers. International Journal of Quality and Reliability Management, vol. 19, n. 5, p. 567-580, 2002. WRIGHT, James T. C. e GIOVINAZZO, Renata A., Delphi – Uma ferramenta de apoio ao planejamento prospectivo. Caderno de pesquisas em administração v. 1, n. 12, p. 54 - 65, USP, 2000. YUAN, Whang. The modern Three Kingdoms in global automobile industry - A case study of Toyota Quality Crisis in USA and China market. Master Thesis: NHH, Norwegian School of Economics and Business Administration, 2010. ZHANG, Chun, HENKE Jr. John W. e GRIFFITH, David A. Do buyer cooperative actions matter under relational stress? Evidence form Japanese and U.S. assemblers in the U.S. automotive industry. Journal of Operations Management, n. 27, p. 479-494, 2009.https://tede.ufrrj.br/retrieve/62145/2011%20-%20Alexandre%20Casimiro%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3936Submitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-09-24T12:13:56Z No. of bitstreams: 1 2011 - Alexandre Casimiro da Silva.pdf: 771375 bytes, checksum: 899a8fbf88e21315bb10ec9d27f20e95 (MD5)Made available in DSpace on 2020-09-24T12:13:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011 - Alexandre Casimiro da Silva.pdf: 771375 bytes, checksum: 899a8fbf88e21315bb10ec9d27f20e95 (MD5) Previous issue date: 2011-02-28info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2011 - Alexandre Casimiro da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15371/1/2011%20-%20Alexandre%20Casimiro%20da%20Silva.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD51TEXT2011 - Alexandre Casimiro da Silva.pdf.txtExtracted Texttext/plain142473https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15371/2/2011%20-%20Alexandre%20Casimiro%20da%20Silva.pdf.txt47bad1bedc54fdfed98a3a95076926b0MD52ORIGINAL2011 - Alexandre Casimiro da Silva.pdf2011 - Alexandre Casimiro da Silvaapplication/pdf771375https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15371/3/2011%20-%20Alexandre%20Casimiro%20da%20Silva.pdf899a8fbf88e21315bb10ec9d27f20e95MD53LICENSElicense.txttext/plain2089https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15371/4/license.txt7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7MD5420.500.14407/153712023-12-22 00:15:12.983oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/15371Tk9UQTogQ09MT1FVRSBBUVVJIEEgU1VBIFBSP1BSSUEgTElDRU4/QQpFc3RhIGxpY2VuP2EgZGUgZXhlbXBsbyA/IGZvcm5lY2lkYSBhcGVuYXMgcGFyYSBmaW5zIGluZm9ybWF0aXZvcy4KCkxJQ0VOP0EgREUgRElTVFJJQlVJPz9PIE4/Ty1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YT8/byBkZXN0YSBsaWNlbj9hLCB2b2M/IChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSA/IFVuaXZlcnNpZGFkZSAKWFhYIChTaWdsYSBkYSBVbml2ZXJzaWRhZGUpIG8gZGlyZWl0byBuP28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgZS9vdSAKZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhPz9vIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyP25pY28gZSAKZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zID91ZGlvIG91IHY/ZGVvLgoKVm9jPyBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZT9kbywgdHJhbnNwb3IgYSBzdWEgdGVzZSBvdSBkaXNzZXJ0YT8/byAKcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhPz9vLgoKVm9jPyB0YW1iP20gY29uY29yZGEgcXVlIGEgU2lnbGEgZGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGM/cGlhIGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgCmRpc3NlcnRhPz9vIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuP2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YT8/by4KClZvYz8gZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgdGVzZSBvdSBkaXNzZXJ0YT8/byA/IG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvYz8gdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgCm5lc3RhIGxpY2VuP2EuIFZvYz8gdGFtYj9tIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVwP3NpdG8gZGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGE/P28gbj9vLCBxdWUgc2VqYSBkZSBzZXUgCmNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3U/bS4KCkNhc28gYSBzdWEgdGVzZSBvdSBkaXNzZXJ0YT8/byBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jPyBuP28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jPyAKZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzcz9vIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgPyBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgCm9zIGRpcmVpdG9zIGFwcmVzZW50YWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbj9hLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3Q/IGNsYXJhbWVudGUgCmlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91IG5vIGNvbnRlP2RvIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGE/P28gb3JhIGRlcG9zaXRhZGEuCgpDQVNPIEEgVEVTRSBPVSBESVNTRVJUQT8/TyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0M/TklPIE9VIApBUE9JTyBERSBVTUEgQUc/TkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIE9SR0FOSVNNTyBRVUUgTj9PIFNFSkEgQSBTSUdMQSBERSAKVU5JVkVSU0lEQURFLCBWT0M/IERFQ0xBUkEgUVVFIFJFU1BFSVRPVSBUT0RPUyBFIFFVQUlTUVVFUiBESVJFSVRPUyBERSBSRVZJUz9PIENPTU8gClRBTUI/TSBBUyBERU1BSVMgT0JSSUdBPz9FUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKQSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyIGNsYXJhbWVudGUgbyBzZXUgbm9tZSAocykgb3UgbyhzKSBub21lKHMpIGRvKHMpIApkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGE/P28sIGUgbj9vIGZhcj8gcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhPz9vLCBhbD9tIGRhcXVlbGFzIApjb25jZWRpZGFzIHBvciBlc3RhIGxpY2VuP2EuCg==Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T03:15:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Efetividade das auditorias da qualidade realizadas por montadoras em indústrias de autopeças
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Effectiveness of quality audits performed by automakers on suppliers.
title Efetividade das auditorias da qualidade realizadas por montadoras em indústrias de autopeças
spellingShingle Efetividade das auditorias da qualidade realizadas por montadoras em indústrias de autopeças
Silva, Alexandre Casimiro da
Qualidade
Auditoria
Montadoras
Quality
Audit
Automakers
Administração
title_short Efetividade das auditorias da qualidade realizadas por montadoras em indústrias de autopeças
title_full Efetividade das auditorias da qualidade realizadas por montadoras em indústrias de autopeças
title_fullStr Efetividade das auditorias da qualidade realizadas por montadoras em indústrias de autopeças
title_full_unstemmed Efetividade das auditorias da qualidade realizadas por montadoras em indústrias de autopeças
title_sort Efetividade das auditorias da qualidade realizadas por montadoras em indústrias de autopeças
author Silva, Alexandre Casimiro da
author_facet Silva, Alexandre Casimiro da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alexandre Casimiro da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Stella Regina Reis da
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 712.314.127-04
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9365621716036199
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Barbosa, Ana Lucia dos Santos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Farias Filho, José Rodrigues de
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 140.557.858-01
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2654207816646531
contributor_str_mv Costa, Stella Regina Reis da
Barbosa, Ana Lucia dos Santos
Farias Filho, José Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade
Auditoria
Montadoras
topic Qualidade
Auditoria
Montadoras
Quality
Audit
Automakers
Administração
dc.subject.eng.fl_str_mv Quality
Audit
Automakers
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Administração
description O processo de auditoria nunca teve uma boa reputação na indústria em geral. Tanto a auditoria financeira, quanto as auditorias não financeiras (dentre as quais destacamos a auditoria da qualidade) têm sua efetividade frequentemente questionada. A presente pesquisa objetiva identificar como aumentar a efetividade das auditorias da qualidade realizadas por montadoras em seus fornecedores de autopeças. A metodologia de pesquisa adotada foi o questionário, com uma amostra formada por profissionais dos fornecedores de autopeças instalados no Brasil, que são constantemente auditados pelos seus clientes, as montadoras. Foi identificado que, a despeito da reputação, a auditoria é considerada efetiva na maioria das vezes e que problemas de competência e qualificação dos auditores, juntamente com a análise tendenciosa de evidências de auditoria são os pontos que mais têm prejudicado a efetividade da mesma. Sobre tais pontos são propostas ações de melhoria.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-02-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T03:15:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T03:15:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Alexandre Casimiro da. Efetividade das auditorias da qualidade realizadas por montadoras em indústrias de autopeças. 2011. 63 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15371
identifier_str_mv SILVA, Alexandre Casimiro da. Efetividade das auditorias da qualidade realizadas por montadoras em indústrias de autopeças. 2011. 63 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.por.fl_str_mv ANDERSON, David R., SWEENEY, Dennis J. e WILLIAMS, Thomas A. Estatística aplicada à administração e economia. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008. ANFAVEA, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. Anuário da Indústria Automobilística Brasileira, 2009. ____________ Indústria Automobilística Brasileira - 50 anos, 2006. ARTER, Dennis R., Quality audits for improved performance, 3 ed. Milwaukee: ASQ Quality press, 2003. AZADEGAN, Arash et al. Supplier innovativeness and the role of interorganizational learning in enhancing manufacturer capabilities. Journal of Supplier Chain Management, vol. 44, n. 4, p. 14-35, 2008. BECKMERHAGEN, I. A. et al. Case study on the effectiveness of quality management system audits. The TQM Magazine, vol. 16, n. 1, p. 14-25, 2004. BURGESS, T. F. e GULES, H. K. Buyer-supplier relationships in firms adopting advanced manufacturing technology: an empirical alaysis of the implementation of hard and soft technologies. Journal of Engineering and Technology Management Jet-M, n. 15, p. 127-152, 1998. EFETIVO In: CEGALLA, Domingos P. Dicionário escolar da língua portuguesa / Domingos Pascoal Cegalla, 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008, p.328. EFFECTIVE In: Webster’s New Dictionary of the English Language. 1 ed. New York: 2002, p.106. CHOI, Thomas Y. e WU, Zhaohui. Triads in supply networks: Theorizing buyer-suppliersupplier relationships. Journal of Supplier Chain Management, vol. 44, n. 4, p. 14-35, 2008. CORDON, Carlos: Prepare-se indústria automotiva. Jornal Valor Econômico, p. A13, 09/03/2010. CORMICAN, Kathryn e CUNNINGHAM, Michael. Supplier performance evaluation: lessons from a large multinational organization. Journal of Manufacturing Technology Management, vol. 18, n. 4, p. 352-366, 2007. EASTERBY-SMITH, Mark, THORPE, Richard e LOWE, Andy. Pesquisa Gerencial em Administração, 1. ed. São Paulo: Pioneira, 1999. GARDNER, Robert A. The process-focused organization: a transition strategy for success. 1. ed. Milwaukee: ASQ Quality Press, 2004. 56 GUIMARÃES, George: Passo maior que a perna. Revista AUTODATA, p. 58-60, Fev/2010. HAMMER, Michael. The Agenda. 2 ed. California: Three Rivers Press, 2003. HASSAN, Adnan, BAKSH, Mohd S. N e SHAHAROUN, Awalussin M. Issues in quality engineering research. International Journal of Quality and Reliability Management, vol. 17, n. 8, p. 858-875, 2000. HOLMQVIST, Mikael. A dynamic model of intra- and interorganizational learning Organization Studies, n. 24, p. 95-123, 2003. INTERNATIONAL STANDARDIZATION ORGANIZATION (ISO). Quality management systems - Particular requirements for the application of ISO 9001:2000 for automotive production and relevant service part organizations. ISO 16020. 1 ed. Genebra: ISO, 2005. INTERNATIONAL STANDARDIZATION ORGANIZATION (ISO). Steel for the reinforcement and prestressing of concrete -- Vocabulary. ISO/TS 16949. 2 ed. Genebra: ISO, 2002. IWAARDEN, Jos van, WIELE, Ton van e WILLIAMS, Roger. A management control perspective of quality management. International Journal of Quality and Reliability Management, vol. 23, n. 1, p. 102-112, 2006. JURAN, Joseph M. Juran na liderança pela qualidade. 1. ed. São Paulo: Livraria Pioneira Ed., 1990. KARAPETROVIC, Stanislav e WILLBORN, Walter. Self-audit of process performance. International Journal of Quality and Reliability Management, vol. 19, n. 1, p. 24-45, 2002. ________. Quality assurance and effectiveness of audit system. International Journal of Quality and Reliability Management, vol. 17, n. 6, p. 679-703, 2000. KUBO, Pablo Y. Y. Análise prospectiva do desenvolvimento do produto nas indústrias automobilísticas de veículos comerciais instaladas no Brasil. Tese de Doutorado. UNESP, Guaratinguetá, SP: 2009. LESSE, Domingos C. Gestão da Melhoria Contínua da Qualidade e Produtividade em uma Célula de Produção. Monografia para conclusão de curso de Pós Graduação. Universidade de Taubaté: 2002. LIEBESMAN, Sandford. The Right Approach. Quality Progress, p. 60-63, Setembro, 2009. MALHOTRA, Manoj K. e GROVER, Varun. An assessment of survey research in POM: from constructs to theory. Journal of Operations Management, vol. 16, p. 407-425, 1998. MARCONI, Marina A e LAKATOS, Eva M. Técnicas de Pesquisa 7. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 57 MORGAN, James M. e LIKER, Jeffrey K. The Toyota Production System: Integrating people, process and technology. 1 ed. New York: Productivity Press, 2006. MUNRO, Roderick A. Automotive Internal Auditor Pocket Guide: Process Auditing to ISO/TS 16949:2002. 1 ed. Milwaukee: ASQ Quality press, 2004. NOGUEIRA, Maria da G. S. Proposta de método para avaliação de desempenho de práticas da produção enxuta - ADPPE. Dissertação de Mestrado: UFRGS, 2007. OLIVER, Judy. Continuous improvement: role of organizational learning mechanisms. International Journal of Quality and Reliability Management, vol. 26, n. 6, p. 546-563, 2009. PORTER, Michael E. On Competition 1. ed. Boston: Harvard Business Review, 1998. POWER, Damien e TERZIOVSKI, Milé. Quality audit roles and skills: Perceptions of non-financial auditors and their clients. Journal of Operations Management, vol. 25, p. 126-147, 2006. PSA PEUGEOT CITROËN. Audit Synthèse qualité vie série. Norme Qualité Q620450, 2001. REVISTA AUTODATA. Líderes perdem participação. Agência Autodata. Ano 19, n.258, p. 32-33, fevereiro de 2011. ROESCH, Sylvia M. A. Projetos de Estágio e de Pesquisa em Administração 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009. SANTOS, Sidnei Barbosa dos. Certificação ISO 9001/2000: Uma avaliação sobre o processo de implementação no IV Juizado Especial Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado: UFRRJ, 2007. SCHERKENBACH, William W. O caminho de Deming para a qualidade e produtividade 3. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark , 1990. SENGE, Peter M. A Quinta Disciplina 25. ed. Rio de Janeiro: Best Seller Ed., 2009. SILVA, Edson da. Uma análise das práticas de asseguramento da qualidade de produtos e processos antes do início da produção em série adotadas por empresas do ramo automotivo. Dissertação de Mestrado: UFF, 2009. VALDAMBRINI, Antoninho Cecílio. O gerenciamento do conhecimento do produto como fator de competitividade na gestão do ciclo de vida do produto. Dissertação de Mestrado: Universidade Católica de Santos, 2008. VERBAND DER AUTOMOBILIINDUSTRIE (VDA) Gerenciamento do Sistema da Qualidade na Indústria Automobilística Auditoria de Processo Parte 3. 1. ed. São Paulo: Instituto da Qualidade Automotiva, 1998. _______. Gerenciamento do Sistema da Qualidade na Indústria Automobilística Auditoria de Processo Parte 3. 1. ed. São Paulo: Instituto da Qualidade Automotiva, 1998. 58 VERGARA, Sylvia C. Métodos de Pesquisa em Administração 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008. _______. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração 10. ed. São Paulo: Atlas, 2009. WESTCOTT, Russell T. e OKES Duke. Certified Quality Manager Handbook. 2. ed. Milwaukee: ASQ Quality press, 2001. WHARTON, Claire L. Auditing: A slapped wrist or a helping hand? In: Training for Quality, v. 5, n. 3, p. 116-120, MCB University Press, Bradford, 1997. WONG, Alfred. Sustaining company performance through partnering with suppliers. International Journal of Quality and Reliability Management, vol. 19, n. 5, p. 567-580, 2002. WRIGHT, James T. C. e GIOVINAZZO, Renata A., Delphi – Uma ferramenta de apoio ao planejamento prospectivo. Caderno de pesquisas em administração v. 1, n. 12, p. 54 - 65, USP, 2000. YUAN, Whang. The modern Three Kingdoms in global automobile industry - A case study of Toyota Quality Crisis in USA and China market. Master Thesis: NHH, Norwegian School of Economics and Business Administration, 2010. ZHANG, Chun, HENKE Jr. John W. e GRIFFITH, David A. Do buyer cooperative actions matter under relational stress? Evidence form Japanese and U.S. assemblers in the U.S. automotive industry. Journal of Operations Management, n. 27, p. 479-494, 2009.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências Humanas e Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15371/1/2011%20-%20Alexandre%20Casimiro%20da%20Silva.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15371/2/2011%20-%20Alexandre%20Casimiro%20da%20Silva.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15371/3/2011%20-%20Alexandre%20Casimiro%20da%20Silva.pdf
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15371/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
47bad1bedc54fdfed98a3a95076926b0
899a8fbf88e21315bb10ec9d27f20e95
7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810107947268702208