Kyringue Ivotyty, um sonho de João, o Vera Mirim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Conceição da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12993
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo registrar as memórias constituintes que compõem a história da Escola Indígena, da Aldeia Guarani M’bya, Sapukai, em Angra dos Reis/RJ. Investigaremos de que forma foram tecidas as ações que levaram a constituição da Escola Indígena Estadual Guarani Kiringue Yvotyty, desde sua criação como escola comunitária até a sua configuração atual como escola estadual. Para tanto, procuraremos investigar que contextos políticos sociais, intelectuais e afetivos estão inseridos neste cenário. Consideraremos de grande importância que nosso caminho metodológico propicie condições de assimilar os anseios e posicionamentos da comunidade indígena diante das interações sociais/legais, como atores envolvidos e nem sempre considerados nesse processo. Para tal, a pesquisa se pautará em um delinear sensível.
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Para tanto, procuraremos investigar que contextos políticos sociais, intelectuais e afetivos estão inseridos neste cenário. Consideraremos de grande importância que nosso caminho metodológico propicie condições de assimilar os anseios e posicionamentos da comunidade indígena diante das interações sociais/legais, como atores envolvidos e nem sempre considerados nesse processo. Para tal, a pesquisa se pautará em um delinear sensível.This study aims to record the memories constituents that make up the history of Indigenous School, Village M'byá Guarani, Sapukai in Angra dos Reis / RJ. Investigate how were woven the actions that led to establishment of the State School Indigenous Guarani Kiringuy Yvotyty since its inception as a community school to its current configuration as a state school. Therefore, we will seek to investigate social, intellectual and emotional political contexts are included in this scenario. We consider of great importance that our methodological approach providing conditions to assimilate the concerns and positions of the indigenous community on the social / legal interactions, as actors involved and not always considered in this process. To this end, the search shall be founded on a sensitive design.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoIndigenous SchoolSchool colonizingM'byá GuaraniTactics resistanceEscola IndígenaEscola colonizadoraGuarani M’byaTáticas de resistênciaCiências HumanasKyringue Ivotyty, um sonho de João, o Vera MirimKyringue Ivotyty, a dream of John the Vera Miriminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBibliografia AMORIM, Marilia. O pesquisador e seu outro:Bakhtin nas ciências humanas. São Paulo: Musa, 2004 ÂNGELO, Francisca Novatino. 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