Multinumeramentos em smartphones de alunos do Ensino Médio sob telas da neurociência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Wagner da Silveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9951
Resumo: Estar conectado é uma das principais características dos nossos estudantes que o fazem, invariavelmente, com a utilização de dispositivos móveis, dentre os quais merecem destaque os smartphones, aparelhos que funcionam quase como uma órtese para esse público. Sentimo-nos inclinados, desta forma, a investigar a inserção desse recurso em aulas que envolvem cálculos, com o propósito de investigar a possibilidade de emersão de múltiplas práticas de numeramento com alunos do ensino médio profissionalizante, do curso técnico de eletromecânica, quando os aprendizes se apropriam dessa tecnologia ao resolverem problemas elaborados com as lentes das atividades instigadoras. Sob uma abordagem baseada em uma dinâmica de ensino orientada pelas próprias demandas dos estudantes, criamos um grupo no WhatsApp que iniciou suas postagens após a publicação de um vídeo e provocação realizada por este pesquisador, professor regente da turma. As interações ocorridas naquele ambiente proporcionaram o aporte para elaborarmos e implementarmos tarefas, as quais foram realizadas presencialmente em grupos, trios ou duplas, durante o horário de nossas aulas, cujos cálculos pautaram-se no uso do aplicativo gratuito MyScript Calculator. Pressupostos da neurociência, como o processo de formação de imagens, foram usados para nos fornecer subsídios que permitissem analisar como os estudantes resgatam, manipulam, formam novas imagens e as oferecem (ou não) ao domínio público, a partir da interação com um objeto, mediada por múltiplos recursos, inclusive digitais, mais especificamente pelo smartphone. Resgatar e relacionar pesquisas acerca de numeramento e multiletramento, estas advindas do campo das linguagens, alicerçaram-nos quanto à observação das possibilidades referentes a práticas de numeramento. Gravações de áudio e vídeo, fotografias, folha de atividades dos alunos, resoluções no aplicativo, postagens no grupo de WhatsApp e diário do pesquisador foram os instrumentos que nos oportunizaram a coleta dos dados. Desta forma, a presente perscrutação ilustra resultados da implementação realizada, cuja análise revelou múltiplas formas de numeramento possibilitadas pelo emprego de recursos distintos na dinâmica de ensino proposta, cujo diálogo com os estudos sobre letramento, multiletramento e numeramento nos conduziu à conjectura de um novo construto, o multinumeramento Multinumeramento implica a apropriação simultânea, sem hierarquia ou predomínio, de múltiplas representações de numeramentos, possibilitadas por tecnologias diversas, inclusive as digitais, para lidar com informações que envolvem números, legitimando a participação do indivíduo em suas práticas sociais. Essas múltiplas representações, emergidas graças às diferentes alternativas possibilitadas pelo uso do smartphone e graças à dinâmica de aula compartilhada, aberta, orientada pelos interesses dos alunos, permitem a percepção, evocação, manipulação e formação de novas imagens. A forma como se desenhou este estudo vem a sugerir uma modalidade diferente de metodologia de pesquisa que carrega consigo traços de outros gêneros de investigações, convergindo e assegurando como possível contribuição de cunho metodológico que instiga novos horizontes.
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Tese (Doutorado em Educação) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9951Estar conectado é uma das principais características dos nossos estudantes que o fazem, invariavelmente, com a utilização de dispositivos móveis, dentre os quais merecem destaque os smartphones, aparelhos que funcionam quase como uma órtese para esse público. Sentimo-nos inclinados, desta forma, a investigar a inserção desse recurso em aulas que envolvem cálculos, com o propósito de investigar a possibilidade de emersão de múltiplas práticas de numeramento com alunos do ensino médio profissionalizante, do curso técnico de eletromecânica, quando os aprendizes se apropriam dessa tecnologia ao resolverem problemas elaborados com as lentes das atividades instigadoras. Sob uma abordagem baseada em uma dinâmica de ensino orientada pelas próprias demandas dos estudantes, criamos um grupo no WhatsApp que iniciou suas postagens após a publicação de um vídeo e provocação realizada por este pesquisador, professor regente da turma. As interações ocorridas naquele ambiente proporcionaram o aporte para elaborarmos e implementarmos tarefas, as quais foram realizadas presencialmente em grupos, trios ou duplas, durante o horário de nossas aulas, cujos cálculos pautaram-se no uso do aplicativo gratuito MyScript Calculator. Pressupostos da neurociência, como o processo de formação de imagens, foram usados para nos fornecer subsídios que permitissem analisar como os estudantes resgatam, manipulam, formam novas imagens e as oferecem (ou não) ao domínio público, a partir da interação com um objeto, mediada por múltiplos recursos, inclusive digitais, mais especificamente pelo smartphone. Resgatar e relacionar pesquisas acerca de numeramento e multiletramento, estas advindas do campo das linguagens, alicerçaram-nos quanto à observação das possibilidades referentes a práticas de numeramento. Gravações de áudio e vídeo, fotografias, folha de atividades dos alunos, resoluções no aplicativo, postagens no grupo de WhatsApp e diário do pesquisador foram os instrumentos que nos oportunizaram a coleta dos dados. Desta forma, a presente perscrutação ilustra resultados da implementação realizada, cuja análise revelou múltiplas formas de numeramento possibilitadas pelo emprego de recursos distintos na dinâmica de ensino proposta, cujo diálogo com os estudos sobre letramento, multiletramento e numeramento nos conduziu à conjectura de um novo construto, o multinumeramento Multinumeramento implica a apropriação simultânea, sem hierarquia ou predomínio, de múltiplas representações de numeramentos, possibilitadas por tecnologias diversas, inclusive as digitais, para lidar com informações que envolvem números, legitimando a participação do indivíduo em suas práticas sociais. Essas múltiplas representações, emergidas graças às diferentes alternativas possibilitadas pelo uso do smartphone e graças à dinâmica de aula compartilhada, aberta, orientada pelos interesses dos alunos, permitem a percepção, evocação, manipulação e formação de novas imagens. A forma como se desenhou este estudo vem a sugerir uma modalidade diferente de metodologia de pesquisa que carrega consigo traços de outros gêneros de investigações, convergindo e assegurando como possível contribuição de cunho metodológico que instiga novos horizontes.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorBeing connected is one of the main characteristics of our students who invariably do it with the use of mobile devices, between them the smartphones, devices that work almost like a bracings for this students. In this way, we are inclined to investigate the insertion of this resource into classes involving calculations, with the purpose of investigating the possibility of emerging multiple numeracy practices with students of the vocational high school, of the electromechanical course, when apprentices appropriate this technology by solving activities within an instigating proposal. Under an approach based on a teaching dynamics driven by the students' own demands, we created a group in WhatsApp that initiated their postings after the publication of a video and provocation carried out by this researcher, regent teacher of the class. The interactions that occurred in that environment provided the input for the elaboration and implementation of tasks, which were carried out in groups, trios or pairs, during the hours of our classes, whose calculations were based on the use of the free application MyScript Calculator. Neuroscience assumptions, such as the imaging process, were used to provide us with insights that allow us to analyze how students retrieve, manipulate, form new images and offer them (or not) to the public domain, from interaction with an object, mediated by multiple resources, including digital, more specifically by the smartphone. Rescuing and relating research on numeracy and multiliteracy, these coming from the field of languages, based them on the observation of possibilities regarding numeracy practices. Audio and video recordings, photographs, student activity sheet, in app resolutions, posts in the WhatsApp group, and the researcher's journal were the instruments that gave us the opportunity to collect data. In this way, the present investigation shows results of the performed implementation, whose analysis revealed multiple forms of numeracy made possible by the use of different resources in the proposed teaching dynamics, whose dialogue with studies on literacy, multiliteracy and numeracy led us to the conjecture of a new construct, the multinumeracy. Multinumeracy implies the simultaneous appropriation, without hierarchy or predominance, of multiple representations of numeracies, made possible by diverse technologies, including digital ones, to deal with information that involves numbers, legitimizing the participation of the individual in his social practices. These multiple representations, created thanks to the different alternatives made possible by the use of the smartphone and thanks to the shared, open classroom dynamics, guided by the students' interests, allow the perception, evocation, manipulation and formation of new images. The way in which this study was designed suggests a different modality of research methodology that carries with it traces of other research genres, converging and ensuring as possible a methodological contribution that instigates new horizons.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto de EducaçãoSmartphonesWhatsAppMyScript CalculatorMultinumeramentoNeurociênciaSmartphonesWhatsAppMyScript CalculatorMultinumeracyNeuroscienceEducaçãoMultinumeramentos em smartphones de alunos do Ensino Médio sob telas da neurociênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Dicionário escolar da língua portuguesa. 2ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. ADELINO, P. R.; FONSECA, M. C. F. R. 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description Estar conectado é uma das principais características dos nossos estudantes que o fazem, invariavelmente, com a utilização de dispositivos móveis, dentre os quais merecem destaque os smartphones, aparelhos que funcionam quase como uma órtese para esse público. Sentimo-nos inclinados, desta forma, a investigar a inserção desse recurso em aulas que envolvem cálculos, com o propósito de investigar a possibilidade de emersão de múltiplas práticas de numeramento com alunos do ensino médio profissionalizante, do curso técnico de eletromecânica, quando os aprendizes se apropriam dessa tecnologia ao resolverem problemas elaborados com as lentes das atividades instigadoras. Sob uma abordagem baseada em uma dinâmica de ensino orientada pelas próprias demandas dos estudantes, criamos um grupo no WhatsApp que iniciou suas postagens após a publicação de um vídeo e provocação realizada por este pesquisador, professor regente da turma. As interações ocorridas naquele ambiente proporcionaram o aporte para elaborarmos e implementarmos tarefas, as quais foram realizadas presencialmente em grupos, trios ou duplas, durante o horário de nossas aulas, cujos cálculos pautaram-se no uso do aplicativo gratuito MyScript Calculator. Pressupostos da neurociência, como o processo de formação de imagens, foram usados para nos fornecer subsídios que permitissem analisar como os estudantes resgatam, manipulam, formam novas imagens e as oferecem (ou não) ao domínio público, a partir da interação com um objeto, mediada por múltiplos recursos, inclusive digitais, mais especificamente pelo smartphone. Resgatar e relacionar pesquisas acerca de numeramento e multiletramento, estas advindas do campo das linguagens, alicerçaram-nos quanto à observação das possibilidades referentes a práticas de numeramento. Gravações de áudio e vídeo, fotografias, folha de atividades dos alunos, resoluções no aplicativo, postagens no grupo de WhatsApp e diário do pesquisador foram os instrumentos que nos oportunizaram a coleta dos dados. Desta forma, a presente perscrutação ilustra resultados da implementação realizada, cuja análise revelou múltiplas formas de numeramento possibilitadas pelo emprego de recursos distintos na dinâmica de ensino proposta, cujo diálogo com os estudos sobre letramento, multiletramento e numeramento nos conduziu à conjectura de um novo construto, o multinumeramento Multinumeramento implica a apropriação simultânea, sem hierarquia ou predomínio, de múltiplas representações de numeramentos, possibilitadas por tecnologias diversas, inclusive as digitais, para lidar com informações que envolvem números, legitimando a participação do indivíduo em suas práticas sociais. Essas múltiplas representações, emergidas graças às diferentes alternativas possibilitadas pelo uso do smartphone e graças à dinâmica de aula compartilhada, aberta, orientada pelos interesses dos alunos, permitem a percepção, evocação, manipulação e formação de novas imagens. A forma como se desenhou este estudo vem a sugerir uma modalidade diferente de metodologia de pesquisa que carrega consigo traços de outros gêneros de investigações, convergindo e assegurando como possível contribuição de cunho metodológico que instiga novos horizontes.
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