Pressupostos e implícitos: facilitadores da produção de sentido em tirinhas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Ana Carolina Barbosa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15386
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo verificar se o reconhecimento de elementos subentendidos auxilia o aluno dos anos finais do ensino fundamental a produzir sentido ao ler tiras cômicas. Trata-se de uma pesquisa-ação que investiga como o aluno lê textos multimodais do gênero tira e como o professor pode aprimorar seu trabalho de mediador da relação leitor-texto-autor. A pesquisa engloba alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública do município do Rio de Janeiro, ano escolar cujo currículo a nível nacional e a nível municipal não prevê o ensino das noções de informações subentendidas. Lidar com pressupostos e implícitos fica a cargo apenas do ensino médio, e tentamos, por meio deste trabalho, mostrar que não há uma série escolar mais ou menos adequada para se ensinar essa ou aquela noção. O corpus utilizado é composto por tiras cômicas de “Hagar, o Horrível”, criadas primeiramente por Dik Browne e, hoje, feitas por seu filho, Chris Browne. Este estudo está fundamentado nas teorias da Linguística Textual (KOCH, 1997; 1997; 2007; KOCH; ELIAS, 2015) e nos conceitos de tiras formulados por Ramos (2010; 2012; 2017) e Carvalho (2006). Assim, nesta pesquisa, sugerimos um roteiro de atividades interpretativas para que o aluno identifique não só pressupostos e elementos que os pressupõem, mas também informações implícitas e a tentativa de explicitá-las. Os alunos responderam a questões discursivas sobre tiras do personagem já citado em dois momentos distintos: antes e depois do contato com o conceito de pressupostos e implícitos (FIORIN; SAVIOLI, 2003). Para analisar a produção de sentido dos alunos, utilizamos tanto a abordagem qualitativa, com a elaboração de tabelas e gráficos daqueles dois momentos, a fim de compararmos as respostas que os alunos deram antes e depois. Como resultado, a análise das respostas dos alunos e dos números apresentados pelos gráficos e tabelas nos revela que identificar pressupostos e implícitos funciona como estratégia de leitura eficaz na produção de sentido de tiras cômicas; contudo, muito ainda precisa ser feito para melhorar as aulas de compreensão de texto, seja ele multimodal ou não.
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spelling Guimarães, Ana Carolina BarbosaRodrigues, GersonRodrigues, GersonPinto, Maria Isaura RodriguesSilva, Simone Batista dahttp://lattes.cnpq.br/00409010539930672023-12-22T03:16:46Z2023-12-22T03:16:46Z2019-04-18GUIMARÃES, Ana Carolina Barbosa. Pressupostos e implícitos: facilitadores da produção de sentido em tirinhas. 2019. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15386A presente pesquisa tem como objetivo verificar se o reconhecimento de elementos subentendidos auxilia o aluno dos anos finais do ensino fundamental a produzir sentido ao ler tiras cômicas. Trata-se de uma pesquisa-ação que investiga como o aluno lê textos multimodais do gênero tira e como o professor pode aprimorar seu trabalho de mediador da relação leitor-texto-autor. A pesquisa engloba alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública do município do Rio de Janeiro, ano escolar cujo currículo a nível nacional e a nível municipal não prevê o ensino das noções de informações subentendidas. Lidar com pressupostos e implícitos fica a cargo apenas do ensino médio, e tentamos, por meio deste trabalho, mostrar que não há uma série escolar mais ou menos adequada para se ensinar essa ou aquela noção. O corpus utilizado é composto por tiras cômicas de “Hagar, o Horrível”, criadas primeiramente por Dik Browne e, hoje, feitas por seu filho, Chris Browne. Este estudo está fundamentado nas teorias da Linguística Textual (KOCH, 1997; 1997; 2007; KOCH; ELIAS, 2015) e nos conceitos de tiras formulados por Ramos (2010; 2012; 2017) e Carvalho (2006). Assim, nesta pesquisa, sugerimos um roteiro de atividades interpretativas para que o aluno identifique não só pressupostos e elementos que os pressupõem, mas também informações implícitas e a tentativa de explicitá-las. Os alunos responderam a questões discursivas sobre tiras do personagem já citado em dois momentos distintos: antes e depois do contato com o conceito de pressupostos e implícitos (FIORIN; SAVIOLI, 2003). Para analisar a produção de sentido dos alunos, utilizamos tanto a abordagem qualitativa, com a elaboração de tabelas e gráficos daqueles dois momentos, a fim de compararmos as respostas que os alunos deram antes e depois. Como resultado, a análise das respostas dos alunos e dos números apresentados pelos gráficos e tabelas nos revela que identificar pressupostos e implícitos funciona como estratégia de leitura eficaz na produção de sentido de tiras cômicas; contudo, muito ainda precisa ser feito para melhorar as aulas de compreensão de texto, seja ele multimodal ou não.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe current research aims at verifying whether the recognition of presupposed and implied elements helps the student of the final years of elementary school produce meaning when reading comic strips. It is a research-action that investigates how the student reads multimodal texts of the genre comic strip and how the teacher can improve his or her work as a mediator of the reader-text-author relation. This research involves students of the sixth year of the elementary school from a public institution in the city of Rio de Janeiro, school year whose contents on a national and a city level do not suggest teaching implied information as a notion. Dealing with presuppositions and implied information is due to high school years, and we tried, through this work, to show that there is not a school year that would be more or less adequate for the teaching of this or that notion. The corpus used is composed by comic strips from “Hagar, the Horrible”, first created by Dik Browne, and, today, made by his son, Chris Browne. This study is based on the theories of Textual Linguistics (KOCH, 1997; 1997; 2007; KOCH; ELIAS, 2015) and in the concepts of comic strips formulated by Ramos (2010; 2012; 2017) and Carvalho (2006). Therefore, in this research, we suggest a script of activities of text interpretation so the student can identify not only presuppositions and elements that presuppose them, as well implied information and the attempt of make them explicit. The students answered discursive questions about comic strips of the mentioned character in two different moments: before and after getting in contact with the concepts of presuppositions and implied information (FIORIN; SAVIOLI, 2003). To analyze the meaning production of the students, we used quantitative and qualitative approaches, elaborating tables and graphics of those two moments, so that we could compare the answers given before and after. As a result, the analysis of students‟ answers, the tables, and graphics reveals that identifying presuppositions and implied information works as an efficient reading strategy in the meaning production of comic strips. However, there is much more to be done to improve the quality of reading comprehension classes, whether the text is multimodal or not.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisTiras cômicasPressupostosImplícitosLinguística TextualComic stripsPresuppositionImplied informationTextual LinguisticsLetrasPressupostos e implícitos: facilitadores da produção de sentido em tirinhasPressuppositions and implied information: enablers of the making of meaning in comic stripsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABAURRE, M. L.; PONTARA, M. N.; FADEL, T. Português: língua, literatura, produção de texto: volume único. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2004. __________. Português: língua e literatura: volume único. São Paulo: Moderna, 2000. ABAURRE, M. L. M.; ABAURRE, M. B. M.; PONTARA, M. Português: contexto, interlocução e sentido. v. 1. 2. ed. 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description A presente pesquisa tem como objetivo verificar se o reconhecimento de elementos subentendidos auxilia o aluno dos anos finais do ensino fundamental a produzir sentido ao ler tiras cômicas. Trata-se de uma pesquisa-ação que investiga como o aluno lê textos multimodais do gênero tira e como o professor pode aprimorar seu trabalho de mediador da relação leitor-texto-autor. A pesquisa engloba alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública do município do Rio de Janeiro, ano escolar cujo currículo a nível nacional e a nível municipal não prevê o ensino das noções de informações subentendidas. Lidar com pressupostos e implícitos fica a cargo apenas do ensino médio, e tentamos, por meio deste trabalho, mostrar que não há uma série escolar mais ou menos adequada para se ensinar essa ou aquela noção. O corpus utilizado é composto por tiras cômicas de “Hagar, o Horrível”, criadas primeiramente por Dik Browne e, hoje, feitas por seu filho, Chris Browne. Este estudo está fundamentado nas teorias da Linguística Textual (KOCH, 1997; 1997; 2007; KOCH; ELIAS, 2015) e nos conceitos de tiras formulados por Ramos (2010; 2012; 2017) e Carvalho (2006). Assim, nesta pesquisa, sugerimos um roteiro de atividades interpretativas para que o aluno identifique não só pressupostos e elementos que os pressupõem, mas também informações implícitas e a tentativa de explicitá-las. Os alunos responderam a questões discursivas sobre tiras do personagem já citado em dois momentos distintos: antes e depois do contato com o conceito de pressupostos e implícitos (FIORIN; SAVIOLI, 2003). Para analisar a produção de sentido dos alunos, utilizamos tanto a abordagem qualitativa, com a elaboração de tabelas e gráficos daqueles dois momentos, a fim de compararmos as respostas que os alunos deram antes e depois. Como resultado, a análise das respostas dos alunos e dos números apresentados pelos gráficos e tabelas nos revela que identificar pressupostos e implícitos funciona como estratégia de leitura eficaz na produção de sentido de tiras cômicas; contudo, muito ainda precisa ser feito para melhorar as aulas de compreensão de texto, seja ele multimodal ou não.
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