Tiras cômicas: como podem ser lidas?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/11600/69534 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é refletir sobre como pode ocorrer a leitura de tiras cômicas e se há diferentes graus de compreensão. Os livros teóricos sobre quadrinhos afirmam que há certas convenções para a leitura de uma tira, como os quadrinhos serem lidos de cima para baixo e, no Ocidente, da esquerda para a direita, mas com o gênero se tornando cada vez mais fluido, verificaremos se essa concepção ainda vale para todas as propostas de tiras cômicas. Acreditamos que uma pesquisa como essa seja importante para compreendermos como se realiza o processo para a construção de sentido durante a leitura. É possível que esse processo possa variar a cada pessoa ou formato do gênero. Assim, apesar de podermos chegar à mesma compreensão de um texto, podem-se fazer processos diferentes para chegarmos a ela. A pesquisa consistiu em um corpus com dez tiras cômicas selecionadas por suas características e especificidades. A reflexão foi ancorada na Linguística Textual e, para fundamentar a nossa discussão, valemo-nos de Cavalcante (2020), Koch (2010, 2015, 2015) e Marcuschi (2008), que abordam o processo de leitura dentro desse campo teórico. Da área dos Quadrinhos, trabalhamos com Ramos (2012) e Vergueiro (2012), estudiosos que propõem uma alfabetização nessa linguagem, e McCloud (2004) e Eisner (2010), quadrinistas que também teorizam sobre o processo de criação do gênero. É a partir desse arcabouço teórico que analisamos as tiras selecionadas e refletimos sobre os possíveis caminhos de leituras adotados para a compreensão delas. |
id |
UFSP_83094ac5ba0a0e233ac11e8a764c20ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/69534 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Sousa, Gabriela Silva Viana [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/9107814322189030http://lattes.cnpq.br/6622602721067546Ramos, Paulo Eduardo [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH2023-11-24T14:33:09Z2023-11-24T14:33:09Z2023-08-30https://repositorio.unifesp.br/11600/69534O objetivo desta pesquisa é refletir sobre como pode ocorrer a leitura de tiras cômicas e se há diferentes graus de compreensão. Os livros teóricos sobre quadrinhos afirmam que há certas convenções para a leitura de uma tira, como os quadrinhos serem lidos de cima para baixo e, no Ocidente, da esquerda para a direita, mas com o gênero se tornando cada vez mais fluido, verificaremos se essa concepção ainda vale para todas as propostas de tiras cômicas. Acreditamos que uma pesquisa como essa seja importante para compreendermos como se realiza o processo para a construção de sentido durante a leitura. É possível que esse processo possa variar a cada pessoa ou formato do gênero. Assim, apesar de podermos chegar à mesma compreensão de um texto, podem-se fazer processos diferentes para chegarmos a ela. A pesquisa consistiu em um corpus com dez tiras cômicas selecionadas por suas características e especificidades. A reflexão foi ancorada na Linguística Textual e, para fundamentar a nossa discussão, valemo-nos de Cavalcante (2020), Koch (2010, 2015, 2015) e Marcuschi (2008), que abordam o processo de leitura dentro desse campo teórico. Da área dos Quadrinhos, trabalhamos com Ramos (2012) e Vergueiro (2012), estudiosos que propõem uma alfabetização nessa linguagem, e McCloud (2004) e Eisner (2010), quadrinistas que também teorizam sobre o processo de criação do gênero. É a partir desse arcabouço teórico que analisamos as tiras selecionadas e refletimos sobre os possíveis caminhos de leituras adotados para a compreensão delas.The objective of this research is to reflect on how comic strips can be read and if there are different degrees of understanding. Comics theory books claim that there are certain conventions for reading a strip, such as comics being read top to bottom and, in the West, left to right, but with the genre becoming more and more fluid, we'll see if this rule still applies to all proposals for comic strips. We believe that research like this is important for us to understand how the process of constructing meaning during reading takes place. We believe that this process may vary from person to person. Thus, although we can arrive at the same understanding of a text, different processes can be used to arrive at it. The research consisted of a corpus with ten comic strips selected for their characteristics and specificities. The reflection was anchored in Textual Linguistics and, to support our discussion, we used Cavalcante (2020), Koch (2010, 2015, 2015) and Marcuschi (2008), who address the reading process within this theoretical field. From the field of Comics, we worked with Ramos (2012) and Vergueiro (2012), scholars who propose literacy in this language, and McCloud (2004) and Eisner (2010), comic artists who also theorize about the process of creating the genre. It is from this theoretical framework that we analyze the selected strips and reflect on the possible ways of reading adopted for their understanding.Não recebi financiamento96 f.porUniversidade Federal de São PauloQuadrinhosTira cômicaLeituraSentidoLinguística TextualComicsComic StripReadingTextual LinguisticsTiras cômicas: como podem ser lidas?Comic strips: how can they be read?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)LetrasEstudos LinguísticosLinguagem e(m) novos contextosORIGINALDISSERTAÇÃO - GABRIELA - VERSÃO FINAL CORRIGIDA - 22.11.pdfDISSERTAÇÃO - GABRIELA - VERSÃO FINAL CORRIGIDA - 22.11.pdfapplication/pdf4714683${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69534/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20GABRIELA%20-%20VERS%c3%83O%20FINAL%20CORRIGIDA%20-%2022.11.pdf3af5eb0098ed00fef074b6e5cba9016dMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85791${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69534/2/license.txt577714c6aafb0c5100ceba2e9b006255MD52open accessTEXTDISSERTAÇÃO - GABRIELA - VERSÃO FINAL CORRIGIDA - 22.11.pdf.txtDISSERTAÇÃO - GABRIELA - VERSÃO FINAL CORRIGIDA - 22.11.pdf.txtExtracted texttext/plain129941${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69534/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20GABRIELA%20-%20VERS%c3%83O%20FINAL%20CORRIGIDA%20-%2022.11.pdf.txt9a8385425fc6bf463d0cc0fd0b709894MD56open accessTHUMBNAILDISSERTAÇÃO - GABRIELA - VERSÃO FINAL CORRIGIDA - 22.11.pdf.jpgDISSERTAÇÃO - GABRIELA - VERSÃO FINAL CORRIGIDA - 22.11.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3478${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69534/8/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20GABRIELA%20-%20VERS%c3%83O%20FINAL%20CORRIGIDA%20-%2022.11.pdf.jpg8602f153a5e93bf2e0bf6cd887fbe108MD58open access11600/695342023-12-06 20:29:41.65open accessoai:repositorio.unifesp.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-12-06T23:29:41Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tiras cômicas: como podem ser lidas? |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Comic strips: how can they be read? |
title |
Tiras cômicas: como podem ser lidas? |
spellingShingle |
Tiras cômicas: como podem ser lidas? Sousa, Gabriela Silva Viana [UNIFESP] Quadrinhos Tira cômica Leitura Sentido Linguística Textual Comics Comic Strip Reading Textual Linguistics |
title_short |
Tiras cômicas: como podem ser lidas? |
title_full |
Tiras cômicas: como podem ser lidas? |
title_fullStr |
Tiras cômicas: como podem ser lidas? |
title_full_unstemmed |
Tiras cômicas: como podem ser lidas? |
title_sort |
Tiras cômicas: como podem ser lidas? |
author |
Sousa, Gabriela Silva Viana [UNIFESP] |
author_facet |
Sousa, Gabriela Silva Viana [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9107814322189030 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6622602721067546 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Gabriela Silva Viana [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, Paulo Eduardo [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Ramos, Paulo Eduardo [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Quadrinhos Tira cômica Leitura Sentido Linguística Textual Comics Comic Strip Reading Textual Linguistics |
topic |
Quadrinhos Tira cômica Leitura Sentido Linguística Textual Comics Comic Strip Reading Textual Linguistics |
description |
O objetivo desta pesquisa é refletir sobre como pode ocorrer a leitura de tiras cômicas e se há diferentes graus de compreensão. Os livros teóricos sobre quadrinhos afirmam que há certas convenções para a leitura de uma tira, como os quadrinhos serem lidos de cima para baixo e, no Ocidente, da esquerda para a direita, mas com o gênero se tornando cada vez mais fluido, verificaremos se essa concepção ainda vale para todas as propostas de tiras cômicas. Acreditamos que uma pesquisa como essa seja importante para compreendermos como se realiza o processo para a construção de sentido durante a leitura. É possível que esse processo possa variar a cada pessoa ou formato do gênero. Assim, apesar de podermos chegar à mesma compreensão de um texto, podem-se fazer processos diferentes para chegarmos a ela. A pesquisa consistiu em um corpus com dez tiras cômicas selecionadas por suas características e especificidades. A reflexão foi ancorada na Linguística Textual e, para fundamentar a nossa discussão, valemo-nos de Cavalcante (2020), Koch (2010, 2015, 2015) e Marcuschi (2008), que abordam o processo de leitura dentro desse campo teórico. Da área dos Quadrinhos, trabalhamos com Ramos (2012) e Vergueiro (2012), estudiosos que propõem uma alfabetização nessa linguagem, e McCloud (2004) e Eisner (2010), quadrinistas que também teorizam sobre o processo de criação do gênero. É a partir desse arcabouço teórico que analisamos as tiras selecionadas e refletimos sobre os possíveis caminhos de leituras adotados para a compreensão delas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-24T14:33:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-24T14:33:09Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-08-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/11600/69534 |
url |
https://repositorio.unifesp.br/11600/69534 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
96 f. |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69534/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20GABRIELA%20-%20VERS%c3%83O%20FINAL%20CORRIGIDA%20-%2022.11.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69534/2/license.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69534/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20GABRIELA%20-%20VERS%c3%83O%20FINAL%20CORRIGIDA%20-%2022.11.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69534/8/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20GABRIELA%20-%20VERS%c3%83O%20FINAL%20CORRIGIDA%20-%2022.11.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3af5eb0098ed00fef074b6e5cba9016d 577714c6aafb0c5100ceba2e9b006255 9a8385425fc6bf463d0cc0fd0b709894 8602f153a5e93bf2e0bf6cd887fbe108 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764248614436864 |