Cognição e compreensão leitora com perguntas inferenciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Josiane Bastos de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15487
Resumo: Esta dissertação é um trabalho com aporte teórico na área das Ciências da Cognição, na linha de pesquisa em Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas e busca, por meio de natureza qualitativa (DENZIN; LINCON, 2006), com metodologia qualitativa e interpretativa, com observação participante da pesquisadora (BRYMAN, 2001), tendo como objetivo geral conhecer como os aprendizes realizam integrações conceptuais de Alto Nível Inferencial e Reflevivo Global (APLLEGATE, M.; QUINN K. B. E APPLEGATE, A., 2002), em situações didáticas de compreensão leitora (VARGAS, 2012; GERHARDT, 2009, 2015, 2019; GERHARDT; VARGAS, 2010). Para tanto, elaborou-se um Teste-Diagnóstico de compreensão leitora com perguntas inferenciais (TDCL.inf.), considerando o estabelecimento de inferenciais de Alto nível e Reflexivo global que demandam a integração conceptual de frames e informações intratextuais, possibilitando a construção de sentidos de diversos olhares e impressões a respeito do mundo (DUQUE, 2015; VARGAS, 2013). A análise da investigação científica baseia-se nos corpora que se configuram pelas respostas dos aprendizes do 9º ano de ensino Fundamental de uma escola pública municipal do Rio de Janeiro. Na relação da análise com os aportes teóricos, entende-se que a compreensão leitora é uma prática social e pedagógica por excelência no processo de ensino-aprendizado (STENBERG, 2008; VARGAS, 2018; MARTINS, 2013; SPINILLO, 2008; GERHARDT, 2014; COLOMBER; CAMPS, 2002) em termos de figurar a cognição como corporificada a fatores da ordem do social, cultura, subjetivo e interacional (DUQUE, 2015; VARGAS, 2017, 2015, 2013). Esta pesquisa pretendeu trazer significativas contribuições no que diz respeito à compreensão do texto como processo constitutivo à cognição humana na sua integralidade e no espaço escolar.
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spelling Souza, Josiane Bastos deRoxo, Maria do Rosário da Silva677.965.247-49Roxo, Maria do Rosário da SilvaGerhardt, Ana Flávia Lopes MagelaCosta, Wagner Alexandre dos Santos082.832.937-02http://lattes.cnpq.br/40175404839044742023-12-22T03:18:02Z2023-12-22T03:18:02Z2020-06-25SOUZA. Josiane Bastos de. Cognição e compreensão leitora com perguntas inferenciais. 2020. 138 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15487Esta dissertação é um trabalho com aporte teórico na área das Ciências da Cognição, na linha de pesquisa em Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas e busca, por meio de natureza qualitativa (DENZIN; LINCON, 2006), com metodologia qualitativa e interpretativa, com observação participante da pesquisadora (BRYMAN, 2001), tendo como objetivo geral conhecer como os aprendizes realizam integrações conceptuais de Alto Nível Inferencial e Reflevivo Global (APLLEGATE, M.; QUINN K. B. E APPLEGATE, A., 2002), em situações didáticas de compreensão leitora (VARGAS, 2012; GERHARDT, 2009, 2015, 2019; GERHARDT; VARGAS, 2010). Para tanto, elaborou-se um Teste-Diagnóstico de compreensão leitora com perguntas inferenciais (TDCL.inf.), considerando o estabelecimento de inferenciais de Alto nível e Reflexivo global que demandam a integração conceptual de frames e informações intratextuais, possibilitando a construção de sentidos de diversos olhares e impressões a respeito do mundo (DUQUE, 2015; VARGAS, 2013). A análise da investigação científica baseia-se nos corpora que se configuram pelas respostas dos aprendizes do 9º ano de ensino Fundamental de uma escola pública municipal do Rio de Janeiro. Na relação da análise com os aportes teóricos, entende-se que a compreensão leitora é uma prática social e pedagógica por excelência no processo de ensino-aprendizado (STENBERG, 2008; VARGAS, 2018; MARTINS, 2013; SPINILLO, 2008; GERHARDT, 2014; COLOMBER; CAMPS, 2002) em termos de figurar a cognição como corporificada a fatores da ordem do social, cultura, subjetivo e interacional (DUQUE, 2015; VARGAS, 2017, 2015, 2013). Esta pesquisa pretendeu trazer significativas contribuições no que diz respeito à compreensão do texto como processo constitutivo à cognição humana na sua integralidade e no espaço escolar.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis dissertation is a work with theoretical contribution in the area of Cognition Sciences, in the line of research in Reading and Textual Production: social diversity and practices and search, through qualitative nature (DENZIN; LINCON, 2006), with qualitative and interpretative methodology, with participant observation of the researcher (BRYMAN, 2001), having as general objective to know how the apprentices perform conceptual integrations of High Inferential Level and Global Reflevivo (APLLEGATE, M.QUINN K. B. AND APPLEGATE, A.., 2002), in didactic situations of reading comprehension (VARGAS, 2012; GERHARDT, 2009, 2015, 2019; GERHARDT; VARGAS, 2010). For this purpose, a Diagnostic Test of reading comprehension with inferential questions (TDCL.inf.) was elaborated, considering the establishment of high level inferentials and global Reflexibility that demand the conceptual integration of frames and intratextual information, enabling the construction of senses from different perspectives and impressions about the world (DUQUE, 2015; VARGAS, 2013). The analysis of scientific research is based on the corpora that are shaped by the responses of the 9th grade apprentices of a municipal public school in Rio de Janeiro. In the relationship between analysis and theoretical contributions, it is understood that reading comprehension is a social and pedagogical practice par excellence in the teaching-learning process (STENBERG, 2008; VARGAS, 2018; MARTINS, 2013; SPINILLO, 2008; GERHARDT, 2014; COLOMBER; CAMPS, 2002) in terms of figuring cognition as embodied in factors of the social, cultural, subjective and inter-national order (DUQUE, 2015; VARGAS, 2017, 2015, 2013). This research aimed to bring significant contributions in terms of understanding the text as a constitutive process to human cognition in its entirety and in the school space.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociaiscogniçãocompreensão leitoraframesinferênciasintegração conceptualcognitionreading comprehensionframes, inferencesconceptual integrationsLetrasCognição e compreensão leitora com perguntas inferenciaisCognition and reading comprehension with inferential questionsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAPPLEGATE, M. D.; QUINN, K. B.; APPLEGATE, A. J. Levels of thinking required by comprehension questions in informal reading inventories. In The Reading Teacher, v.56, n.2, p. 174-180. New Jersey: Wiley. Oct 2002. ARROJO, R. (Org.) (1992) O signo desconstruído: implicações para a tradução, a leitura e o ensino. Campinas: Pontes. 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description Esta dissertação é um trabalho com aporte teórico na área das Ciências da Cognição, na linha de pesquisa em Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas e busca, por meio de natureza qualitativa (DENZIN; LINCON, 2006), com metodologia qualitativa e interpretativa, com observação participante da pesquisadora (BRYMAN, 2001), tendo como objetivo geral conhecer como os aprendizes realizam integrações conceptuais de Alto Nível Inferencial e Reflevivo Global (APLLEGATE, M.; QUINN K. B. E APPLEGATE, A., 2002), em situações didáticas de compreensão leitora (VARGAS, 2012; GERHARDT, 2009, 2015, 2019; GERHARDT; VARGAS, 2010). Para tanto, elaborou-se um Teste-Diagnóstico de compreensão leitora com perguntas inferenciais (TDCL.inf.), considerando o estabelecimento de inferenciais de Alto nível e Reflexivo global que demandam a integração conceptual de frames e informações intratextuais, possibilitando a construção de sentidos de diversos olhares e impressões a respeito do mundo (DUQUE, 2015; VARGAS, 2013). A análise da investigação científica baseia-se nos corpora que se configuram pelas respostas dos aprendizes do 9º ano de ensino Fundamental de uma escola pública municipal do Rio de Janeiro. Na relação da análise com os aportes teóricos, entende-se que a compreensão leitora é uma prática social e pedagógica por excelência no processo de ensino-aprendizado (STENBERG, 2008; VARGAS, 2018; MARTINS, 2013; SPINILLO, 2008; GERHARDT, 2014; COLOMBER; CAMPS, 2002) em termos de figurar a cognição como corporificada a fatores da ordem do social, cultura, subjetivo e interacional (DUQUE, 2015; VARGAS, 2017, 2015, 2013). Esta pesquisa pretendeu trazer significativas contribuições no que diz respeito à compreensão do texto como processo constitutivo à cognição humana na sua integralidade e no espaço escolar.
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