A voz dos muros em uma análise discursiva: a pichação como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento da leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cristina Lúcia de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15472
Resumo: O presente trabalho partiu da busca por práticas que auxiliem de maneira efetiva a formação do sujeito-leitor. Apresenta o desenvolvimento, aplicação e análise de uma proposta de intervenção pedagógica para a reflexão em ensino-aprendizagem de leitura e escrita no ano final do Ensino Fundamental na Educação de Jovens e Adultos. Fundamentada no aporte teórico da Análise do Discurso de linha francesa, a proposta desenvolve um conjunto de atividades voltadas a práticas de leitura vivenciadas no espaço urbano de Volta Redonda/RJ, local da pesquisa, do gênero discursivo pichação, e, como forma de registro dessas leituras, a escrita de comentários para a publicação em um blog coletivo da turma. A seleção do gênero pichação visa contribuir para a ampliação das possibilidades de leitura em sala de aula, frequentemente, limitadas aos manuais didáticos e distanciadas do cotidiano do aluno, assim como a temática abordada acerca das problemáticas locais pretende estimular o exercício da cidadania em uma prática social crítica e efetiva. Para tanto, o trabalho se apoia em uma metodologia de natureza qualitativa referida por Bortoni-Ricardo (2008), nos moldes da pesquisa-ação, de acordo com Barbier (2002). O suporte teórico é alicerçado na Análise do Discurso com as contribuições de Pêcheux (1995), Orlandi (2001, 2009, 2012, 2015, 2017), Brandão (2004), Indursky (2007, 2010, 2017) e Lagazzi-Rodrigues (2017). E ainda nos estudos acerca dos gêneros do discurso de Bakthin (2016), e estudos de Freire (1982), com sua proposta político-pedagógica. Para a análise de resultados, foram observados os gestos interpretativos no registro de cinco etapas de atividades realizadas, a fim de compreender os modos de produção de sentido e ampliar as habilidades discursivas no estudo do texto.
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spelling Oliveira, Cristina Lúcia deFonseca, Rívia Silveira036.938.777-50Fonseca, Rívia SilveiraRodrigues, AndréaCosta, Wagner Alexandre dos Santos109.016.377-00https://orcid.org/0000-0002-0857-0441http://lattes.cnpq.br/03287240055137632023-12-22T03:17:51Z2023-12-22T03:17:51Z2020-08-27OLIVEIRA, Cristina Lúcia de. A voz dos muros em uma análise discursiva: a pichação como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento da leitura. 2020. 194 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15472O presente trabalho partiu da busca por práticas que auxiliem de maneira efetiva a formação do sujeito-leitor. Apresenta o desenvolvimento, aplicação e análise de uma proposta de intervenção pedagógica para a reflexão em ensino-aprendizagem de leitura e escrita no ano final do Ensino Fundamental na Educação de Jovens e Adultos. Fundamentada no aporte teórico da Análise do Discurso de linha francesa, a proposta desenvolve um conjunto de atividades voltadas a práticas de leitura vivenciadas no espaço urbano de Volta Redonda/RJ, local da pesquisa, do gênero discursivo pichação, e, como forma de registro dessas leituras, a escrita de comentários para a publicação em um blog coletivo da turma. A seleção do gênero pichação visa contribuir para a ampliação das possibilidades de leitura em sala de aula, frequentemente, limitadas aos manuais didáticos e distanciadas do cotidiano do aluno, assim como a temática abordada acerca das problemáticas locais pretende estimular o exercício da cidadania em uma prática social crítica e efetiva. Para tanto, o trabalho se apoia em uma metodologia de natureza qualitativa referida por Bortoni-Ricardo (2008), nos moldes da pesquisa-ação, de acordo com Barbier (2002). O suporte teórico é alicerçado na Análise do Discurso com as contribuições de Pêcheux (1995), Orlandi (2001, 2009, 2012, 2015, 2017), Brandão (2004), Indursky (2007, 2010, 2017) e Lagazzi-Rodrigues (2017). E ainda nos estudos acerca dos gêneros do discurso de Bakthin (2016), e estudos de Freire (1982), com sua proposta político-pedagógica. Para a análise de resultados, foram observados os gestos interpretativos no registro de cinco etapas de atividades realizadas, a fim de compreender os modos de produção de sentido e ampliar as habilidades discursivas no estudo do texto.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis work aims to search for actions that provide support in effective way to the formation of the subject-reader. It presents the development, application and analysis of a pedagogical intervention proposal for the reflection in teaching and learning of reading and writing in the final year of basic education in Youth and Adult Education course. Based on the theoretical contribution of the studies of French Speech Discourse Analysis, the proposal develops a set of activities linked to the reading actions experienced in the Volta Redonda/RJ urban area, where the research on discoursive genre graffiti took place, and, to register these readings, were reported commentaries to publication in the group collective blog. The selected genre aims to contribute to the growth of the classroom reading possibilities, frequently, limited to didactic guides and distanced from student's everyday life, as the discussed local set of problems theme intends to encourage the exercise of citizenship in a critical and effective social practice. Therefore, the work is based on a qualitative nature methodology referred by Bortoni-Ricardo (2008), along the lines of action research, according to Barbier (2002). The theoretical support is based on Discourse Analysis with Pêcheux (1995), Orlandi (2001, 2009, 2012, 2015, 2017), Brandão (2004), Indursky (2007, 2010, 2017) and Lagazzi-Rodrigues (2017) contributions. Added to Bakthin (2016) and the political pedagogical analysis of FREIRE (1982), concerning to the discourse gender study. To results analysis, the interpretative gestures found at the report of the five stages of the realized activities were observed, to understand the ways of sense producing and to increase the discursive skills at the text study.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisLeituraInterpretaçãoEfeitos de sentidoPichaçãoReadingInterpretation.Sense effectsGraffitiLetrasA voz dos muros em uma análise discursiva: a pichação como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento da leituraThe voice of the walls in a discursive analysis: graffiti as pedagogical tool for the development of the readinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado. 3 ed. Lisboa: Editorial Presença/Martins Fontes, 1980. ARROYO, Miguel González. Educação de Jovens-adultos: um campo de direito e de responsabilidade pública. 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Fonseca, Rívia Silveira
Rodrigues, Andréa
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Interpretação
Efeitos de sentido
Pichação
Reading
Interpretation.
Sense effects
Graffiti
topic Leitura
Interpretação
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Pichação
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Graffiti
Letras
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description O presente trabalho partiu da busca por práticas que auxiliem de maneira efetiva a formação do sujeito-leitor. Apresenta o desenvolvimento, aplicação e análise de uma proposta de intervenção pedagógica para a reflexão em ensino-aprendizagem de leitura e escrita no ano final do Ensino Fundamental na Educação de Jovens e Adultos. Fundamentada no aporte teórico da Análise do Discurso de linha francesa, a proposta desenvolve um conjunto de atividades voltadas a práticas de leitura vivenciadas no espaço urbano de Volta Redonda/RJ, local da pesquisa, do gênero discursivo pichação, e, como forma de registro dessas leituras, a escrita de comentários para a publicação em um blog coletivo da turma. A seleção do gênero pichação visa contribuir para a ampliação das possibilidades de leitura em sala de aula, frequentemente, limitadas aos manuais didáticos e distanciadas do cotidiano do aluno, assim como a temática abordada acerca das problemáticas locais pretende estimular o exercício da cidadania em uma prática social crítica e efetiva. Para tanto, o trabalho se apoia em uma metodologia de natureza qualitativa referida por Bortoni-Ricardo (2008), nos moldes da pesquisa-ação, de acordo com Barbier (2002). O suporte teórico é alicerçado na Análise do Discurso com as contribuições de Pêcheux (1995), Orlandi (2001, 2009, 2012, 2015, 2017), Brandão (2004), Indursky (2007, 2010, 2017) e Lagazzi-Rodrigues (2017). E ainda nos estudos acerca dos gêneros do discurso de Bakthin (2016), e estudos de Freire (1982), com sua proposta político-pedagógica. Para a análise de resultados, foram observados os gestos interpretativos no registro de cinco etapas de atividades realizadas, a fim de compreender os modos de produção de sentido e ampliar as habilidades discursivas no estudo do texto.
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