Pesquisa de satisfação dos usuários do transporte coletivo urbano e semiurbano por ônibus na microrregião de Três Rios/RJ como ferramenta para a melhoria da gestão do serviço prestado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Robson Tavares da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15268
Resumo: Um dos principais desafios para as empresas é identificar percepções de clientes, podendo antecipar mudanças, antes que descontentamentos ocorram, permitindo assim que as empresas desenvolvam soluções mais eficazes (KUMAR; LEMON; PARASURAMAN, 2006). Em face deste contexto, a percepção do consumidor do serviço de transporte público torna-se ponto fundamental para um planejamento conforme Borges e Fonseca (2002), em função do reconhecimento crescente do quanto é importante a percepção do cliente em relação ao serviço recebido. Sendo assim, este trabalho objetivou mensurar o grau de satisfação dos usuários quanto aos serviços de transporte coletivo urbano e semiurbano por ônibus na Microrregião de Três Rios/RJ, correlacionando com: o grau de importância, variáveis de consumo do serviço e variáveis socioeconômicas. A pesquisa caracterizou-se por aplicação de métodos de análise baseando-se em Pesquisa de Marketing, transversal e quantitativa, sendo previamente embasada por pesquisa qualitativa, executada com sujeitos selecionados por dominância local do assunto, tendo como resultado os principais atributos que compuseram o instrumento de pesquisa quantitativo. Ainda na pesquisa qualitativa, foram feitas descobertas relevantes ao constructo da percepção de atributos, quando relacionadas à visão dos gestores comparada às dos usuários, evidenciando um conceito de atributos submersos à percepção objetiva. Quanto à pesquisa quantitativa, foi coletada uma amostra estratificada de 400 usuários e os resultados demonstraram a ‘Segurança’ como atributo mais importante e o ‘Atendimento dos Funcionários’ como o menos importante. Em relação à satisfação, o atributo mais bem avaliado foi o ‘Atendimento dos Funcionários’ com um grau médio de 6,935 em uma escala de satisfação de zero a dez, enquanto o atributo ‘Preço’ configurou-se como o de pior avaliação com o grau 5,265. Todos os atributos posicionaram-se dentro da zona de satisfação com seus graus médios acima de cinco. Ainda para reforço desta informação foi aplicado teste t Student, tendo como resultado não haver divergências significativas de opiniões entre os usuários, exceto em relação ao atributo ‘Preço’ sendo único que não se pode alegar, conforme margem de confiança definida, que as opiniões são semelhantes, estabelecendo-se sempre na zona de satisfação. Demais cruzamentos de dados entre as variáveis disponibilizadas também foram analisadas e reforçadas por testes estatísticos não paramétricos como de Kruskal-Wallis, Jonckheere-Terpstra e Mann-Whitney conforme a especificidade de cada amostra. Tais cruzamentos de dados apontaram características particulares quanto ao grau de satisfação, em analises por agrupamentos específicos (socioeconômicos, cidades e empresas), tendo sido registrados pontos de atenção que possam ser utilizados conforme a necessidade de gestão, visando apoiar a tomada de decisão, podendo ser utilizados para contribuições em análises de políticas públicas aplicadas ao sistema, assim como para iniciativa privada, tanto em termos de busca de melhorias ou novas estratégias para as empresas que já operam no sistema, como para novos entrantes que tenham o desejo de investir na região, em termos de serviço de transporte, ou até mesmo em serviços agregados.
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Em face deste contexto, a percepção do consumidor do serviço de transporte público torna-se ponto fundamental para um planejamento conforme Borges e Fonseca (2002), em função do reconhecimento crescente do quanto é importante a percepção do cliente em relação ao serviço recebido. Sendo assim, este trabalho objetivou mensurar o grau de satisfação dos usuários quanto aos serviços de transporte coletivo urbano e semiurbano por ônibus na Microrregião de Três Rios/RJ, correlacionando com: o grau de importância, variáveis de consumo do serviço e variáveis socioeconômicas. A pesquisa caracterizou-se por aplicação de métodos de análise baseando-se em Pesquisa de Marketing, transversal e quantitativa, sendo previamente embasada por pesquisa qualitativa, executada com sujeitos selecionados por dominância local do assunto, tendo como resultado os principais atributos que compuseram o instrumento de pesquisa quantitativo. Ainda na pesquisa qualitativa, foram feitas descobertas relevantes ao constructo da percepção de atributos, quando relacionadas à visão dos gestores comparada às dos usuários, evidenciando um conceito de atributos submersos à percepção objetiva. Quanto à pesquisa quantitativa, foi coletada uma amostra estratificada de 400 usuários e os resultados demonstraram a ‘Segurança’ como atributo mais importante e o ‘Atendimento dos Funcionários’ como o menos importante. Em relação à satisfação, o atributo mais bem avaliado foi o ‘Atendimento dos Funcionários’ com um grau médio de 6,935 em uma escala de satisfação de zero a dez, enquanto o atributo ‘Preço’ configurou-se como o de pior avaliação com o grau 5,265. Todos os atributos posicionaram-se dentro da zona de satisfação com seus graus médios acima de cinco. Ainda para reforço desta informação foi aplicado teste t Student, tendo como resultado não haver divergências significativas de opiniões entre os usuários, exceto em relação ao atributo ‘Preço’ sendo único que não se pode alegar, conforme margem de confiança definida, que as opiniões são semelhantes, estabelecendo-se sempre na zona de satisfação. Demais cruzamentos de dados entre as variáveis disponibilizadas também foram analisadas e reforçadas por testes estatísticos não paramétricos como de Kruskal-Wallis, Jonckheere-Terpstra e Mann-Whitney conforme a especificidade de cada amostra. Tais cruzamentos de dados apontaram características particulares quanto ao grau de satisfação, em analises por agrupamentos específicos (socioeconômicos, cidades e empresas), tendo sido registrados pontos de atenção que possam ser utilizados conforme a necessidade de gestão, visando apoiar a tomada de decisão, podendo ser utilizados para contribuições em análises de políticas públicas aplicadas ao sistema, assim como para iniciativa privada, tanto em termos de busca de melhorias ou novas estratégias para as empresas que já operam no sistema, como para novos entrantes que tenham o desejo de investir na região, em termos de serviço de transporte, ou até mesmo em serviços agregados.A key challenge for companies is to identify customer perceptions and can anticipate changes before dissatisfactions occur, thus allowing businesses to develop more effective solutions (KUMAR; LEMON; PARASURAMAN, 2006). Given this context, the perception of the public transport service consumer becomes crucial point for planning as Borges and Fonseca (2002), due to the growing recognition of how important it is the customer's perception regarding the service received. Thus, this project aimed to measure the degree of user satisfaction as the urban public transport services and semi-urban bus for the micro-region of Três Rios/RJ, correlating with the degree of importance, consumer variables of service and socioeconomic variables. The research was characterized by the application of analytical methods based on Marketing Research, transversal and quantitative, having previously been grounded for qualitative research, performed with subjects selected by the local dominance of matter, resulting in the key attributes that composed the quantitative survey instrument. Also in qualitative research, relevant findings were made to construct the perception of attributes, when related to the vision of managers compared to the users, showing a concept of attributes submerged the objective perception. As for the quantitative survey, a sample of 400 stratified users was collected and the results demonstrated the 'Security' as the most important attribute and the 'Service Employees' as the least important. Regarding satisfaction, the best-rated attribute was the 'Service Employees' with an average grade of 6.935 on a zero satisfaction to ten scale, while the 'price' attribute is configured as the worst rating to the degree 5.265. All attributes have positioned themselves in the area of satisfaction with their grades average above five. Still to reinforce this information Student t test was used, with the result that there are no significant differences of views between users, except for the 'price' attribute is one that cannot claim, as defined trust bank, the opinions are similar, establishing always the satisfaction zone. Other data crosses between the available variables were analyzed and reinforced by non-parametric statistical tests such as Kruskal-Wallis, Jonckheere-Terpstra and Mann-Whitney as the specificity of each sample. Such data crosses showed particular characteristics in the degree of satisfaction in analysis for specific groups (socioeconomic, cities and businesses) and was recorded attention points that can be used as needed for management to support decision making and can be used for contributions to public policy analysis applied to the system, as well as the private sector, both in terms of looking for improvements or new strategies for companies that already operate in the system, as for new entrants who have the desire to invest in the region in terms of transport service, or even added services.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Sociais AplicadasResearch marketingUrban transportationServicesPesquisa de MarketingTransporte urbanoServiçosAdministraçãoPesquisa de satisfação dos usuários do transporte coletivo urbano e semiurbano por ônibus na microrregião de Três Rios/RJ como ferramenta para a melhoria da gestão do serviço prestadoSatisfaction survey of users of the urban public transport and semi-urban bus for the micro region of Três Rios/RJ as a tool for improving the management of serviceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/7185/2016%20-%20Robson%20Tavares%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20290/2016%20-%20Robson%20Tavares%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26639/2016%20-%20Robson%20Tavares%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33080/2016%20-%20Robson%20Tavares%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39478/2016%20-%20Robson%20Tavares%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45864/2016%20-%20Robson%20Tavares%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52182/2016%20-%20Robson%20Tavares%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58660/2016%20-%20Robson%20Tavares%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1836Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-06-26T19:47:32Z No. of bitstreams: 1 2016 - Robson Tavares da Silva.pdf: 6739179 bytes, checksum: 41cc65c1b14fe3bed6315698b0d0e60a (MD5)Made available in DSpace on 2017-06-26T19:47:32Z (GMT). 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