O desenvolvimento da habilidade da leitura instrumental em inglês no ensino técnico agrícola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sueli Regina de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12368
Resumo: Em geral, a disciplina língua inglesa na escolarização formal brasileira tem sido considerada apenas uma a mais no currículo e não um elemento importante na formação do aluno, como um direito que lhe deve ser assegurado. Com freqüência, esta disciplina não ocupa um lugar privilegiado no currículo, sendo ministrada, em algumas regiões, em apenas uma ou duas séries do ensino fundamental. A língua inglesa possui, portanto, um status de simples atividade curricular, sem caráter de promoção ou reprovação, não inserida no processo mais amplo de formação educacional do aluno. No ensino profissionalizante, o ensino de língua inglesa deve ser voltado para os objetivos específicos do aluno de chegar mais rapidamente às fontes de informação de seu interesse, ampliando assim suas perspectivas para o mercado de trabalho e conseqüente ascensão profissional. A pesquisa teve como intuito investigar o desenvolvimento da habilidade de leitura instrumental em inglês em alunos do ensino agrícola, mais particular em alunos do Curso Técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira (CASCGO), município de Araquari, SC. Para tal, pretendeu-se verificar, por meio da leitura de textos técnicos e tarefas relacionadas, quais fatores lingüísticos e extra-lingüísticos contribuíram (ou não) para este desenvolvimento. Optou-se pelo estudo de caso pelo fato da pesquisa ser aplicada em um número fixo de informantes dentro de um contexto específico de aprendizagem. A pesquisa é de natureza qualitativa, tanto na coleta de dados quanto na análise e discussão dos dados, organizada em forma de texto. Entretanto, para maior facilidade de visualização dos resultados obtidos, foram usados gráficos e tabelas com dados quantitativos.
id UFRRJ-1_a3272016d8d443823dc61fb40dff7845
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12368
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Oliveira, Sueli Regina deFrade, Celina de Castro080.000.000-00http://lattes.cnpq.br/6301249323928907720.506.599-202023-12-22T02:06:36Z2023-12-22T02:06:36Z2007-12-14OLIVEIRA, Sueli Regina de. O desenvolvimento da habilidade da leitura instrumental em inglês no ensino técnico agrícola. 2007. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12368Em geral, a disciplina língua inglesa na escolarização formal brasileira tem sido considerada apenas uma a mais no currículo e não um elemento importante na formação do aluno, como um direito que lhe deve ser assegurado. Com freqüência, esta disciplina não ocupa um lugar privilegiado no currículo, sendo ministrada, em algumas regiões, em apenas uma ou duas séries do ensino fundamental. A língua inglesa possui, portanto, um status de simples atividade curricular, sem caráter de promoção ou reprovação, não inserida no processo mais amplo de formação educacional do aluno. No ensino profissionalizante, o ensino de língua inglesa deve ser voltado para os objetivos específicos do aluno de chegar mais rapidamente às fontes de informação de seu interesse, ampliando assim suas perspectivas para o mercado de trabalho e conseqüente ascensão profissional. A pesquisa teve como intuito investigar o desenvolvimento da habilidade de leitura instrumental em inglês em alunos do ensino agrícola, mais particular em alunos do Curso Técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira (CASCGO), município de Araquari, SC. Para tal, pretendeu-se verificar, por meio da leitura de textos técnicos e tarefas relacionadas, quais fatores lingüísticos e extra-lingüísticos contribuíram (ou não) para este desenvolvimento. Optou-se pelo estudo de caso pelo fato da pesquisa ser aplicada em um número fixo de informantes dentro de um contexto específico de aprendizagem. A pesquisa é de natureza qualitativa, tanto na coleta de dados quanto na análise e discussão dos dados, organizada em forma de texto. Entretanto, para maior facilidade de visualização dos resultados obtidos, foram usados gráficos e tabelas com dados quantitativos.In general, the discipline 'English language' in the Brazilian formal education it has just been considered one more in the curriculum and no an important element in the student's formation, as a right that should be insured to the students. Frequently, this discipline doesn't occupy a privileged place in the curriculum, being supplied, in some areas, in just one or two series of the fundamental teaching. The English language possesses, therefore, a status of simple activity curricular, without promotion character or disapproval, no inserted in the widest process of the student's education formation. In the vocational teaching, the teaching of English language should be come back for the student's specific objectives from arriving more quickly to the information sources of his interest, enlarging their perspectives for the job market and consequent professional ascension. The research has as intention to investigate the development of the ability of instrumental reading in English in students of the agricultural teaching, more matter in students of the Technical Course in Farming of ´Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira´ (CASCGO), municipal district of Araquari, SC. For such, it intends to verify, through the reading of technical texts and related tasks, which linguistic and extra-linguistic factors contributed (or no) for this development. The researcher had opted for the case study for the fact of the research to be applied in a fixed number of informers inside of a specific context of learning. The research is of qualitative nature, in the data collection and in the analysis and discussion of the data, organized in text form. However, for larger easiness of visualization of the obtained results, graphs and tables were used with quantitative data.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEducação Agrícolainglês instrumentalleituraagricultural educationinstrumental englishreadingEducaçãoO desenvolvimento da habilidade da leitura instrumental em inglês no ensino técnico agrícolaThe development of the ability of the instrumental reading in English in the agricultural technical educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3542/Sueli%20Regina%20de%20Oliveira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/9344/2007%20-%20Sueli%20Regina%20de%20Oliveira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17598/2007%20-%20Sueli%20Regina%20de%20Oliveira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23880/2007%20-%20Sueli%20Regina%20de%20Oliveira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30262/2007%20-%20Sueli%20Regina%20de%20Oliveira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36642/2007%20-%20Sueli%20Regina%20de%20Oliveira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43032/2007%20-%20Sueli%20Regina%20de%20Oliveira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49430/2007%20-%20Sueli%20Regina%20de%20Oliveira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55878/2007%20-%20Sueli%20Regina%20de%20Oliveira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/81Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sueli Regina de Oliveira.pdf: 6551833 bytes, checksum: 842ec4bb8cce52a5759782ade832b059 (MD5) Previous issue date: 2007-12-14info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTEXT2007 - Sueli Regina de Oliveira.pdf.txtExtracted Texttext/plain232863https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12368/1/2007%20-%20Sueli%20Regina%20de%20Oliveira.pdf.txtfe62556fce052104c12b27838c0478e5MD51ORIGINAL2007 - Sueli Regina de Oliveira.pdfDocumento principalapplication/pdf6554216https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12368/2/2007%20-%20Sueli%20Regina%20de%20Oliveira.pdf7b412f9052187955487e3ddbf5969b69MD52THUMBNAIL2007 - Sueli Regina de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4023https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12368/3/2007%20-%20Sueli%20Regina%20de%20Oliveira.pdf.jpg9d464a4bfd25f89d99c66397b1e80da8MD5320.500.14407/123682023-12-21 23:06:36.839oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12368Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:06:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv O desenvolvimento da habilidade da leitura instrumental em inglês no ensino técnico agrícola
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The development of the ability of the instrumental reading in English in the agricultural technical education
title O desenvolvimento da habilidade da leitura instrumental em inglês no ensino técnico agrícola
spellingShingle O desenvolvimento da habilidade da leitura instrumental em inglês no ensino técnico agrícola
Oliveira, Sueli Regina de
Educação Agrícola
inglês instrumental
leitura
agricultural education
instrumental english
reading
Educação
title_short O desenvolvimento da habilidade da leitura instrumental em inglês no ensino técnico agrícola
title_full O desenvolvimento da habilidade da leitura instrumental em inglês no ensino técnico agrícola
title_fullStr O desenvolvimento da habilidade da leitura instrumental em inglês no ensino técnico agrícola
title_full_unstemmed O desenvolvimento da habilidade da leitura instrumental em inglês no ensino técnico agrícola
title_sort O desenvolvimento da habilidade da leitura instrumental em inglês no ensino técnico agrícola
author Oliveira, Sueli Regina de
author_facet Oliveira, Sueli Regina de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sueli Regina de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Frade, Celina de Castro
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 080.000.000-00
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6301249323928907
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 720.506.599-20
contributor_str_mv Frade, Celina de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Agrícola
inglês instrumental
leitura
topic Educação Agrícola
inglês instrumental
leitura
agricultural education
instrumental english
reading
Educação
dc.subject.eng.fl_str_mv agricultural education
instrumental english
reading
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
description Em geral, a disciplina língua inglesa na escolarização formal brasileira tem sido considerada apenas uma a mais no currículo e não um elemento importante na formação do aluno, como um direito que lhe deve ser assegurado. Com freqüência, esta disciplina não ocupa um lugar privilegiado no currículo, sendo ministrada, em algumas regiões, em apenas uma ou duas séries do ensino fundamental. A língua inglesa possui, portanto, um status de simples atividade curricular, sem caráter de promoção ou reprovação, não inserida no processo mais amplo de formação educacional do aluno. No ensino profissionalizante, o ensino de língua inglesa deve ser voltado para os objetivos específicos do aluno de chegar mais rapidamente às fontes de informação de seu interesse, ampliando assim suas perspectivas para o mercado de trabalho e conseqüente ascensão profissional. A pesquisa teve como intuito investigar o desenvolvimento da habilidade de leitura instrumental em inglês em alunos do ensino agrícola, mais particular em alunos do Curso Técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira (CASCGO), município de Araquari, SC. Para tal, pretendeu-se verificar, por meio da leitura de textos técnicos e tarefas relacionadas, quais fatores lingüísticos e extra-lingüísticos contribuíram (ou não) para este desenvolvimento. Optou-se pelo estudo de caso pelo fato da pesquisa ser aplicada em um número fixo de informantes dentro de um contexto específico de aprendizagem. A pesquisa é de natureza qualitativa, tanto na coleta de dados quanto na análise e discussão dos dados, organizada em forma de texto. Entretanto, para maior facilidade de visualização dos resultados obtidos, foram usados gráficos e tabelas com dados quantitativos.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-12-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T02:06:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T02:06:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Sueli Regina de. O desenvolvimento da habilidade da leitura instrumental em inglês no ensino técnico agrícola. 2007. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12368
identifier_str_mv OLIVEIRA, Sueli Regina de. O desenvolvimento da habilidade da leitura instrumental em inglês no ensino técnico agrícola. 2007. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12368/1/2007%20-%20Sueli%20Regina%20de%20Oliveira.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12368/2/2007%20-%20Sueli%20Regina%20de%20Oliveira.pdf
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12368/3/2007%20-%20Sueli%20Regina%20de%20Oliveira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fe62556fce052104c12b27838c0478e5
7b412f9052187955487e3ddbf5969b69
9d464a4bfd25f89d99c66397b1e80da8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810107840673611776