Ensino de Educação de Jovens e Adultos e o letramento para o mundo do trabalho: gênero textual curriculum vitae

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Priscila Gomes Rosas de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15462
Resumo: Este trabalho tem por objetivo principal desenvolver uma proposta didática para o ensino do gênero textual curriculum vitae em uma turma de Educação de Jovens e Adultos do 8º ano. Para isso, elaborou-se uma sequência didática com base no ensino de escrita para fins específicos, que tem, como ponto de partida, situações com as quais o estudante demonstra dificuldade para lidar em sua rotina diária, ou que surgirão ao longo de sua trajetória enquanto ser pensante e pertencente à sociedade. Foram traçados dois objetivos específicos: aprimorar o conhecimento textual, gramatical e ortográfico dos alunos através da aplicação de atividades didáticas e elaborar um material de orientação sobre o gênero estudado, o qual será disponibilizado para os docentes que optarem por trabalhar esse conteúdo com outros alunos da EJA. Para suporte teórico e prático, com relação ao ensino de gêneros, o presente trabalho baseia-se nos estudos de Marcuschi (2002; 2007), nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), nas definições de letramento segundo Soares (2017), Rojo (2012) e Kleiman (1995) e nas reflexões sobre o ensino de português para fins específicos feitas por Cintra e Passarelli (2008). Com relação à metodologia, escolheu-se a pesquisa-ação, de acordo com Thiollent (2011), que amplia as possibilidades de transformação ao contar com a colaboração de todos os integrantes da pesquisa. Já a proposta de sequência didática está baseada em Dolz e Schneuwly (2004). Foram detectados diversos problemas ao longo da jornada, como o desconhecimento da estrutura de um currículo e a dificuldade com uma escrita mais formal. Após a aplicação da sequência didática, constatou-se que os estudantes produziram seus textos dentro das características do gênero, trazendo todas as informações necessárias para serem avaliados ao se candidatarem a uma vaga, registrando habilidades importantes para o desempenho do cargo pretendido.
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Para isso, elaborou-se uma sequência didática com base no ensino de escrita para fins específicos, que tem, como ponto de partida, situações com as quais o estudante demonstra dificuldade para lidar em sua rotina diária, ou que surgirão ao longo de sua trajetória enquanto ser pensante e pertencente à sociedade. Foram traçados dois objetivos específicos: aprimorar o conhecimento textual, gramatical e ortográfico dos alunos através da aplicação de atividades didáticas e elaborar um material de orientação sobre o gênero estudado, o qual será disponibilizado para os docentes que optarem por trabalhar esse conteúdo com outros alunos da EJA. Para suporte teórico e prático, com relação ao ensino de gêneros, o presente trabalho baseia-se nos estudos de Marcuschi (2002; 2007), nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), nas definições de letramento segundo Soares (2017), Rojo (2012) e Kleiman (1995) e nas reflexões sobre o ensino de português para fins específicos feitas por Cintra e Passarelli (2008). Com relação à metodologia, escolheu-se a pesquisa-ação, de acordo com Thiollent (2011), que amplia as possibilidades de transformação ao contar com a colaboração de todos os integrantes da pesquisa. Já a proposta de sequência didática está baseada em Dolz e Schneuwly (2004). Foram detectados diversos problemas ao longo da jornada, como o desconhecimento da estrutura de um currículo e a dificuldade com uma escrita mais formal. Após a aplicação da sequência didática, constatou-se que os estudantes produziram seus textos dentro das características do gênero, trazendo todas as informações necessárias para serem avaliados ao se candidatarem a uma vaga, registrando habilidades importantes para o desempenho do cargo pretendido.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis work has as a main objective to develop a didactic proposal for the teaching of the textual genre curriculum vitae in a class of Education of Youths and Adults of the 8th year. For that, a didactic sequence was elaborated based on the teaching of writing for specific purposes, which has, as a starting point, situations with which the student demonstrates difficulty in dealing with in his daily routine, or that will arise along his trajectory while a thinking and belonging being to society. Two specific objectives were defined: to improve students' textual, grammatical and spelling knowledge through the application of didactic activities and to develop a guidance material on the studied genre, which will be made available to teachers who choose to work with other students of EJA. For theoretical and practical support, in relation to the teaching of genres, the present paper is based on the studies of Marcuschi (2002; 2007), on the guidelines of the National Curriculum Parameters (1998), on the definitions of literacy according to Soares (2017), Rojo (2012) ) and Kleiman (1995) and on the reflections on the teaching of Portuguese for specific purposes by Cintra and Passarelli (2008). Regarding the methodology, action research was chosen, according to Thiollent (2011), which extends the possibilities of transformation by having the collaboration of all the members of the research. The didactic sequence proposals are based on Dolz and Schneuwly (2004). Several problems were detected throughout the journey, such as the lack of knowledge about the structure of a curriculum and the difficulty with a more formal writing. After the application of the didactic sequence, it was verified that the students produced their texts within the characteristics of the genre, bringing all the necessary information to be evaluated when applying for a position, registering important skills for the performance of the desired role.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisLetramentoensino de produção textualescritaEJAmercado de trabalhoLiteracyteaching of textual productionwritingjob marketLetrasEnsino de Educação de Jovens e Adultos e o letramento para o mundo do trabalho: gênero textual curriculum vitaeYouth and adult education teaching and literacy for the world of work: textual genre curriculum vitaeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANDRADE, Claudemir Donizeti de. et al. Língua Portuguesa: 8º ano. In: AOKI, Virginia (ed. resp.). 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description Este trabalho tem por objetivo principal desenvolver uma proposta didática para o ensino do gênero textual curriculum vitae em uma turma de Educação de Jovens e Adultos do 8º ano. Para isso, elaborou-se uma sequência didática com base no ensino de escrita para fins específicos, que tem, como ponto de partida, situações com as quais o estudante demonstra dificuldade para lidar em sua rotina diária, ou que surgirão ao longo de sua trajetória enquanto ser pensante e pertencente à sociedade. Foram traçados dois objetivos específicos: aprimorar o conhecimento textual, gramatical e ortográfico dos alunos através da aplicação de atividades didáticas e elaborar um material de orientação sobre o gênero estudado, o qual será disponibilizado para os docentes que optarem por trabalhar esse conteúdo com outros alunos da EJA. Para suporte teórico e prático, com relação ao ensino de gêneros, o presente trabalho baseia-se nos estudos de Marcuschi (2002; 2007), nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), nas definições de letramento segundo Soares (2017), Rojo (2012) e Kleiman (1995) e nas reflexões sobre o ensino de português para fins específicos feitas por Cintra e Passarelli (2008). Com relação à metodologia, escolheu-se a pesquisa-ação, de acordo com Thiollent (2011), que amplia as possibilidades de transformação ao contar com a colaboração de todos os integrantes da pesquisa. Já a proposta de sequência didática está baseada em Dolz e Schneuwly (2004). Foram detectados diversos problemas ao longo da jornada, como o desconhecimento da estrutura de um currículo e a dificuldade com uma escrita mais formal. Após a aplicação da sequência didática, constatou-se que os estudantes produziram seus textos dentro das características do gênero, trazendo todas as informações necessárias para serem avaliados ao se candidatarem a uma vaga, registrando habilidades importantes para o desempenho do cargo pretendido.
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