Estratégia educativa sobre a importância da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luciene de França
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12248
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo central implementar ações de intervenção para prevenção das DST e gravidez na adolescência, visando à promoção do autocuidado e a reflexão referente às consequências do não uso dos métodos contraceptivos no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente CAIC Paulo Dacorso Filho. Trata-se de um estudo qualitativo desenvolvido no CAIC Paulo Dacorso Filho, uma escola municipalizada situada no Campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Participaram 16 adolescentes, com idade entre 14 e 16 anos, cursando o 9º ano do ensino fundamental. Todos tiveram prévia autorização dos pais, com assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), elucidando sobre os objetivos e procedimentos do estudo e que a participação destes seria voluntária e anônima. Para alcançar o objetivo previsto, foram organizadas e implementadas atividades em formas de oficinas temáticas com dinâmicas, palestras, jogos, músicas, apresentação de filme e debates, utilizando materiais educativos, tais como: preservativos masculinos e femininos, pênis de borracha, folders e cartilha do Ministério da Saúde. Este instrumento foi escolhido por acreditarmos na importância da participação, tanto dos pesquisadores quanto dos sujeitos da pesquisa, na produção do conhecimento. E como instrumento para coleta de dados, foram utilizados dois questionários compostos por questões abertas. As respostas foram categorizadas pela análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontaram para a importância de favorecer espaços para reflexão e discussão, de modo a fortalecer a autonomia do adolescente sobre o cuidado consigo mesmo em relação à sexualidade. Fica evidente nos relatos dos participantes que suas dúvidas a respeito da temática foram esclarecidas, havendo receptividade e participação ativa durante as oficinas. Os resultados ainda apontaram que as oficinas de intervenção propiciaram um processo educativo-participativo, pois os participantes não foram meros espectadores, eles foram incentivados a atuar como atores reflexivos e ativos no processo de ensino e aprendizagem.
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Trata-se de um estudo qualitativo desenvolvido no CAIC Paulo Dacorso Filho, uma escola municipalizada situada no Campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Participaram 16 adolescentes, com idade entre 14 e 16 anos, cursando o 9º ano do ensino fundamental. Todos tiveram prévia autorização dos pais, com assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), elucidando sobre os objetivos e procedimentos do estudo e que a participação destes seria voluntária e anônima. Para alcançar o objetivo previsto, foram organizadas e implementadas atividades em formas de oficinas temáticas com dinâmicas, palestras, jogos, músicas, apresentação de filme e debates, utilizando materiais educativos, tais como: preservativos masculinos e femininos, pênis de borracha, folders e cartilha do Ministério da Saúde. Este instrumento foi escolhido por acreditarmos na importância da participação, tanto dos pesquisadores quanto dos sujeitos da pesquisa, na produção do conhecimento. E como instrumento para coleta de dados, foram utilizados dois questionários compostos por questões abertas. As respostas foram categorizadas pela análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontaram para a importância de favorecer espaços para reflexão e discussão, de modo a fortalecer a autonomia do adolescente sobre o cuidado consigo mesmo em relação à sexualidade. Fica evidente nos relatos dos participantes que suas dúvidas a respeito da temática foram esclarecidas, havendo receptividade e participação ativa durante as oficinas. Os resultados ainda apontaram que as oficinas de intervenção propiciaram um processo educativo-participativo, pois os participantes não foram meros espectadores, eles foram incentivados a atuar como atores reflexivos e ativos no processo de ensino e aprendizagem.This research was mainly aimed to implement intervention actions for prevention of STDs and teenage pregnancy in order to promote self-care and reflection regarding the consequences of non-use of contraception at the Center of Integral Attention to Children and Adolescents CAIC Dacorso Paulo Filho. It is a qualitative study developed at the CAIC Dacorso Paulo Filho a municipalized school located on the campus of Universidad Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Participated 16 adolescents, aged 14-16 years attending the 9th grade of elementary school, all had prior parental consent, signed the Informed Consent and Informed (IC), which was elucidated on the study's objectives and procedures and that their participation was voluntary and anonymous. To achieve the proposed objective, activities were organized and implemented in forms of thematic workshops with dynamic, lectures, games, music, film presentation and debates, using educational materials such as male and female condoms, rubber penis, brochures and a booklet of the Ministry Health. This instrument was chosen because we believe in the importance of the participation of both the researchers and the research subjects, in knowledge production. And as an instrument for data collection was used two questionnaires composed of open questions. Responses were categorized by the Bardin content analysis. The results point to the importance of fostering spaces for reflection and discussion in order to strengthen adolescent autonomy over self-care regarding sexuality. It is becoming evident in the reports of the participants that his doubts about the theme were clarified, with openness and active participation during the workshops. The results also indicated that intervention workshops provided an educational and participatory process, because the participants were not mere spectators, they were encouraged to act as reflexive actors and active in the process of teaching and learning.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiaadolescênciasexualidademétodos contraceptivostemas transversaisAdolescencesexualitycontraceptive methodscrosscutting themesEducaçãoEstratégia educativa sobre a importância da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescênciaEducational strategy on the importance of prevention of sexually transmitted diseases and teenage pregnancyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/12534/2015%20-%20Luciene%20de%20Fran%c3%a7a%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/16774/2015%20-%20Luciene%20de%20Fran%c3%a7a%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23114/2015%20-%20Luciene%20de%20Fran%c3%a7a%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29516/2015%20-%20Luciene%20de%20Fran%c3%a7a%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/35878/2015%20-%20Luciene%20de%20Fran%c3%a7a%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42248/2015%20-%20Luciene%20de%20Fran%c3%a7a%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/48640/2015%20-%20Luciene%20de%20Fran%c3%a7a%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55114/2015%20-%20Luciene%20de%20Fran%c3%a7a%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3268Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2020-01-28T19:50:54Z No. of bitstreams: 1 2015 - Luciene de França Silva.pdf: 3082452 bytes, checksum: bf8c528c734f641d62083edb7b9f4693 (MD5)Made available in DSpace on 2020-01-28T19:50:54Z (GMT). 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