A avaliação do processo de ensino-aprendizagem na educação a distância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12648 |
Resumo: | A Educação a Distância tem demonstrado grande crescimento no século XXI. No que concerne à formação inicial de professores, este processo vem sendo utilizado em larga escala, pois esta modalidade educacional pode oferecer ao licenciando a possibilidade de estudar no tempo e espaços próprios. Segundo os dados do Censo do MEC (2016), o número de matrículas na modalidade a distância continua crescendo, atingindo quase 1,5 milhão em 2016, o que já representa uma participação de 18,6% do total de matrículas da educação superior. Entre 2006 e 2016, o número de ingressos variou positivamente 22,2% nos cursos de graduação presencial e quase 4 vezes (297,3%) nos cursos a distância. Desta forma, refletir sobre os processos de formação de professores na EAD se torna cada vez mais necessário. O licenciando tem a possibilidade de interagir o seu aprendizado com os seus colegas, professores e tutores, de maneira virtual e interativa, possibilitando uma discussão de forma crítica e inteligível, buscando a qualidade de ensino. As ferramentas avaliativas na Educação a Distância podem ser utilizadas na formação inicial de professores, destacando-se recursos como: web, fóruns, chat, AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem (plataforma). A UFRRJ, através do Consórcio CEDERJ/CECIERJ, oferece a formação inicial de professores através da oferta de disciplinas pedagógicas (Fundamentos da Educação e Prática de Ensino), desde 2006, utilizando a plataforma Moodle como AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem e atendendo a licenciados de diferentes polos do Estado do Rio de Janeiro. O Consórcio CEDERJ é um projeto da Fundação CECIERJ, pertencente à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, criado desde 2000, que mantém o convênio entre as Universidades Federais e Estaduais do Rio de Janeiro, como UFRRJ, UFF, UNIRIO, UFRJ, UENF, UERJ e CEFET/RJ e que, atualmente, possui mais de 45 mil alunos, oferecendo ensino de graduação a distância. Ressalta-se que a pesquisa foi realizada por meio da aplicação de um questionário misto, tabulado através de uma base estatística de dados chamado Formulários Google, que foi enviado por e-mail aos tutores das disciplinas Pedagógicas como Fundamentos da Educação I, II, III, IV e Prática de Ensino I, II, a fim de analisar as experiências observadas por estes tutores no que concerne na aplicação dos métodos avaliativos na EAD. Este projeto insere-se na linha de pesquisa Metodologia do Ensino e da Pesquisa para a Educação Agrícola na área da Educação e Gestão no Ensino Agrícola. Cabe ressaltar que, através desta pesquisa, se utilizou uma Matriz Analítica das Tendências de Avaliação do Processo Ensino-aprendizagem na Formação de Professores no EAD, a fim de categorizar as respostas. Desta forma, pretende-se oferecer subsídios para a avaliação na educação da aprendizagem na Educação a Distância, de modo que possa levantar dados sobre a utilização de ferramentas de EAD e a mediação deste processo na formação de professores. |
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Carvalho, Anali Braga Batista deSouza, Nádia Maria Pereira dehttps://orcid.org/0000-0002-6001-8275http://lattes.cnpq.br/3482614478463727Souza, Nádia Maria Pereira dehttps://orcid.org/0000-0002-6001-8275http://lattes.cnpq.br/3482614478463727Pinto, Benjamin Carvalho Teixeirahttp://lattes.cnpq.br/2942265386518858Quaresma, Maisa dos Reishttp://lattes.cnpq.br/9308906129359758http://lattes.cnpq.br/44255328649190042023-12-22T02:15:05Z2023-12-22T02:15:05Z2017-12-08CARVALHO, Anali Braga Batista de. A avaliação do processo de ensino-aprendizagem na educação a distância. 2017. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) -Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2017.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12648A Educação a Distância tem demonstrado grande crescimento no século XXI. No que concerne à formação inicial de professores, este processo vem sendo utilizado em larga escala, pois esta modalidade educacional pode oferecer ao licenciando a possibilidade de estudar no tempo e espaços próprios. Segundo os dados do Censo do MEC (2016), o número de matrículas na modalidade a distância continua crescendo, atingindo quase 1,5 milhão em 2016, o que já representa uma participação de 18,6% do total de matrículas da educação superior. Entre 2006 e 2016, o número de ingressos variou positivamente 22,2% nos cursos de graduação presencial e quase 4 vezes (297,3%) nos cursos a distância. Desta forma, refletir sobre os processos de formação de professores na EAD se torna cada vez mais necessário. O licenciando tem a possibilidade de interagir o seu aprendizado com os seus colegas, professores e tutores, de maneira virtual e interativa, possibilitando uma discussão de forma crítica e inteligível, buscando a qualidade de ensino. As ferramentas avaliativas na Educação a Distância podem ser utilizadas na formação inicial de professores, destacando-se recursos como: web, fóruns, chat, AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem (plataforma). A UFRRJ, através do Consórcio CEDERJ/CECIERJ, oferece a formação inicial de professores através da oferta de disciplinas pedagógicas (Fundamentos da Educação e Prática de Ensino), desde 2006, utilizando a plataforma Moodle como AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem e atendendo a licenciados de diferentes polos do Estado do Rio de Janeiro. O Consórcio CEDERJ é um projeto da Fundação CECIERJ, pertencente à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, criado desde 2000, que mantém o convênio entre as Universidades Federais e Estaduais do Rio de Janeiro, como UFRRJ, UFF, UNIRIO, UFRJ, UENF, UERJ e CEFET/RJ e que, atualmente, possui mais de 45 mil alunos, oferecendo ensino de graduação a distância. Ressalta-se que a pesquisa foi realizada por meio da aplicação de um questionário misto, tabulado através de uma base estatística de dados chamado Formulários Google, que foi enviado por e-mail aos tutores das disciplinas Pedagógicas como Fundamentos da Educação I, II, III, IV e Prática de Ensino I, II, a fim de analisar as experiências observadas por estes tutores no que concerne na aplicação dos métodos avaliativos na EAD. Este projeto insere-se na linha de pesquisa Metodologia do Ensino e da Pesquisa para a Educação Agrícola na área da Educação e Gestão no Ensino Agrícola. Cabe ressaltar que, através desta pesquisa, se utilizou uma Matriz Analítica das Tendências de Avaliação do Processo Ensino-aprendizagem na Formação de Professores no EAD, a fim de categorizar as respostas. Desta forma, pretende-se oferecer subsídios para a avaliação na educação da aprendizagem na Educação a Distância, de modo que possa levantar dados sobre a utilização de ferramentas de EAD e a mediação deste processo na formação de professores.Distance Education has shown great growth in the 21st century. As far as initial teacher training is concerned, this process has been used on a large scale, because this educational modality can offer to the undergraduates a possibility to study in their own time and space. According to the data from the MEC (2016) census, the number of registration in this distance modality continues to grow, reaching almost 1.5 million in 2016, which already represents a participation of 18.6% of total registrations in higher education. Between 2006 and 2016, the number of admission varied positively 22.2% in in-person courses and almost 4 times (297.3%) in distance-learning courses. Therefore, reflect on the process of teacher training in ODL becomes increasingly necessary. The undergraduate has the possibility to integrate his learning with his colleagues, teachers and tutors in a virtual and interactive way, allowing a discussion of critical and intelligible opinion, seeking a quality of teaching. The evaluative tools in Distance Education can be used in the basis of teacher training, emphasizing resources such as: web, forums, chat, VLE - Virtual Learning Environment (platform). UFRRJ, through the CEDERJ/CECIERJ Consortium, offers initial teacher training through the offering of pedagogical disciplines, since 2006, using the Moodle platform as VLE - Virtual Learning Environment and attending undergraduates of the different poles of the State of Rio de Janeiro. The CEDERJ Consortium is a project of the CECIERJ Foundation, part of the Science and Technology Secretariat of the State of Rio de Janeiro, created since 2000, which maintains the agreement between Federal and State universities of Rio de Janeiro, such as UFRRJ, UFF, UNIRIO, UFRJ, UENF, UERJ and CEFET/RJ, and at present has more than 45 thousand students, offering distance learning graduation. It should be emphasized that the research was performed through the application of a mixed questionnaire, tabulated through a statistical base of data called Google Forms, that was sent by e-mail to the tutors of the Pedagogical disciplines, such as Fundamentals of Education I, II, III, IV and Teaching Practice I, II, in order to analyze the experiences observed by these tutors in what concerns the application of the methods available in the ODL. This project is part of the research Methodology of Teaching and Research for Agricultural Education in Education and Management in Agricultural Education. It is worth mentioning that, through this research, an Analytical Matrix of the Teaching-Learning Process Assessment Trends in Teacher Training was used in order to categorize the answers. Thereby, it is intended to offer subsidies for evaluation in the education of learning in distance education, so that it can collect data on the use of ODL tools and the mediation of this process in teacher learning process.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEducação a distânciaAvaliação do processo de ensino-aprendizagemAmbiente Virtual de Aprendizagem - AVADistance educationEvaluation of the teaching-learning processVirtual Learning Environment - VLEEducaçãoA avaliação do processo de ensino-aprendizagem na educação a distânciaAn evaluation of the teaching/learning process in distance educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABREU-E-LIMA, Denise; MILL, Daniel. Reflexões sobre autonomia e limitações nas relações polidocentes na educação a distância. Rev. Teoria e Prática da Educação, 16, janeiro/abril 2013. 33-46. 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A Educação a Distância tem demonstrado grande crescimento no século XXI. No que concerne à formação inicial de professores, este processo vem sendo utilizado em larga escala, pois esta modalidade educacional pode oferecer ao licenciando a possibilidade de estudar no tempo e espaços próprios. Segundo os dados do Censo do MEC (2016), o número de matrículas na modalidade a distância continua crescendo, atingindo quase 1,5 milhão em 2016, o que já representa uma participação de 18,6% do total de matrículas da educação superior. Entre 2006 e 2016, o número de ingressos variou positivamente 22,2% nos cursos de graduação presencial e quase 4 vezes (297,3%) nos cursos a distância. Desta forma, refletir sobre os processos de formação de professores na EAD se torna cada vez mais necessário. O licenciando tem a possibilidade de interagir o seu aprendizado com os seus colegas, professores e tutores, de maneira virtual e interativa, possibilitando uma discussão de forma crítica e inteligível, buscando a qualidade de ensino. As ferramentas avaliativas na Educação a Distância podem ser utilizadas na formação inicial de professores, destacando-se recursos como: web, fóruns, chat, AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem (plataforma). A UFRRJ, através do Consórcio CEDERJ/CECIERJ, oferece a formação inicial de professores através da oferta de disciplinas pedagógicas (Fundamentos da Educação e Prática de Ensino), desde 2006, utilizando a plataforma Moodle como AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem e atendendo a licenciados de diferentes polos do Estado do Rio de Janeiro. O Consórcio CEDERJ é um projeto da Fundação CECIERJ, pertencente à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, criado desde 2000, que mantém o convênio entre as Universidades Federais e Estaduais do Rio de Janeiro, como UFRRJ, UFF, UNIRIO, UFRJ, UENF, UERJ e CEFET/RJ e que, atualmente, possui mais de 45 mil alunos, oferecendo ensino de graduação a distância. Ressalta-se que a pesquisa foi realizada por meio da aplicação de um questionário misto, tabulado através de uma base estatística de dados chamado Formulários Google, que foi enviado por e-mail aos tutores das disciplinas Pedagógicas como Fundamentos da Educação I, II, III, IV e Prática de Ensino I, II, a fim de analisar as experiências observadas por estes tutores no que concerne na aplicação dos métodos avaliativos na EAD. Este projeto insere-se na linha de pesquisa Metodologia do Ensino e da Pesquisa para a Educação Agrícola na área da Educação e Gestão no Ensino Agrícola. Cabe ressaltar que, através desta pesquisa, se utilizou uma Matriz Analítica das Tendências de Avaliação do Processo Ensino-aprendizagem na Formação de Professores no EAD, a fim de categorizar as respostas. Desta forma, pretende-se oferecer subsídios para a avaliação na educação da aprendizagem na Educação a Distância, de modo que possa levantar dados sobre a utilização de ferramentas de EAD e a mediação deste processo na formação de professores. |
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