A contribuição do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) para o avanço da Educação do Campo no município de Barra de São Francisco – ES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Poliana Dias dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12912
Resumo: A presente pesquisa tem como objeto de estudo a contribuição do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) para o avanço da Educação do Campo no município de Barra de São Francisco, estado do Espírito Santo, e foi desenvolvida no Curso de Mestrado em Educação Agrícola, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Tem o objetivo de identificar e analisar a atuação do MPA no município de Barra de São Francisco/ES, identificando as contribuições do Movimento para a construção da Educação do Campo no município, as demandas que apontem para o fortalecimento da Educação do Campo no município, e intervindo no sentido de contribuir no atendimento destas demandas. Esta pesquisa baseou-se na pesquisa-ação, pois esta foi um dos melhores caminhos que nos conduziu a leitura da realidade e no desenvolvimento desta pesquisa. Utilizou-se a pesquisa de campo com entrevistas a militantes dirigentes municipais e estaduais do MPA e famílias de estudantes de escolas que participam de grupos de base do MPA e Associações de pequenos agricultores. Foi realizada também pesquisa documental. Este estudo traz uma reflexão sobre as lutas travadas pela EC para garantir uma educação apropriada aos camponeses, bem como os enfrentamentos e a resistência de Organizações Sociais Populares do Campo, juntamente com a comunidade camponesa frente as investidas do poder público (Estado) e do modelo capitalista de produção no campo para o fechamento das escolas do campo. A pesquisa aponta para a demanda de uma organização que possa refletir e defender o interesse da EC no município de Barra de São Francisco, para melhor se defender das tentativas de fechamento das escolas do campo no município e ajudar na garantia de uma educação de qualidade para os povos do campo.
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Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021 .https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12912A presente pesquisa tem como objeto de estudo a contribuição do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) para o avanço da Educação do Campo no município de Barra de São Francisco, estado do Espírito Santo, e foi desenvolvida no Curso de Mestrado em Educação Agrícola, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Tem o objetivo de identificar e analisar a atuação do MPA no município de Barra de São Francisco/ES, identificando as contribuições do Movimento para a construção da Educação do Campo no município, as demandas que apontem para o fortalecimento da Educação do Campo no município, e intervindo no sentido de contribuir no atendimento destas demandas. Esta pesquisa baseou-se na pesquisa-ação, pois esta foi um dos melhores caminhos que nos conduziu a leitura da realidade e no desenvolvimento desta pesquisa. Utilizou-se a pesquisa de campo com entrevistas a militantes dirigentes municipais e estaduais do MPA e famílias de estudantes de escolas que participam de grupos de base do MPA e Associações de pequenos agricultores. Foi realizada também pesquisa documental. Este estudo traz uma reflexão sobre as lutas travadas pela EC para garantir uma educação apropriada aos camponeses, bem como os enfrentamentos e a resistência de Organizações Sociais Populares do Campo, juntamente com a comunidade camponesa frente as investidas do poder público (Estado) e do modelo capitalista de produção no campo para o fechamento das escolas do campo. A pesquisa aponta para a demanda de uma organização que possa refletir e defender o interesse da EC no município de Barra de São Francisco, para melhor se defender das tentativas de fechamento das escolas do campo no município e ajudar na garantia de uma educação de qualidade para os povos do campo.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis research aims to study the contribution of the Movement of Small Farmers (MPA) to the advancement of rural education in the city of Barra de São Francisco, in the state of Espírito Santo, and was developed in the Master's Degree Course in Agricultural Education, by the Post-Graduation Program in Agricultural Education (PPGEA), at the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ). It has the objective of identifying and analyzing the MPA's work in the municipality of Barra de São Francisco/ES, identifying the contributions of the Movement to the construction of rural education in the city, the demands that indicate the strengthening of rural education in the municipality, and intervening in order to contribute to the fulfillment of these demands. This research was based on action research, as it was one of the best ways that led us to read the reality and develop this research. A field research was used with interviews with municipal and state leaders of the MPA and school students' families who participate in MPA's base groups and small farmers' associations. Documentary research was also carried out. This study reflects on the struggles waged by the CE to guarantee an appropriate education for peasants, such as the confrontations and resistance of Popular Social Organizations of the Countryside, along with the peasant community facing the attacks of the public power (State) and the capitalist model of production in the countryside for the closure of rural schools. The research points to the demand for an organization that can reflect and defend the interests of the CE in the city of Barra de São Francisco, to better defend itself against the attempts to close the rural schools in the city and help guarantee a quality education for the people of the countryside.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaMovimento dos Pequenos AgricultoresEducação do CampoCampesinatoCOMECESCOMECESSmall Farmers' MovementRural EducationPeasantryAgronomiaEducaçãoA contribuição do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) para o avanço da Educação do Campo no município de Barra de São Francisco – ESThe contribution of the Movement of Small Farmers (MPA) to the strengthening of rural education in the municipality of Barra de São Francisco - ES.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALENTEJANO, Paulo. 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description A presente pesquisa tem como objeto de estudo a contribuição do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) para o avanço da Educação do Campo no município de Barra de São Francisco, estado do Espírito Santo, e foi desenvolvida no Curso de Mestrado em Educação Agrícola, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Tem o objetivo de identificar e analisar a atuação do MPA no município de Barra de São Francisco/ES, identificando as contribuições do Movimento para a construção da Educação do Campo no município, as demandas que apontem para o fortalecimento da Educação do Campo no município, e intervindo no sentido de contribuir no atendimento destas demandas. Esta pesquisa baseou-se na pesquisa-ação, pois esta foi um dos melhores caminhos que nos conduziu a leitura da realidade e no desenvolvimento desta pesquisa. Utilizou-se a pesquisa de campo com entrevistas a militantes dirigentes municipais e estaduais do MPA e famílias de estudantes de escolas que participam de grupos de base do MPA e Associações de pequenos agricultores. Foi realizada também pesquisa documental. Este estudo traz uma reflexão sobre as lutas travadas pela EC para garantir uma educação apropriada aos camponeses, bem como os enfrentamentos e a resistência de Organizações Sociais Populares do Campo, juntamente com a comunidade camponesa frente as investidas do poder público (Estado) e do modelo capitalista de produção no campo para o fechamento das escolas do campo. A pesquisa aponta para a demanda de uma organização que possa refletir e defender o interesse da EC no município de Barra de São Francisco, para melhor se defender das tentativas de fechamento das escolas do campo no município e ajudar na garantia de uma educação de qualidade para os povos do campo.
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