O processo de criação artística em Artaud
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13494 |
Resumo: | A presente dissertação tem como objeto de estudo o processo de criação segundo Antonin Artaud e seus desdobramentos estéticos, éticos e políticos. A priori nos filiaremos em algumas criações “teóricas-artísticas” de Artaud, textos de comentadores e historiadores teatrais que identificamos como ferramentas fundamentais para nos auxiliar a desenvolver este trabalho. Nesse nosso processo “dissertativo-criativo”, intentamos evidenciar como e por que Artaud resolveu se insurgir contra o teatro moderno europeu, propor a retomada do teatro ritualístico e criar um teatro cruel; um teatro alicerçado na veracidade e distanciado da verossimilhança, um teatro que atingisse diretamente o espírito através dos sentidos. |
id |
UFRRJ-1_b4a2fa7011f1f50b2c4ac164ef6d054a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/13494 |
network_acronym_str |
UFRRJ-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Juliana Santos daCarvalho, Danilo Bilate de098.988.317-58Carvalho, Danilo Bilate deSilva, Denise Espírito Santo daRamos, Pedro Hussak van Velthen136.508.837-59http://lattes.cnpq.br/69859770884964972023-12-22T02:47:45Z2023-12-22T02:47:45Z2019-08-30SILVA, Juliana Santos da. O processo de criação artística em Artaud. 2019. 82 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13494A presente dissertação tem como objeto de estudo o processo de criação segundo Antonin Artaud e seus desdobramentos estéticos, éticos e políticos. A priori nos filiaremos em algumas criações “teóricas-artísticas” de Artaud, textos de comentadores e historiadores teatrais que identificamos como ferramentas fundamentais para nos auxiliar a desenvolver este trabalho. Nesse nosso processo “dissertativo-criativo”, intentamos evidenciar como e por que Artaud resolveu se insurgir contra o teatro moderno europeu, propor a retomada do teatro ritualístico e criar um teatro cruel; um teatro alicerçado na veracidade e distanciado da verossimilhança, um teatro que atingisse diretamente o espírito através dos sentidos.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorCette thèse a pour objet d’étudier le processus de création selon Antonin Artaud et ses développements esthétiques, éthiques et politiques. A priori, nous y rejoindrons certaines des créations « théoriques-artistiques » d'Artaud, des textes de commentateurs et d'historiens du théâtre que nous avons identifiés comme des outils fondamentaux pour nous aider à développer ce travail. Dans notre processus de « dissertation-création », nous entendons expliquer comment et pourquoi Artaud a décidé de se positionner contre le théâtre européen moderne, de proposer la reprise du théâtre ritualiste et de créer un théâtre cruel; un théâtre fondé sur la vérité et éloigné de la vraisemblance, un théâtre qui atteint directement l'esprit par les sens.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisArtaudCriaçãoTeatroVidaCréationThéâtreLa vieFilosofiaO processo de criação artística em ArtaudLe processus de création artistique chez Artaudinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisARISTÓTELES. Arte Retórica e Arte Poética . 16ª ed. Trad. de Antônio Pinto de Carvalho. São Paulo: Ediouro, 2003. ARTAUD, Antonin. O teatro e seu Duplo. Tradução: Teixeira Coelho. Editora São Paulo: Martins Fontes, 2006. _____. Le Théâtre et son double . Paris: Gallimard, 1938. Disponível: < https://fr.wikisource.org/wiki/Page:Artaud_-_Le_th%C3%A9%C3%A2tre_et_son_double_-_19 38.djvu/77 >. Acessado em: 16 jul de 2019. ____. Os Tarahumaras. In: Escritos de um louco. Disponível em: http://www.geocities.ws/unigalera1/antonin.pdf em acessado em: 8 de maio de 2019 ____. A Montanha dos Signos. In: Escritos de um louco. Disponível em: http://www.geocities.ws/unigalera1/antonin.pdf em acessado em: 8 de maio de 2019 ____. A Dança do Peyote. In: Escritos de um louco. Disponível em: http://www.geocities.ws/unigalera1/antonin.pdf em acessado em: 8 de maio de 2019 ____. Para acabar com o julgamento de Deus. In: Escritos de um louco. Disponível em: http://www.geocities.ws/unigalera1/antonin.pdf em acessado em: 8 de maio de 2019 ____. Heliogábalo ou O Anarquista coroado. In: Escritos de um louco. Disponível http://www.geocities.ws/unigalera1/antonin.pdf em acessado em: 8 de maio de 2019 ____. A Viagem ao México: MENSAGENS REVOLUCIONÁRIAS. In: Escritos de um louco. Disponível http://www.geocities.ws/unigalera1/antonin.pdf em acessado em: 8 de maio de 2019 _____. Linguagem e vida . Org.: J. Guinsburg, Sílvia Fernandes Telesi e Antonio Mercado Neto. São Paulo: Perspectiva, 2014. _____. A perda de si: cartas de Antonin Artaud . Organização: Ana Kiffer. Tradução: Ana Kiffer e Mariana Patrício Fernandes. 1º ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2017. ANTOINE, André. Antologia de textos sobre o naturalismo . Tradução e organização: Eugénia Vasques. Editora: Escola Superior de Teatro e Cinema. 2011. BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. Trad.: Maria Paula V. Zurawski, J. Guinsburg, Sérgio Coelho e Clóvis Garcia. São Paulo: Perspectiva. 2001. BLANCHOT, Maurice. Um livro por vir. Tradução: Leyla Perrone- Moisés. São Paulo: Martins Fontes. 2005 BORGES, Sonia. Antonin Artaud: arte e estética da existência. Psicanálise & Barroco – Revista de Psicanálise. v.5, n.2: 85-94, dez. 2007. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/psicanalise-barroco/article/view/8862 Acesado em: Maio de 2019 BORIE, Monique; ROUGEMONT, Martine & SHERER, Jacques. (Orgs.) Estética teatral de Platão a Brecht. Tradução: Helena Barbas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 1996. DELEUZE, Gilles. Conversações . Trad.: Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1992. _____. Crítica e clínica. 2ª ed. Trad.: Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 2011. _____. Diferença e Repetição . Trad.: Luiz Orlandi e Roberto Machado. Lisboa: Relógio d’Água, 2000. _____. Nietzsche e a filosofia . Trad.: António M. Magalhães. 2ª ed. Porto: Rés-Editora, 2001. _____. Sobre teatro: Um manifesto de menos; O esgotado . Trad.: Fátima Saadi, Ovídio de Abreu, Roberto Machado. Rio de Janeiro: Zahar, 2010. _____. O ato de criação. Palestra proferida em Paris em 1987, transcrita e publicada em Folha de São Paulo. 1999 DELEUZE, Gilles & GUATARRI, Felix. O que é a filosofia? Trad.: Bento Prado Jr. E Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2010. ____. Mil Platôs . Vol.3. Ed.34, São Paulo, 2002. DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 1995. FERNANDES, Sílvia. Teatralidades contemporâneas . São Paulo: Perspectiva, 2013. FOUCAULT, Michel. História da sexualidade; o cuidado de si. Tradução: Maria Tereza da Costa Albuquerque e J.A.Guilhon Albuquerque. Oitava Edição. São Paulo: Graal, 2005. Volume 3. ____. Microfísica do Poder . Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979. ____. Qu’est-ce que les Lumières?, Magazine Littéraire , nº 207, mai 1984, pp. 35- 39. (Retirado do curso de 5 de Janeiro de 1983, no Collège de France). Traduzido a partir de FOUCAULT, Michel. Dits et Écrits. Paris: Gallimard, 1994, Vol. IV, pp. 679-688. por Wanderson Flor do Nascimento. Disponível em: http://www.revistaartereal.com.br/wp-content/uploads/2014/02/O-QUE-%C3%89-ILUMINISMO -Foucault.pdf Acessado em: junho de 2019. _____. Une esthétique de l’existence (entretien avec A. Fontana), Le monde, 15-16 juillet 1984, p. XI. Tradução: wanderson flor do nascimento. Disponível: http://files.philoethos.webnode.pt/200000086-4b9ae4bf4e/estetica.pdf Acessado em: julho de 2019. FREUD, Sigmund. (1913). Totem e Tabu. In: FREUD, S. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. v. 13. Rio de Janeiro: Imago, 1990. GROSSMAN, Evelyne. Corpos hipersensíveis - Para além do sexos. Tradução: Ana Kiffer. Rio de Janeiro: Zazie Edições. 2007. GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo paradigma estético. Trad.: Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Ed. 34, 2012. HESÍODO. Teogonia - a origem dos deuses. Estudo e tradução: Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras, 1995 KIFFER, Ana Paula. Antonin Artaud: uma poética do pensamento . Coruña: Universidade de Coruña e Departamento de Galego-Português, Francês e Lingüística, 2003. _____. Correspondência fabulatória – entre Ana K. e A. Artaud. In. Vazantes. Volume 02. p. 105-116. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/vazantes/article/view/32925/73000 Acessado em: 15 de junho de 2019. _____. Artaud, momo ou monstro? In. Lugar comum. Número 25. p. 237-243. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:NNuNreCQFmMJ:uninomade.net/wp-co ntent/files_mf/110810121127Artaud%2520-%2520Momo%2520ou%2520Monstro%2520-%2520 Ana%2520Kiffer.pdf+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br Acessado em: 07 de julho de 2019. LAWRENCE, D. H. ([1928] 1997). “Le chaos en poésie”, Les deux principes, éd. de L’Herne, Paris, pp. 41-48. Disponível em: < http://com2710.dedalon.net/S_14_files/DHLAWRENCE_Le_chaos_en_poesie_1928.pdf > Acessado em: 16 jul. de 2019. LEHMANN, Hans-Theis. Teatro Pós-Dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007. NIETZSCHE, Friedrich. Obras incompletas. seleção de textos de Gérard Lebrun; tradução e notas de Rubens Rodrigues Torres Filho. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. _____. O nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. Tradução: J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das letras. 1992 _____. A Gaia Ciência . Tradução: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1ª ed. 2001. NIN, Anaïs. Incesto, Diário amoroso. Tradução: José Luis Fernández-Villanueva Cencio Espanha: Siruela. 2008 SALLES, Nara. “Antonin Artaud: O Corpo sem Órgãos”. In: O percevejo On-line. (Dossiê Artes Cênicas e Filosofia ). v. 2, n. 1 (2010): Disponível em: < http://www.seer.unirio.br/index.php/opercevejoonline/search/authors/view?firstName=Nara& middleName=&lastName=Salles&affiliation=NACE%2FUFAL&country= >. Acesso em: 15 de junho de 2019. _____. Sentidos: Uma Instauração Cênica. Processos criativos a partir da poética de Antonin Artaud. Tese de Doutorado. Salvador: PPGAC.UFBA, 2004 PASTORE, Jassanan Amoroso Dias. O caos, o acaso e o trágico . Ide, São Paulo , v. 35, n. 54, p. 109-125, jul. 2012. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31062012000100011 > acessado em 16 jul. 2019. PATRIOTA, Rosangela. & GUINSBURG, J. (Orgs.) A cena em aula: Itinerários de um professor em Devir . São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009. PINHO, Luis Celso. A vida como uma obra de arte: esboço de uma ética foucaultiana. Disponível em: http://www.ufrrj.br/graduacao/prodocencia/publicacoes/etica-alteridade/artigos/Luiz_celso_Pinh o.pdf Acessado em: 25. jul. 2019 TEIXEIRA, Ana. O Teatro da Cura Cruel. Interface , Botucatu , v. 3, n. 5, p. 187-192, Aug. 1999 . Disponível em < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32831999000200028&lng=en& nrm=iso > . Acessado em: 11 abril. 2019. QUEIROZ, André Luís dos Santos de. “O teatro artaudiano ou a metafísica da carne”. In: O que nos faz pensar , v. 3, n. 05, p. 114-129, nov. 1991. Disponível em: http://www.oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br/index.php/oqnfp/article/view/50 . Acesso em: 10 jun de 2019. QUILICI, Cassiano Sydow. Artaud: Teatro e Ritual . São Paulo: Annablume, 2004. _____. Notas sobre a "Arte como Veículo" e o Ofício Alquímico do Performer. Rev. Bras. Estud. Presença , Porto Alegre , v. 3, n. 1, p. 164-175, Apr. 2013 . Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602013000100164&lng=en&n rm=iso > Acessado em 11 maio. 2019. ROUBINE, Jean Jacques, A linguagem da encenação teatral . Tradução e apresentação de Yan Michalski. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. SANTOS, Adriana Rosa Cruz. Para acabar com o juízo (de deus): Artaud, Foucault e os corpos ingovernáveis. Arq. bras. psicol., Rio de Janeiro , v. 70, n. spe, p. 132-141, 2018 . Disponível em < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672018000400011&lng=p t&nrm=iso > acessos em 11 ago. 2019. SCHÖPKE, Regina. Por uma filosofia da diferença: Gilles Deleuze, o pensador nômade . Rio de Janeiro: Contraponto; São Paulo: Edusp, 2004. VERNANT, Jean-Pierre. Mito e Religião na Grécia Antiga . Trad. de Joana Angélica d’Ávila. São Paulo: Martins Fontes, 2006. VIRMAUX, Alain. Artaud e o teatro . Tradução: Carlos Eugênio Marcondes Moura. São Paulo: Perspectiva, 2009. ______. Artaud, L’homme-théâtre. Disponível em: http://classes.bnf.fr/classes/pages/pdf/artaud1.pdf Acessado em: maio de 2019. ZOLA, Emile. Romance Experimental e o Naturalismo no Teatro. Tradução: Italo Caroni e Célia Berretini. São Paulo: Perspectiva,1977.https://tede.ufrrj.br/retrieve/69979/2019%20-%20Juliana%20Santos%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5809Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-07-21T18:20:20Z No. of bitstreams: 1 2019 - Juliana Santos da Silva.pdf: 845215 bytes, checksum: dc53fc43c3313ca60cca26a6890aad36 (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-21T18:20:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Juliana Santos da Silva.pdf: 845215 bytes, checksum: dc53fc43c3313ca60cca26a6890aad36 (MD5) Previous issue date: 2019-08-30info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2019 - Juliana Santos da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3995https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13494/1/2019%20-%20Juliana%20Santos%20da%20Silva.pdf.jpg30bc20793abb75bdc4098744f91cc6abMD51TEXT2019 - Juliana Santos da Silva.pdf.txtExtracted Texttext/plain189371https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13494/2/2019%20-%20Juliana%20Santos%20da%20Silva.pdf.txt410fbacaa9cd68f0125d4dd168380105MD52ORIGINAL2019 - Juliana Santos da Silva.pdfapplication/pdf845215https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13494/3/2019%20-%20Juliana%20Santos%20da%20Silva.pdfdc53fc43c3313ca60cca26a6890aad36MD53LICENSElicense.txttext/plain2089https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13494/4/license.txt7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7MD5420.500.14407/134942023-12-21 23:47:45.885oai:rima.ufrrj.br:20.500.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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:47:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O processo de criação artística em Artaud |
dc.title.alternative.fra.fl_str_mv |
Le processus de création artistique chez Artaud |
title |
O processo de criação artística em Artaud |
spellingShingle |
O processo de criação artística em Artaud Silva, Juliana Santos da Artaud Criação Teatro Vida Création Théâtre La vie Filosofia |
title_short |
O processo de criação artística em Artaud |
title_full |
O processo de criação artística em Artaud |
title_fullStr |
O processo de criação artística em Artaud |
title_full_unstemmed |
O processo de criação artística em Artaud |
title_sort |
O processo de criação artística em Artaud |
author |
Silva, Juliana Santos da |
author_facet |
Silva, Juliana Santos da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Juliana Santos da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Danilo Bilate de |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
098.988.317-58 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Carvalho, Danilo Bilate de |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Silva, Denise Espírito Santo da |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Ramos, Pedro Hussak van Velthen |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
136.508.837-59 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6985977088496497 |
contributor_str_mv |
Carvalho, Danilo Bilate de Carvalho, Danilo Bilate de Silva, Denise Espírito Santo da Ramos, Pedro Hussak van Velthen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artaud Criação Teatro Vida |
topic |
Artaud Criação Teatro Vida Création Théâtre La vie Filosofia |
dc.subject.fra.fl_str_mv |
Création Théâtre La vie |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Filosofia |
description |
A presente dissertação tem como objeto de estudo o processo de criação segundo Antonin Artaud e seus desdobramentos estéticos, éticos e políticos. A priori nos filiaremos em algumas criações “teóricas-artísticas” de Artaud, textos de comentadores e historiadores teatrais que identificamos como ferramentas fundamentais para nos auxiliar a desenvolver este trabalho. Nesse nosso processo “dissertativo-criativo”, intentamos evidenciar como e por que Artaud resolveu se insurgir contra o teatro moderno europeu, propor a retomada do teatro ritualístico e criar um teatro cruel; um teatro alicerçado na veracidade e distanciado da verossimilhança, um teatro que atingisse diretamente o espírito através dos sentidos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-08-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-22T02:47:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-22T02:47:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Juliana Santos da. O processo de criação artística em Artaud. 2019. 82 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13494 |
identifier_str_mv |
SILVA, Juliana Santos da. O processo de criação artística em Artaud. 2019. 82 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019. |
url |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13494 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.references.por.fl_str_mv |
ARISTÓTELES. Arte Retórica e Arte Poética . 16ª ed. Trad. de Antônio Pinto de Carvalho. São Paulo: Ediouro, 2003. ARTAUD, Antonin. O teatro e seu Duplo. Tradução: Teixeira Coelho. Editora São Paulo: Martins Fontes, 2006. _____. Le Théâtre et son double . Paris: Gallimard, 1938. Disponível: < https://fr.wikisource.org/wiki/Page:Artaud_-_Le_th%C3%A9%C3%A2tre_et_son_double_-_19 38.djvu/77 >. Acessado em: 16 jul de 2019. ____. Os Tarahumaras. In: Escritos de um louco. Disponível em: http://www.geocities.ws/unigalera1/antonin.pdf em acessado em: 8 de maio de 2019 ____. A Montanha dos Signos. In: Escritos de um louco. Disponível em: http://www.geocities.ws/unigalera1/antonin.pdf em acessado em: 8 de maio de 2019 ____. A Dança do Peyote. In: Escritos de um louco. Disponível em: http://www.geocities.ws/unigalera1/antonin.pdf em acessado em: 8 de maio de 2019 ____. Para acabar com o julgamento de Deus. In: Escritos de um louco. Disponível em: http://www.geocities.ws/unigalera1/antonin.pdf em acessado em: 8 de maio de 2019 ____. Heliogábalo ou O Anarquista coroado. In: Escritos de um louco. Disponível http://www.geocities.ws/unigalera1/antonin.pdf em acessado em: 8 de maio de 2019 ____. A Viagem ao México: MENSAGENS REVOLUCIONÁRIAS. In: Escritos de um louco. Disponível http://www.geocities.ws/unigalera1/antonin.pdf em acessado em: 8 de maio de 2019 _____. Linguagem e vida . Org.: J. Guinsburg, Sílvia Fernandes Telesi e Antonio Mercado Neto. São Paulo: Perspectiva, 2014. _____. A perda de si: cartas de Antonin Artaud . Organização: Ana Kiffer. Tradução: Ana Kiffer e Mariana Patrício Fernandes. 1º ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2017. ANTOINE, André. Antologia de textos sobre o naturalismo . Tradução e organização: Eugénia Vasques. Editora: Escola Superior de Teatro e Cinema. 2011. BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. Trad.: Maria Paula V. Zurawski, J. Guinsburg, Sérgio Coelho e Clóvis Garcia. São Paulo: Perspectiva. 2001. BLANCHOT, Maurice. Um livro por vir. Tradução: Leyla Perrone- Moisés. São Paulo: Martins Fontes. 2005 BORGES, Sonia. Antonin Artaud: arte e estética da existência. Psicanálise & Barroco – Revista de Psicanálise. v.5, n.2: 85-94, dez. 2007. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/psicanalise-barroco/article/view/8862 Acesado em: Maio de 2019 BORIE, Monique; ROUGEMONT, Martine & SHERER, Jacques. (Orgs.) Estética teatral de Platão a Brecht. Tradução: Helena Barbas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 1996. DELEUZE, Gilles. Conversações . Trad.: Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1992. _____. Crítica e clínica. 2ª ed. Trad.: Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 2011. _____. Diferença e Repetição . Trad.: Luiz Orlandi e Roberto Machado. Lisboa: Relógio d’Água, 2000. _____. Nietzsche e a filosofia . Trad.: António M. Magalhães. 2ª ed. Porto: Rés-Editora, 2001. _____. Sobre teatro: Um manifesto de menos; O esgotado . Trad.: Fátima Saadi, Ovídio de Abreu, Roberto Machado. Rio de Janeiro: Zahar, 2010. _____. O ato de criação. Palestra proferida em Paris em 1987, transcrita e publicada em Folha de São Paulo. 1999 DELEUZE, Gilles & GUATARRI, Felix. O que é a filosofia? Trad.: Bento Prado Jr. E Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2010. ____. Mil Platôs . Vol.3. Ed.34, São Paulo, 2002. DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 1995. FERNANDES, Sílvia. Teatralidades contemporâneas . São Paulo: Perspectiva, 2013. FOUCAULT, Michel. História da sexualidade; o cuidado de si. Tradução: Maria Tereza da Costa Albuquerque e J.A.Guilhon Albuquerque. Oitava Edição. São Paulo: Graal, 2005. Volume 3. ____. Microfísica do Poder . Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979. ____. Qu’est-ce que les Lumières?, Magazine Littéraire , nº 207, mai 1984, pp. 35- 39. (Retirado do curso de 5 de Janeiro de 1983, no Collège de France). Traduzido a partir de FOUCAULT, Michel. Dits et Écrits. Paris: Gallimard, 1994, Vol. IV, pp. 679-688. por Wanderson Flor do Nascimento. Disponível em: http://www.revistaartereal.com.br/wp-content/uploads/2014/02/O-QUE-%C3%89-ILUMINISMO -Foucault.pdf Acessado em: junho de 2019. _____. Une esthétique de l’existence (entretien avec A. Fontana), Le monde, 15-16 juillet 1984, p. XI. Tradução: wanderson flor do nascimento. Disponível: http://files.philoethos.webnode.pt/200000086-4b9ae4bf4e/estetica.pdf Acessado em: julho de 2019. FREUD, Sigmund. (1913). Totem e Tabu. In: FREUD, S. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. v. 13. Rio de Janeiro: Imago, 1990. GROSSMAN, Evelyne. Corpos hipersensíveis - Para além do sexos. Tradução: Ana Kiffer. Rio de Janeiro: Zazie Edições. 2007. GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo paradigma estético. Trad.: Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Ed. 34, 2012. HESÍODO. Teogonia - a origem dos deuses. Estudo e tradução: Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras, 1995 KIFFER, Ana Paula. Antonin Artaud: uma poética do pensamento . Coruña: Universidade de Coruña e Departamento de Galego-Português, Francês e Lingüística, 2003. _____. Correspondência fabulatória – entre Ana K. e A. Artaud. In. Vazantes. Volume 02. p. 105-116. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/vazantes/article/view/32925/73000 Acessado em: 15 de junho de 2019. _____. Artaud, momo ou monstro? In. Lugar comum. Número 25. p. 237-243. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:NNuNreCQFmMJ:uninomade.net/wp-co ntent/files_mf/110810121127Artaud%2520-%2520Momo%2520ou%2520Monstro%2520-%2520 Ana%2520Kiffer.pdf+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br Acessado em: 07 de julho de 2019. LAWRENCE, D. H. ([1928] 1997). “Le chaos en poésie”, Les deux principes, éd. de L’Herne, Paris, pp. 41-48. Disponível em: < http://com2710.dedalon.net/S_14_files/DHLAWRENCE_Le_chaos_en_poesie_1928.pdf > Acessado em: 16 jul. de 2019. LEHMANN, Hans-Theis. Teatro Pós-Dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007. NIETZSCHE, Friedrich. Obras incompletas. seleção de textos de Gérard Lebrun; tradução e notas de Rubens Rodrigues Torres Filho. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. _____. O nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. Tradução: J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das letras. 1992 _____. A Gaia Ciência . Tradução: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1ª ed. 2001. NIN, Anaïs. Incesto, Diário amoroso. Tradução: José Luis Fernández-Villanueva Cencio Espanha: Siruela. 2008 SALLES, Nara. “Antonin Artaud: O Corpo sem Órgãos”. In: O percevejo On-line. (Dossiê Artes Cênicas e Filosofia ). v. 2, n. 1 (2010): Disponível em: < http://www.seer.unirio.br/index.php/opercevejoonline/search/authors/view?firstName=Nara& middleName=&lastName=Salles&affiliation=NACE%2FUFAL&country= >. Acesso em: 15 de junho de 2019. _____. Sentidos: Uma Instauração Cênica. Processos criativos a partir da poética de Antonin Artaud. Tese de Doutorado. Salvador: PPGAC.UFBA, 2004 PASTORE, Jassanan Amoroso Dias. O caos, o acaso e o trágico . Ide, São Paulo , v. 35, n. 54, p. 109-125, jul. 2012. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31062012000100011 > acessado em 16 jul. 2019. PATRIOTA, Rosangela. & GUINSBURG, J. (Orgs.) A cena em aula: Itinerários de um professor em Devir . São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009. PINHO, Luis Celso. A vida como uma obra de arte: esboço de uma ética foucaultiana. Disponível em: http://www.ufrrj.br/graduacao/prodocencia/publicacoes/etica-alteridade/artigos/Luiz_celso_Pinh o.pdf Acessado em: 25. jul. 2019 TEIXEIRA, Ana. O Teatro da Cura Cruel. Interface , Botucatu , v. 3, n. 5, p. 187-192, Aug. 1999 . Disponível em < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32831999000200028&lng=en& nrm=iso > . Acessado em: 11 abril. 2019. QUEIROZ, André Luís dos Santos de. “O teatro artaudiano ou a metafísica da carne”. In: O que nos faz pensar , v. 3, n. 05, p. 114-129, nov. 1991. Disponível em: http://www.oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br/index.php/oqnfp/article/view/50 . Acesso em: 10 jun de 2019. QUILICI, Cassiano Sydow. Artaud: Teatro e Ritual . São Paulo: Annablume, 2004. _____. Notas sobre a "Arte como Veículo" e o Ofício Alquímico do Performer. Rev. Bras. Estud. Presença , Porto Alegre , v. 3, n. 1, p. 164-175, Apr. 2013 . Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602013000100164&lng=en&n rm=iso > Acessado em 11 maio. 2019. ROUBINE, Jean Jacques, A linguagem da encenação teatral . Tradução e apresentação de Yan Michalski. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. SANTOS, Adriana Rosa Cruz. Para acabar com o juízo (de deus): Artaud, Foucault e os corpos ingovernáveis. Arq. bras. psicol., Rio de Janeiro , v. 70, n. spe, p. 132-141, 2018 . Disponível em < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672018000400011&lng=p t&nrm=iso > acessos em 11 ago. 2019. SCHÖPKE, Regina. Por uma filosofia da diferença: Gilles Deleuze, o pensador nômade . Rio de Janeiro: Contraponto; São Paulo: Edusp, 2004. VERNANT, Jean-Pierre. Mito e Religião na Grécia Antiga . Trad. de Joana Angélica d’Ávila. São Paulo: Martins Fontes, 2006. VIRMAUX, Alain. Artaud e o teatro . Tradução: Carlos Eugênio Marcondes Moura. São Paulo: Perspectiva, 2009. ______. Artaud, L’homme-théâtre. Disponível em: http://classes.bnf.fr/classes/pages/pdf/artaud1.pdf Acessado em: maio de 2019. ZOLA, Emile. Romance Experimental e o Naturalismo no Teatro. Tradução: Italo Caroni e Célia Berretini. São Paulo: Perspectiva,1977. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) instacron:UFRRJ |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
instacron_str |
UFRRJ |
institution |
UFRRJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13494/1/2019%20-%20Juliana%20Santos%20da%20Silva.pdf.jpg https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13494/2/2019%20-%20Juliana%20Santos%20da%20Silva.pdf.txt https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13494/3/2019%20-%20Juliana%20Santos%20da%20Silva.pdf https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13494/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
30bc20793abb75bdc4098744f91cc6ab 410fbacaa9cd68f0125d4dd168380105 dc53fc43c3313ca60cca26a6890aad36 7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br |
_version_ |
1810107821765689344 |