O Orçamento como Instrumento de Planejamento na Gestão de Políticas Públicas: O caso da Assistência Estudantil na UFRRJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raasch, Ronaldo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15359
Resumo: Este trabalho traz uma sinopse dos estudos sobre o estado da arte das políticas públicas, do processo evolutivo do planejamento e orçamento públicos e da trajetória da assistência estudantil no ensino superior brasileiro. Seu objetivo consistiu em proceder uma análise crítica dos processos de gestão das políticas públicas inerente à assistência estudantil da UFRRJ de modo a fornecer subsídios para sua melhoria, considerando o orçamento como instrumento de planejamento. Inicialmente, a revisão da literatura sobre os temas centrais serviram para construir as bases teóricas do estudo que permitiram avançar em direção ao alcance dos objetivos estabelecidos. Posteriormente, o trabalho utilizou-se do método de estudo de caso, realizado nos setores responsáveis pela política de assistência estudantil e do planejamento orçamentário da UFRRJ, delimitado no período de 2006 a 2010. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem quanti-qualitativa. Para a coleta de dados foram usadas as técnicas da observação direta, entrevistas semi-estruturadas e aplicação de questionários. Na estratégia de análise dos dados qualitativos foi utilizado o método de análise do conteúdo e dos dados quantitativos, utilizou-se de métodos estatísticos descritivos. E finalmente, os resultados apresentados a partir das percepções dos gestores, coordenadores e estudantes assistidos, indicaram a necessidade de melhoria no planejamento orçamentário e na gestão das políticas públicas de assistência estudantil desenvolvida pela UFRRJ, a partir dos recursos disponibilizados pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil.
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Seu objetivo consistiu em proceder uma análise crítica dos processos de gestão das políticas públicas inerente à assistência estudantil da UFRRJ de modo a fornecer subsídios para sua melhoria, considerando o orçamento como instrumento de planejamento. Inicialmente, a revisão da literatura sobre os temas centrais serviram para construir as bases teóricas do estudo que permitiram avançar em direção ao alcance dos objetivos estabelecidos. Posteriormente, o trabalho utilizou-se do método de estudo de caso, realizado nos setores responsáveis pela política de assistência estudantil e do planejamento orçamentário da UFRRJ, delimitado no período de 2006 a 2010. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem quanti-qualitativa. Para a coleta de dados foram usadas as técnicas da observação direta, entrevistas semi-estruturadas e aplicação de questionários. Na estratégia de análise dos dados qualitativos foi utilizado o método de análise do conteúdo e dos dados quantitativos, utilizou-se de métodos estatísticos descritivos. E finalmente, os resultados apresentados a partir das percepções dos gestores, coordenadores e estudantes assistidos, indicaram a necessidade de melhoria no planejamento orçamentário e na gestão das políticas públicas de assistência estudantil desenvolvida pela UFRRJ, a partir dos recursos disponibilizados pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil.This work brings a synopsis of the studies about the State of the art of public policies, the evolutionary process of planning and public budget and the trajectory of the Brazilian higher education student assistance. Its purpose was to carry out a critical analysis of procedures for the management of public policy inherent in student assistance UFRRJ to provide subsidies for their improvement, whereas the budget as a planning instrument. Initially, the review of the literature on the core issues served to build the theoretical bases of the study that allowed advance toward the achievement of the goals established. Later, the work used the method of case study, carried out in the sectors responsible for student assistance policy and budget planning of UFRRJ, bounded in the period 2006 to 2010. This is an exploratory research with quanti- approach qualitative. For data collection were used the techniques of direct observation, semi-structured interviews and questionnaires. In qualitative data analysis strategy was used the method of analysis of quantitative data and content, used descriptive statistical methods. And finally, the results presented from perceptions of managers, coordinators and students assisted, indicated the need for improvement in budget planning and management of public policies for student assistance developed by UFRRJ, from the resources made available by the National Program of Student Assistanceapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisPolíticasPlanejamento e Orçamento PúblicosAssistência EstudantilPolicyPlanning and Budget PublicStudent AssistanceCiências HumanasO Orçamento como Instrumento de Planejamento na Gestão de Políticas Públicas: O caso da Assistência Estudantil na UFRRJThe Budget as a Planning Tool in Public Policy Management: The case of the Student Assistance UFRRJinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABEP, Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. 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description Este trabalho traz uma sinopse dos estudos sobre o estado da arte das políticas públicas, do processo evolutivo do planejamento e orçamento públicos e da trajetória da assistência estudantil no ensino superior brasileiro. Seu objetivo consistiu em proceder uma análise crítica dos processos de gestão das políticas públicas inerente à assistência estudantil da UFRRJ de modo a fornecer subsídios para sua melhoria, considerando o orçamento como instrumento de planejamento. Inicialmente, a revisão da literatura sobre os temas centrais serviram para construir as bases teóricas do estudo que permitiram avançar em direção ao alcance dos objetivos estabelecidos. Posteriormente, o trabalho utilizou-se do método de estudo de caso, realizado nos setores responsáveis pela política de assistência estudantil e do planejamento orçamentário da UFRRJ, delimitado no período de 2006 a 2010. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem quanti-qualitativa. Para a coleta de dados foram usadas as técnicas da observação direta, entrevistas semi-estruturadas e aplicação de questionários. Na estratégia de análise dos dados qualitativos foi utilizado o método de análise do conteúdo e dos dados quantitativos, utilizou-se de métodos estatísticos descritivos. E finalmente, os resultados apresentados a partir das percepções dos gestores, coordenadores e estudantes assistidos, indicaram a necessidade de melhoria no planejamento orçamentário e na gestão das políticas públicas de assistência estudantil desenvolvida pela UFRRJ, a partir dos recursos disponibilizados pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil.
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