Caderno de atividades, alfabetização ambiental e científica: perspectivas cidadãs na escola
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15005 |
Resumo: | Diante do atual cenário que estamos vivendo de grande crise ambiental, que ameaça a vida, até de nós seres humanos, se faz necessária uma prática docente que priorize desenvolver nos alunos uma postura reflexiva, crítica, questionadora e investigativa sobre o mundo em que vivem e a consciência da importância de exercer a cidadania. Este trabalho tem como objetivo pesquisar as contribuições de um caderno de atividades para o processo de construção do conhecimento científico dos alunos de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio, sujeitos da pesquisa, do Colégio Estadual São João, localizado no município de Queimados, RJ. Esse material pedagógico, denominado Para uma Alfabetização Ambiental nas Escolas, aborda o tema Educação Ambiental na perspectiva da Alfabetização Científica. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que envolve a coleta de dados através de um questionário para levantamento das concepções prévias dos alunos e dividido em três eixos: Significando o Meio Ambiente, que tem o propósito de verificar os conceitos que os alunos possuem sobre o meio ambiente; Meio Ambiente e seus problemas, que visa a analisar a visão que os alunos tem acerca dos problemas ambientais do local onde vivem e suas causas; Vida Cotidiana e Ambiente, que deseja averiguar a relação dos alunos no dia a dia com o meio ambiente. As análises do questionário evidenciaram que o tema “meio ambiente”, embora seja essencial à vida de todo ser humano, é conhecido de forma superficial ou até mesmo é resultado de uma associação equivocada. A análise das repostas dos alunos trouxe elementos importantes que permitiram aprofundar o tema desta pesquisa através das atividades sugeridas no Caderno de Atividades Para uma Alfabetização Ambiental nas Escolas. A análise dessas atividades demonstrou uma importância desse material pedagógico para colaborar com o processo de ensino e aprendizagem nas escolas, trazendo reflexões, aproximando os alunos da importância e da realidade ambiental que estamos vivendo. Sendo uma ferramenta para contribuir com a formação de cidadãos alfabetizados ambientalmente. |
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Salles, Fernanda Soton FerreiraMachado, Lígia Cristina FerreiraMachado, Lígia Cristina FerreiraGuimarães, MauroAnjos, Maylta Brandão doshttp://lattes.cnpq.br/24420940945817012023-12-22T03:09:15Z2023-12-22T03:09:15Z2023-06-21SALLES, Fernanda Soton Ferreira. Caderno de atividades, alfabetização ambiental e científica: perspectivas cidadãs na escola, 2023, 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15005Diante do atual cenário que estamos vivendo de grande crise ambiental, que ameaça a vida, até de nós seres humanos, se faz necessária uma prática docente que priorize desenvolver nos alunos uma postura reflexiva, crítica, questionadora e investigativa sobre o mundo em que vivem e a consciência da importância de exercer a cidadania. Este trabalho tem como objetivo pesquisar as contribuições de um caderno de atividades para o processo de construção do conhecimento científico dos alunos de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio, sujeitos da pesquisa, do Colégio Estadual São João, localizado no município de Queimados, RJ. Esse material pedagógico, denominado Para uma Alfabetização Ambiental nas Escolas, aborda o tema Educação Ambiental na perspectiva da Alfabetização Científica. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que envolve a coleta de dados através de um questionário para levantamento das concepções prévias dos alunos e dividido em três eixos: Significando o Meio Ambiente, que tem o propósito de verificar os conceitos que os alunos possuem sobre o meio ambiente; Meio Ambiente e seus problemas, que visa a analisar a visão que os alunos tem acerca dos problemas ambientais do local onde vivem e suas causas; Vida Cotidiana e Ambiente, que deseja averiguar a relação dos alunos no dia a dia com o meio ambiente. As análises do questionário evidenciaram que o tema “meio ambiente”, embora seja essencial à vida de todo ser humano, é conhecido de forma superficial ou até mesmo é resultado de uma associação equivocada. A análise das repostas dos alunos trouxe elementos importantes que permitiram aprofundar o tema desta pesquisa através das atividades sugeridas no Caderno de Atividades Para uma Alfabetização Ambiental nas Escolas. A análise dessas atividades demonstrou uma importância desse material pedagógico para colaborar com o processo de ensino e aprendizagem nas escolas, trazendo reflexões, aproximando os alunos da importância e da realidade ambiental que estamos vivendo. Sendo uma ferramenta para contribuir com a formação de cidadãos alfabetizados ambientalmente.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorConsidering the current scenario of a big environmental crisis, which threatens not only the nature, but also humans life, a need of a teaching practice arises, one that pioritizes developing in students a reflective, critical, questioning and investigative posture about the world and the consciousness of the importance of practicing citizenship rights. This work aims to investigate the contributions of an activity book in the process of building a scientific knowledge among students, in a third-year secondary school class, the point of this research, at a public school located in Queimados/ RJ. This pedagogical material, called For an Environmental Literacy at Schools, addresses the Environmental Education topic from the perspective of Scientific Literacy, theoretically based on a dialogue between the ideas and concepts of Attico Chassot and Paulo Freire. It refers to a qualitative research that involves the collection of data through a questionnaire to survey the students’ previous conceptions, divided into three axes: Meaning the Environment, to verify the concepts students have about the environment; Environment and its problems, aiming to analyze the reading students have about the environmental problems from the place where they live and their causes; Daily Life and Environment, to find out how students relate to the environment on a day-to-day basis. The analysis of the questionnaire showed that the theme “environment”, although essential to every human being, is superficially known or even the result of a mistaken association. The analysis of the students responses brought relevant evidence that allowed deepening the theme of this research through the activities suggested in the Activity Book For an Environmental Literacy at Schools, which was organized from five activities. The carrying out and subsequent analysis of these activities demonstrated the importance of this pedagogical material to collaborate with the teaching and learning process at schools, enabling reflections and bringing students closer to the importance and environmental reality that humans are facing. It constitutes, therefore, a didactic material that can contribute to the formation of environmentally literate citizens.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoAlfabetização CientíficaEducação Ambientalproblemas socioambientaisScientific LiteracyEnvironmental Educationsocio-environmental problemsEducaçãoCaderno de atividades, alfabetização ambiental e científica: perspectivas cidadãs na escolaActivity notebook, environmental and scientific literacy: citizen perspectives at schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação: uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Portugal: Porto Editora, 1994. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Minha casa, o mundo. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2008. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. 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