A problemática em relação ao uso e consumo sustentável da água no Ifes - Campus Itapina: a construção de um novo paradigma
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12761 |
Resumo: | A pesquisa problematiza a relação estabelecida pelo ser humano com o meio ambiente quanto à degradação dos recursos hídricos e às suas consequências. Envolve-se com a problemática em torno do uso e consumo da água no Ifes - Campus Itapina. Analisa a relação estabelecida pela comunidade escolar com o uso racional e sustentável dos recursos hídricos. Aborda a temática da seca vivenciada entre o final de 2013 até meados de 2017 na Região Noroeste do Estado do Espírito Santo e o desastre ambiental ocasionado pelo derramamento de rejeito de minério no rio Doce. Emerge da necessidade de compreender os fatores ambientais que degradaram de forma radical o rio São João Grande. Procura conhecer a percepção da comunidade escolar em relação ao uso/consumo da água no Campus Itapina. Utiliza o Ifes - Campus Itapina como sendo o campo de pesquisa, e os servidores e estudantes como sujeitos desta pesquisa. Para isso, foram coletados dados a partir de questionários semiestruturados com questões abertas e fechadas para conhecer a relação e percepção dos sujeitos em relação à problemática estabelecida. Realiza a identificação e mapeamento dos setores críticos no campus quanto ao consumo de água. Realiza visitas técnicas, acompanha trabalhos de recuperação de áreas degradadas e medições sobre o consumo de água pelo Campus Itapina. Utiliza a pesquisa documental e de acompanhamento na Estação de Captação e Tratamento de Água (ETA). A pesquisa teve caráter exploratório com abordagem qualitativa. Considera como principais resultados a necessidade de ações formativas, educativas e administrativas de cunho socioambiental com toda comunidade circunvizinha. Elabora um planejamento estratégico destinado à instituição de ensino, sendo, também necessário, por parte do Ifes - Campus Itapina , no que diz respeito ao ensino, pesquisa e extensão, ampliar o seu papel na formação de sujeitos com valores que levem em conta os aspectos socioambientais: sujeitos responsáveis e comprometidos com a sustentabilidade do seu espaço de vivência. Espera-se, também, contribuir com a conservação, preservação e o cuidado com os recursos hídricos da região |
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Araujo, Geraldo Pereira deSantos, Gabriel de Araujo266.942.557-72http://lattes.cnpq.br/8363784238484680Vieiras, Rosinei Ronconi001.225.267-08http://lattes.cnpq.br/0254674428136048Santos, Gabriel de Araujo266.942.557-72http://lattes.cnpq.br/8363784238484680Monteiro, Rosa Cristinahttp://lattes.cnpq.br/4703453783397917Vieiras, Rosinei Ronconi001.225.267-08http://lattes.cnpq.br/4703453783397917674.847.357-87http://lattes.cnpq.br/27270139789399792023-12-22T02:20:23Z2023-12-22T02:20:23Z2020-11-13ARAUJO, Geraldo Pereira de. A problemática em relação ao uso e consumo sustentável da água no Ifes - Campus Itapina: a construção de um novo paradigma. 2020. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12761A pesquisa problematiza a relação estabelecida pelo ser humano com o meio ambiente quanto à degradação dos recursos hídricos e às suas consequências. Envolve-se com a problemática em torno do uso e consumo da água no Ifes - Campus Itapina. Analisa a relação estabelecida pela comunidade escolar com o uso racional e sustentável dos recursos hídricos. Aborda a temática da seca vivenciada entre o final de 2013 até meados de 2017 na Região Noroeste do Estado do Espírito Santo e o desastre ambiental ocasionado pelo derramamento de rejeito de minério no rio Doce. Emerge da necessidade de compreender os fatores ambientais que degradaram de forma radical o rio São João Grande. Procura conhecer a percepção da comunidade escolar em relação ao uso/consumo da água no Campus Itapina. Utiliza o Ifes - Campus Itapina como sendo o campo de pesquisa, e os servidores e estudantes como sujeitos desta pesquisa. Para isso, foram coletados dados a partir de questionários semiestruturados com questões abertas e fechadas para conhecer a relação e percepção dos sujeitos em relação à problemática estabelecida. Realiza a identificação e mapeamento dos setores críticos no campus quanto ao consumo de água. Realiza visitas técnicas, acompanha trabalhos de recuperação de áreas degradadas e medições sobre o consumo de água pelo Campus Itapina. Utiliza a pesquisa documental e de acompanhamento na Estação de Captação e Tratamento de Água (ETA). A pesquisa teve caráter exploratório com abordagem qualitativa. Considera como principais resultados a necessidade de ações formativas, educativas e administrativas de cunho socioambiental com toda comunidade circunvizinha. Elabora um planejamento estratégico destinado à instituição de ensino, sendo, também necessário, por parte do Ifes - Campus Itapina , no que diz respeito ao ensino, pesquisa e extensão, ampliar o seu papel na formação de sujeitos com valores que levem em conta os aspectos socioambientais: sujeitos responsáveis e comprometidos com a sustentabilidade do seu espaço de vivência. Espera-se, também, contribuir com a conservação, preservação e o cuidado com os recursos hídricos da regiãoCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe research questions the relationship established by human beings with the environment regarding the degradation of water resources and their consequences. It is involved with the problem surrounding the use and consumption of water at the Federal Institute of Espirito Santo at Itapina Campus. It analyzes the relationship established by the school community with the rational and sustainable use of water resources. It addresses the theme of drought experienced between the end of 2013 until the middle of in the northwest of the state of Espirito Santo and the environmental disaster caused by the spillage of ore in the Doce River. It emerges from the need to understand the environmental factors that have radically degraded the Sao Joao Grande River. It seeks to understand the perception of the school community in relation to the use and consumption of water at Itapina Campus. The Federal Institute of Espirito Santo at Itapina Campus is used as the research field and the servers and students as subjects of this research. For such, data were collected from semi-structured questionnaires with open and closed questions to learn about the relationship and perception of the subjects in relation to the established problem. Performs the identification and mapping of critical sectors on campus regarding water consumption. Conducts technical visits, monitors restoration work on degraded areas and measures on water consumption at the Itapina Campus. It uses documentary and monitoring research at the Water Collection and Treatment Station (ETA). The research had an exploratory character with a qualitative approach. It considers as its main results the need for training, educational and administrative actions of a socioenvironmental nature with the entire surrounding community. Prepares a strategic plan for the educational institution, and it is also necessary, on the part of the Federal Institute of Espirito Santo at Itapina Campus, with regard to teaching, research and extension, to expand its role in the formation of subjects with values that take into account socio-environmental aspects : responsible individuals committed to the sustainability of their living space. It is also expected to contribute to the conservation, preservation and care of the region's water resourcesapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaCrise hídricaEducação ambientalRecursos hídricosSustentabilidadeWater crisisEnvironmental educationWater resourcesSustainability.EducaçãoA problemática em relação ao uso e consumo sustentável da água no Ifes - Campus Itapina: a construção de um novo paradigmaThe problem regarding the sustainable use and consumption of water at the Federal Institute of Espirito Santo at Itapina Campus: the construction of a new paradigminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisACOSTA, Alberto. Por Uma Declaração Universal dos Direitos da Natureza. Reflexões para a ação. Revista da AFESI (Serviço Exterior Equatoriano), n.54, agosto 2010. AGERH. Agência Estadual De Recursos Hídricos Resolução da AGERH 008/2015. 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A pesquisa problematiza a relação estabelecida pelo ser humano com o meio ambiente quanto à degradação dos recursos hídricos e às suas consequências. Envolve-se com a problemática em torno do uso e consumo da água no Ifes - Campus Itapina. Analisa a relação estabelecida pela comunidade escolar com o uso racional e sustentável dos recursos hídricos. Aborda a temática da seca vivenciada entre o final de 2013 até meados de 2017 na Região Noroeste do Estado do Espírito Santo e o desastre ambiental ocasionado pelo derramamento de rejeito de minério no rio Doce. Emerge da necessidade de compreender os fatores ambientais que degradaram de forma radical o rio São João Grande. Procura conhecer a percepção da comunidade escolar em relação ao uso/consumo da água no Campus Itapina. Utiliza o Ifes - Campus Itapina como sendo o campo de pesquisa, e os servidores e estudantes como sujeitos desta pesquisa. Para isso, foram coletados dados a partir de questionários semiestruturados com questões abertas e fechadas para conhecer a relação e percepção dos sujeitos em relação à problemática estabelecida. Realiza a identificação e mapeamento dos setores críticos no campus quanto ao consumo de água. Realiza visitas técnicas, acompanha trabalhos de recuperação de áreas degradadas e medições sobre o consumo de água pelo Campus Itapina. Utiliza a pesquisa documental e de acompanhamento na Estação de Captação e Tratamento de Água (ETA). A pesquisa teve caráter exploratório com abordagem qualitativa. Considera como principais resultados a necessidade de ações formativas, educativas e administrativas de cunho socioambiental com toda comunidade circunvizinha. Elabora um planejamento estratégico destinado à instituição de ensino, sendo, também necessário, por parte do Ifes - Campus Itapina , no que diz respeito ao ensino, pesquisa e extensão, ampliar o seu papel na formação de sujeitos com valores que levem em conta os aspectos socioambientais: sujeitos responsáveis e comprometidos com a sustentabilidade do seu espaço de vivência. Espera-se, também, contribuir com a conservação, preservação e o cuidado com os recursos hídricos da região |
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ARAUJO, Geraldo Pereira de. A problemática em relação ao uso e consumo sustentável da água no Ifes - Campus Itapina: a construção de um novo paradigma. 2020. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020. |
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