Avaliação Institucional e os Desafios da Avaliação Formativa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9950 |
Resumo: | A tese trata dos estudos da avaliação institucional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, observando os desafios da avaliação formativa. A importância da ação participativa da comunidade acadêmica no processo de avaliação institucional foi um fator motivador na reflexão inicial da investigação. O estudo se caracterizou por uma pesquisa básica descritiva e de natureza qualitativa. O objetivo geral consistiu em analisar o processo de avaliação institucional nos Institutos Federais, tomando como objeto de estudo o Instituto Federal Goiano, com base na visão formativa e de regulação definidas no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), no período de 2015 a 2017. A pesquisa teórica foi desenvolvida com referência nos pressupostos conceituais, históricos, regulatórios, político-sociais e educacionais do processo de avaliação institucional. A pesquisa documental teve por foco o Sinaes e os contextos dialógicos dos IFs, possibilitando a caracterização da expansão desta instituição, adotando-se como eixo central a educação superior. A investigação nos permitiu discorrer sobre as políticas de avaliação implementadas nos IFs, e foi consubstanciada pela análise detalhada de um deles, o IF Goiano, tomado como caso de estudo. A escolha da instituição deveu-se ao fato de, no período delimitado, ter sido o único Instituto a obter conceito institucional “5”, considerado de excelência na avaliação de recredenciamento institucional. Os principais referenciais teóricos escolhidos para aprofundamento das categorias de análise receberam o tratamento indicado pelo método crítico-dialético, considerado o mais adequado por abranger as contradições da realidade, os aspectos dialógicos, a totalidade e os movimentos de transformação contínua. Buscou-se sistematizar o percurso avaliativo do IF Goiano, considerando sua equivalência às universidades federais e os resultados do processo de avaliação institucional interna e externa, com foco no eixo denominado “planejamento e avaliação institucional” do Sinaes. A investigação utilizou fontes bibliográficas, documentais, observação de campo e aplicação de questionários junto aos informantes-chave. Estes foram constituídos por membros da Comissão Própria de Avaliação e das Subcomissões dos campi, gestores e servidores técnico-administrativos. O estudo aprofundou a compreensão da percepção do público alvo quanto ao processo de avaliação institucional, nas concepções da regulação e da avaliação formativa. A contribuição principal da pesquisa foi a análise da experiência avaliativa de uma instituição recém-criada no cenário da educação superior – o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. A investigação, tomando como caso de estudo o IF Goiano, concluiu que o processo de avaliação institucional vem se desenvolvendo de acordo como os moldes da regulação prevista no Sinaes, em detrimento da concepção de avaliação formativa. A tese também demonstrou que a cultura avaliativa e a compreensão da importância deste processo ainda se apresentam como um desafio a ser conquistado pelos IFs, assim como a necessária adequação do Sinaes de modo a atender às especificidades destas instituições. |
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Paiva, Liz Denize CarvalhoOtranto, Celia Regina443476507-87http://lattes.cnpq.br/6452959271161723Otranto, Célia ReginaSouza, Nádia Maria Pereira deSousa, José Vieira deMancebo, Deise009375917-77http://lattes.cnpq.br/98163428886706202023-12-21T18:54:48Z2023-12-21T18:54:48Z2018-12-13PAIVA, Liz Denize Carvalho. Avaliação Institucional e os Desafios da Avaliação Formativa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. 2018. 266 f.. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação e Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9950A tese trata dos estudos da avaliação institucional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, observando os desafios da avaliação formativa. A importância da ação participativa da comunidade acadêmica no processo de avaliação institucional foi um fator motivador na reflexão inicial da investigação. O estudo se caracterizou por uma pesquisa básica descritiva e de natureza qualitativa. O objetivo geral consistiu em analisar o processo de avaliação institucional nos Institutos Federais, tomando como objeto de estudo o Instituto Federal Goiano, com base na visão formativa e de regulação definidas no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), no período de 2015 a 2017. A pesquisa teórica foi desenvolvida com referência nos pressupostos conceituais, históricos, regulatórios, político-sociais e educacionais do processo de avaliação institucional. A pesquisa documental teve por foco o Sinaes e os contextos dialógicos dos IFs, possibilitando a caracterização da expansão desta instituição, adotando-se como eixo central a educação superior. A investigação nos permitiu discorrer sobre as políticas de avaliação implementadas nos IFs, e foi consubstanciada pela análise detalhada de um deles, o IF Goiano, tomado como caso de estudo. A escolha da instituição deveu-se ao fato de, no período delimitado, ter sido o único Instituto a obter conceito institucional “5”, considerado de excelência na avaliação de recredenciamento institucional. Os principais referenciais teóricos escolhidos para aprofundamento das categorias de análise receberam o tratamento indicado pelo método crítico-dialético, considerado o mais adequado por abranger as contradições da realidade, os aspectos dialógicos, a totalidade e os movimentos de transformação contínua. Buscou-se sistematizar o percurso avaliativo do IF Goiano, considerando sua equivalência às universidades federais e os resultados do processo de avaliação institucional interna e externa, com foco no eixo denominado “planejamento e avaliação institucional” do Sinaes. A investigação utilizou fontes bibliográficas, documentais, observação de campo e aplicação de questionários junto aos informantes-chave. Estes foram constituídos por membros da Comissão Própria de Avaliação e das Subcomissões dos campi, gestores e servidores técnico-administrativos. O estudo aprofundou a compreensão da percepção do público alvo quanto ao processo de avaliação institucional, nas concepções da regulação e da avaliação formativa. A contribuição principal da pesquisa foi a análise da experiência avaliativa de uma instituição recém-criada no cenário da educação superior – o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. A investigação, tomando como caso de estudo o IF Goiano, concluiu que o processo de avaliação institucional vem se desenvolvendo de acordo como os moldes da regulação prevista no Sinaes, em detrimento da concepção de avaliação formativa. A tese também demonstrou que a cultura avaliativa e a compreensão da importância deste processo ainda se apresentam como um desafio a ser conquistado pelos IFs, assim como a necessária adequação do Sinaes de modo a atender às especificidades destas instituições.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.The thesis deals with the studies of the institutional evaluation in the Federal Institute of Education, Science and Technology, observing the challenges of the formative evaluation. The importance of participatory action by the academic community in the process of institutional evaluation was a motivating factor in the initial reflection of the research. The study was characterized by a basic descriptive and qualitative research. The general objective was to analyze the institutional evaluation process in the Federal Institutes, taking as object of study the Goiano Federal Institute, based on the formative and regulatory vision defined in the National System of Evaluation of Higher Education (Sinaes), in the period of 2015 to 2017. The theoretical research was developed with reference in the conceptual, historical, regulatory, political-social and educational assumptions of the process of institutional evaluation. Documentary research focused on the Sinaes and the dialogic contexts of the FIs, enabling the characterization of the expansion of this institution, adopting as a central axis the higher education. The research allowed us to discuss the evaluation policies implemented in the FIs, and was substantiated by the detailed analysis of one of them, the Goiano IF, taken as a sample in this study. The choice of the institution was due to the fact that in the delimited period it was the only Institute to obtain an institutional concept "5", considered of excellence in the evaluation of institutional re-creation. The main theoretical references chosen to deepen the categories of analysis, received the treatment indicated by the critical-dialectical method considered the most appropriate because it covers the contradictions of reality, the dialogical aspects, the totality and the movements of continuous transformation. The aim was to systematize the evaluation of IF Goiano, considering its equivalence to the federal universities and the results of the process of internal and external institutional evaluation, focusing on the axis called "planning and institutional evaluation" of Sinaes. The research used bibliographical sources, documentaries, field observation and the application of questionnaires to the key informants. These were made up of members of the Evaluation Committee and the Subcommittees of the campuses, managers and technical-administrative servants. The study deepened the understanding of the perception of the target public regarding the process of institutional evaluation, in the concepts of regulation and formative evaluation. The main contribution of the research was the analysis of the evaluation experience of a newly created institution in the scenario of higher education - the Federal Institute of Education, Science and Technology. The research, taking as a sample the IF Goiano, concluded that the process of institutional evaluation has been developing according to the molds of the regulation envisaged in the Sinaes, to the detriment of the conception of formative evaluation.The thesis also showed that the evaluation culture and the understanding of the importance of this process still present as a challenge to be achieved by the FIs, as well as the necessary adequacy of the Sinaes in order to meet the specificities of these institutions.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto de EducaçãoAvaliação InstitucionalAvaliação FormativaSinaesInstitutional EvaluationFormative EvaluationSinaesCiências HumanasAvaliação Institucional e os Desafios da Avaliação Formativa no Instituto Federal de Educação, Ciência e TecnologiaInstitutional Evaluation and the Challenges of Formative Evaluation at the Federal Institute of Education, Science and Technology.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAFONSO, Almerindo Janela. Avaliação educacional: regulação e emancipação para uma sociologia das políticas avaliativas contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2000. ______. Reforma do Estado e Políticas Educacionais: entre a crise do Estado-nação e a emergência da regulação supranacional. Educação & Sociedade. Campinas: Cedes, 2001, nº 75, p. 15-33. ______. Para uma conceitualização alternativa de accountability em educação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 33, n. 119, p. 471-484, abr.-jun. 2012. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em 24 jul. 2018. ALVES-MAZZOTTI, A, J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1999. ANDRÉ, Marli Elisa. D A. de. Etnografia da prática escolar. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 2002. ANTUNES, Ricardo (org.). Riqueza e miséria do trabalho no Brasil II. São Paulo: Boitempo, 2013. ASSIS, Renato Linhares de. Agroecologia no Brasil: análise do processo de difusão e perspectivas. 2002. 150p. 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A tese trata dos estudos da avaliação institucional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, observando os desafios da avaliação formativa. A importância da ação participativa da comunidade acadêmica no processo de avaliação institucional foi um fator motivador na reflexão inicial da investigação. O estudo se caracterizou por uma pesquisa básica descritiva e de natureza qualitativa. O objetivo geral consistiu em analisar o processo de avaliação institucional nos Institutos Federais, tomando como objeto de estudo o Instituto Federal Goiano, com base na visão formativa e de regulação definidas no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), no período de 2015 a 2017. A pesquisa teórica foi desenvolvida com referência nos pressupostos conceituais, históricos, regulatórios, político-sociais e educacionais do processo de avaliação institucional. A pesquisa documental teve por foco o Sinaes e os contextos dialógicos dos IFs, possibilitando a caracterização da expansão desta instituição, adotando-se como eixo central a educação superior. A investigação nos permitiu discorrer sobre as políticas de avaliação implementadas nos IFs, e foi consubstanciada pela análise detalhada de um deles, o IF Goiano, tomado como caso de estudo. A escolha da instituição deveu-se ao fato de, no período delimitado, ter sido o único Instituto a obter conceito institucional “5”, considerado de excelência na avaliação de recredenciamento institucional. Os principais referenciais teóricos escolhidos para aprofundamento das categorias de análise receberam o tratamento indicado pelo método crítico-dialético, considerado o mais adequado por abranger as contradições da realidade, os aspectos dialógicos, a totalidade e os movimentos de transformação contínua. Buscou-se sistematizar o percurso avaliativo do IF Goiano, considerando sua equivalência às universidades federais e os resultados do processo de avaliação institucional interna e externa, com foco no eixo denominado “planejamento e avaliação institucional” do Sinaes. A investigação utilizou fontes bibliográficas, documentais, observação de campo e aplicação de questionários junto aos informantes-chave. Estes foram constituídos por membros da Comissão Própria de Avaliação e das Subcomissões dos campi, gestores e servidores técnico-administrativos. O estudo aprofundou a compreensão da percepção do público alvo quanto ao processo de avaliação institucional, nas concepções da regulação e da avaliação formativa. A contribuição principal da pesquisa foi a análise da experiência avaliativa de uma instituição recém-criada no cenário da educação superior – o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. A investigação, tomando como caso de estudo o IF Goiano, concluiu que o processo de avaliação institucional vem se desenvolvendo de acordo como os moldes da regulação prevista no Sinaes, em detrimento da concepção de avaliação formativa. A tese também demonstrou que a cultura avaliativa e a compreensão da importância deste processo ainda se apresentam como um desafio a ser conquistado pelos IFs, assim como a necessária adequação do Sinaes de modo a atender às especificidades destas instituições. |
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PAIVA, Liz Denize Carvalho. Avaliação Institucional e os Desafios da Avaliação Formativa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. 2018. 266 f.. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação e Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018. |
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