Atividades físicas de aventura na natureza: perspectivas para o ensino da Educação Física no Colégio Agrícola “Senador Carlos Gomes de Oliveira”- UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nessler, Duval
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12136
Resumo: Atualmente, os profissionais da área de Educação Física são desafiados a adequar os currículos às novas diretrizes e novas demandas da sociedade. Surge, então, o seguinte questionamento: “qual conteúdo alternativo, ministrado nas aulas de Educação Física, pode ser útil para a educação agrícola?” No tratamento dessa problemática, a presente investigação sustenta a hipótese de que, no colégio agrícola, o ensino da Educação Física tem a necessidade de proporcionar aos alunos momentos mais significativos através da inclusão das AFAN (Atividades Físicas de Aventura na Natureza) como novas perspectivas a serem inseridas no Colégio Agrícola “Senador Carlos Gomes de Oliveira”- CASCGO. A partir do objetivo geral, identificam-se atividades relacionadas às AFAN que podem ser focadas no ensino da Educação Física e subsidiadas numa perspectiva interdisciplinar do ensino agrícola. As AFAN abordam diversos assuntos importantes para a melhoria da qualidade de vida: esportes, corporalidade e legitimidade da Educação Física escolar, interdisciplinaridade, temas transversais, ecologia, ecoturismo, trilha ecológica, e, até mesmo a interface entre a Educação Física, Educação Ambiental e desenvolvimento sustentável. Ao abordar os aspectos metodológicos da pesquisa qualitativa, define-se uma nova proposta de conteúdos alternativos da Educação Física no CASCGO. As estratégias e o aprofundamento da investigação, compreendem a pesquisa bibliográfica, aplicação de questionário e a análise dos mesmos. A partir dos dados coletados, identificam-se as categorias como a avaliação da disciplina no CASCGO, sua carga horária e conteúdo, a relação entre Educação Física e outras áreas de conhecimento do curso técnico em Agropecuária, a interdisciplinaridade, viabilidade e prática das AFAN nas aulas de Educação Física. Analisando o tipo de prática e conteúdo que se ministra no cotidiano escolar do colégio agrícola, procura-se apresentar uma Educação Física inovadora, evidenciando um componente curricular significativo tanto para o professor, quanto para o aluno, onde ele deixa de ser somente receptor e adestrado, manifestando a importância das atividades físicas de aventura na natureza em seu cotidiano dentro e fora do âmbito escolar. Os resultados desta pesquisa apontam que a implementação das AFAN como perspectiva para o ensino da Educação Física no CASCGO está dentro das expectativas dos alunos devido à carência de espaços de lazer, dentre as quais se destacam as seguintes modalidades: Arvorismo, Trilha Ecológica e Escalada Esportiva. Ao analisar as AFAN como perspectivas para o CASCGO constatou-se que dentre as suas diversas modalidades, a trilha ecológica é a atividade que mais propicia uma interface entre a Educação Física e a Educação Ambiental, enquadrando-se perfeitamente em nossa instituição de ensino agrícola. Portanto, confirma-se que entre as modalidades de AFAN sugeridas, especificamente a Trilha Ecológica é a mais propícia para o CASCGO. Acredita-se que as AFAN, como conteúdo da Educação Física na Educação Agrícola possa ser significativo no desenvolvimento da formação integral dos nossos alunos.
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Surge, então, o seguinte questionamento: “qual conteúdo alternativo, ministrado nas aulas de Educação Física, pode ser útil para a educação agrícola?” No tratamento dessa problemática, a presente investigação sustenta a hipótese de que, no colégio agrícola, o ensino da Educação Física tem a necessidade de proporcionar aos alunos momentos mais significativos através da inclusão das AFAN (Atividades Físicas de Aventura na Natureza) como novas perspectivas a serem inseridas no Colégio Agrícola “Senador Carlos Gomes de Oliveira”- CASCGO. A partir do objetivo geral, identificam-se atividades relacionadas às AFAN que podem ser focadas no ensino da Educação Física e subsidiadas numa perspectiva interdisciplinar do ensino agrícola. As AFAN abordam diversos assuntos importantes para a melhoria da qualidade de vida: esportes, corporalidade e legitimidade da Educação Física escolar, interdisciplinaridade, temas transversais, ecologia, ecoturismo, trilha ecológica, e, até mesmo a interface entre a Educação Física, Educação Ambiental e desenvolvimento sustentável. Ao abordar os aspectos metodológicos da pesquisa qualitativa, define-se uma nova proposta de conteúdos alternativos da Educação Física no CASCGO. As estratégias e o aprofundamento da investigação, compreendem a pesquisa bibliográfica, aplicação de questionário e a análise dos mesmos. A partir dos dados coletados, identificam-se as categorias como a avaliação da disciplina no CASCGO, sua carga horária e conteúdo, a relação entre Educação Física e outras áreas de conhecimento do curso técnico em Agropecuária, a interdisciplinaridade, viabilidade e prática das AFAN nas aulas de Educação Física. Analisando o tipo de prática e conteúdo que se ministra no cotidiano escolar do colégio agrícola, procura-se apresentar uma Educação Física inovadora, evidenciando um componente curricular significativo tanto para o professor, quanto para o aluno, onde ele deixa de ser somente receptor e adestrado, manifestando a importância das atividades físicas de aventura na natureza em seu cotidiano dentro e fora do âmbito escolar. Os resultados desta pesquisa apontam que a implementação das AFAN como perspectiva para o ensino da Educação Física no CASCGO está dentro das expectativas dos alunos devido à carência de espaços de lazer, dentre as quais se destacam as seguintes modalidades: Arvorismo, Trilha Ecológica e Escalada Esportiva. Ao analisar as AFAN como perspectivas para o CASCGO constatou-se que dentre as suas diversas modalidades, a trilha ecológica é a atividade que mais propicia uma interface entre a Educação Física e a Educação Ambiental, enquadrando-se perfeitamente em nossa instituição de ensino agrícola. Portanto, confirma-se que entre as modalidades de AFAN sugeridas, especificamente a Trilha Ecológica é a mais propícia para o CASCGO. Acredita-se que as AFAN, como conteúdo da Educação Física na Educação Agrícola possa ser significativo no desenvolvimento da formação integral dos nossos alunos.Nowadays, professionals in the area of Physical Education are challenged to adapt the curriculum to the new guidelines and new demands of society. There will, the following question: "what alternative content taught in classes of Physical Education can be useful for agricultural education?" In handling this issue, this research supports the hypothesis that the agricultural college, the teaching of Physical Education has the need to give students more time through the significant inclusion of AFAN (Physical Activities of Adventure in Nature) and new perspectives to be included in the Agricultural College "Senator Carlos Gomes de Oliveira" (CASCGO). In order to get the general goal, which is try to identify activities related to AFAN that can be focused on teaching Physical Education and funded through an interdisciplinary perspective of agricultural education. The AFAN addressed several issues important to improving the quality of life: sports, corporate and legitimacy of Physical Education school, interdisciplinary, ecology, ecotourism, ecological trails, and even the interface between the Physical Education, Environmental Education and sustainable development. In addressing the methodological aspects of qualitative research, set a new proposal for alternative content in Physical Education in CASCGO. The strategies and deepening of research focus on the literature search, application of the same questionnaire and analysis. From the data collected, it identifies the categories as the evaluation of discipline in CASCGO, their working hours and content, the relationship between physical education and other areas of technical knowledge of the course in Agriculture, the interdisciplinary, and practical feasibility of the AFAN lessons of Physical Education. Analyzing the type of content that is practical and minister in the daily school's agricultural college, seeks to present an innovative fitness, showing a significant educational component for both the teacher and for the student, where he ceases to be a receiver only and skillful, Emphasizing the importance of physical activity in the nature of adventure in your daily life inside and outside the school context. The results of this study suggest that the implementation of the AFAN as prospect for the teaching of Physical Education in CASCGO is within the expectations of students due to shortage of recreation spaces, among which stand out as follows: trees, Ecological and Rock climbing Sports Track. In examining the prospects for the AFAN as CASCGO it was found that among their different ways, the ecological track is the most activity that provides an interface between the Physical Education and Environmental Education, fits perfectly well into our institution of agricultural education. Therefore, it is confirmed that the arrangements between the AFAN suggested, specifically the Ecological Trail is the most auspicious for the CASCGO. It is believed that the AFAN, as content of Physical Education in Agricultural Education can be significant in developing the education of our students.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEnsino AgrícolaPerspectivas InterdisciplinaresEsportes ao ar livreAgricultural EducationInterdisciplinary PerspectivesOutdoor SportsEducaçãoAtividades físicas de aventura na natureza: perspectivas para o ensino da Educação Física no Colégio Agrícola “Senador Carlos Gomes de Oliveira”- UFSCPhysical Activities of Adventure in Nature: Prospects for teaching Physical Education in Agricultural College “Senator Carlos Gomes de Oliveira”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/8236/2009%20-%20Duval%20Nessler.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15062/2009%20-%20Duval%20Nessler.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21374/2009%20-%20Duval%20Nessler.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/27738/2009%20-%20Duval%20Nessler.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34100/2009%20-%20Duval%20Nessler.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40482/2009%20-%20Duval%20Nessler.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/46850/2009%20-%20Duval%20Nessler.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53262/2009%20-%20Duval%20Nessler.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2374Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2018-08-23T20:20:37Z No. of bitstreams: 1 2009 - Duval Nessler.pdf: 730188 bytes, checksum: b23e8e6f11366eaef954a4fd9a7dbfb7 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-23T20:20:37Z (GMT). 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