Portfólio na disciplina de práticas profissionais no Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raitani Júnior, Antonio Alir Dias
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90910
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Agronomia. Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola
id UFSC_b6502f3cfa6875009ef98bfe8c4bd8d5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90910
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Portfólio na disciplina de práticas profissionais no Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de OliveiraEnsino agricolaPratica de ensinoAuto-avaliaçãoAprendizagemFormação profissionalPorta-folioDissertação (mestrado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Agronomia. Programa de Pós-graduação em Educação AgrícolaDe maneira geral e não se considerando um passado muito distante, a maioria das escolas técnicas de nível médio que oferecem educação profissional, tinha como preocupação maior, a de oferecer a melhor formação profissional aos seus educandos, deixando em segundo plano a formação dos alunos enquanto cidadãos críticos e capazes. Notou-se então, que muitos problemas estavam surgindo quanto à colocação e permanência desses jovens no mercado de trabalho e que estes, apesar de possuírem o conhecimento técnico necessário ao desenvolvimento de suas atividades profissionais, não tinham muitas vezes um mínimo necessário de preparo para enfrentar os desafios de uma nova sociedade. Nas escolas agrotécnicas, em particular no Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira, que funciona no sistema de escola-fazenda, a preocupação com a formação profissional é evidenciada pela filosofia de trabalho que consiste em "aprender para fazer e fazer para aprender". A disciplina de práticas profissionais é ministrada dentro das diversas unidades didáticas de produção que compõe a fazenda e contempla o fazer para aprender, se constituindo num grande e importante laboratório onde os estudantes com a devida orientação dos professores e técnicos, executam inicialmente as atividades profissionais para a manutenção da fazenda, aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula e, em seguida exercitam suas habilidades de iniciativa e criatividade. Diante da evidencia aparente de que as atividades de manutenção da fazenda são meramente rotineiras, tidas como trabalho banal, aspectos relevantes dos saberes adquiridos com a experiência prática realizada nas aulas práticas, podem vir a ser objeto de reflexão e auto-avaliação do aluno através da adoção do Portfólio como instrumento de sistematização e contextualização dos conhecimentos envolvidos, suas aplicações e implicações no mundo do trabalho e na sociedade. Outra oportunidade está no exercício da interdisciplinaridade, considerando que as atividades realizadas nas aulas práticas profissionais levam a necessidade de articulação de conhecimentos e saberes de diversas disciplinas. O funcionamento do colégio no sistema de escola-fazenda, ainda em regime de internato, leva os estudantes ao constante exercício de convivência com respeito as diferenças, pois atuam em equipe na manutenção da fazenda, inclusive nos finais de semana, sem a orientação direta dos professores e técnicos, contemplando plenamente os quatro pilares apresentados por Delors (2003).Rio de Janeiro (RJ)Sanchez, Sandra BarrosUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroRaitani Júnior, Antonio Alir Dias2012-10-23T16:38:58Z2012-10-23T16:38:58Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis101 f.| il., grafs., tabs.application/pdf251661http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90910porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-08T18:06:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/90910Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-08T18:06:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Portfólio na disciplina de práticas profissionais no Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira
title Portfólio na disciplina de práticas profissionais no Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira
spellingShingle Portfólio na disciplina de práticas profissionais no Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira
Raitani Júnior, Antonio Alir Dias
Ensino agricola
Pratica de ensino
Auto-avaliação
Aprendizagem
Formação profissional
Porta-folio
title_short Portfólio na disciplina de práticas profissionais no Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira
title_full Portfólio na disciplina de práticas profissionais no Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira
title_fullStr Portfólio na disciplina de práticas profissionais no Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira
title_full_unstemmed Portfólio na disciplina de práticas profissionais no Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira
title_sort Portfólio na disciplina de práticas profissionais no Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira
author Raitani Júnior, Antonio Alir Dias
author_facet Raitani Júnior, Antonio Alir Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanchez, Sandra Barros
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Raitani Júnior, Antonio Alir Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino agricola
Pratica de ensino
Auto-avaliação
Aprendizagem
Formação profissional
Porta-folio
topic Ensino agricola
Pratica de ensino
Auto-avaliação
Aprendizagem
Formação profissional
Porta-folio
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Agronomia. Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008
2012-10-23T16:38:58Z
2012-10-23T16:38:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 251661
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90910
identifier_str_mv 251661
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 101 f.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Rio de Janeiro (RJ)
publisher.none.fl_str_mv Rio de Janeiro (RJ)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652301123977216