Tonzão entre dois “mundos”: mediações e agência entre o funk e a igreja.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11547 |
Resumo: | Minha análise tem como foco a trajetória de um mediador entre o “mundo” gospel e o “mundo” do funk. Dessa forma, nesse trabalho pretendo analisar a função de mediador realizado pelo funkeiro em bailes funk e cultos através do funk e do pentecostalismo. O mediador a que me refiro é Tonzão, ex-dançarino do grupo de funk “Os Hawaianos”, da época em que eram da produtora Furacão 2000. O dançarino em questão passou por um processo de conversão ao protestantismo na ADUD (Assembleia de Deus dos Últimos Dias), igreja que ainda congrega. A música, segundo Oosterbaan (2015), é um aspecto essencial do pentecostalismo que auxilia na forma coerente como ele se expande no contexto brasileiro. Entendendo a vida urbana e todas as suas heterogeneidades, compreendo que os indivíduos participam de múltiplos pertencimentos que são simultâneos, que se inter-relacionam na construção de suas identidades e formas de representação do mundo social (VELHO, 1994). A mediação é importante para entender a atuação de Tonzão, pois assim permite que o mesmo transite de forma constante entre esses diferentes domínios culturais e simbólicos mantendo assim seu “ethos” funkeiro. |
id |
UFRRJ-1_bf65518b52e1bcbb2dd7a8b66b72f8bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/11547 |
network_acronym_str |
UFRRJ-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Paz, Sthefanye SilvaMachado, Carly Barboza069.328.757-80http://lattes.cnpq.br/0663218453318204Machado, Carly Barboza069.328.757-80http://lattes.cnpq.br/0663218453318204Miagusko, Edsonhttp://lattes.cnpq.br/4986360512962746Silva, Raquel Sant'Ana dahttps://orcid.org/0000-0002-2890-1068http://lattes.cnpq.br/1439570277664939https://orcid.org/0000-0002-4192-796722540693-3154.448.417-89http://lattes.cnpq.br/43291534869949022023-12-22T01:53:42Z2023-12-22T01:53:42Z2018-02-26PAZ, Sthefanye Silva. Tonzão entre dois “mundos”: mediações e agência entre o funk e a igreja. 2018. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11547Minha análise tem como foco a trajetória de um mediador entre o “mundo” gospel e o “mundo” do funk. Dessa forma, nesse trabalho pretendo analisar a função de mediador realizado pelo funkeiro em bailes funk e cultos através do funk e do pentecostalismo. O mediador a que me refiro é Tonzão, ex-dançarino do grupo de funk “Os Hawaianos”, da época em que eram da produtora Furacão 2000. O dançarino em questão passou por um processo de conversão ao protestantismo na ADUD (Assembleia de Deus dos Últimos Dias), igreja que ainda congrega. A música, segundo Oosterbaan (2015), é um aspecto essencial do pentecostalismo que auxilia na forma coerente como ele se expande no contexto brasileiro. Entendendo a vida urbana e todas as suas heterogeneidades, compreendo que os indivíduos participam de múltiplos pertencimentos que são simultâneos, que se inter-relacionam na construção de suas identidades e formas de representação do mundo social (VELHO, 1994). A mediação é importante para entender a atuação de Tonzão, pois assim permite que o mesmo transite de forma constante entre esses diferentes domínios culturais e simbólicos mantendo assim seu “ethos” funkeiro.CAPESMy analysis focuses on the trajectory of a mediator between the "world" of gospel and the "world" of funk. In this work I intend to analyze the function of mediator performed by the "funkeiro" in funk dances and cults through funk and Pentecostalism. The mediator I am referring to is Tonzão, a former dancer from the funk group "The Hawaiians" of the time they were from the producer Furacão 2000. The dancer in question went through a process of conversion to Protestantism in the AGOLD (Assembly of God of the Last Days), a church that he still congregates. The music, according to Oosterbaan (2015), is an essential aspect of Pentecostalism that assists in the coherent way it expands in the Brazilian context. Understanding urban life and all its heterogeneities, I understand that individuals participate in multiple belongings that are simultaneously interrelated in the construction of their identities and forms of representation of the social world (VELHO, 1994). Mediation is important to understand Tonzão's performance, since it allows him to move steadily between these different cultural and symbolic domains, keeping that way his "ethos" Funkeiro.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisFunkMediaçãoGospelReligiãoMultipertencimentoFunkMediationGospelReligionMultiperceptionCiências SociaisTonzão entre dois “mundos”: mediações e agência entre o funk e a igreja.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisARAUJO PINHO, Osmundo. “O efeito do sexo: políticas de raça, gênero e miscigenação.” In: Cadernos pagu, nº 23 (2004): 89-119.BANDEIRA, Olívia; Netto, Michel Nicolau. "As racionalidades do mercado religioso: considerações sobre produção e consumo da música gospel." Revista de Ciências Sociais 48.1 (2017). BANDEIRA, Olívia. “Música gospel: aproximações e conflitos entre o sagrado e o secular.” BIRMAN, Patricia; MACHADO, Carly. “A violência dos justos: evangélicos, mídia e periferias da metrópole.” In:Revista brasileira de ciências sociais, v. 27, n. 80, 2012. BONFIM, Letícia Laurindo de. "Funk carioca, voz feminina e o caso Tati QuebraBarraco." (2015). CORRÊA, Diogo Silva. O homem é um pequeno deus!.2015 CORTÊS, Mariana. "O mercado pentecostal de pregações e testemunhos: formas de gestão do sofrimento na periferia." Acesso em 17 (2013). CONNELL, Robert W., James W. Messerschmidt, and Felipe Bruno Martins Fernandes. "Masculinidade hegemônica: repensando o conceito." Estudos feministas (2013): 241-282. CUNHA, Christina Vital. “Da macumba às campanhas de cura e libertação: a fé dos traficantes de drogas em favelas no rio de janeiro.” In: Revista TOMO, n. 14, p. 229-265, 2009. CUNHA, Magali do Nascimento. A explosão gospel: um olhar das ciências humanas sobre o cenário evangélico no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad X: Instituto Mysterium (2007). DE SOUZA, Rolf Ribeiro. “As representações do homem negro e suas consequências.” In: Revista Forúm Identidades (2014). DUARTE, Luiz Fernando Dias. À guisa de introdução: o que perguntamos à família e à religião. In: Duarte, L.F.D.; Heilborn, M.L.; Barros, M.L.; Peixoto, C. (Orgs.). Família e Religião. Editora Contra Capa, 2006, p7-13. DULLO, Eduardo. “Uma pedagogia da exemplaridade; a dádiva cristã como gratuidade.” In: Religião e Sociedade 31.2 (2011): 105-129. DULLO, Eduardo; Dias Duarte, Luiz Fernando. “Dossiê testemunho”. In: Religião & sociedade. Rio de Janeiro. Vol. 36, n. 2 (jul./dez. 2016), p. [12 -18] (2016). FACINA, Adriana; Adriana LOPES. “Cidade do Funk: expressões da diáspora negra nas favelas cariocas.” Trabalho apresentado no VI Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, Bahia (2010): 25-26. FACINA, Adriana. “Cultura como crime, cultura como direito: a luta contra a resolução 013 no Rio de Janeiro.” Discussões epistemológicas: as Ciências Humanas sob uma ótica interdisciplinar (2014): 87. ____________. ” Não me bate doutor”: funk e criminalização da pobreza.” Trabalho apresentado no V ENECULT (2009)”. LOPES, Adriana Carvalho. “Funk-se quem quiser no batidão negro da cidade carioca." (2010). In: Mana [online]. 2001, vol.7, n.2, pp.211-214. Disponível em.<http://dx.doi.org/10.1590/S0104-93132001000200014>. MAFRA, Clara. Os evangélicos. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. ____________. “Relatos compartilhados: experiências de conversão ao pentecostalismo entre brasileiros e portugueses.” In: Mana 6.1 (2000): 57-86. ____________. “Santidade e sinceridade na formação da pessoa cristã.” In: Religião e Sociedade34.1 (2014). MACHADO, Carly Barboza. “Pentecostalismo e o sofrimento do (ex-)bandido: testemunhos, mediações, modos de subjetivação e projetos de cidadania nas periferias.” In: Horizontes antropológicos 20.42 (2014): 153-180. MARIZ, Cecília. “A teologia da batalha espiritual: uma revisão da bibliografia.” In: Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais 47.1 (1999): 33-48. MENDONÇA, Joêzer. Música e religião na era do pop. Appris Editora e Livraria EireliME, 2017. OOSTERBAAN, Martijn. “Gospel Funk: Pentecostalism, Music, and Popular Culture in Rio de Janeiro.” In: Ingalls and Yong (Ed.). The Spirit of Praise: Music and Worship in Global Pentecostal-Charismatic Christianity. Penn State University Press, 2015. PAULA, Robson de. " Os cantores do Senhor: três trajetórias em um processo de industrialização da música evangélica no Brasil." Religião & Sociedade 27.2 (2007): 55- 84. PEREIRA, Réia Silvia Gonçalves. Fé em Deus, DJ: Funk e Pentecostalismo Entre Jovens das Camadas Populares. Tese de Mestrado. Universidade Federal do Espírito Santo, 2014. RIAL, Carmen. "Mediação, Cultura e Política." Mana 7.2 (2001): 211-214. ROSAS, Nina. “Dominação” evangélica no Brasil: o caso do grupo musical Diante do Trono.” Revista Semestral do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar 5.1 (2015): 235. SANT’ANA, Raquel. "A música gospel e os usos da “arma da cultura”. Reflexões sobre as implicações de uma emenda." Revista Intratextos 5.1 (2014): 23-41. ____________. "O som da marcha: evangélicos e espaço público na marcha para jesus." Religião e Sociedade 34.2 (2014). SIMOES, Júlio Assis, Isadora Lins França, and Marcio Macedo. "Jeitos de corpo: cor/raça, gênero, sexualidade e sociabilidade juvenil no centro de São Paulo." cadernos pagu (2010). STOLKE, Verena. “O Enigma das Interseções: classe, raça, sexo, sexualidade. A formação dos Impérios Transatlânticos do século XVI a XX”, Estudos Feministas, Florianópolis, 14(1):336, janeiro-abril, 2006, pp. 15-41. TEIXEIRA, Cesar Pinheiro. A construção social do “ex-bandido” – um estudo sobre sujeição criminal e pentecostalismo. Rio de Janeiro: UFRJ / IFCS, 2009. xii, 118 f.; 29,7 cm. ____________. "O testemunho e a produção de valor moral: observações etnográficas sobre um centro de recuperação evangélico." Religião e Sociedade 36.2 (2016). VELHO, Gilberto. Arte e sociedade: ensaios de sociologia da arte. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1977. ____________. “Metrópole, cosmopolitismo e mediação”. Horizontes Antropológicos, v. 16, n. 33, p. 15-23, 2010. ____________. Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas. Zahar, 1994. VIANNA, Hermano. "Funk e cultura popular carioca." Revista Estudos Históricos 3.6 (1990): 244-253. ___________. O mundo funk carioca. Rio de Janeiro: Expresso Zahar, 2014https://tede.ufrrj.br/retrieve/69367/2018%20-%20Sthefanye%20Silva%20Paz.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5669Submitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2022-05-17T10:58:22Z No. of bitstreams: 1 2018 - Sthefanye Silva Paz.pdf: 1753531 bytes, checksum: 246ada0719659396d53d8b7ebdb8fdcf (MD5)Made available in DSpace on 2022-05-17T10:58:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Sthefanye Silva Paz.pdf: 1753531 bytes, checksum: 246ada0719659396d53d8b7ebdb8fdcf (MD5) Previous issue date: 2018-02-26info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2018 - Sthefanye Silva Paz.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2470https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/11547/1/2018%20-%20Sthefanye%20Silva%20Paz.pdf.jpgd2aeff7d9c9eb4c932cfcfc5ccc85078MD51TEXT2018 - Sthefanye Silva Paz.pdf.txtExtracted Texttext/plain150782https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/11547/2/2018%20-%20Sthefanye%20Silva%20Paz.pdf.txt925cc5791b1a608abc0a4a6d30f6304dMD52ORIGINAL2018 - Sthefanye Silva Paz.pdf2018 - Sthefanye Silva Pazapplication/pdf1753531https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/11547/3/2018%20-%20Sthefanye%20Silva%20Paz.pdf246ada0719659396d53d8b7ebdb8fdcfMD53LICENSElicense.txttext/plain2089https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/11547/4/license.txt7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7MD5420.500.14407/115472023-12-21 22:53:42.428oai:rima.ufrrj.br:20.500.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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T01:53:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Tonzão entre dois “mundos”: mediações e agência entre o funk e a igreja. |
title |
Tonzão entre dois “mundos”: mediações e agência entre o funk e a igreja. |
spellingShingle |
Tonzão entre dois “mundos”: mediações e agência entre o funk e a igreja. Paz, Sthefanye Silva Funk Mediação Gospel Religião Multipertencimento Funk Mediation Gospel Religion Multiperception Ciências Sociais |
title_short |
Tonzão entre dois “mundos”: mediações e agência entre o funk e a igreja. |
title_full |
Tonzão entre dois “mundos”: mediações e agência entre o funk e a igreja. |
title_fullStr |
Tonzão entre dois “mundos”: mediações e agência entre o funk e a igreja. |
title_full_unstemmed |
Tonzão entre dois “mundos”: mediações e agência entre o funk e a igreja. |
title_sort |
Tonzão entre dois “mundos”: mediações e agência entre o funk e a igreja. |
author |
Paz, Sthefanye Silva |
author_facet |
Paz, Sthefanye Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paz, Sthefanye Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Machado, Carly Barboza |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
069.328.757-80 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0663218453318204 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Machado, Carly Barboza |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
069.328.757-80 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0663218453318204 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Miagusko, Edson |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4986360512962746 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Silva, Raquel Sant'Ana da |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-2890-1068 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1439570277664939 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-4192-7967 22540693-3 154.448.417-89 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4329153486994902 |
contributor_str_mv |
Machado, Carly Barboza Machado, Carly Barboza Miagusko, Edson Silva, Raquel Sant'Ana da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Funk Mediação Gospel Religião Multipertencimento |
topic |
Funk Mediação Gospel Religião Multipertencimento Funk Mediation Gospel Religion Multiperception Ciências Sociais |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Funk Mediation Gospel Religion Multiperception |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Sociais |
description |
Minha análise tem como foco a trajetória de um mediador entre o “mundo” gospel e o “mundo” do funk. Dessa forma, nesse trabalho pretendo analisar a função de mediador realizado pelo funkeiro em bailes funk e cultos através do funk e do pentecostalismo. O mediador a que me refiro é Tonzão, ex-dançarino do grupo de funk “Os Hawaianos”, da época em que eram da produtora Furacão 2000. O dançarino em questão passou por um processo de conversão ao protestantismo na ADUD (Assembleia de Deus dos Últimos Dias), igreja que ainda congrega. A música, segundo Oosterbaan (2015), é um aspecto essencial do pentecostalismo que auxilia na forma coerente como ele se expande no contexto brasileiro. Entendendo a vida urbana e todas as suas heterogeneidades, compreendo que os indivíduos participam de múltiplos pertencimentos que são simultâneos, que se inter-relacionam na construção de suas identidades e formas de representação do mundo social (VELHO, 1994). A mediação é importante para entender a atuação de Tonzão, pois assim permite que o mesmo transite de forma constante entre esses diferentes domínios culturais e simbólicos mantendo assim seu “ethos” funkeiro. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-02-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-22T01:53:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-22T01:53:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PAZ, Sthefanye Silva. Tonzão entre dois “mundos”: mediações e agência entre o funk e a igreja. 2018. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11547 |
identifier_str_mv |
PAZ, Sthefanye Silva. Tonzão entre dois “mundos”: mediações e agência entre o funk e a igreja. 2018. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018. |
url |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11547 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.references.por.fl_str_mv |
ARAUJO PINHO, Osmundo. “O efeito do sexo: políticas de raça, gênero e miscigenação.” In: Cadernos pagu, nº 23 (2004): 89-119.BANDEIRA, Olívia; Netto, Michel Nicolau. "As racionalidades do mercado religioso: considerações sobre produção e consumo da música gospel." Revista de Ciências Sociais 48.1 (2017). BANDEIRA, Olívia. “Música gospel: aproximações e conflitos entre o sagrado e o secular.” BIRMAN, Patricia; MACHADO, Carly. “A violência dos justos: evangélicos, mídia e periferias da metrópole.” In:Revista brasileira de ciências sociais, v. 27, n. 80, 2012. BONFIM, Letícia Laurindo de. "Funk carioca, voz feminina e o caso Tati QuebraBarraco." (2015). CORRÊA, Diogo Silva. O homem é um pequeno deus!.2015 CORTÊS, Mariana. "O mercado pentecostal de pregações e testemunhos: formas de gestão do sofrimento na periferia." Acesso em 17 (2013). CONNELL, Robert W., James W. Messerschmidt, and Felipe Bruno Martins Fernandes. "Masculinidade hegemônica: repensando o conceito." Estudos feministas (2013): 241-282. CUNHA, Christina Vital. “Da macumba às campanhas de cura e libertação: a fé dos traficantes de drogas em favelas no rio de janeiro.” In: Revista TOMO, n. 14, p. 229-265, 2009. CUNHA, Magali do Nascimento. A explosão gospel: um olhar das ciências humanas sobre o cenário evangélico no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad X: Instituto Mysterium (2007). DE SOUZA, Rolf Ribeiro. “As representações do homem negro e suas consequências.” In: Revista Forúm Identidades (2014). DUARTE, Luiz Fernando Dias. À guisa de introdução: o que perguntamos à família e à religião. In: Duarte, L.F.D.; Heilborn, M.L.; Barros, M.L.; Peixoto, C. (Orgs.). Família e Religião. Editora Contra Capa, 2006, p7-13. DULLO, Eduardo. “Uma pedagogia da exemplaridade; a dádiva cristã como gratuidade.” In: Religião e Sociedade 31.2 (2011): 105-129. DULLO, Eduardo; Dias Duarte, Luiz Fernando. “Dossiê testemunho”. In: Religião & sociedade. Rio de Janeiro. Vol. 36, n. 2 (jul./dez. 2016), p. [12 -18] (2016). FACINA, Adriana; Adriana LOPES. “Cidade do Funk: expressões da diáspora negra nas favelas cariocas.” Trabalho apresentado no VI Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, Bahia (2010): 25-26. FACINA, Adriana. “Cultura como crime, cultura como direito: a luta contra a resolução 013 no Rio de Janeiro.” Discussões epistemológicas: as Ciências Humanas sob uma ótica interdisciplinar (2014): 87. ____________. ” Não me bate doutor”: funk e criminalização da pobreza.” Trabalho apresentado no V ENECULT (2009)”. LOPES, Adriana Carvalho. “Funk-se quem quiser no batidão negro da cidade carioca." (2010). In: Mana [online]. 2001, vol.7, n.2, pp.211-214. Disponível em.<http://dx.doi.org/10.1590/S0104-93132001000200014>. MAFRA, Clara. Os evangélicos. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. ____________. “Relatos compartilhados: experiências de conversão ao pentecostalismo entre brasileiros e portugueses.” In: Mana 6.1 (2000): 57-86. ____________. “Santidade e sinceridade na formação da pessoa cristã.” In: Religião e Sociedade34.1 (2014). MACHADO, Carly Barboza. “Pentecostalismo e o sofrimento do (ex-)bandido: testemunhos, mediações, modos de subjetivação e projetos de cidadania nas periferias.” In: Horizontes antropológicos 20.42 (2014): 153-180. MARIZ, Cecília. “A teologia da batalha espiritual: uma revisão da bibliografia.” In: Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais 47.1 (1999): 33-48. MENDONÇA, Joêzer. Música e religião na era do pop. Appris Editora e Livraria EireliME, 2017. OOSTERBAAN, Martijn. “Gospel Funk: Pentecostalism, Music, and Popular Culture in Rio de Janeiro.” In: Ingalls and Yong (Ed.). The Spirit of Praise: Music and Worship in Global Pentecostal-Charismatic Christianity. Penn State University Press, 2015. PAULA, Robson de. " Os cantores do Senhor: três trajetórias em um processo de industrialização da música evangélica no Brasil." Religião & Sociedade 27.2 (2007): 55- 84. PEREIRA, Réia Silvia Gonçalves. Fé em Deus, DJ: Funk e Pentecostalismo Entre Jovens das Camadas Populares. Tese de Mestrado. Universidade Federal do Espírito Santo, 2014. RIAL, Carmen. "Mediação, Cultura e Política." Mana 7.2 (2001): 211-214. ROSAS, Nina. “Dominação” evangélica no Brasil: o caso do grupo musical Diante do Trono.” Revista Semestral do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar 5.1 (2015): 235. SANT’ANA, Raquel. "A música gospel e os usos da “arma da cultura”. Reflexões sobre as implicações de uma emenda." Revista Intratextos 5.1 (2014): 23-41. ____________. "O som da marcha: evangélicos e espaço público na marcha para jesus." Religião e Sociedade 34.2 (2014). SIMOES, Júlio Assis, Isadora Lins França, and Marcio Macedo. "Jeitos de corpo: cor/raça, gênero, sexualidade e sociabilidade juvenil no centro de São Paulo." cadernos pagu (2010). STOLKE, Verena. “O Enigma das Interseções: classe, raça, sexo, sexualidade. A formação dos Impérios Transatlânticos do século XVI a XX”, Estudos Feministas, Florianópolis, 14(1):336, janeiro-abril, 2006, pp. 15-41. TEIXEIRA, Cesar Pinheiro. A construção social do “ex-bandido” – um estudo sobre sujeição criminal e pentecostalismo. Rio de Janeiro: UFRJ / IFCS, 2009. xii, 118 f.; 29,7 cm. ____________. "O testemunho e a produção de valor moral: observações etnográficas sobre um centro de recuperação evangélico." Religião e Sociedade 36.2 (2016). VELHO, Gilberto. Arte e sociedade: ensaios de sociologia da arte. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1977. ____________. “Metrópole, cosmopolitismo e mediação”. Horizontes Antropológicos, v. 16, n. 33, p. 15-23, 2010. ____________. Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas. Zahar, 1994. VIANNA, Hermano. "Funk e cultura popular carioca." Revista Estudos Históricos 3.6 (1990): 244-253. ___________. O mundo funk carioca. Rio de Janeiro: Expresso Zahar, 2014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) instacron:UFRRJ |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
instacron_str |
UFRRJ |
institution |
UFRRJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/11547/1/2018%20-%20Sthefanye%20Silva%20Paz.pdf.jpg https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/11547/2/2018%20-%20Sthefanye%20Silva%20Paz.pdf.txt https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/11547/3/2018%20-%20Sthefanye%20Silva%20Paz.pdf https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/11547/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d2aeff7d9c9eb4c932cfcfc5ccc85078 925cc5791b1a608abc0a4a6d30f6304d 246ada0719659396d53d8b7ebdb8fdcf 7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br |
_version_ |
1810107843100016640 |