Práticas de leitura e de produção de textos na educação profissional agrícola por meio da interdisciplinaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Helbel, Dioneia Foschiani
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12219
Resumo: Diante da importância que a linguagem assume na sociedade atual, questiona-se sobre como ensinar a Língua Portuguesa do Brasil de tal forma que o aluno a opere, partindo da apropriação de mecanismos diversos e adequados às situações linguísticas que surgem nas várias esferas sociais, construindo textos, principalmente os escritos, de forma coesa e coerente. No bojo dessas reflexões, surgiu a presente pesquisa, a qual se valeu do aporte teórico da Interdisciplinaridade e da Linguística Textual para subsidiar a “Oficina Interdisciplinar de Produção de Textos: articulando ideias” com um grupo de alunos do 3º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Florestas do Instituto Federal de Rondônia câmpus Ji-Paraná/RO, como uma proposta para amenizar problemas relacionados à construção do texto dissertativo argumentativo, principalmente no que diz respeito às dificuldades relacionadas à coerência e à coesão. Dessa forma, este estudo objetivou avaliar se a abordagem interdisciplinar, associada ao estudo dos gêneros, influencia positivamente na produção de texto do gênero dissertativo argumentativo e é capaz de proporcionar aos alunos meios para que operacionalizem os aspectos morfossintáticos e semânticos do idioma na produção de textos coesos e coerentes. Nesse contexto, analisamos qualitativamente um corpus formado por 40 textos, sendo 20 produzidos antes e 20, após a “Oficina Interdisciplinar de Produção de textos: articulando ideias”, observando nesse corpus, principalmente a coesão e a coerência, segundo as metarregras estipuladas por Charolles (1978). Além do autor mencionado, contribuíram para esta pesquisa, estudos sobre interdisciplinaridade de autores como Fazenda (1994; 2005; 2011), Luck (2001), Paviani (2007); e sobre Linguística Textual, como Bakhtin (1997), Koch (1997; 2002), Marcuschi (1983), Koch e Travaglia (2009; 2011), Costa Val (1999; 2004) entre outros. Os dados, obtidos por meio da análise do corpus, apontaram uma significativa evolução, principalmente em um critério da textualização que é fundamental para o sentido global do texto, a informatividade. Acredita-se que as atividades interdisciplinares contribuíram para que os autores dos textos relacionassem vários saberes e construíssem posicionamentos a respeito dos temas discutidos; assim atribui-se à abordagem interdisciplinar o fato de as produções textuais posteriores à oficina conterem mais informações; por isso, mesmo com as infrações consideradas, foram mais significativas e mais coerentes. Além da interdisciplinaridade, o estudo dos gêneros, partindo da leitura reflexiva e considerando todos os seus aspectos constitutivos direcionou as atividades de produção. Posto isso, acredita-se que o fato de os participantes terem compreendido o texto em seus aspectos pragmático (funcionalidade), semântico-conceitual (coerência) e formal (coesão) como processo interativo-discursivo, contribuiu para uma escrita mais coerente e coesa. Assim, pode-se dizer que as atividades desenvolvidas na “Oficina Interdisciplinar de Produção de Textos: articulando ideias” influenciaram qualitativamente na produção de texto do gênero dissertativo argumentativo por dois motivos: porque o conhecimento tornou-se significativo pela integração e interação de saberes e porque foi associado a situações reais do aluno.
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No bojo dessas reflexões, surgiu a presente pesquisa, a qual se valeu do aporte teórico da Interdisciplinaridade e da Linguística Textual para subsidiar a “Oficina Interdisciplinar de Produção de Textos: articulando ideias” com um grupo de alunos do 3º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Florestas do Instituto Federal de Rondônia câmpus Ji-Paraná/RO, como uma proposta para amenizar problemas relacionados à construção do texto dissertativo argumentativo, principalmente no que diz respeito às dificuldades relacionadas à coerência e à coesão. Dessa forma, este estudo objetivou avaliar se a abordagem interdisciplinar, associada ao estudo dos gêneros, influencia positivamente na produção de texto do gênero dissertativo argumentativo e é capaz de proporcionar aos alunos meios para que operacionalizem os aspectos morfossintáticos e semânticos do idioma na produção de textos coesos e coerentes. Nesse contexto, analisamos qualitativamente um corpus formado por 40 textos, sendo 20 produzidos antes e 20, após a “Oficina Interdisciplinar de Produção de textos: articulando ideias”, observando nesse corpus, principalmente a coesão e a coerência, segundo as metarregras estipuladas por Charolles (1978). Além do autor mencionado, contribuíram para esta pesquisa, estudos sobre interdisciplinaridade de autores como Fazenda (1994; 2005; 2011), Luck (2001), Paviani (2007); e sobre Linguística Textual, como Bakhtin (1997), Koch (1997; 2002), Marcuschi (1983), Koch e Travaglia (2009; 2011), Costa Val (1999; 2004) entre outros. Os dados, obtidos por meio da análise do corpus, apontaram uma significativa evolução, principalmente em um critério da textualização que é fundamental para o sentido global do texto, a informatividade. Acredita-se que as atividades interdisciplinares contribuíram para que os autores dos textos relacionassem vários saberes e construíssem posicionamentos a respeito dos temas discutidos; assim atribui-se à abordagem interdisciplinar o fato de as produções textuais posteriores à oficina conterem mais informações; por isso, mesmo com as infrações consideradas, foram mais significativas e mais coerentes. Além da interdisciplinaridade, o estudo dos gêneros, partindo da leitura reflexiva e considerando todos os seus aspectos constitutivos direcionou as atividades de produção. Posto isso, acredita-se que o fato de os participantes terem compreendido o texto em seus aspectos pragmático (funcionalidade), semântico-conceitual (coerência) e formal (coesão) como processo interativo-discursivo, contribuiu para uma escrita mais coerente e coesa. Assim, pode-se dizer que as atividades desenvolvidas na “Oficina Interdisciplinar de Produção de Textos: articulando ideias” influenciaram qualitativamente na produção de texto do gênero dissertativo argumentativo por dois motivos: porque o conhecimento tornou-se significativo pela integração e interação de saberes e porque foi associado a situações reais do aluno.Given the importance that language takes in nowadays's society, it is uncertain how to teach the Portuguese Language of Brazil in a way that the student operates it, launching the ownership of diverse and appropriate mechanisms to the linguistic situations that arise in various social spheres, producing texts, mainly written, in a cohesive and coherent manner. In the midst of these reflections, came the present study, which made use of the theoretical framework of Interdisciplinary and Linguistic Text to subsidize the "Workshop Interdisciplinary Production of Texts: articulating ideas" with a group of students of the 3rd year of High School Integrated with Forestry Technician in the Federal Institute of Rondônia Ji-Paraná/RO campus, as a proposal to alleviate problems related to the construction of dissertative argumentative text, especially with regard to the difficulties related to coherence and cohesion. Thus, this study aimed to evaluate if the interdisciplinary approach associated with the study of genres, positively influences the production of dissertative argumentative text genre and is able to provide to the students with means to operationalize the morpho-syntactic and semantic aspects of language in the production of cohesive and coherent texts. In this context, qualitatively we have analyzed a corpus comprised of 40 texts, being 20 produced before and 20, after the "Interdisciplinary Workshop Production of Texts: articulating ideas", noting that corpus, especially cohesion and coherence, as stipulated by the Charolles‟s metarules (1978). Besides the mentioned author, contributed to this research, interdisciplinary studies of authors such as Finance (1994; 2005; 2011), Luck (2001), Paviani (2007), and on Textual Linguistics, as Bakhtin (1997), Koch (1997; 2002), Marcuschi (1983), Koch and Travaglia (2009; 2011), Val Costa (1999; 2004) among others. The data obtained by analyzing of the corpus, showed a significant improvement, especially on a criterion of textualization that is crucial to the overall meaning of the text, the informativeness. In this sense, it is believed that interdisciplinary activities contributed to the authors of the texts related several knowledge and build positions regarding the issues discussed; so is attributed to the interdisciplinary approach the fact of textual productions subsequent on the workshop contain more information; for so, even with the offenses considered, were significant and more consistent. Besides the interdisciplinary, the study of genres, starting from the reflective reading and considering all of the constituent aspects directed production‟s activities. That said, we believe that the fact that the participants had understood the text in its pragmatic aspects (functionality), semantic-conceptual (coherence) and formal (cohesion) as interactive-discursive process, contributed to a more coherent and cohesive writing. Thus, it can be said that the activities developed in the "Interdisciplinary Workshop Production of Texts: articulating ideas" qualitatively influenced the production of dissertative argumentative text gender for two reasons: because knowledge has become significant for the integration and interaction of knowledge and because it was associated with actual situations of the student.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaTextoInterdisciplinaridadeLinguística textualTextInterdisciplinarityText LinguisticEducaçãoPráticas de leitura e de produção de textos na educação profissional agrícola por meio da interdisciplinaridadeReading and textbook production practice in agricultural professional education through interdisciplinarityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/10461/2014%20-%20Dion%c3%a9ia%20Foschiani%20Helbel.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/16514/2014%20-%20Dion%c3%a9ia%20Foschiani%20Helbel.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22758/2014%20-%20Dion%c3%a9ia%20Foschiani%20Helbel.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29186/2014%20-%20Dion%c3%a9ia%20Foschiani%20Helbel.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/35540/2014%20-%20Dion%c3%a9ia%20Foschiani%20Helbel.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41928/2014%20-%20Dion%c3%a9ia%20Foschiani%20Helbel.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/48374/2014%20-%20Dion%c3%a9ia%20Foschiani%20Helbel.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/54734/2014%20-%20Dion%c3%a9ia%20Foschiani%20Helbel.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2853Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2019-08-30T17:48:46Z No. of bitstreams: 1 2014 - Dionéia Foschiani Helbel.pdf: 4556146 bytes, checksum: cccaf8daa8a59184527fa185257af537 (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-30T17:48:46Z (GMT). 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