O fenômeno bullying no Instituto Federal Catarinense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sbardelotto, Sandra Burin
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12824
Resumo: Partindo-se da premissa de que o bullying encerra uma forma de violência velada presente na quase totalidade das instituições de ensino em todo o globo, buscou-se, nesta pesquisa, não apenas constatar a presença do fenômeno junto ao Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio, como, também, compreender e analisar o fenômeno do bullying escolar, realizar uma intervenção mediante um trabalho de extensão através de uma campanha de conscientização com os alunos da instituição. A metodologia deste trabalho foi dividida em três etapas: na primeira etapa, buscou-se conhecer a realidade do fenômeno no Instituto Federal Catarinense, Campus Sombrio. Nesta etapa, usou-se como ferramenta de coleta de dados um questionário semiestruturado, aplicado em 90 alunos das turmas de 2º e 3º anos do Ensino Médio e do Curso Técnico, bem como uma consulta às fichas individuais dos alunos, – administrada pela Coordenação Geral de Apoio ao Educando. Na segunda etapa, realizou-se uma intervenção com uma campanha antibullying, com desenvolvimento de atividades junto aos alunos com o propósito de discutir, compreender, pensar nas consequências, nos protagonistas e na importância de combatê-lo no Instituto. Na terceira etapa, foi feita a avaliação do projeto junto aos participantes com aplicação de um questionário aberto. A pesquisa evidenciou não apenas a presença do bullying no Instituto Federal Catarinense, como também o bullying vertical ascendente e o cyberbullying. Estas constatações, per si, justificam a realização deste trabalho dissertativo e o prosseguimento da campanha de conscientização desenvolvida no Instituto Federal Catarinense, Campus Sombrio. No entanto, conforme mostram os resultados obtidos, sua eficiência futura depende do prosseguimento do programa por um período maior de tempo, bem como mediante a aplicação e o desenvolvimento de novas estratégias de enfrentamento e combate ao bullying escolar. Dito de outra maneira, o programa requer ajustes: maior amplitude temporal e um envolvimento maior da comunidade escolar para que sua eficiência seja assegurada e seus benefícios sejam desfrutados por todos os envolvidos no fenômeno do bullying. Dessa forma, o mesmo poderá contribuir para o aprimoramento pessoal e comportamental dos membros da comunidade escolar, e na erradicação do bullying escolar.
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A metodologia deste trabalho foi dividida em três etapas: na primeira etapa, buscou-se conhecer a realidade do fenômeno no Instituto Federal Catarinense, Campus Sombrio. Nesta etapa, usou-se como ferramenta de coleta de dados um questionário semiestruturado, aplicado em 90 alunos das turmas de 2º e 3º anos do Ensino Médio e do Curso Técnico, bem como uma consulta às fichas individuais dos alunos, – administrada pela Coordenação Geral de Apoio ao Educando. Na segunda etapa, realizou-se uma intervenção com uma campanha antibullying, com desenvolvimento de atividades junto aos alunos com o propósito de discutir, compreender, pensar nas consequências, nos protagonistas e na importância de combatê-lo no Instituto. Na terceira etapa, foi feita a avaliação do projeto junto aos participantes com aplicação de um questionário aberto. A pesquisa evidenciou não apenas a presença do bullying no Instituto Federal Catarinense, como também o bullying vertical ascendente e o cyberbullying. Estas constatações, per si, justificam a realização deste trabalho dissertativo e o prosseguimento da campanha de conscientização desenvolvida no Instituto Federal Catarinense, Campus Sombrio. No entanto, conforme mostram os resultados obtidos, sua eficiência futura depende do prosseguimento do programa por um período maior de tempo, bem como mediante a aplicação e o desenvolvimento de novas estratégias de enfrentamento e combate ao bullying escolar. Dito de outra maneira, o programa requer ajustes: maior amplitude temporal e um envolvimento maior da comunidade escolar para que sua eficiência seja assegurada e seus benefícios sejam desfrutados por todos os envolvidos no fenômeno do bullying. Dessa forma, o mesmo poderá contribuir para o aprimoramento pessoal e comportamental dos membros da comunidade escolar, e na erradicação do bullying escolar.Based on the premise that bullying encompasses a veiled form of violence present in almost all the educational institutions across the globe, we sought in this research not only verify the presence of the phenomenon by the Federal Institute of Santa Catarina - Campus Sombrio, as, also, understand and analyze the phenomenon of school bullying, perform an intervention by an extension work through an awareness campaign with the students of the institution. The methodology of this study was divided into three stages: the first stage, we sought to know the reality of the phenomenon at the Federal Institute Catarinanse, Campus Sombrio. At this stage, it was used as a tool for data collection a semistructured questionnaire, applied in 90 students in the classes of 2nd and 3rd year of High School and Technical Course as well as a consultation with individual records of students - administered by the General Coordination Support Educating. In the second stage, held an intervention with an anti-bullying campaign, with development activities with students in order to discuss, understand, think about the consequences, the protagonists and the importance of fighting him at the Institute. In the third stage, was assessed with the project participants with a questionnaire open. The research showed not only the presence of bullying at the Federal Institute of Santa Catarina, as well as vertical upwardbullying and cyberbullying. These findings, per si, justify this work and the pursuit of dissertative awareness campaign developed in Federal Institute of Santa Catarina, Campus Sombrio. However, as shown by the results, its efficiency depends on the future continuation of the program for a longer period of time, and by implementing and developing new coping strategies and combating school bullying. Put another way, the program requires adjustments: high temporal amplitude and greater involvement of the school community so that its efficiency is assured and its benefits are enjoyed by all involved in the phenomenon of bullying. Thus, it may contribute to the behavioral and personal enrichment of the members of the school community, and the eradication of school bullying.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaViolênciaBullying;Bullying EscolarViolenceSchool BullyingEducaçãoO fenômeno bullying no Instituto Federal CatarinenseThe phenomenon bullying at the Federal Institute Catarinenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/8799/2013%20-%20Sandra%20Burin%20Sbardelotto.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15582/2013%20-%20Sandra%20Burin%20Sbardelotto.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21860/2013%20-%20Sandra%20Burin%20Sbardelotto.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28254/2013%20-%20Sandra%20Burin%20Sbardelotto.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34616/2013%20-%20Sandra%20Burin%20Sbardelotto.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41070/2013%20-%20Sandra%20Burin%20Sbardelotto.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47426/2013%20-%20Sandra%20Burin%20Sbardelotto.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53856/2013%20-%20Sandra%20Burin%20Sbardelotto.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2499Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2018-10-23T18:03:32Z No. of bitstreams: 1 2013 - Sandra Burin Sbardelotto.pdf: 3694700 bytes, checksum: 9cf1e5f789b51bbb8d179b341bad52ee (MD5)Made available in DSpace on 2018-10-23T18:03:34Z (GMT). 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