Organização do trabalho pedagógico dos professores do IFAM - Campus Ssão Gabriel da Cachoeira: um estudo das concepções pedagógicas que fundamentam sua prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Josiani Mendes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12784
Resumo: O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus São Gabriel da Cachoeira situa-se no alto Rio Negro, Amazonas, onde convivem povos indígenas de várias etnias com diferentes línguas, usos, costumes e tradições. Entre os muitos desafios que estão postos a este campus para a construção de uma educação para todos, que possibilite acesso aos conhecimentos universais e valorize, ao mesmo tempo, as práticas e saberes tradicionais das populações indígenas, está o da qualificação dos professores em planejar a mediação da construção do processo ensino-aprendizagem de alunos indígenas, no mesmo espaço escolar de outros alunos não indígenas. O estudo aqui proposto teve por objetivo investigar quais concepções pedagógicas os professores utilizam como base para a organização do seu trabalho pedagógico. Trata-se de uma pesquisa descritiva caracterizada como um estudo de caso, realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus São Gabriel da Cachoeira, com onze professores do Curso Técnico em Agropecuária, os quais ministram disciplinas da área técnico-profissionalizante em comunidades indígenas, assim como no campus. Realizamos a coleta de dados a partir de quatro etapas de trabalho: Etapa 1: fizemos uma pesquisa bibliográfica, onde houve o respaldo do embasamento teórico nos autores que tratam das questões pertinentes ao presente estudo; Etapa 2: realizamos a pesquisa de campo com os professores do curso Técnico em Agropecuária, por meio de questionários sobre as concepções pedagógicas em sua prática escolar, bem como sobre o seu perfil profissional; Etapa 3: analisamos seus planos de ensino, os quais nos permitiram observar como planejavam sua prática pedagógica, através dos procedimentos metodológicos, os recursos que seriam utilizados para as aulas e os instrumentos de avaliação; Etapa 4: utilizamos a observação participante para descrever a participação desses professores na construção do Projeto Político Pedagógico do campus. O material coletado foi interpretado a partir do marco teórico adotado onde utilizamos a análise de conteúdo para esse fim. Ao procurarmos conhecer como os professores organizaram, tanto seu trabalho pedagógico, como o Projeto Político Pedagógico do campus, percebemos que os mesmos não entendem que há uma relação entre educação e sociedade, em consequência, não possuem um entendimento do sentido da educação para a sociedade em que o campus está inserido e, portanto, não existe uma concepção pedagógica definida que fundamente a organização de seu trabalho pedagógico. Para atender a diversidade etno-pluri-cultural dessa região, viabilizando um modelo de educação diferenciada, a atualização permanente é uma necessidade fundamental e inequívoca, portanto, enfatizamos a importância dessa formação para promover o desenvolvimento contínuo dos professores, com ações que o levem a investigar, pesquisar e interagir, possibilitando a ampliação de seus conhecimentos e a superação, tanto de sua concepção em relação à educação, quanto dos desafios e problemas do seu cotidiano escolar.
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Entre os muitos desafios que estão postos a este campus para a construção de uma educação para todos, que possibilite acesso aos conhecimentos universais e valorize, ao mesmo tempo, as práticas e saberes tradicionais das populações indígenas, está o da qualificação dos professores em planejar a mediação da construção do processo ensino-aprendizagem de alunos indígenas, no mesmo espaço escolar de outros alunos não indígenas. O estudo aqui proposto teve por objetivo investigar quais concepções pedagógicas os professores utilizam como base para a organização do seu trabalho pedagógico. Trata-se de uma pesquisa descritiva caracterizada como um estudo de caso, realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus São Gabriel da Cachoeira, com onze professores do Curso Técnico em Agropecuária, os quais ministram disciplinas da área técnico-profissionalizante em comunidades indígenas, assim como no campus. Realizamos a coleta de dados a partir de quatro etapas de trabalho: Etapa 1: fizemos uma pesquisa bibliográfica, onde houve o respaldo do embasamento teórico nos autores que tratam das questões pertinentes ao presente estudo; Etapa 2: realizamos a pesquisa de campo com os professores do curso Técnico em Agropecuária, por meio de questionários sobre as concepções pedagógicas em sua prática escolar, bem como sobre o seu perfil profissional; Etapa 3: analisamos seus planos de ensino, os quais nos permitiram observar como planejavam sua prática pedagógica, através dos procedimentos metodológicos, os recursos que seriam utilizados para as aulas e os instrumentos de avaliação; Etapa 4: utilizamos a observação participante para descrever a participação desses professores na construção do Projeto Político Pedagógico do campus. O material coletado foi interpretado a partir do marco teórico adotado onde utilizamos a análise de conteúdo para esse fim. Ao procurarmos conhecer como os professores organizaram, tanto seu trabalho pedagógico, como o Projeto Político Pedagógico do campus, percebemos que os mesmos não entendem que há uma relação entre educação e sociedade, em consequência, não possuem um entendimento do sentido da educação para a sociedade em que o campus está inserido e, portanto, não existe uma concepção pedagógica definida que fundamente a organização de seu trabalho pedagógico. Para atender a diversidade etno-pluri-cultural dessa região, viabilizando um modelo de educação diferenciada, a atualização permanente é uma necessidade fundamental e inequívoca, portanto, enfatizamos a importância dessa formação para promover o desenvolvimento contínuo dos professores, com ações que o levem a investigar, pesquisar e interagir, possibilitando a ampliação de seus conhecimentos e a superação, tanto de sua concepção em relação à educação, quanto dos desafios e problemas do seu cotidiano escolar.The Federal Office for Education, Science and Technology of the Amazon - Campus São Gabriel da Cachoeira is located in the upper Rio Negro, Amazon, where indigenous people live in various ethnic groups with different languages, traditions, customs and traditions. Among the many challenges that are brought to this campus for the construction of an education for all, enabling universal access to knowledge and value, while the practices and traditional knowledge of indigenous peoples, is the qualification of teachers in planning mediation of construction of the teaching-learning of indigenous students at the school even other non-indigenous students. The study presented here aimed to investigate which pedagogical concepts teachers use as a basis for organizing their pedagogical work. This is a descriptive characterized as a case study, conducted at the Federal Institute of Education, Science and Technology of the Amazon - Campus São Gabriel da Cachoeira, with eleven professors from the Technical Course in Agriculture, which administer the technical disciplines in-vocational education in indigenous communities, as well as on campus. We collected data from four phases of work: Step 1: We did a literature search, which was backed by the theoretical background on the authors to address issues relevant to this study; Step 2: We performed the fieldwork with the course faculty Farming Technician, through questionnaires on educational concepts in school practice as well as on their professional profile; Step 3: analyze their teaching plans, which allowed us to observe how they planned their teaching practice through methodological procedures, the resources that would be used for lessons and evaluation tools; Step 4: We used participant observation to describe the involvement of teachers in the construction of Project Political campus. The material was interpreted from the theoretical framework adopted in which content analysis was used for this purpose. In seeking to understand how teachers organized both his pedagogical work, such as the Educational Policy Project of the campus, we realize that they do not understand that there is a relationship between education and society, therefore, have no understanding of the meaning of education to society where the campus is inserted and therefore there is a pedagogical concept defined the reasons for organizing their pedagogical work. To meet the multi-ethno-cultural in that region, allowing a differentiated model of education, constant updating is a fundamental need and unambiguous, and therefore stress the importance of such training to promote the continuous development of teachers, with actions that lead to investigate, search and interact, enabling the expansion of their knowledge and resilience, both in its design in relation to education, the challenges and problems of their everyday school life.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaPedagogical WorkPlanningTrabalho PedagógicoPlanejamentoFormação de professoresTraining of teacherEducaçãoOrganização do trabalho pedagógico dos professores do IFAM - Campus Ssão Gabriel da Cachoeira: um estudo das concepções pedagógicas que fundamentam sua prática docenteOrganization of work of teachers teaching the IFAM - Campus São Gabriel da Cachoeira: a study of the pedagogical assumptions that underlie their teaching practiceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. 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Silva, Josiani Mendes
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description O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus São Gabriel da Cachoeira situa-se no alto Rio Negro, Amazonas, onde convivem povos indígenas de várias etnias com diferentes línguas, usos, costumes e tradições. Entre os muitos desafios que estão postos a este campus para a construção de uma educação para todos, que possibilite acesso aos conhecimentos universais e valorize, ao mesmo tempo, as práticas e saberes tradicionais das populações indígenas, está o da qualificação dos professores em planejar a mediação da construção do processo ensino-aprendizagem de alunos indígenas, no mesmo espaço escolar de outros alunos não indígenas. O estudo aqui proposto teve por objetivo investigar quais concepções pedagógicas os professores utilizam como base para a organização do seu trabalho pedagógico. Trata-se de uma pesquisa descritiva caracterizada como um estudo de caso, realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus São Gabriel da Cachoeira, com onze professores do Curso Técnico em Agropecuária, os quais ministram disciplinas da área técnico-profissionalizante em comunidades indígenas, assim como no campus. Realizamos a coleta de dados a partir de quatro etapas de trabalho: Etapa 1: fizemos uma pesquisa bibliográfica, onde houve o respaldo do embasamento teórico nos autores que tratam das questões pertinentes ao presente estudo; Etapa 2: realizamos a pesquisa de campo com os professores do curso Técnico em Agropecuária, por meio de questionários sobre as concepções pedagógicas em sua prática escolar, bem como sobre o seu perfil profissional; Etapa 3: analisamos seus planos de ensino, os quais nos permitiram observar como planejavam sua prática pedagógica, através dos procedimentos metodológicos, os recursos que seriam utilizados para as aulas e os instrumentos de avaliação; Etapa 4: utilizamos a observação participante para descrever a participação desses professores na construção do Projeto Político Pedagógico do campus. O material coletado foi interpretado a partir do marco teórico adotado onde utilizamos a análise de conteúdo para esse fim. Ao procurarmos conhecer como os professores organizaram, tanto seu trabalho pedagógico, como o Projeto Político Pedagógico do campus, percebemos que os mesmos não entendem que há uma relação entre educação e sociedade, em consequência, não possuem um entendimento do sentido da educação para a sociedade em que o campus está inserido e, portanto, não existe uma concepção pedagógica definida que fundamente a organização de seu trabalho pedagógico. Para atender a diversidade etno-pluri-cultural dessa região, viabilizando um modelo de educação diferenciada, a atualização permanente é uma necessidade fundamental e inequívoca, portanto, enfatizamos a importância dessa formação para promover o desenvolvimento contínuo dos professores, com ações que o levem a investigar, pesquisar e interagir, possibilitando a ampliação de seus conhecimentos e a superação, tanto de sua concepção em relação à educação, quanto dos desafios e problemas do seu cotidiano escolar.
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Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/D5154.htm> Acesso em 03/04/2008. BRASIL. Parecer cne/ceb nº 39/2004. Aplicação do decreto nº 5.154 na Educação Profissional Técnica de nível médio e no Ensino Médio. Disponível em <portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf_legislacao/técnico/legisla_tecnico_parecer392004.pdf> Acesso em 08/01/2011. BRASIL. Portaria interministerial MJ e MEC nº 559, de 16 de abril de 1991. Sobre a educação escolar para as populações indígenas. Disponível em <www.iterpa.pa.gov.br/.../Port._5nterministerial_MJ_E_MEC_559-559-1991.doc> Acesso em 08/01/2011. CABALZAR, Aloísio. Povos indígenas do rio negro: uma introdução à socioambiental do noroeste da amazônia brasileira. 3. ed. rev. São Paulo: ISA - Instituto Socioambiental; São Gabriel da Cachoeira - AM: FOIRN – Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro, 2006. CABALZAR, Aloísio. RICARDO, Beto. “Cabeça do cachorro” é “área cultural” de povos indígenas. 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