Concepções sobre aprendizagem individual e coletiva na prática em uma organização pública: do quebra-cabeça à reflexão pública
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10351 |
Resumo: | A relação entre o trabalhador e a organização tem sido razão de investigação científica ao longo dos anos; assim como as mudanças ocorridas nesta relação, que culminaram na abordagem estratégica da gestão de pessoas. Neste sentido, a gestão estratégica de pessoas se insere nas organizações públicas brasileiras em busca de modernizar sua gestão. Nesta modernização, inclui-se o desafio de implementar o Decreto nº 5.707/06, que estabeleceu a gestão por competências como modelo a ser adotado na administração pública federal, no qual o desenvolvimento destas competências decorreria da aprendizagem contínua. Contudo, por se reconhecerem as diferentes realidades das organizações públicas e de seus trabalhadores no desenvolvimento de suas competências no dia a dia, se realizou pesquisa visando configurar as concepções dos trabalhadores sobre a aprendizagem individual e coletiva para o desenvolvimento de suas competências profissionais na sua prática de trabalho. A partir de uma abordagem interpretativista qualitativa, adotou-se o estudo de caso único como estratégia de pesquisa, tendo como unidade de análise o grupo de trabalhadores da área de patrimônio do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ, que são servidores técnico-administrativos concursados do quadro permanente dos oito campi da instituição. Para coletar os dados, foram entrevistados, individualmente, quinze trabalhadores da área de patrimônio do CEFET/RJ, realizou-se observação participante em cinco reuniões destes trabalhadores, além de pesquisa documental na instituição. Mediante análise fenomenográfica, foram evidenciadas, com base nos depoimentos dos trabalhadores, quatro concepções do fenômeno da aprendizagem individual e coletiva que revelam como vivenciam na prática o fenômeno. Estas concepções, denominadas mediante metáforas do processo de aprendizagem, são: (A) Montando o quebra-cabeça; (B) Vivendo e aprendendo; (C) A dificuldade é um professor severo; e (D) Várias cabeças pensam melhor do que uma. Estes trabalhadores atribuíram significados distintos ao aprender, em outros termos, eles concebem de diferentes maneiras o processo de aprendizagem individual e coletivo ao desenvolverem competências profissionais no trabalho que realizam. As quatro concepções juntas permitem apreender, em sua totalidade, o fenômeno da aprendizagem na área de patrimônio do CEFET/RJ, permitindo ampliar a compreensão do significado do fenômeno para estes trabalhadores. Os resultados de campo sugerem, ainda, que, apesar dos níveis individual e coletivo da aprendizagem serem percebidos nas quatro concepções em intensidades diferentes, nas concepções A e B, os trabalhadores revelam que vivenciam predominantemente o nível individual, enquanto nas concepções C e D, revelam o nível coletivo. Por fim, conclui-se, com base nas concepções supracitadas, que o significado atribuído pelos trabalhadores da área de patrimônio do CEFET/RJ ao fenômeno da aprendizagem individual e coletiva é múltiplo e inter-relacionado, revelando “o quê” e “como” o fenômeno da aprendizagem se realizou para estes trabalhadores. Dentre as implicações práticas da pesquisa, destaca-se o estímulo à aprendizagem informal promovido pela percepção dos trabalhadores de falta de treinamento formal, tornando-se uma forma de aprendizagem coletiva. Como implicações teóricas, revelou-se a coexistência da reflexão individual estimulando a reflexão pública |
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Inglat, Luís Phillipe da SilvaVillardi, Beatriz Quiroz672.690.957-87https://orcid.org/0000-0001-9541-1694http://lattes.cnpq.br/3613664703389917Villardi, Beatriz Quiroz672.690.957-87https://orcid.org/0000-0001-9541-1694http://lattes.cnpq.br/3613664703389917Cova, Marcia Cristina Rodrigueshttps://orcid.org/0000-0001-7477-5421http://lattes.cnpq.br/2757009092492002Pinto, Sandra Regina da Rochahttp://lattes.cnpq.br/8270031516279454106.967.887-21https://orcid.org/0000-0002-5787-1160http://lattes.cnpq.br/69454790724005792023-12-22T01:36:31Z2023-12-22T01:36:31Z2018-02-27INGLAT, Luís Phillipe da Silva. Concepções sobre aprendizagem individual e coletiva na prática em uma organização pública: do quebra-cabeça à reflexão pública. 2018. 116 f. Dissertação (Mestrado em Administração). Instituto de Ciências Sociais Aplicadas/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu/Instituto Três Rios, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10351A relação entre o trabalhador e a organização tem sido razão de investigação científica ao longo dos anos; assim como as mudanças ocorridas nesta relação, que culminaram na abordagem estratégica da gestão de pessoas. Neste sentido, a gestão estratégica de pessoas se insere nas organizações públicas brasileiras em busca de modernizar sua gestão. Nesta modernização, inclui-se o desafio de implementar o Decreto nº 5.707/06, que estabeleceu a gestão por competências como modelo a ser adotado na administração pública federal, no qual o desenvolvimento destas competências decorreria da aprendizagem contínua. Contudo, por se reconhecerem as diferentes realidades das organizações públicas e de seus trabalhadores no desenvolvimento de suas competências no dia a dia, se realizou pesquisa visando configurar as concepções dos trabalhadores sobre a aprendizagem individual e coletiva para o desenvolvimento de suas competências profissionais na sua prática de trabalho. A partir de uma abordagem interpretativista qualitativa, adotou-se o estudo de caso único como estratégia de pesquisa, tendo como unidade de análise o grupo de trabalhadores da área de patrimônio do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ, que são servidores técnico-administrativos concursados do quadro permanente dos oito campi da instituição. Para coletar os dados, foram entrevistados, individualmente, quinze trabalhadores da área de patrimônio do CEFET/RJ, realizou-se observação participante em cinco reuniões destes trabalhadores, além de pesquisa documental na instituição. Mediante análise fenomenográfica, foram evidenciadas, com base nos depoimentos dos trabalhadores, quatro concepções do fenômeno da aprendizagem individual e coletiva que revelam como vivenciam na prática o fenômeno. Estas concepções, denominadas mediante metáforas do processo de aprendizagem, são: (A) Montando o quebra-cabeça; (B) Vivendo e aprendendo; (C) A dificuldade é um professor severo; e (D) Várias cabeças pensam melhor do que uma. Estes trabalhadores atribuíram significados distintos ao aprender, em outros termos, eles concebem de diferentes maneiras o processo de aprendizagem individual e coletivo ao desenvolverem competências profissionais no trabalho que realizam. As quatro concepções juntas permitem apreender, em sua totalidade, o fenômeno da aprendizagem na área de patrimônio do CEFET/RJ, permitindo ampliar a compreensão do significado do fenômeno para estes trabalhadores. Os resultados de campo sugerem, ainda, que, apesar dos níveis individual e coletivo da aprendizagem serem percebidos nas quatro concepções em intensidades diferentes, nas concepções A e B, os trabalhadores revelam que vivenciam predominantemente o nível individual, enquanto nas concepções C e D, revelam o nível coletivo. Por fim, conclui-se, com base nas concepções supracitadas, que o significado atribuído pelos trabalhadores da área de patrimônio do CEFET/RJ ao fenômeno da aprendizagem individual e coletiva é múltiplo e inter-relacionado, revelando “o quê” e “como” o fenômeno da aprendizagem se realizou para estes trabalhadores. Dentre as implicações práticas da pesquisa, destaca-se o estímulo à aprendizagem informal promovido pela percepção dos trabalhadores de falta de treinamento formal, tornando-se uma forma de aprendizagem coletiva. Como implicações teóricas, revelou-se a coexistência da reflexão individual estimulando a reflexão públicaThe relationship between the worker and the organization has been a reason for scientific research over the years. As well as the changes that occurred in this relationship, which culminated in the strategic approach to human resource management. In this sense, the strategic human resource management is part of the Brazilian public organizations in the quest to modernize their management. This modernization includes the challenge of implementing Decree No. 5,707, which established management by competences as a model to be adopted in the federal public management, whose development of these competences would come from continuous learning. However, because of the different realities of public organizations and their workers in order to develop their competences in day-to-day work, this research was carried out to configure workers’ conceptions about individual and collective learning for the development of their professional competences in their practice. From a qualitative interpretative approach, the single case study was adopted as a research strategy, having as unit of analysis the group of workers from the patrimony’s area of the Federal Center of Technological Education Celso Suckow Fonseca - CEFET/RJ, which are the technical-administrative public servants who work in the permanent staff of the eight campuses of the institution. In order to collect data, fifteen workers from the patrimony’s area of CEFET/RJ were individually interviewed, a participant observation was carried out in five meetings of these workers, as well as a documental research in the institution itself. Through the phenomenological analysis, four conceptions of the phenomenon of individual and collective learning were demonstrated, based on the workers' statements, which reveal how they experience the phenomenon in practice. These conceptions, called by metaphors of the learning process are: (A) Assembling the puzzle; (B) Living and learning; (C) Difficulty is a severe teacher; and (D) Multiple heads are better than one. These workers attributed different meanings to learning, in other words they conceive the individual and collective learning process in different ways as they develop professional competences in the work they realize. The four conceptions together allow us to fully understand the phenomenon of learning in the patrimony’s area of CEFET/RJ, allowing to a broader understanding of the phenomenon's meaning for these workers. The field results also suggest that although the individual and collective levels of learning are perceived in the four conceptions at different intensities, in the conceptions A and B the workers reveal that they predominantly experience the individual level, whereas in the conceptions C and D they reveal the collective level. Finally, it is concluded based on the conceptions that the meaning attributed by workers of the patrimony’s area of CEFET/RJ to the phenomenon of individual and collective learning is multiple and interrelated, revealing "what" and "how" the learning phenomena presents itself to these workers. Among the practical implications of the research, we highlight the stimulus to informal learning promoted by the workers' perception of a formal training lack constituting a way of collective learning. As theoretical implications, the coexistence of individual reflection stimulating the public reflection was revealedapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUFRRJBrasilInstituto de Ciências Sociais AplicadasInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto Três RiosAprendizagem individual e coletivaPesquisa fenomenográficaOrganizações públicasIndividual and collective learningPhenomenographic researchPublic organizationsAdministraçãoConcepções sobre aprendizagem individual e coletiva na prática em uma organização pública: do quebra-cabeça à reflexão públicaConceptions about individual and collective learning in the practice in a public organization: from the puzzle to the public reflectioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAMARAL, Lenita Almeida; LOPES, Silvia Marise Araújo. Rotatividade de pessoal no serviço público federal: um estudo de caso na UFPE. 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A relação entre o trabalhador e a organização tem sido razão de investigação científica ao longo dos anos; assim como as mudanças ocorridas nesta relação, que culminaram na abordagem estratégica da gestão de pessoas. Neste sentido, a gestão estratégica de pessoas se insere nas organizações públicas brasileiras em busca de modernizar sua gestão. Nesta modernização, inclui-se o desafio de implementar o Decreto nº 5.707/06, que estabeleceu a gestão por competências como modelo a ser adotado na administração pública federal, no qual o desenvolvimento destas competências decorreria da aprendizagem contínua. Contudo, por se reconhecerem as diferentes realidades das organizações públicas e de seus trabalhadores no desenvolvimento de suas competências no dia a dia, se realizou pesquisa visando configurar as concepções dos trabalhadores sobre a aprendizagem individual e coletiva para o desenvolvimento de suas competências profissionais na sua prática de trabalho. A partir de uma abordagem interpretativista qualitativa, adotou-se o estudo de caso único como estratégia de pesquisa, tendo como unidade de análise o grupo de trabalhadores da área de patrimônio do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ, que são servidores técnico-administrativos concursados do quadro permanente dos oito campi da instituição. Para coletar os dados, foram entrevistados, individualmente, quinze trabalhadores da área de patrimônio do CEFET/RJ, realizou-se observação participante em cinco reuniões destes trabalhadores, além de pesquisa documental na instituição. Mediante análise fenomenográfica, foram evidenciadas, com base nos depoimentos dos trabalhadores, quatro concepções do fenômeno da aprendizagem individual e coletiva que revelam como vivenciam na prática o fenômeno. Estas concepções, denominadas mediante metáforas do processo de aprendizagem, são: (A) Montando o quebra-cabeça; (B) Vivendo e aprendendo; (C) A dificuldade é um professor severo; e (D) Várias cabeças pensam melhor do que uma. Estes trabalhadores atribuíram significados distintos ao aprender, em outros termos, eles concebem de diferentes maneiras o processo de aprendizagem individual e coletivo ao desenvolverem competências profissionais no trabalho que realizam. As quatro concepções juntas permitem apreender, em sua totalidade, o fenômeno da aprendizagem na área de patrimônio do CEFET/RJ, permitindo ampliar a compreensão do significado do fenômeno para estes trabalhadores. Os resultados de campo sugerem, ainda, que, apesar dos níveis individual e coletivo da aprendizagem serem percebidos nas quatro concepções em intensidades diferentes, nas concepções A e B, os trabalhadores revelam que vivenciam predominantemente o nível individual, enquanto nas concepções C e D, revelam o nível coletivo. Por fim, conclui-se, com base nas concepções supracitadas, que o significado atribuído pelos trabalhadores da área de patrimônio do CEFET/RJ ao fenômeno da aprendizagem individual e coletiva é múltiplo e inter-relacionado, revelando “o quê” e “como” o fenômeno da aprendizagem se realizou para estes trabalhadores. Dentre as implicações práticas da pesquisa, destaca-se o estímulo à aprendizagem informal promovido pela percepção dos trabalhadores de falta de treinamento formal, tornando-se uma forma de aprendizagem coletiva. Como implicações teóricas, revelou-se a coexistência da reflexão individual estimulando a reflexão pública |
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INGLAT, Luís Phillipe da Silva. Concepções sobre aprendizagem individual e coletiva na prática em uma organização pública: do quebra-cabeça à reflexão pública. 2018. 116 f. Dissertação (Mestrado em Administração). Instituto de Ciências Sociais Aplicadas/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu/Instituto Três Rios, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018. |
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