A formação de professores nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma faceta da política nacional da formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquino, Iná Jana Souza de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13134
Resumo: A legislação que rege a formação de professores no Brasil é marcada pela descontinuidade, tanto no que diz respeito ao locus dessa formação como em relação às propostas pedagógicas surgidas e implantadas ao longo do tempo. No que tange ao lócus da formação de professores, começamos pelas “aulas régias” no século XIX até o advento dos “Institutos de nível superior” no século XX. No século XXI foram criados, no ano de 2008, pela Lei nº 11.892, (BRASIL, 2008) os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia (IFs), foco da nossa pesquisa, com a obrigatoriedade de oferecer 20% de suas vagas para atender aos cursos de licenciatura e programas especiais de formação pedagógica, destinados à formação de professores para a educação básica, instituindo, desta forma, um novo espaço para formar professores em todo Brasil. Os Institutos Federais fazem parte da política pública para educação profissional técnica e tecnológica, que reconfigurou a Rede Federal de Educação Profissional no país. A partir deste contexto, buscamos investigar de que maneira os IFs estão cumprindo a determinação legal de formar professores, tomando como objeto de nossa pesquisa as licenciaturas ofertadas por estas Instituições, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo geral do estudo é descrever as características da criação e oferecimento dos cursos de Formação de Professores IFs, envolvendo questões ligadas: à legislação vigente, aos profissionais envolvidos e à infraestrutura oferecida para o oferecimento desses cursos. Quanto à metodologia,trata-se de uma pesquisa de natureza básica, que aborda o problema de forma qualitativa, com reflexões a respeito da qualificação do corpo docente, dificuldades para abertura dos cursos, localização, impactos na qualidade, dentre outros. Utilizamos como instrumentos para coleta de dados: revisão bibliográfica, busca em sites oficiais, pesquisa nos documentos internos dos IFs, questionários, entrevistas e caderno de campo. A partir da análise do material coletado verificou-se que os cursos de licenciatura foram criados levando em consideração, principalmente, a legislação que obriga os IFs a oferecerem no mínimo 20% das vagas para os cursos de licenciatura, os recursos humanos e a infraestrutura disponíveis. Verificamos ainda que o corpo docente, responsável pelas disciplinas pedagógicas, em sua maioria é composto por profissionais sem formação na área de educação ou de ensino, o que a nosso ver dificulta o estabelecimento de um debate mais profundo a respeito das questões pedagógicas. Entretanto, encontramos na Instituição algumas iniciativas que visam tornar esse debate mais presente, tanto nos Projetos Pedagógicos dos Cursos, quanto no discursos dos coordenadores. Acreditamos que os Cursos de Licenciatura no IFRJ estão em processo de busca de identidade, pois ainda encontramos professores e coordenadores com discursos muito dissonantes no que tange às questões pedagógicas.
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No que tange ao lócus da formação de professores, começamos pelas “aulas régias” no século XIX até o advento dos “Institutos de nível superior” no século XX. No século XXI foram criados, no ano de 2008, pela Lei nº 11.892, (BRASIL, 2008) os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia (IFs), foco da nossa pesquisa, com a obrigatoriedade de oferecer 20% de suas vagas para atender aos cursos de licenciatura e programas especiais de formação pedagógica, destinados à formação de professores para a educação básica, instituindo, desta forma, um novo espaço para formar professores em todo Brasil. Os Institutos Federais fazem parte da política pública para educação profissional técnica e tecnológica, que reconfigurou a Rede Federal de Educação Profissional no país. A partir deste contexto, buscamos investigar de que maneira os IFs estão cumprindo a determinação legal de formar professores, tomando como objeto de nossa pesquisa as licenciaturas ofertadas por estas Instituições, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo geral do estudo é descrever as características da criação e oferecimento dos cursos de Formação de Professores IFs, envolvendo questões ligadas: à legislação vigente, aos profissionais envolvidos e à infraestrutura oferecida para o oferecimento desses cursos. Quanto à metodologia,trata-se de uma pesquisa de natureza básica, que aborda o problema de forma qualitativa, com reflexões a respeito da qualificação do corpo docente, dificuldades para abertura dos cursos, localização, impactos na qualidade, dentre outros. Utilizamos como instrumentos para coleta de dados: revisão bibliográfica, busca em sites oficiais, pesquisa nos documentos internos dos IFs, questionários, entrevistas e caderno de campo. A partir da análise do material coletado verificou-se que os cursos de licenciatura foram criados levando em consideração, principalmente, a legislação que obriga os IFs a oferecerem no mínimo 20% das vagas para os cursos de licenciatura, os recursos humanos e a infraestrutura disponíveis. Verificamos ainda que o corpo docente, responsável pelas disciplinas pedagógicas, em sua maioria é composto por profissionais sem formação na área de educação ou de ensino, o que a nosso ver dificulta o estabelecimento de um debate mais profundo a respeito das questões pedagógicas. Entretanto, encontramos na Instituição algumas iniciativas que visam tornar esse debate mais presente, tanto nos Projetos Pedagógicos dos Cursos, quanto no discursos dos coordenadores. Acreditamos que os Cursos de Licenciatura no IFRJ estão em processo de busca de identidade, pois ainda encontramos professores e coordenadores com discursos muito dissonantes no que tange às questões pedagógicas.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESThe legislation that conducts the formation of teachers in Brazil is marked by discontinuity, both with regards to the locus of such training and in relations to the emerged pedagogical proposals that were implemented over time. Regarding the locus of teacher formation, we started with the "regal classes" in the nineteenth century to the advent of "higher education institutes" in the twentieth century. In the twenty-first century were created in 2008 by law nº 11,892, (BRAZIL, 2008) the Federal Institutes of Science Education and Technology (IFs), the focus of our research, with the obligation to offer 20% of their vacancies to degree courses and special programs for teacher training, in order to train the teachers for basic education, establishing a new space to form new teachers throughout Brazil. The Federal Institutes are part of public policy for technical and technological professional education, which reconfigured the Federal Professional Education Network in the country. From this context, we seek to investigate how the Federal Institutes of Education, Science and Technology are carrying out the legal requirement to train teachers, taking as the object of our research the degrees offered by these institutions in Rio de Janeiro State. The overall aim of the study is to describe the features of creation and offering of Teacher Training courses in the Federal Institutes of Rio de Janeiro State, involving some issues related to the current law, the professionals involved and the offered infrastructure for offering these courses. About the methodology we can say that it’s a research of basic nature, which addresses the problem qualitatively, with reflections on the qualifications of the faculty, difficulty opening the course, location and quality impacts among others. We used as instruments for data collection: literature review, research on official websites, the Institutes’s internal documents research, questionnaires, interviews and field notebook. From the analysis of the collected material it was found that the degree courses have been created taking into account mainly the legislation requiring IFs to offer at least 20% of vacancies for degree courses, human resources and available infrastructure. We also found that faculty responsible for pedagogical subjects mostly consists of professionals without training in education or teaching, which in our view difficult to establish a deeper debate about the pedagogical issues. However, we find the institution that some initiatives aimed at making the debate more present, both in the pedagogical projects of the courses, and in the speeches of the coordinators. We believe that the Teacher Training Courses in IFRJ are still looking for their identity because coordinators and teachers speeches are still very dissonant about pedagogical issuesapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoTeacher Training, , ,Federal InstitutesHigher EducationEducational PolicyFormação de ProfessoresInstitutos FederaisEducação SuperiorPolítica EducacionalCiências HumanasA formação de professores nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma faceta da política nacional da formação de professoresThe teacher formation in Federal Education Institutes, Science and Technology: a facet of national policy of teacher formationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAGUIAR, M. A. da S. et al. 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Dispõe sobre a criação de cargos efetivos, cargos de direção e funções gratificadas no âmbito do Ministério da Educação, destinados às instituições federais de ensino; altera as Leis nos8.168, de 16 de janeiro de 1991, 11.892, de 29 de dezembro de 2008, e 11.526, de 4 de outubro de 2007; revoga as Leis nos5.490, de 3 de setembro de 1968, e 5.758, de 3 de dezembro de 1971, e os Decretos-Leis nos245, de 28 de fevereiro de 1967, 419, de 10 de janeiro de 1969, e 530, de 15 de abril de 1969; e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 26 junho de 2012. Seção 1. p. 2. ______. Resolução nº 3, de 7 de dezembro de 2012. Altera a redação do art. 1º da Resolução CNE/CP nº 1, de 11 de fevereiro de 2009, que estabelece Diretrizes Operacionais para a implantação do Programa Emergencial de Segunda Licenciatura para Professores em exercício na Educação Básica Pública a ser coordenado pelo MEC. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 10 de dezembro de 2012 a. Seção 1. p. 10. ______. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 02 de julho de 2015. Seção 1, p. 8. BRZEZINSKI, I. Pedagogia, pedagogos e formação de professores. Busca e movimento. Campinas, SP: Editora Papirus, 1996. ______.Políticas contemporâneas de formação de professores para os anos iniciais do ensino fundamental. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 29, n. 105, p. 1139-1166, set/dez. 2008. ______. Anfope em movimento 2008-2010. Brasília, DF: Liber Livro, 2011. COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Relatório de Gestão PARFOR. 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description A legislação que rege a formação de professores no Brasil é marcada pela descontinuidade, tanto no que diz respeito ao locus dessa formação como em relação às propostas pedagógicas surgidas e implantadas ao longo do tempo. No que tange ao lócus da formação de professores, começamos pelas “aulas régias” no século XIX até o advento dos “Institutos de nível superior” no século XX. No século XXI foram criados, no ano de 2008, pela Lei nº 11.892, (BRASIL, 2008) os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia (IFs), foco da nossa pesquisa, com a obrigatoriedade de oferecer 20% de suas vagas para atender aos cursos de licenciatura e programas especiais de formação pedagógica, destinados à formação de professores para a educação básica, instituindo, desta forma, um novo espaço para formar professores em todo Brasil. Os Institutos Federais fazem parte da política pública para educação profissional técnica e tecnológica, que reconfigurou a Rede Federal de Educação Profissional no país. A partir deste contexto, buscamos investigar de que maneira os IFs estão cumprindo a determinação legal de formar professores, tomando como objeto de nossa pesquisa as licenciaturas ofertadas por estas Instituições, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo geral do estudo é descrever as características da criação e oferecimento dos cursos de Formação de Professores IFs, envolvendo questões ligadas: à legislação vigente, aos profissionais envolvidos e à infraestrutura oferecida para o oferecimento desses cursos. Quanto à metodologia,trata-se de uma pesquisa de natureza básica, que aborda o problema de forma qualitativa, com reflexões a respeito da qualificação do corpo docente, dificuldades para abertura dos cursos, localização, impactos na qualidade, dentre outros. Utilizamos como instrumentos para coleta de dados: revisão bibliográfica, busca em sites oficiais, pesquisa nos documentos internos dos IFs, questionários, entrevistas e caderno de campo. A partir da análise do material coletado verificou-se que os cursos de licenciatura foram criados levando em consideração, principalmente, a legislação que obriga os IFs a oferecerem no mínimo 20% das vagas para os cursos de licenciatura, os recursos humanos e a infraestrutura disponíveis. Verificamos ainda que o corpo docente, responsável pelas disciplinas pedagógicas, em sua maioria é composto por profissionais sem formação na área de educação ou de ensino, o que a nosso ver dificulta o estabelecimento de um debate mais profundo a respeito das questões pedagógicas. Entretanto, encontramos na Instituição algumas iniciativas que visam tornar esse debate mais presente, tanto nos Projetos Pedagógicos dos Cursos, quanto no discursos dos coordenadores. Acreditamos que os Cursos de Licenciatura no IFRJ estão em processo de busca de identidade, pois ainda encontramos professores e coordenadores com discursos muito dissonantes no que tange às questões pedagógicas.
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dc.identifier.citation.fl_str_mv Aquino, Iná Jana Souza de. A formação de professores nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma faceta da política nacional da formação de professores. 2016. [169 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [lSeropédica-RJ] .
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