A trajetória dos estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas da UFRRJ no período de 1997 a 2006
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12646 |
Resumo: | A pesquisa teve como objetivo geral analisar a trajetória acadêmica dos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas (LICA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), no período de 1997 a 2006, assim como diagnosticar como se dá esse movimento rumo ao processo de integralização do curso de graduação. O estudo buscou caracterizar o perfil do referido estudante, com ênfase em alguns indicadores: sexo, região de origem, escola de origem e o curso de destino após a transferência. A escolha do curso de LICA para esta investigação deu-se principalmente por ser um dos primeiros cursos da UFRRJ com perfil integrador e por ser uma licenciatura na área de Ciências Agrárias, em consonância com as raízes históricas da UFRRJ. Destacou-se, ainda, para a escolha da problemática, o fato de o referido curso apresentar um alto índice de evasão, ligado principalmente ao processo de transferência interna. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi baseada em: a) análise documental, referente à de documentos oficiais, tais como atas de reuniões do colegiado do curso de LICA, memorandos e ofícios da UFRRJ e,ainda, análise das propostas de mudanças acadêmicas no curso, de acordo com o MEC; b) consulta bibliográfica em artigos, periódicos, livros e trabalhos de pesquisa referente ao assunto; c) aplicação de entrevistas de caráter qualitativo a docentes do curso de LICA da UFRRJ e d) levantamento de dados quantitativos, feitos na base de registros acadêmicos da Divisão de Registros Acadêmicos (DRA), ligada à Pró-Reitoria de Graduação da Instituição. Através destes procedimentos, foi possível identificar a trajetória acadêmica do estudante na UFRRJ. Os resultados obtidos através da pesquisa demonstraram um intenso movimento dos estudantes de LICA, durante sua trajetória acadêmica dentro da Instituição. Foram também observados outros movimentos acadêmicos, como a volta do estudantede LICA, que obteve transferência interna para outro curso, ao seu curso de origem: seja utilizando o processo acadêmico de reingresso ou outro vestibular (à época),o que gerou uma inclusão de estudantes no referido curso.Esses movimentos pareceram ligados principalmentea aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais, além de outros, que podem pertencer ao universo do estudante. Considerando esses aspectos e as questões levantadas por diversos autores, sobre o universo do estudante, realizou–se uma pesquisa qualitativa, com o objetivo de obter uma visão de professores egressos do curso de LICA, valorizando as experiências vividas por esses profissionais na área de atuação. Há uma caracterizaçãodo movimento acadêmico dos estudantes de LICA, dentro da instituição que ajudam a desmistificar a afirmação de que, o curso de LICA é um curso trampolim, usado pelos estudantes apenas para ingressar na Universidade. A pesquisa veio também a contribuir,para uma avaliação da mobilidade acadêmica na UFRRJ e suas variáveis, no sentido de apontar para a necessidade de orientação vocacional desses graduandos, de forma que possam se sentir mais seguros em relação às suas escolhas profissionais, evitando assim um tempo maior de permanência na instituição e buscando atender aos reais interesses dos educandos. |
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O estudo buscou caracterizar o perfil do referido estudante, com ênfase em alguns indicadores: sexo, região de origem, escola de origem e o curso de destino após a transferência. A escolha do curso de LICA para esta investigação deu-se principalmente por ser um dos primeiros cursos da UFRRJ com perfil integrador e por ser uma licenciatura na área de Ciências Agrárias, em consonância com as raízes históricas da UFRRJ. Destacou-se, ainda, para a escolha da problemática, o fato de o referido curso apresentar um alto índice de evasão, ligado principalmente ao processo de transferência interna. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi baseada em: a) análise documental, referente à de documentos oficiais, tais como atas de reuniões do colegiado do curso de LICA, memorandos e ofícios da UFRRJ e,ainda, análise das propostas de mudanças acadêmicas no curso, de acordo com o MEC; b) consulta bibliográfica em artigos, periódicos, livros e trabalhos de pesquisa referente ao assunto; c) aplicação de entrevistas de caráter qualitativo a docentes do curso de LICA da UFRRJ e d) levantamento de dados quantitativos, feitos na base de registros acadêmicos da Divisão de Registros Acadêmicos (DRA), ligada à Pró-Reitoria de Graduação da Instituição. Através destes procedimentos, foi possível identificar a trajetória acadêmica do estudante na UFRRJ. Os resultados obtidos através da pesquisa demonstraram um intenso movimento dos estudantes de LICA, durante sua trajetória acadêmica dentro da Instituição. Foram também observados outros movimentos acadêmicos, como a volta do estudantede LICA, que obteve transferência interna para outro curso, ao seu curso de origem: seja utilizando o processo acadêmico de reingresso ou outro vestibular (à época),o que gerou uma inclusão de estudantes no referido curso.Esses movimentos pareceram ligados principalmentea aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais, além de outros, que podem pertencer ao universo do estudante. Considerando esses aspectos e as questões levantadas por diversos autores, sobre o universo do estudante, realizou–se uma pesquisa qualitativa, com o objetivo de obter uma visão de professores egressos do curso de LICA, valorizando as experiências vividas por esses profissionais na área de atuação. Há uma caracterizaçãodo movimento acadêmico dos estudantes de LICA, dentro da instituição que ajudam a desmistificar a afirmação de que, o curso de LICA é um curso trampolim, usado pelos estudantes apenas para ingressar na Universidade. A pesquisa veio também a contribuir,para uma avaliação da mobilidade acadêmica na UFRRJ e suas variáveis, no sentido de apontar para a necessidade de orientação vocacional desses graduandos, de forma que possam se sentir mais seguros em relação às suas escolhas profissionais, evitando assim um tempo maior de permanência na instituição e buscando atender aos reais interesses dos educandos.The research had as a general objective analyzing the trajectory of the students from the Licenciatura em Ciências Agrícolas (LICA) course from Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), in the 1997 to 2006 period, as well as diagnosing how this trajectory is led towards the integration to the graduation course. The study aimed to characterize the profile of the referred student, with an emphasis in some indicators: sex, place of origin, school of origin, destination course after the transfer and others. The LICA course was chosen for this investigation mainly due to it being one of the first courses available in UFRRJ; other than its integrating profile, for being a graduation in the Agrarian Sciences area, consonant to the UFRRJ’s historical roots. The high rate of dropout closely linked to the internal transfer process stood out for the choice of the troublesomeness. The methodology used into the making of this project was based in: a) documental analysis, referring to official documents, such as: the LICA collegiate reunion records, memos and offices from UFRRJ and moreover, an analysis of the change proposals for the course according to MEC; b) bibliographic consult to articles, books, journals and research projects about the subject; c) interviews of qualitative character with professors from the LICA course from UFRRJ and d) auditing of quantitative data, done in the academics registry basis of the Divisão de Registros Acadêmicos (DRA) connected to the Pró-Reitoria de Graduação of the institution. Through these procedures it was possible to identify the academic trajectory of the student in UFRRJ. The results obtained through the research show an intense flow from the LICA students, during their academic trajectory inside of the Institution. Other academic flows were observed, such as the return of the student who obtained a transfer from the LICA course to another courses at UFRRJ and the return of the aforementioned students to their origin course, LICA, be it utilizing themselves of the re-entrance process or another admittance test (at that time), which generate a inclusion of students into the cited course. These choices seemed to be adjoined mainly to social, economic, political and cultural aspects, besides others which may be part of the student’s universe. Parallel to the questions raised by multiple authors, a qualitative research was conducted, with the objective of obtaining a point of view from egressed teachers from the LICA course, valuing the lived experiences of these professionals in their working area. The resulting outcome gathered through the research characterized the academic flow from the LICA students, and demystified the statement that the LICA course is a trampoline course, used by students only to enroll in the University. The research also came to contribute to an evaluation of the academic mobility in UFRRJ and its variables. It also brought light upon the worry about the necessity of vocational orientation for these undergraduate students, in a way in which they can feel more secure towards their professional choices, evading then a longer permanence time in the Institution and going after meeting the real needs of the students.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaDropoutProcessTrajectoryevasãoprocessotrajetóriaEducaçãoA trajetória dos estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas da UFRRJ no período de 1997 a 2006The trajectory of the students from the Licenciatura em Ciências Agrícolas course in the period from 1997 to 2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAtas referentes às Reuniões do Colegiado do Curso de Licenciatura de Ciências Agrícolas ocorridas nos dias 27/01/88 e 03/02/88. Coordenação do Curso de LICA. Instituto de Educação. BARDAGI, M. P. Evasão e Comportamento Vocacional de Universitários: estudo sobre desenvolvimento de careira na Graduação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento. Doutorado, p.2. BOCK, S.D. A escolha profissional de sujeitos de baixa renda recém-egressos do ensino médio. Tese (doutorado) UNICAMP - Programa de Pós-Graduação em Educação, 2008. BRITO, L. P. L; SILVA, E. O.; CASTILHO, Katlin Cristina de e ABREU, Tatiane Maria.Conhecimento e Formação nas IES periféricas, perfil do estudante “novo” da Educação Superior. In Revista da Avaliação da Educação Superior, Vol. 13, número 3, Novembro, 2008. CAMPELLO, A. M. M.&FILHO, D. L. L; Educação Profissional. Fundação Oswaldo Cruz, 2009. www.epsjv.fiocruz.br/dicionário/verbetes. LAKATOS, E.M., MARCONI, M.A. Fundamentos da Metodologia Científica. 7.ed. – São Paulo: Atlas, 2010. FERREIRA, A. B.H. 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Número 95 junho 2014, p.18 e 19. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO PEDAGÓGICA. Brasília. V. 92, n. 230, jan/abril,2011. SAVIANI, D. Da Nova LDB ao FUNDEB: por uma outra política educacional. 4. ed.rev., Campinas: Autores Associados, 2011. SILVA, M.C.R, VENDRAMINI, C.M.M., LOPES, F.L. Diferenças entre Gênero ePerfil Sócio-Econômico no Exame Nacional de Desempenho do Estudante. Campinas, Sorocaba, SP, 2010. SOARES, A.M.D. Política Educacional e configurações dos Currículos de Formação de Técnicos em Agropecuária nos anos 90: Regulação ou Emancipação.UFRRJ-ICHS- Pósgraduação em desenvolvimento agricultura e sociedade, set. 2003. SOUSA, J.R., Análise das Condições de Ensino/Aprendizagem decorrentes da Implementação da Reforma da Educação Profissional no Curso Técnico em Agropecuária do CEFET de Uberaba, MG. PPGEA, 2005. SÜSSEKIND VERRISSIMO, M.L., MATOS, C.L.G. PAULA, S.G, CASTRO, P. LOPES, T.R. A enxada e o trampolim: um estudo etnográfico sobre a carreira dos professores de Ciências Agrícolas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. ZAGO, N. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. In: Revista Brasileira de Educação, v. 11, maio/agosto, 2006.https://tede.ufrrj.br/retrieve/6610/2014%20-%20Rosemary%20Frota%20Morenz.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15338/2014%20-%20Rosemary%20Frota%20Morenz.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21640/2014%20-%20Rosemary%20Frota%20Morenz.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28024/2014%20-%20Rosemary%20Frota%20Morenz.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34402/2014%20-%20Rosemary%20Frota%20Morenz.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40790/2014%20-%20Rosemary%20Frota%20Morenz.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47146/2014%20-%20Rosemary%20Frota%20Morenz.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53568/2014%20-%20Rosemary%20Frota%20Morenz.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2068Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-10-03T18:01:03Z No. of bitstreams: 1 2014 - Rosemary Frota Morenz.pdf: 1272579 bytes, checksum: 49d4b0cb0e7af993d75e4a4490ed8c28 (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-03T18:01:03Z (GMT). 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A pesquisa teve como objetivo geral analisar a trajetória acadêmica dos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas (LICA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), no período de 1997 a 2006, assim como diagnosticar como se dá esse movimento rumo ao processo de integralização do curso de graduação. O estudo buscou caracterizar o perfil do referido estudante, com ênfase em alguns indicadores: sexo, região de origem, escola de origem e o curso de destino após a transferência. A escolha do curso de LICA para esta investigação deu-se principalmente por ser um dos primeiros cursos da UFRRJ com perfil integrador e por ser uma licenciatura na área de Ciências Agrárias, em consonância com as raízes históricas da UFRRJ. Destacou-se, ainda, para a escolha da problemática, o fato de o referido curso apresentar um alto índice de evasão, ligado principalmente ao processo de transferência interna. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi baseada em: a) análise documental, referente à de documentos oficiais, tais como atas de reuniões do colegiado do curso de LICA, memorandos e ofícios da UFRRJ e,ainda, análise das propostas de mudanças acadêmicas no curso, de acordo com o MEC; b) consulta bibliográfica em artigos, periódicos, livros e trabalhos de pesquisa referente ao assunto; c) aplicação de entrevistas de caráter qualitativo a docentes do curso de LICA da UFRRJ e d) levantamento de dados quantitativos, feitos na base de registros acadêmicos da Divisão de Registros Acadêmicos (DRA), ligada à Pró-Reitoria de Graduação da Instituição. Através destes procedimentos, foi possível identificar a trajetória acadêmica do estudante na UFRRJ. Os resultados obtidos através da pesquisa demonstraram um intenso movimento dos estudantes de LICA, durante sua trajetória acadêmica dentro da Instituição. Foram também observados outros movimentos acadêmicos, como a volta do estudantede LICA, que obteve transferência interna para outro curso, ao seu curso de origem: seja utilizando o processo acadêmico de reingresso ou outro vestibular (à época),o que gerou uma inclusão de estudantes no referido curso.Esses movimentos pareceram ligados principalmentea aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais, além de outros, que podem pertencer ao universo do estudante. Considerando esses aspectos e as questões levantadas por diversos autores, sobre o universo do estudante, realizou–se uma pesquisa qualitativa, com o objetivo de obter uma visão de professores egressos do curso de LICA, valorizando as experiências vividas por esses profissionais na área de atuação. Há uma caracterizaçãodo movimento acadêmico dos estudantes de LICA, dentro da instituição que ajudam a desmistificar a afirmação de que, o curso de LICA é um curso trampolim, usado pelos estudantes apenas para ingressar na Universidade. A pesquisa veio também a contribuir,para uma avaliação da mobilidade acadêmica na UFRRJ e suas variáveis, no sentido de apontar para a necessidade de orientação vocacional desses graduandos, de forma que possam se sentir mais seguros em relação às suas escolhas profissionais, evitando assim um tempo maior de permanência na instituição e buscando atender aos reais interesses dos educandos. |
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2014 |
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MORENZ, Rosemary Frota. A trajetória dos estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas da UFRRJ no período de 1997 a 2006. 2014. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2014. |
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