A Trajetória profissional dos egressos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Sertão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12462 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo analisar a trajetória profissional dos alunos egressos do ano de 2006 do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Sertão, bem como discutir a qualidade da formação profissional oferecida pelo Campus, identificar se houve a inserção imediata no mercado de trabalho na área de formação e ainda se continuidade dos estudos. A pesquisa foi desenvolvida de forma qualitativa e quantitativa básica, partindo da realidade presente no campo da relação entre Educação e Trabalho. Este trabalho avalia o resultado das ações do Campus Sertão apontando de maneira clara e objetiva as reais condições da escola, seus méritos e carências, resultando assim num diagnóstico que poderá ser utilizado para torná-la mais eficiente mediante a implantação de mudanças tanto na metodologia de trabalho dos professores, quanto na matriz curricular, objetivando a constante atualização dos currículos, a melhora na qualidade de ensino e, portanto, melhor formação do aluno enquanto profissional para atender as exigências do mercado de trabalho, bem como para se inserirem na sociedade atual. |
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Tonial, Sonia MariaSanchez, Sandra Barroshttp://lattes.cnpq.br/5592332884126912Anjos, Mayla Brandão dosBarbosa, Claúdio Luis de Alvarenga463.555.700-63http://lattes.cnpq.br/67944126307522752023-12-22T02:08:37Z2023-12-22T02:08:37Z2010-06-01Tonial, Sonia Maria. A Trajetória Profissional dos Egressos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Sertão. 2010. 52 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12462Este estudo tem por objetivo analisar a trajetória profissional dos alunos egressos do ano de 2006 do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Sertão, bem como discutir a qualidade da formação profissional oferecida pelo Campus, identificar se houve a inserção imediata no mercado de trabalho na área de formação e ainda se continuidade dos estudos. A pesquisa foi desenvolvida de forma qualitativa e quantitativa básica, partindo da realidade presente no campo da relação entre Educação e Trabalho. Este trabalho avalia o resultado das ações do Campus Sertão apontando de maneira clara e objetiva as reais condições da escola, seus méritos e carências, resultando assim num diagnóstico que poderá ser utilizado para torná-la mais eficiente mediante a implantação de mudanças tanto na metodologia de trabalho dos professores, quanto na matriz curricular, objetivando a constante atualização dos currículos, a melhora na qualidade de ensino e, portanto, melhor formação do aluno enquanto profissional para atender as exigências do mercado de trabalho, bem como para se inserirem na sociedade atual.This study aims to analyze the professional trajectory of the 2006 Agriculture and Farming Technical Course Former students of the Rio Grande do Sul Federal Education Institute, Science and Technology, Sertão Campus, as well as to discuss the professional formation quality offered by the Campus, identify if there was immediate introduction in the work market in their majoring area and also if there is continuity in their studies. The study was done in a qualitative and quantitative basic form, using the reality in the relation between Education and Work. This work evaluates the Sertão Campus actions’ result, pointing out clearly and objectively the school’s real conditions, its merits and deficiencies and so, resulting in a diagnostic that may be used to make the school more efficient through changes implementation either in the teacher’s work methodology or in the curricular schedule, in order to have the constant curricular update, the improvement in the teaching quality, and therefore, a better student’s formation as professionals to fulfill the current work market requirements and to insert them in the current society as well.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEducação ProfissionalAcompanhamento de EgressosQualidade de EnsinoCidadaniaProfessional EducationFormer Students FollowTeaching QualityCitizenshipEducaçãoA Trajetória profissional dos egressos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus SertãoThe Professional Trajectory of the Former Students from Rio Grande do Sul Federal Education Institute, Science and Technology, Sertão Campusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisARROYO, Miguel G.. As relações sociais na escola e a formação do trabalhador. In: FERRETTI, Celso J., SILVA JÚNIOR, João dos Reis; OLIVEIRA, Maria Rita N. S. (Org.). Trabalho, formação e currículo: para onde vai a escola? São Paulo: Xamã, 1999. BARBOSA, Carlos Soares, DELUIZ, Neise. Juventude e educação profissional: o programa nacional de estímulo ao primeiro emprego em discussão. <http://www.anped.org.br/> GT09. 2008. p.16. Acesso em: 24 de novembro de 2008. BRASIL. Projeto de Lei n. 1.258-a, de 1988 (do Sr. Octávio Elísio, in Diário do Congresso Nacional, Suplemento ao n. 175, de 25/01/1991, 282pp. BRASIL. Congresso Nacional. Lei Federal nº 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Publicada em 20 de dezembro de 1996. BRASIL. Decreto nº. 5.154, de 23 de junho de 2005. Regulamenta o § 2º do artigo 36 e os arts. 39 a 41 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 jul. 2003. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Educação Profissional e Tecnológica: Legislação Básica – Técnico de Nível Médio/Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. 7º ed, Brasília: MEC, SETEC, 2008. BRASIL. Portaria MEC nº 646 de 14 de maio de 1997. Regulamenta a implantação do disposto nos artigos 39 a 42 da Lei Federal nº 9.394/96 e no Decreto Federal nº 2.208/97 e dá outras providências (trata da rede federal de educação tecnológica). <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/> p.3. Acesso em 02 de fevereiro de 2010. BRASIL. MEC/SETEC. Pesquisa Nacional de Egressos dos Cursos Técnicos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília. 2009. FERRETI, Celso João. Formação Profissional e Reforma do Ensino Técnico no Brasil: Anos 90. Educ. Soc. V. 18 n.59 p.33 Campinas, ago. 1997. ISSN 0101-7337. FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). 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Políticas de Regulamentação e Mercantilização da Educação: Socialização para uma ova Cidadania? Revista Educação e Sociedade, Vol. 26, no 92. Outubro de 2005. p. 799-819. KUENZER, Acacia Zeneide. Ensino de 2º grau: O Trabalho como Princípio Educativo. Editora Cortez, 3ª ed. São Paulo, p.166, 1997. MANFREDI, Silvia Maria. Educação Profissional no Brasil. Editora Cortez, São Paulo, p.317, 2002. MENGA, Ludke, ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. São Paulo. EPU. p.99. 1986. MOURA, Dante Henrique. EJA: Formação técnica integrada ao ensino médio. In: EJA: formação técnico integrada ao ensino médio. Boletin n.16, Secretaria de Educação Distância/MEC. Programa Salto para o Futuro. Rio de Janeiro, setembro de 2006. OLIVEIRA, Antonio Marcos Alves de – UFPE. A (des) articulação do ensino médio com a educação profissional no SE AI-PE/SESI-PE através do projeto emep (ensino médio e educação profissional) <http://www.anped.org.br/> GT09. p.18. 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ISSN 0100-1965https://tede.ufrrj.br/retrieve/62424/2010%20-%20Sonia%20Maria%20Tonial.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4007Submitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-10-19T17:51:47Z No. of bitstreams: 1 2010 - Sonia Maria Tonial.pdf: 913970 bytes, checksum: 2519c20d72010707e5b1de81dfe75f1b (MD5)Made available in DSpace on 2020-10-19T17:51:47Z (GMT). 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