A Trajetória profissional dos egressos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Sertão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonial, Sonia Maria
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12462
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar a trajetória profissional dos alunos egressos do ano de 2006 do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Sertão, bem como discutir a qualidade da formação profissional oferecida pelo Campus, identificar se houve a inserção imediata no mercado de trabalho na área de formação e ainda se continuidade dos estudos. A pesquisa foi desenvolvida de forma qualitativa e quantitativa básica, partindo da realidade presente no campo da relação entre Educação e Trabalho. Este trabalho avalia o resultado das ações do Campus Sertão apontando de maneira clara e objetiva as reais condições da escola, seus méritos e carências, resultando assim num diagnóstico que poderá ser utilizado para torná-la mais eficiente mediante a implantação de mudanças tanto na metodologia de trabalho dos professores, quanto na matriz curricular, objetivando a constante atualização dos currículos, a melhora na qualidade de ensino e, portanto, melhor formação do aluno enquanto profissional para atender as exigências do mercado de trabalho, bem como para se inserirem na sociedade atual.
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Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12462Este estudo tem por objetivo analisar a trajetória profissional dos alunos egressos do ano de 2006 do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Sertão, bem como discutir a qualidade da formação profissional oferecida pelo Campus, identificar se houve a inserção imediata no mercado de trabalho na área de formação e ainda se continuidade dos estudos. A pesquisa foi desenvolvida de forma qualitativa e quantitativa básica, partindo da realidade presente no campo da relação entre Educação e Trabalho. Este trabalho avalia o resultado das ações do Campus Sertão apontando de maneira clara e objetiva as reais condições da escola, seus méritos e carências, resultando assim num diagnóstico que poderá ser utilizado para torná-la mais eficiente mediante a implantação de mudanças tanto na metodologia de trabalho dos professores, quanto na matriz curricular, objetivando a constante atualização dos currículos, a melhora na qualidade de ensino e, portanto, melhor formação do aluno enquanto profissional para atender as exigências do mercado de trabalho, bem como para se inserirem na sociedade atual.This study aims to analyze the professional trajectory of the 2006 Agriculture and Farming Technical Course Former students of the Rio Grande do Sul Federal Education Institute, Science and Technology, Sertão Campus, as well as to discuss the professional formation quality offered by the Campus, identify if there was immediate introduction in the work market in their majoring area and also if there is continuity in their studies. The study was done in a qualitative and quantitative basic form, using the reality in the relation between Education and Work. This work evaluates the Sertão Campus actions’ result, pointing out clearly and objectively the school’s real conditions, its merits and deficiencies and so, resulting in a diagnostic that may be used to make the school more efficient through changes implementation either in the teacher’s work methodology or in the curricular schedule, in order to have the constant curricular update, the improvement in the teaching quality, and therefore, a better student’s formation as professionals to fulfill the current work market requirements and to insert them in the current society as well.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEducação ProfissionalAcompanhamento de EgressosQualidade de EnsinoCidadaniaProfessional EducationFormer Students FollowTeaching QualityCitizenshipEducaçãoA Trajetória profissional dos egressos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus SertãoThe Professional Trajectory of the Former Students from Rio Grande do Sul Federal Education Institute, Science and Technology, Sertão Campusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisARROYO, Miguel G.. As relações sociais na escola e a formação do trabalhador. In: FERRETTI, Celso J., SILVA JÚNIOR, João dos Reis; OLIVEIRA, Maria Rita N. S. (Org.). Trabalho, formação e currículo: para onde vai a escola? São Paulo: Xamã, 1999. BARBOSA, Carlos Soares, DELUIZ, Neise. Juventude e educação profissional: o programa nacional de estímulo ao primeiro emprego em discussão. <http://www.anped.org.br/> GT09. 2008. p.16. Acesso em: 24 de novembro de 2008. BRASIL. Projeto de Lei n. 1.258-a, de 1988 (do Sr. Octávio Elísio, in Diário do Congresso Nacional, Suplemento ao n. 175, de 25/01/1991, 282pp. BRASIL. Congresso Nacional. Lei Federal nº 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Publicada em 20 de dezembro de 1996. BRASIL. Decreto nº. 5.154, de 23 de junho de 2005. Regulamenta o § 2º do artigo 36 e os arts. 39 a 41 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e dá outras providências. 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ISSN 0100-1965https://tede.ufrrj.br/retrieve/62424/2010%20-%20Sonia%20Maria%20Tonial.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4007Submitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-10-19T17:51:47Z No. of bitstreams: 1 2010 - Sonia Maria Tonial.pdf: 913970 bytes, checksum: 2519c20d72010707e5b1de81dfe75f1b (MD5)Made available in DSpace on 2020-10-19T17:51:47Z (GMT). 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