Impactos da “institucionalização”: um olhar a partir de encontros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bullé, Flávia do Carmo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13145
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo discutir os impactos ocasionados pela Resolução Nº 1 CNE/CEB de março de 2011 que fixa normas de funcionamento das unidades de Educação Infantil ligadas à Administração Pública Federal direta, suas autarquias e fundações e determinando que as unidades de Educação Infantis mantidas e administradas por universidades federais ou que integrem o sistema federal de ensino mantido pela União possam estabelecer condições de funcionamento de acordo com o que determina a Lei nº 9.394/96 e as orientações do Conselho Nacional de Educação Básica. Considerando as relações de tensão estabelecidas entre o particular e o universal, tomamos a Escola de Educação Infantil da UFRJ como mônada, acreditando que estas são “miniaturas de sentido, imagens exemplares finitas nas quais se circunscreve um sujeito que diz de si, mas não somente, abrindo espaço a algo outro que não si mesmo” (GAGNEBIN, 2004, p. 80). Assim, intencionamos compreender as transformações, decorrentes de sua trajetória histórica, as impressões e as inquietações causadas nos atores que no passado e ainda no presente, estiveram diretamente relacionados a esse contexto e que a partir deste estudo se encontram dialogicamente com o objetivo de participarem da escrita deste roteiro. Apegando-me a esses sentidos, os sujeitos se revelam e se tornam objetos da nossa pesquisa, afirmando a potência de seu olhar exotópico diante da „germinação do novo‟, assumindo diante deste cenário uma atitude responsiva, demonstrando e narrando a partir de sua perspectiva a história desse processo de institucionalização
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spelling Bullé, Flávia do CarmoMotta, Flavia Miller Naethe793.006.007-10http://lattes.cnpq.br/5208144781873134Carvalho, Carlos Roberto deMello, Marisol Barenco de564.813.301-49http://lattes.cnpq.br/27417544362333512023-12-22T02:41:21Z2023-12-22T02:41:21Z2016-02-19Bullé, Flávia do Carmo. Impactos da “institucionalização”: um olhar a partir de encontros. 2016. [144 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13145Esta pesquisa tem por objetivo discutir os impactos ocasionados pela Resolução Nº 1 CNE/CEB de março de 2011 que fixa normas de funcionamento das unidades de Educação Infantil ligadas à Administração Pública Federal direta, suas autarquias e fundações e determinando que as unidades de Educação Infantis mantidas e administradas por universidades federais ou que integrem o sistema federal de ensino mantido pela União possam estabelecer condições de funcionamento de acordo com o que determina a Lei nº 9.394/96 e as orientações do Conselho Nacional de Educação Básica. Considerando as relações de tensão estabelecidas entre o particular e o universal, tomamos a Escola de Educação Infantil da UFRJ como mônada, acreditando que estas são “miniaturas de sentido, imagens exemplares finitas nas quais se circunscreve um sujeito que diz de si, mas não somente, abrindo espaço a algo outro que não si mesmo” (GAGNEBIN, 2004, p. 80). Assim, intencionamos compreender as transformações, decorrentes de sua trajetória histórica, as impressões e as inquietações causadas nos atores que no passado e ainda no presente, estiveram diretamente relacionados a esse contexto e que a partir deste estudo se encontram dialogicamente com o objetivo de participarem da escrita deste roteiro. Apegando-me a esses sentidos, os sujeitos se revelam e se tornam objetos da nossa pesquisa, afirmando a potência de seu olhar exotópico diante da „germinação do novo‟, assumindo diante deste cenário uma atitude responsiva, demonstrando e narrando a partir de sua perspectiva a história desse processo de institucionalizaçãoThis study has the objective to discuss the impacts caused by Resolution Nº 1 CNE/CEB from march 2011 that fixo perating standard of Child hood Education Units linked to Federal Public Administration, their agencies and foundations and determining that the Child hood Education Units maintained and administered by Federal Universities or integrate the federal system of education maintained by Union may establish operating conditions according to Law nº 9.394/96 and National Council of basic education's orientations. Considering the tension relations established be tween the private and the universal, wetake the UFRJ Childhood Education School as monad, believing that these are ''miniatures of these, finite copies images in which circum scribe a subject that say sit self, but not only, open space some other that not it self''(GAGNEBIN, 2004, p. 80). There by, we intend to comprehend the transformations, arising trajctory history path, the impressions and the concerns caused in the actors that in the past and yet in the present, has be endirectly related to this context and that, from this study, meet e a chother dialogically with the purpose of associate tow rite this screen play. Holding me to these senses, thes pecific purposes reveal the subjects that turn sinto to objects our research firm the potency of its exotopic look in front of "germination of new", assuming in front of this scenery a responsive atitude. Showing and narrating starting in his perspective the story about the institutionatizazion this place.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuChildhood education;; ;public policyUniversity Day careResolution Nº1 CEB/CNE 2011Educação InfantilPolíticas PúblicasCreche UniversitáriaResolução Nº1 CEB/CNE 2011Ciências HumanasImpactos da “institucionalização”: um olhar a partir de encontrosImpacts of "institutionalization": a look from meetingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AQUINO. L. As políticas sociais para a infância a partir de um olhar sobre a história da criança no Brasil. In: ROMAM E. D. STEYER V. E. A criança de 0 a 6 anos e a Educação Infantil: um retrato multifacetado. Ulbra, 2001. ARAUJO, Iolanda. 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description Esta pesquisa tem por objetivo discutir os impactos ocasionados pela Resolução Nº 1 CNE/CEB de março de 2011 que fixa normas de funcionamento das unidades de Educação Infantil ligadas à Administração Pública Federal direta, suas autarquias e fundações e determinando que as unidades de Educação Infantis mantidas e administradas por universidades federais ou que integrem o sistema federal de ensino mantido pela União possam estabelecer condições de funcionamento de acordo com o que determina a Lei nº 9.394/96 e as orientações do Conselho Nacional de Educação Básica. Considerando as relações de tensão estabelecidas entre o particular e o universal, tomamos a Escola de Educação Infantil da UFRJ como mônada, acreditando que estas são “miniaturas de sentido, imagens exemplares finitas nas quais se circunscreve um sujeito que diz de si, mas não somente, abrindo espaço a algo outro que não si mesmo” (GAGNEBIN, 2004, p. 80). Assim, intencionamos compreender as transformações, decorrentes de sua trajetória histórica, as impressões e as inquietações causadas nos atores que no passado e ainda no presente, estiveram diretamente relacionados a esse contexto e que a partir deste estudo se encontram dialogicamente com o objetivo de participarem da escrita deste roteiro. Apegando-me a esses sentidos, os sujeitos se revelam e se tornam objetos da nossa pesquisa, afirmando a potência de seu olhar exotópico diante da „germinação do novo‟, assumindo diante deste cenário uma atitude responsiva, demonstrando e narrando a partir de sua perspectiva a história desse processo de institucionalização
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