Uso das TIC’s como estratégia facilitadora para o ensino-aprendizagem de isomeria óptica no ensino médio: utilizando um aplicativo para simulação de um polarímetro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Luiza dos Santos Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15737
Resumo: Atualmente, a sociedade em geral e as escolas estão imersas em uma realidade marcada por tecnologias em suas mais variadas formas. Quando se trata do uso de tecnologias como ferramentas para aprimorar o processo ensino-aprendizagem, algumas abordagens têm sido observadas, como o uso de plataformas que permitem aulas “online”, “software” com animações e simulação 3D (terceira dimensão). Assim, o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's) é apresentado como uma ferramenta com potencial para auxiliar o professor como mediador e facilitador do conhecimento, trazendo motivação, clareza e contextualização ao conteúdo abordado, como o de Estereometria, que exige certo grau de abstração dos alunos para ser compreendido. Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma proposta didática de ensino sobre Isomeria Óptica com o auxílio de uma simulação de um polarímetro desenvolvido por meio de uma plataforma “no code” (Adalo). O aplicativo ("app") desenvolvido buscou minimizar o grau de abstração dos alunos em relação ao conteúdo, além de trazer um pouco de leveza e clareza para um assunto com alto grau de lacunas de aprendizagem para uma parcela considerável dos alunos. O aplicativo foi submetido a testes de usabilidade aplicando um questionário de satisfação a uma turma de pré-vestibular de um curso preparatório da Baixada Fluminense. Foram avaliados os impactos do uso do aplicativo na aprendizagem/conhecimento, motivação, prazer e experiências percebidas pelos usuários ao manipular o aplicativo. A análise dos resultados dos questionários de satisfação demonstrou a eficácia da aplicação como ferramenta auxiliar em aulas de Isomeria Óptica, como ferramenta motivacional, sendo considerada uma ferramenta simples e intuitiva que auxilia no processo de ensino-aprendizagem do tema Isomeria Óptica por grande percentual dos participantes.
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Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Instituto de Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15737Atualmente, a sociedade em geral e as escolas estão imersas em uma realidade marcada por tecnologias em suas mais variadas formas. Quando se trata do uso de tecnologias como ferramentas para aprimorar o processo ensino-aprendizagem, algumas abordagens têm sido observadas, como o uso de plataformas que permitem aulas “online”, “software” com animações e simulação 3D (terceira dimensão). Assim, o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's) é apresentado como uma ferramenta com potencial para auxiliar o professor como mediador e facilitador do conhecimento, trazendo motivação, clareza e contextualização ao conteúdo abordado, como o de Estereometria, que exige certo grau de abstração dos alunos para ser compreendido. Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma proposta didática de ensino sobre Isomeria Óptica com o auxílio de uma simulação de um polarímetro desenvolvido por meio de uma plataforma “no code” (Adalo). O aplicativo ("app") desenvolvido buscou minimizar o grau de abstração dos alunos em relação ao conteúdo, além de trazer um pouco de leveza e clareza para um assunto com alto grau de lacunas de aprendizagem para uma parcela considerável dos alunos. O aplicativo foi submetido a testes de usabilidade aplicando um questionário de satisfação a uma turma de pré-vestibular de um curso preparatório da Baixada Fluminense. Foram avaliados os impactos do uso do aplicativo na aprendizagem/conhecimento, motivação, prazer e experiências percebidas pelos usuários ao manipular o aplicativo. A análise dos resultados dos questionários de satisfação demonstrou a eficácia da aplicação como ferramenta auxiliar em aulas de Isomeria Óptica, como ferramenta motivacional, sendo considerada uma ferramenta simples e intuitiva que auxilia no processo de ensino-aprendizagem do tema Isomeria Óptica por grande percentual dos participantes.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorCurrently, society in general as well as schools are immersed in a reality marked by technologies in their most varied forms. When it comes to the use of technologies as tools to enhance the teaching-learning process, some approaches have been observed, such as the use of platforms that allow online classes, software with animations, and 3D simulation (third dimension). Thus, the use of Information and Communication Technologies (ICT's) is presented as a tool with potential to help the teacher as a mediator and facilitator of knowledge, bringing motivation, clarity, and contextualization to the content covered, such as Stereoisomery, which requires a certain degree of abstraction from the students to be understood. This work aimed to develop a didactic proposal for teaching about Optical Isomery with the aid of a simulation of a polarimeter developed using a platform no-code (Adalo). The mobile application (“app”) developed sought to minimize the degree of abstraction of the students in relation to the content, besides bringing a little lightness and clarity to a subject with a high degree of learning gaps for a considerable portion of the students. The app was submitted to usability testing by applying a satisfaction questionnaire to a university preparatory course class from Baixada Fluminense area. The impacts of using the application on learning/knowledge, motivation, application enjoyment, and the experiences perceived by users while manipulating the “app” were evaluated. The analysis of the results of the satisfaction questionnaires demonstrated the effectiveness of the application as an auxiliary tool in optical isomery classes, as a motivational tool, being considered a simple and intuitive application that helps in the teaching-learning process of the topic Optical Isomery by a large percentage of the participants.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Química em Rede NacionalUFRRJBrasilInstituto de QuímicaEnsino da QuímicaEnsino de Isomeria ÓpticaAdaloSoftware EducacionalPré-VestibularChemistry teachingOptical isomerism teachingAdaloEducational SoftwareUniversity Preparatory CourseQuímicaUso das TIC’s como estratégia facilitadora para o ensino-aprendizagem de isomeria óptica no ensino médio: utilizando um aplicativo para simulação de um polarímetroUsing ICT's as a facilitating strategy for teaching- learning of optical isomery in high school: using an mobile application for simulating a polarimeterinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisADALO. 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Amorim, Luiza dos Santos Oliveira
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description Atualmente, a sociedade em geral e as escolas estão imersas em uma realidade marcada por tecnologias em suas mais variadas formas. Quando se trata do uso de tecnologias como ferramentas para aprimorar o processo ensino-aprendizagem, algumas abordagens têm sido observadas, como o uso de plataformas que permitem aulas “online”, “software” com animações e simulação 3D (terceira dimensão). Assim, o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's) é apresentado como uma ferramenta com potencial para auxiliar o professor como mediador e facilitador do conhecimento, trazendo motivação, clareza e contextualização ao conteúdo abordado, como o de Estereometria, que exige certo grau de abstração dos alunos para ser compreendido. Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma proposta didática de ensino sobre Isomeria Óptica com o auxílio de uma simulação de um polarímetro desenvolvido por meio de uma plataforma “no code” (Adalo). O aplicativo ("app") desenvolvido buscou minimizar o grau de abstração dos alunos em relação ao conteúdo, além de trazer um pouco de leveza e clareza para um assunto com alto grau de lacunas de aprendizagem para uma parcela considerável dos alunos. O aplicativo foi submetido a testes de usabilidade aplicando um questionário de satisfação a uma turma de pré-vestibular de um curso preparatório da Baixada Fluminense. Foram avaliados os impactos do uso do aplicativo na aprendizagem/conhecimento, motivação, prazer e experiências percebidas pelos usuários ao manipular o aplicativo. A análise dos resultados dos questionários de satisfação demonstrou a eficácia da aplicação como ferramenta auxiliar em aulas de Isomeria Óptica, como ferramenta motivacional, sendo considerada uma ferramenta simples e intuitiva que auxilia no processo de ensino-aprendizagem do tema Isomeria Óptica por grande percentual dos participantes.
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