Agora, acabou a brincadeira! transição da educação infantil para o ensino fundamental na perspectiva dos coordenadores pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barboza, Georgete de Moura
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13024
Resumo: Este estudo tem por objetivo investigar o processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental na perspectiva dos coordenadores pedagógicos, partindo do entendimento de que após a implantação de uma política de ampliação do Ensino Fundamental para nove anos (Lei nº 11.274/2006), novos desafios entraram em cena em relação à inserção da criança de seis anos nessa etapa de ensino. A partir dessa nova configuração, iniciou-se uma preocupação com a questão da transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Tal preocupação em preparar as crianças da pré-escola para o 1º ano tem se desdobrado em uma escolarização precoce e o enunciado de que agora acabou a brincadeira ainda ecoa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tal, optei em olhar para o contexto de atuação dos orientadores pedagógicos da rede municipal da cidade de São João de Meriti, buscamos os fios que entrelaçam suas concepções, a partir das seguintes questões: Como eles compreendem o processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental? Quais desafios enfrentam para que haja mais continuidade entre as etapas? De que maneira poderão contribuir para que as práticas dos professores da Educação Infantil dialoguem com as práticas do 1º ano do Ensino Fundamental? Os interlocutores trazidos para o diálogo são Bakhtin (2006; 2010; 2011) Benjamin (1997; 2002) e Bhabha (1998). No primeiro capítulo, através do conceito de cronotopo (Bakhtin) e entre-lugar (Bhabha) desconstruo uma ideia de coordenação pautada na esfera administrativa que deriva ou representa as políticas governamentais, para pensar neste espaço como um entre-lugar, onde são articuladas, mediadas e negociadas as ações pedagógicas na escola. O segundo capítulo, apresenta o movimento de travessia da Educação Infantil para o Ensino Fundamental no país e no muncipio onde a pesquisa se insere, num diálogo com algumas legislações e três pesquisas que tratam da transição a partir de diferentes aborgagens metodológicas. Através da alteridade e da dialogia, o terceiro capítulo, revela o encontro da pesquisadora com os sujeitos da pesquisa (orientadores pedagógicos), entrelaçados as vozes dos professores, a partir do processo vivido nas entrevistas coletivas. O quarto capítulo, traz a problematização de algumas práticas de ambas as etapas, perpassando por algumas relações de poder e táticas de resistências e, por fim, apresenta as possibilidades de diálogo, num espaço compartilhado entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental
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Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2015.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13024Este estudo tem por objetivo investigar o processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental na perspectiva dos coordenadores pedagógicos, partindo do entendimento de que após a implantação de uma política de ampliação do Ensino Fundamental para nove anos (Lei nº 11.274/2006), novos desafios entraram em cena em relação à inserção da criança de seis anos nessa etapa de ensino. A partir dessa nova configuração, iniciou-se uma preocupação com a questão da transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Tal preocupação em preparar as crianças da pré-escola para o 1º ano tem se desdobrado em uma escolarização precoce e o enunciado de que agora acabou a brincadeira ainda ecoa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tal, optei em olhar para o contexto de atuação dos orientadores pedagógicos da rede municipal da cidade de São João de Meriti, buscamos os fios que entrelaçam suas concepções, a partir das seguintes questões: Como eles compreendem o processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental? Quais desafios enfrentam para que haja mais continuidade entre as etapas? De que maneira poderão contribuir para que as práticas dos professores da Educação Infantil dialoguem com as práticas do 1º ano do Ensino Fundamental? Os interlocutores trazidos para o diálogo são Bakhtin (2006; 2010; 2011) Benjamin (1997; 2002) e Bhabha (1998). No primeiro capítulo, através do conceito de cronotopo (Bakhtin) e entre-lugar (Bhabha) desconstruo uma ideia de coordenação pautada na esfera administrativa que deriva ou representa as políticas governamentais, para pensar neste espaço como um entre-lugar, onde são articuladas, mediadas e negociadas as ações pedagógicas na escola. O segundo capítulo, apresenta o movimento de travessia da Educação Infantil para o Ensino Fundamental no país e no muncipio onde a pesquisa se insere, num diálogo com algumas legislações e três pesquisas que tratam da transição a partir de diferentes aborgagens metodológicas. Através da alteridade e da dialogia, o terceiro capítulo, revela o encontro da pesquisadora com os sujeitos da pesquisa (orientadores pedagógicos), entrelaçados as vozes dos professores, a partir do processo vivido nas entrevistas coletivas. O quarto capítulo, traz a problematização de algumas práticas de ambas as etapas, perpassando por algumas relações de poder e táticas de resistências e, por fim, apresenta as possibilidades de diálogo, num espaço compartilhado entre a Educação Infantil e o Ensino FundamentalThis study aims to investigate the transition process from preschool to elementary school from the perspective of school counselors, based on the assumption that after the implementation of an elementary school expansion policy to nine years (Law No. 11274/2006), new challenges appeared on the scene in relation to the six-year-old child inclusion in this educational stage. From this new configuration, a concern over the issue about the transition from preschool to elementary school has broken out. Such concern about preparing preschool children for the 1st year of elementary school has turned into premature education and the statement Fun is over still echoes in the early years of primary school. Thus, I chose to focus on the playing context of municipal school counselors in São João de Meriti town, seeking the threads that weave their conceptions together, based on the following questions: How do they understand the transition process from preschool to elementary school? What challenges do they face so there is more continuity between stages? How could they contribute to effective communication between the preschool teachers´ practices and those taken by the first-grade teachers? The interlocutors who engage the dialogue are Bakhtin (2006; 2010; 2011) Benjamin (1997, 2002) and Bhabha (1998). In the first chapter, through the concept of chronotope (Bakhtin) and in-between (Bhabha), I break down a coordinating idea guided by the administrative sphere that is derived or represented by governmental policies, in order to think of this space as an in-between, where the educational actions at school are articulated, mediated and negotiated. The second chapter presents the crossing movement from preschool to elementary school in the country and the town, where the research delves into a dialogue between some laws and three surveys dealing with the transition through different methodological approaches. By means of otherness and dialogism, the third chapter reveals the researcher´s meeting with the survey subjects (the school counselors) joining the voices of teachers, from the process experienced during the collective interviews. The fourth chapter brings out some practicing matters of both stages, going through some power relations and resistance tactics, and, ultimately, it presents the possibilities of dialogue in a space shared by preschool and primary schoolapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuTransição Educação InfantilEnsino FundamentalCoordenação Pedagógica e cronotopiaPreschool TransitionElementary SchoolCoordinating Council and chronotopeEducaçãoAgora, acabou a brincadeira! transição da educação infantil para o ensino fundamental na perspectiva dos coordenadores pedagógicosNow, fun is over! the transition from preschool to elementary school from the perspective of school counselorsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALMEIDA, Laurinda. R.; PLACCO, Vera. M. N. S. 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Barboza, Georgete de Moura
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description Este estudo tem por objetivo investigar o processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental na perspectiva dos coordenadores pedagógicos, partindo do entendimento de que após a implantação de uma política de ampliação do Ensino Fundamental para nove anos (Lei nº 11.274/2006), novos desafios entraram em cena em relação à inserção da criança de seis anos nessa etapa de ensino. A partir dessa nova configuração, iniciou-se uma preocupação com a questão da transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Tal preocupação em preparar as crianças da pré-escola para o 1º ano tem se desdobrado em uma escolarização precoce e o enunciado de que agora acabou a brincadeira ainda ecoa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tal, optei em olhar para o contexto de atuação dos orientadores pedagógicos da rede municipal da cidade de São João de Meriti, buscamos os fios que entrelaçam suas concepções, a partir das seguintes questões: Como eles compreendem o processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental? Quais desafios enfrentam para que haja mais continuidade entre as etapas? De que maneira poderão contribuir para que as práticas dos professores da Educação Infantil dialoguem com as práticas do 1º ano do Ensino Fundamental? Os interlocutores trazidos para o diálogo são Bakhtin (2006; 2010; 2011) Benjamin (1997; 2002) e Bhabha (1998). No primeiro capítulo, através do conceito de cronotopo (Bakhtin) e entre-lugar (Bhabha) desconstruo uma ideia de coordenação pautada na esfera administrativa que deriva ou representa as políticas governamentais, para pensar neste espaço como um entre-lugar, onde são articuladas, mediadas e negociadas as ações pedagógicas na escola. O segundo capítulo, apresenta o movimento de travessia da Educação Infantil para o Ensino Fundamental no país e no muncipio onde a pesquisa se insere, num diálogo com algumas legislações e três pesquisas que tratam da transição a partir de diferentes aborgagens metodológicas. Através da alteridade e da dialogia, o terceiro capítulo, revela o encontro da pesquisadora com os sujeitos da pesquisa (orientadores pedagógicos), entrelaçados as vozes dos professores, a partir do processo vivido nas entrevistas coletivas. O quarto capítulo, traz a problematização de algumas práticas de ambas as etapas, perpassando por algumas relações de poder e táticas de resistências e, por fim, apresenta as possibilidades de diálogo, num espaço compartilhado entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental
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