O homem pobre do campo no imaginário e no pensamento social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11656 |
Resumo: | Neste trabalho, lançamos mão de renomados ensaistas da geração de 1930, a exemplo de Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Oliveira Vianna, Caio Prado Júnior e outros textos produzidos na época da institucionalização das ciências sociais no Brasil, como os de Maria Isaura Pereira de Queiroz. Os textos de Alberto Passos Guimarães e José de Souza Martins também foram analisados. O objetivo foi mostrar a visão de cada um deles sobre o homem pobre do campo no nosso país. Tentamos indicar também como ele foi expresso no imaginário social brasileiro e na literatura, por meio do personagem Jeca Tatu, de Monteiro Lobato. Para tanto, nos valemos de autores como Nísia Trindade, Aluízio Alves Filho e Cassiano Nunes. Defendemos a hipótese de que o Brasil, acentuadamente dividido entre duas regiões econômicas e socioculturais distintas uma urbana e outra rural possui, segundo a literatura indicada, um ethos rural. O Jeca Tatu, símbolo da identidade nacional, sugere que o Brasil formula uma imagem ruralizante de si mesmo e que tem o agregado como o seu substrato social. |
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Vasconcellos, Dora ViannaSantos, Raimundo NonatoCPF:24471003100http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795614P9CPF:09931043717http://lattes.cnpq.br/46888184917541792023-12-22T01:55:15Z2023-12-22T01:55:15Z2009-10-08VASCONCELLOS, Dora Vianna. O homem pobre do campo no imaginário e no pensamento social. 2009. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11656Neste trabalho, lançamos mão de renomados ensaistas da geração de 1930, a exemplo de Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Oliveira Vianna, Caio Prado Júnior e outros textos produzidos na época da institucionalização das ciências sociais no Brasil, como os de Maria Isaura Pereira de Queiroz. Os textos de Alberto Passos Guimarães e José de Souza Martins também foram analisados. O objetivo foi mostrar a visão de cada um deles sobre o homem pobre do campo no nosso país. Tentamos indicar também como ele foi expresso no imaginário social brasileiro e na literatura, por meio do personagem Jeca Tatu, de Monteiro Lobato. Para tanto, nos valemos de autores como Nísia Trindade, Aluízio Alves Filho e Cassiano Nunes. Defendemos a hipótese de que o Brasil, acentuadamente dividido entre duas regiões econômicas e socioculturais distintas uma urbana e outra rural possui, segundo a literatura indicada, um ethos rural. O Jeca Tatu, símbolo da identidade nacional, sugere que o Brasil formula uma imagem ruralizante de si mesmo e que tem o agregado como o seu substrato social.This work resumes the basic concepts of renowned essayists of the 1930 generation such as Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Oliveira Vianna, Caio Prado Júnior, as well as some other works written during the institutionalization period of social sciences in Brazil, such as those by Maria Isaura Pereira de Queiroz. We also analised works written by Alberto Passos Guimarães e José de Souza Martins. The aim of this work is to show how each one of these authors see the needy rural man in our country, as well as how this man was conceived by brasilian imaginarium and literature, mainly portrayed by Jeca Tatu, a character created by Monteiro Lobato. To achieve this last intend we referred to Nísia Trindade, Aluízio Alves Filho e Cassiano Nunes. According to the above mentioned authors, our hypothesis is that divided into two opposite economic and sociocultural regions one urban, other rural Brasil has a rural ethos. Jeca Tatu, symbol of the national identity, suggests that our country contemplates itself as essentially rural and the agregado is its social substract.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e SociedadeUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociaispensamento social brasileirosociologia ruralimaginário social.imaginarium socialsociology ruralbrasilian social thoughtSociologiaO homem pobre do campo no imaginário e no pensamento socialThe poor rural man in the imaginarium and in brasilian social thoughtinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/31437/2009%20-%20Dora%20Vianna%20Vasconcellos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/37817/2009%20-%20Dora%20Vianna%20Vasconcellos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/44211/2009%20-%20Dora%20Vianna%20Vasconcellos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/50613/2009%20-%20Dora%20Vianna%20Vasconcellos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/57057/2009%20-%20Dora%20Vianna%20Vasconcellos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/666Made available in DSpace on 2016-04-28T20:13:01Z (GMT). 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