Pescadores em processo de alfabetização no PROEJA FIC: representações sociais das transformações na vida e no trabalho a partir do contato com a educação formal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Kléberson Pierre Cardoso de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12121
Resumo: Apresenta-se o estudo realizado com os pescadores partícipes do PROEJA FIC, no IFMT Campus Cáceres, com o intuito de levantar as representações sociais das transformações decorrentes da escolarização. Totalizam-se como sujeitos respondentes: 63 estudantes, que participaram da pesquisa no mês de janeiro de 2013. Objetivou-se identificar e analisar as representações sociais de dois momentos distintos da vida dos sujeitos, utilizando duas questões instigadoras para essa verificação: Quais as dificuldades na vida e no trabalho antes do ingresso no PROEJA FIC Pesca? E quais as mudanças encontradas na vida e no trabalho após o ingresso no PROEJA FIC Pesca?Utilizou-se a técnica de ALP como instrumento de coleta, e assim os sujeitos evocaram cinco palavras que foram hierarquizadas e categorizadas para processamento no software EVOC. Assim, pôde-se reunir o corpus do pensamento social dos estudantes pescadores. Apresentou-se ainda o percurso da educação profissional e da educação de jovens e adultos no Brasil, registrando as marcas históricas da exclusão dos trabalhadores do processo educacional. Com isso, destacou-se o valor e a importância do PROEJA FIC como conquista histórica da classe trabalhadora. Para a análise, elegeu-se como fundamento teórico a Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici, tendo como complemento a Teoria do Núcleo Central de Jean-Claude Abric, pela capacidade de extração do consenso do pensamento social. No primeiro questionamento verificou-se a representação das dificuldades dos estudantes pela falta de escolaridade, e a partir disso foi possível encontrar o comparecimento das categorias Qualificação e Cidadania com os atributos leitura, trabalho, aprender e estudar. O comparecimento desses elementos, nas dificuldades, nos conduzem ao entendimento de que essas questões são qualidades ausentes e necessárias na vida dos sujeitos. Se se vive em uma sociedade em que o trabalho é um elemento fundante, não se pode admitir que as condições para o acesso a esse direito sejam cerceadas das camadas mais fragilizadas, já que essas prerrogativas constituem-se garantias constitucionais. Assim, observa-se que as dificuldades apresentadas obstaculizavam o processo de qualificação dos sujeitos, e isso lhes impedia o exercício prático de sua cidadania. Ou seja, a falta de escolaridade, direito negado, impedia a qualificação e esta é que possibilita o aperfeiçoamento do trabalho. De outro lado, implantação do PROEJA FIC remonta a reparação de uma dívida e modifica a vida desses sujeitos. No tangente às mudanças, verifica-se o comparecimento dos atributos aprender, leitura e escrever, como elementos do núcleo central, sintetizados nas categorias Qualificação e Autonomia. Esse resultado das evocações indica que o PROEJA FIC contemplou as necessidades de qualificação e autonomia dos pescadores. E, assim, caracterizam-se as transformações verificáveis nas evocações e nos depoimentos: mudanças na relação dos sujeitos com a natureza, a conquista de traços de autonomia e independência, o acesso a novos conhecimentos e o surgimento da escola como espaço de interação que melhora as relações interpessoais. Isso tudo ratifica a importância do PROEJA FIC como instrumento de inclusão, e a pesquisa contribui para reivindicar a perenidade da oferta e a consolidação do programa como política pública para atendimento das camadas vulneráveis e de comunidades tradicionais.
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Objetivou-se identificar e analisar as representações sociais de dois momentos distintos da vida dos sujeitos, utilizando duas questões instigadoras para essa verificação: Quais as dificuldades na vida e no trabalho antes do ingresso no PROEJA FIC Pesca? E quais as mudanças encontradas na vida e no trabalho após o ingresso no PROEJA FIC Pesca?Utilizou-se a técnica de ALP como instrumento de coleta, e assim os sujeitos evocaram cinco palavras que foram hierarquizadas e categorizadas para processamento no software EVOC. Assim, pôde-se reunir o corpus do pensamento social dos estudantes pescadores. Apresentou-se ainda o percurso da educação profissional e da educação de jovens e adultos no Brasil, registrando as marcas históricas da exclusão dos trabalhadores do processo educacional. Com isso, destacou-se o valor e a importância do PROEJA FIC como conquista histórica da classe trabalhadora. 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Assim, observa-se que as dificuldades apresentadas obstaculizavam o processo de qualificação dos sujeitos, e isso lhes impedia o exercício prático de sua cidadania. Ou seja, a falta de escolaridade, direito negado, impedia a qualificação e esta é que possibilita o aperfeiçoamento do trabalho. De outro lado, implantação do PROEJA FIC remonta a reparação de uma dívida e modifica a vida desses sujeitos. No tangente às mudanças, verifica-se o comparecimento dos atributos aprender, leitura e escrever, como elementos do núcleo central, sintetizados nas categorias Qualificação e Autonomia. Esse resultado das evocações indica que o PROEJA FIC contemplou as necessidades de qualificação e autonomia dos pescadores. E, assim, caracterizam-se as transformações verificáveis nas evocações e nos depoimentos: mudanças na relação dos sujeitos com a natureza, a conquista de traços de autonomia e independência, o acesso a novos conhecimentos e o surgimento da escola como espaço de interação que melhora as relações interpessoais. Isso tudo ratifica a importância do PROEJA FIC como instrumento de inclusão, e a pesquisa contribui para reivindicar a perenidade da oferta e a consolidação do programa como política pública para atendimento das camadas vulneráveis e de comunidades tradicionais.This study here presented was accomplished with the fishermen involved in PROEJA FIC in IFMT Caceres campus, in order to raise the social representations of transformations arising from schooling. As subjects respondents were 63 students who participated in the survey in January 2013.This study aimed to identify and analyze social representations of two different moments of life of those subjects, using two instigating issues for this verification: What were the difficulties in life and work before entering the PROEJA FIC Fishing? What were the changes found in life and work after entering PROEJA FIC Fishing? It was used the technique of ALP as instruments of collecting data and thus the subjects evoked five words that were hierarchical and categorized for processing in software EVOC. It can thereby gather the corpus of social thought of the fishermen students. It was also presented the route of professional education and education of young people and adults in Brazil, registering the historic brands of exclusion of those workers in the educational process. Thus, shone through the worth and the importance of PROEJA FIC as historic achievement of the working class. For analysis, was elected as a theoretical foundation the Theory of Social Representations, by Serge Moscovici, having as a complement to the Central Nucleus Theory by Jean-Claude Abric, by the extraction capacity of the consensus of social thought. In the first question, it was ascertained the representation of the students difficulties due to the lack of the education, and from this is possible to find the appearing of the categories Qualification and Citizenship with attributes reading, work, learn and study. The appearing of these elements, in difficulties, leads to the understanding that these issues are absent and necessary in subject's lives. Living in a society where the work an essential element, it can not be admitted that the conditions for access to this right are curtailed the weakest layers, since these prerogatives are constitutional guarantees. There for, it can be observed that the difficulties presented are obstacles for the processing of the subjects' qualification, and this prevented them from the practical exercise of their citizenship. In other words, the lack of education, denied right, prevented the qualification and this is what allows improvement of work. On the other hand, the implantation of PROEJA FIC remounts the reparation of a debt and modifies the life of the subjects. In regard to the changes, it can be verified the appearing of learning, reading and writing, as elements of the central nucleus, synthesized in the categories Qualification and Autonomy. This result of evocations indicates that the PROEJA FIC contemplated the needs of qualification and autonomy of the fishermen. And so characterizes the verifiable transformations in the evocations and statements: changes in the relation of the subject with the nature, the conquest of traits of autonomy and independence, the access of new knowledge and the emergence of school as space of interaction that improves the interpersonal relationships. This all confirms the importance of PROEJA FIC as a tool for inclusion, and the research contributes to reclaim the perennial of supply and the consolidation of the program to serve as a public policy for the layers and vulnerable communities.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaRepresentações SociaisPescadoresPROEJA FICEscola formalSocial RepresentationsFishermenFormal SchoolEducaçãoPescadores em processo de alfabetização no PROEJA FIC: representações sociais das transformações na vida e no trabalho a partir do contato com a educação formalFishermen in Literacy process in PROEJA FIC Fishing: Social Representations of Transformations in the Life and Work from the contact to the Formal Schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/8801/2012%20-%20Kleberson%20Pierre%20Cardoso%20de%20Jesus.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15692/2012%20-%20Kleberson%20Pierre%20Cardoso%20de%20Jesus.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21994/2012%20-%20Kleberson%20Pierre%20Cardoso%20de%20Jesus.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28378/2012%20-%20Kleberson%20Pierre%20Cardoso%20de%20Jesus.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34792/2012%20-%20Kleberson%20Pierre%20Cardoso%20de%20Jesus.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41188/2012%20-%20Kleberson%20Pierre%20Cardoso%20de%20Jesus.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47590/2012%20-%20Kleberson%20Pierre%20Cardoso%20de%20Jesus.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/54026/2012%20-%20Kleberson%20Pierre%20Cardoso%20de%20Jesus.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2500Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2018-10-23T18:16:14Z No. of bitstreams: 1 2012 - Kleberson Pierre Cardoso de Jesus.pdf: 3751156 bytes, checksum: 0c424f9d847fa286d1ed6d5c84dbf1b6 (MD5)Made available in DSpace on 2018-10-23T18:16:14Z (GMT). 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