Letramento histórico e racial: as relações entre cultura histórica, aprendizagem histórica e identidade racial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/16045 |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo pesquisar a construção de identidade racial e experiências de racialização de jovens estudantes do Ensino Médio na mobilização de suas consciências históricas presentes nas narrativas produzidas pelos discentes sobre o tema. A partir da experiência do docente-pesquisador com os debates no cotidiano escolar, nas aulas de História com jovens e das reflexões sobre aprendizagem histórica, identidade e pertencimento racial, buscaram-se fundamentos teórico-metodológicos da Didática da História e do Letramento Racial para elaborar atividades que mobilizassem as ideias históricas dos jovens estudantes sobre tais conceitos. As atividades foram os instrumentos que, com o foco na temática racial, provocaram os jovens a expressar concepções, questionamentos, hipóteses e raciocínios sobre suas experiências com o racismo, sua compreensão e interpretação dessas experiências e sua capacidade de comunicar ideias, construir reflexões e argumentos para debater desigualdade racial, antirracismo, consciência racial. O estudo possibilitou analisar elementos do processo de aprendizagem histórica e identidade racial, conduzindo a proposições de como o ensino de História precisa promover o letramento histórico e racial. Os dados produzidos demonstraram que uma cultura histórica sobre raça no Brasil manifesta-se nas ideias dos alunos e que por meio do ensino de História é plausível sofisticar e ampliar um repertório sobre raça e racismo que seja capaz de dar conta das tensões raciais que impactam sua vida prática. |
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Lemos, André Luiz do Carmo BarbosaRibeiro, Regina Maria de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/5787065440504096Ribeiro, Regina Maria de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/5787065440504096Guimarães, Geny Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/0959221310519854Alves, Ronaldo Cardosohttps://orcid.org/0000-0002-9466-9965http://lattes.cnpq.br/4261035595905239http://lattes.cnpq.br/19260283669536202024-03-01T20:47:43Z2024-03-01T20:47:43Z2022-12-01LEMOS, André Luiz do Carmo Barbosa. Letramento histórico e racial: as relações entre cultura histórica, aprendizagem histórica e identidade racial. 2022. 264 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2022.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/16045Este estudo teve por objetivo pesquisar a construção de identidade racial e experiências de racialização de jovens estudantes do Ensino Médio na mobilização de suas consciências históricas presentes nas narrativas produzidas pelos discentes sobre o tema. A partir da experiência do docente-pesquisador com os debates no cotidiano escolar, nas aulas de História com jovens e das reflexões sobre aprendizagem histórica, identidade e pertencimento racial, buscaram-se fundamentos teórico-metodológicos da Didática da História e do Letramento Racial para elaborar atividades que mobilizassem as ideias históricas dos jovens estudantes sobre tais conceitos. As atividades foram os instrumentos que, com o foco na temática racial, provocaram os jovens a expressar concepções, questionamentos, hipóteses e raciocínios sobre suas experiências com o racismo, sua compreensão e interpretação dessas experiências e sua capacidade de comunicar ideias, construir reflexões e argumentos para debater desigualdade racial, antirracismo, consciência racial. O estudo possibilitou analisar elementos do processo de aprendizagem histórica e identidade racial, conduzindo a proposições de como o ensino de História precisa promover o letramento histórico e racial. Os dados produzidos demonstraram que uma cultura histórica sobre raça no Brasil manifesta-se nas ideias dos alunos e que por meio do ensino de História é plausível sofisticar e ampliar um repertório sobre raça e racismo que seja capaz de dar conta das tensões raciais que impactam sua vida prática.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESThis study aimed to investigate the construction of racial identity and experiences of racialization of young high school students in the mobilization of their historical consciousness present in the narratives produced by the students on the subject. Based on the experience of the teacher-researcher’s and on the debates in everyday school life, in History classes with young people and on the reflections on historical learning, identity and racial belonging, theoretical and methodological foundations of the History Didactics and Racial Literacy were sought to develop activities that mobilize young students' historical ideas about such concepts. The activities were the instruments that, with a focus on racial themes, provoked young people to express conceptions, questions, hypotheses and reasoning about their experiences with racism, their understanding and interpretation of these experiences and their ability to communicate their ideas, build reflections and arguments for debating racial inequality, anti-racism, racial consciousness. The study made it possible to analyze elements of the process of historical learning and racial identity, leading to propositions on how the teaching of History needs to promote historical and racial literacy. The data produced showed that a historical culture about race in Brazil manifests itself in student’s ideas and that through the teaching of History, it is plausible to sophisticate and expand a repertoire on race and racism that is capable of dealing with the racial tensions that impact their practical life.porUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisHistóriaEnsino de HistóriaDidática da HistóriaLetramento RacialCultura HistóricaAntirracismoHistory TeachingHistory DidacticsRacial LiteracyHistorical CultureAntiracismLetramento histórico e racial: as relações entre cultura histórica, aprendizagem histórica e identidade racialHistorical culture, historical consciousness and racial identity: a proposal for historical and racial literacyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABREU, Martha; MATTOS, Hebe. Em torno das" Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana": uma conversa com historiadores. Estudos Históricos (Rio de Janeiro), v. 21, p. 5- 20, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103- 21862008000100001&lng=en&nrm=iso>. ABUD, Kátia Maria. A História nossa de cada dia: saber escolar e saber acadêmico na sala de aula. Ensino de história: sujeitos, saberes e práticas, 2007. ADOLFO, Roberto Manoel Andreoni. Novas fontes, novos olhares: uma análise das mudanças documentais na historiografia brasileira da escravidão. In: XXIII Encontro Estadual de História - ANPUH, 2016, Assis - SP. História: por quê e para quem?, 2016. ALBERTI, Verena. Algumas estratégias para o ensino de história e cultura afrobrasileira. Ensino de história e culturas afro-brasileiras e indígenas. Rio de Janeiro: Pallas, p. 27-55, 2013. ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. 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Este estudo teve por objetivo pesquisar a construção de identidade racial e experiências de racialização de jovens estudantes do Ensino Médio na mobilização de suas consciências históricas presentes nas narrativas produzidas pelos discentes sobre o tema. A partir da experiência do docente-pesquisador com os debates no cotidiano escolar, nas aulas de História com jovens e das reflexões sobre aprendizagem histórica, identidade e pertencimento racial, buscaram-se fundamentos teórico-metodológicos da Didática da História e do Letramento Racial para elaborar atividades que mobilizassem as ideias históricas dos jovens estudantes sobre tais conceitos. As atividades foram os instrumentos que, com o foco na temática racial, provocaram os jovens a expressar concepções, questionamentos, hipóteses e raciocínios sobre suas experiências com o racismo, sua compreensão e interpretação dessas experiências e sua capacidade de comunicar ideias, construir reflexões e argumentos para debater desigualdade racial, antirracismo, consciência racial. O estudo possibilitou analisar elementos do processo de aprendizagem histórica e identidade racial, conduzindo a proposições de como o ensino de História precisa promover o letramento histórico e racial. Os dados produzidos demonstraram que uma cultura histórica sobre raça no Brasil manifesta-se nas ideias dos alunos e que por meio do ensino de História é plausível sofisticar e ampliar um repertório sobre raça e racismo que seja capaz de dar conta das tensões raciais que impactam sua vida prática. |
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