Uma proposta de grade curricular para o Curso Técnico em Informática do Proeja do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus Codó
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12353 |
Resumo: | O tema desta dissertação surgiu a partir de uma experiência que realizei como professor responsável pelo Setor de Manutenção de Computadores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus Codó (IFMA/Codó) com alunos do Curso Técnico em Informática do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). A experiência, realizada com cinco alunos da primeira turma do Curso Técnico em Informática do PROEJA, mostrou que uma articulação entre a teoria e a prática no processo de ensino-aprendizagem pode superar o desestímulo dos estudantes, e evitar a repetência e a evasão escolar. Embora o Programa, instituído no âmbito federal pelo Decreto nº 5.840/2006, preveja uma articulação entre o ensino técnico e o ensino médio de forma integrada (Art. 1º, § 2º, inciso II), o currículo integrado representa, de fato, um desafio novo colocado aos docentes. Este desafio, que implica a adesão de gestores e dos professores responsáveis pela formação geral e pela formação específica, no caso do Campus Codó do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, ainda não pôde ser enfrentado pelas razões que exponho no texto. Por este motivo, decidi aproveitar os bons resultados advindos daquela experiência na proposição de uma nova grade curricular que fosse mais adequada aos jovens e os adultos da EJA, um segmento da população que, via de regra, já traz consigo uma experiência escolar negativa. Tenho ciência de que o desenho curricular proposto é um primeiro passo na busca da formação integrada, mas se constitui um passo importante para a ressignificação das experiências dos jovens e adultos do Curso Técnico em Informática do PROEJA. |
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Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12353O tema desta dissertação surgiu a partir de uma experiência que realizei como professor responsável pelo Setor de Manutenção de Computadores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus Codó (IFMA/Codó) com alunos do Curso Técnico em Informática do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). A experiência, realizada com cinco alunos da primeira turma do Curso Técnico em Informática do PROEJA, mostrou que uma articulação entre a teoria e a prática no processo de ensino-aprendizagem pode superar o desestímulo dos estudantes, e evitar a repetência e a evasão escolar. Embora o Programa, instituído no âmbito federal pelo Decreto nº 5.840/2006, preveja uma articulação entre o ensino técnico e o ensino médio de forma integrada (Art. 1º, § 2º, inciso II), o currículo integrado representa, de fato, um desafio novo colocado aos docentes. Este desafio, que implica a adesão de gestores e dos professores responsáveis pela formação geral e pela formação específica, no caso do Campus Codó do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, ainda não pôde ser enfrentado pelas razões que exponho no texto. Por este motivo, decidi aproveitar os bons resultados advindos daquela experiência na proposição de uma nova grade curricular que fosse mais adequada aos jovens e os adultos da EJA, um segmento da população que, via de regra, já traz consigo uma experiência escolar negativa. Tenho ciência de que o desenho curricular proposto é um primeiro passo na busca da formação integrada, mas se constitui um passo importante para a ressignificação das experiências dos jovens e adultos do Curso Técnico em Informática do PROEJA.The theme of this paper arose from an experience I realized how teacher responsible for the maintenance sector of the Federal Institute of Computer Science and Technology Education Campus Codó Maranhão (IFMA/Codó). With undergraduate students in Computer Science from the National Program for Integration Vocational Education in Basic Education in the Form of Youth and Adults (PROEJA). The experiment, carried out with five of the first class of undergraduate in Computer PROEJA, showed a link between theory and practice in the teaching and learning can overcome discouragement of students, and to avoid repetition and dropout. Although the program established under Federal Decree No. 5.840/2006, providing a link between technical education and secondary education in an integrated manner (Article 1, § 2, II), the integrated curriculum is indeed a challenge placed new teachers. This challenge, which requires adherence of managers and teachers responsible for general training and specific training in the case of Campus Codó Federal Institute of Education Science and Technology of Maranhão, still could not be met for the reasons I explain in the text. For this reason, I decided to enjoy the good results arising from that experience in proposing a new curriculum that was more suited to young people and adults in adult education, a segment of the population, as a rule, it carries a negative school experience. I am aware that the proposed curriculum design is a first step towards integrated training, but constitutes an important step toward reframing the experiences of young people and adults of the Technical Course in Computer PROEJA.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEducação de Jovens e AdultosEnsino MédioEducação ProfissionalYouth and Adult EducationSecondary EducationVocational EducationEducaçãoUma proposta de grade curricular para o Curso Técnico em Informática do Proeja do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus CodóA proposed curriculum for the undergraduate in Computer PROEJA the Federal Institute of Education, Science and Technology Campus Codó Maranhão. 2info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALMEIDA, Maria de Fátima Ramos. Política educacional brasileira na década de 1990: um desserviço à cidadania. 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Congresso Nacional. Lei Federal nº 11.788 de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis nos 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6o da Medida Provisória no 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências. Brasília, DF: D.O.U. de 26/09/2008 ______. MEC/SETEC. Educação Profissional Técnica de Nível Médio/Ensino Médio PROEJA. Documento Base. BRASILIA-DF, 2007, 71p. ______. MEC/SETEC. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Documento Base. BRASILIA-DF, 2007, 59p. 38 ______. Congresso Nacional. Lei Federal nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008. 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Educação de Jovens e Adultos Ensino Médio Educação Profissional |
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Educação de Jovens e Adultos Ensino Médio Educação Profissional Youth and Adult Education Secondary Education Vocational Education Educação |
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Educação |
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O tema desta dissertação surgiu a partir de uma experiência que realizei como professor responsável pelo Setor de Manutenção de Computadores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus Codó (IFMA/Codó) com alunos do Curso Técnico em Informática do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). A experiência, realizada com cinco alunos da primeira turma do Curso Técnico em Informática do PROEJA, mostrou que uma articulação entre a teoria e a prática no processo de ensino-aprendizagem pode superar o desestímulo dos estudantes, e evitar a repetência e a evasão escolar. Embora o Programa, instituído no âmbito federal pelo Decreto nº 5.840/2006, preveja uma articulação entre o ensino técnico e o ensino médio de forma integrada (Art. 1º, § 2º, inciso II), o currículo integrado representa, de fato, um desafio novo colocado aos docentes. Este desafio, que implica a adesão de gestores e dos professores responsáveis pela formação geral e pela formação específica, no caso do Campus Codó do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, ainda não pôde ser enfrentado pelas razões que exponho no texto. Por este motivo, decidi aproveitar os bons resultados advindos daquela experiência na proposição de uma nova grade curricular que fosse mais adequada aos jovens e os adultos da EJA, um segmento da população que, via de regra, já traz consigo uma experiência escolar negativa. Tenho ciência de que o desenho curricular proposto é um primeiro passo na busca da formação integrada, mas se constitui um passo importante para a ressignificação das experiências dos jovens e adultos do Curso Técnico em Informática do PROEJA. |
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2011 |
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MACÊDO, Francisco Cristiano da Silva. Uma proposta de grade curricular para o Curso Técnico em Informática do Proeja do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus Codó. 2011. 46 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. |
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MACÊDO, Francisco Cristiano da Silva. Uma proposta de grade curricular para o Curso Técnico em Informática do Proeja do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus Codó. 2011. 46 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. |
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