Saberes e fazeres dos professores na educação profissional de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/10006 |
Resumo: | Este trabalho trata de uma investigação que teve como objetivo analisar desafios teórico-práticos do trabalho docente no curso de Manutenção e Suporte em Informática, que atende ao Programa da Educação Básica Integrada à Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma política do governo Lula da Silva implementada na Rede Federal, em 2006. Os sujeitos da investigação foram os professores das disciplinas Física, Química e Matemática, que compõem a formação geral, e das disciplinas de Informática, que compõem a formação profissional. A pesquisa foi realizada com abordagem qualitativa, na forma de estudo de caso, e teve nas entrevistas com os professores, inspiradas no método compreensivo, a principal fonte do material empírico coletado. Através da análise de conteúdo e considerando o trabalho docente como um trabalho imaterial que se realiza pelas/nas interações humanas, buscamos, pela palavra dos professores, desafios e especificidades que se impõem na educação profissional e na modalidade EJA. Os resultados apontaram que a formação inicial dos professores para a EJA ainda é incipiente e que o conviver (pelo falar e ouvir) com linguagens e saberes diversos é um desafio. |
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Saberes e fazeres dos professores na educação profissional de jovens e adultosEDUCAÇÃOFORMAÇÃO PROFISSIONALEDUCAÇÃO DE JOVENSEDUCAÇÃO DE ADULTOSENSINO SECUNDÁRIOEDUCATIONVOCATIONAL TRAININGYOUTH EDUCATIONADULT EDUCATIONSECONDARY EDUCATIONEste trabalho trata de uma investigação que teve como objetivo analisar desafios teórico-práticos do trabalho docente no curso de Manutenção e Suporte em Informática, que atende ao Programa da Educação Básica Integrada à Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma política do governo Lula da Silva implementada na Rede Federal, em 2006. Os sujeitos da investigação foram os professores das disciplinas Física, Química e Matemática, que compõem a formação geral, e das disciplinas de Informática, que compõem a formação profissional. A pesquisa foi realizada com abordagem qualitativa, na forma de estudo de caso, e teve nas entrevistas com os professores, inspiradas no método compreensivo, a principal fonte do material empírico coletado. Através da análise de conteúdo e considerando o trabalho docente como um trabalho imaterial que se realiza pelas/nas interações humanas, buscamos, pela palavra dos professores, desafios e especificidades que se impõem na educação profissional e na modalidade EJA. Os resultados apontaram que a formação inicial dos professores para a EJA ainda é incipiente e que o conviver (pelo falar e ouvir) com linguagens e saberes diversos é um desafio.This article aims to analyze the theoretical-practical challenges posed to the teaching in the Informatics Maintenance and Support course that integrates the Basic Education component of the Technical Professional Education of Medium Level Program, in the modality of Youth and Adults Education (YAE). It is a government policy from Lula da Silva president, implemented in 2006. The subjects of the investigation were the teachers of the Physics, Chemistry and Mathematics courses that compose the general formation and of the Information Technology course that compose the professional formation. The research was carried out with a qualitative approach, in the form of a case study, and the interviews with the teachers, inspired by the comprehensive method, were the main source of the collected empirical material. Through the content analysis and considering that teaching is an immaterial work that is performed by / in human interactions, we seek, through teachers’ words, challenges and specificities that are imposed in professional education programs and in the YAE modality. The results pointed out that the initial teachers education for the YAE is still incipient and that living together (speaking and listening) with different languages and knowledge is a challenge.Este trabajo trata de una investigación que tuvo como objetivo analizar desafíos teórico-prácticos del trabajo docente en el curso de Mantenimiento y Soporte en Informática que atiende al Programa de Educación Básica Integrada a la Educación Profesional Técnica de Nivel Medio, en la modalidad Educación de Jóvenes y Adultos (EJA), política del gobierno de Lula da Silva implementada en la Red Federal en 2006. Los sujetos de la investigación fueron los profesores de las disciplinas Física, Química, Matemáticas que componen la formación general y de las disciplinas de Informática que componen la formación profesional. La investigación fue realizada con abordaje cualitativo, como estudio de caso, y tuvo en las entrevistas con los profesores, inspiradas en el método comprensivo, la principal fuente del material empírico recogido. A través del análisis de contenido y considerando el trabajo docente como un trabajo inmaterial que se realiza por/en las interacciones humanas, buscamos, por la palabra de los profesores, desafíos y especificidades que se imponen en la educación profesional y en la modalidad EJA. Los resultados apuntaron que la formación inicial de los profesores para la EJA todavía es incipiente y que el convivir (por el hablar y oír) con lenguajes y saberes diversos es un desafío.Cet article présente une recherche dont l’objectif était d’analyser les défis théoriques et pratiques du travail enseignant dans le cours de Maintenance et Support Informatique, inscrit dans le cadre du Programme d’Éducation de Base Intégrée à l’Éducation Professionnelle Technique au Lycée, en modalité Éducation des Jeunes et des Adultes (EJA), une politique du gouvernement Lula da Silva mise en pratique dans le Réseau Fédéral en 2006. Les sujets de l’enquête étaient les professeurs des disciplines Physique, Chimie et Mathématiques, qui composent la formation générale, et des disciplines de l’Informatique, qui composent la formation professionnelle. Cette recherche a été menée en approche qualitative, sous forme d’étude de cas. Les entretiens avec les professeurs, inspirés de la méthode compréhensive, ont été la source principale du matériel rassemblé. A travers l’analyse de contenu, et considérant le travail enseignant comme un travail immatériel fait par / dans les interactions humaines, nous avons cherché, dans la parole des enseignants, les défis et les spécificités qui s’imposent dans l’enseignement professionnel et dans la modalité EJA. Les résultats ont indiqué que la formation initiale des enseignants en EJA est encore peu développé et que la convivialité (parler et entendre) avec de différents langages et savoirs est encore un défi.Edições Universitárias Lusófonas2020-01-22T14:06:35Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10006por1646-401XAlves, TelmaFantinato, Maria Ceciliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-23T01:33:00Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:11:00.350358Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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