Metodologia de projetos em experimento com sistema de plantio direto da alface
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12851 |
Resumo: | A formação plena de profissionais da área agrícola consiste na possibilidade de inserir práticas pedagógicas de aprendizagem aos estudantes do Curso Técnico em Agropecuária, como fator estratégico no desenvolvimento social sustentável de um país, sendo decisivo na construção da sua identidade cultural, científica e tecnológica. Nesse trabalho, objetivou-se avaliar a construção de conhecimentos dos discentes utilizando a Metodologia de Projetos no sistema de plantio direto de alface, de modo a contribuir na construção de conhecimento desses profissionais e, também, disponibilizar informações tecnológicas que irão subsidiar o aumento da produção e qualidade da alface. O trabalho foi conduzido no IFFluminense – campus Bom Jesus do Itabapoana-RJ, com a participação dos estudantes do Curso Técnico em Agropecuária concomitante. Assim, foi implantado um experimento com a cultura de alface em sistema de plantio direto em duas fases: na primeira fase, foi realizado o plantio de espécies de plantas para formação da cobertura morta e, na segunda fase, após 25 dias do acamamento das espécies de plantas, foram transplantadas as mudas de alface. Na primeira fase, foi avaliada a produção de massa de matéria seca da parte aérea das espécies. Já na segunda fase, foram avaliados o levantamento fitossociológico das plantas espontâneas, aos 21 dias após o transplantio, e as características de produção da alface. Foi utilizado, ao longo do trabalho, ferramenta de análise e acompanhamento de ganhos de conhecimentos transmitidos e adquiridos através de questionário e relatórios obtidos na condução de experimento de campo com a cultura de alface. A maior produção da massa de matéria seca das plantas de cobertura foi com o tratamento da espécie de planta milho. As espécies de plantas de cobertura que promoveram maior redução da infestação de plantas espontâneas, em relação ao plantio convencional, foram os tratamentos feijão-miúdo + milho; crotalária + milho; feijão-miúdo + trigo. Ao verificar o peso da massa fresca da parte aérea da alface, os tratamentos que apresentaram melhores resultados foram o plantio convencional e a crotalária. Ao analisar os vários métodos de ensino, verificou-se que o melhor método de aprendizagem foi a metodologia de projetos com 90% aceitação. Ao verificar o nível de desempenho dos alunos em termos de cumprimento dos objetivos que lhe foram fixados, na primeira e segunda fase do experimento, constatou-se que 70% e 90%, respectivamente, superaram claramente os objetivos que foram fixados. A interação dos estudantes com o projeto contribuiu para a construção da aprendizagem e socialização com a realidade prática proposta. Assim, os estudantes constataram que o sistema de plantio direto de alface foi viável e eficiente no estudo e tem efeito positivo na produtividade e baixo impacto sobre o solo e o ambiente. |
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Souza, José Adilson Gonçalves deSantos, Gabriel de Araújo26694255772http://lattes.cnpq.br/8363784238484680Ogliari, Juareshttp://lattes.cnpq.br/9837877091206142Abboud, Antonio Carlos de SouzaAraujo, Lanusse Cordeiro1652119701http://lattes.cnpq.br/33870692074139352023-12-22T02:25:33Z2023-12-22T02:25:33Z2015-11-26Souza, José Adilson Gonçalves de. Metodologia de projetos em experimento com sistema de plantio direto da alface. 2015. [88 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12851A formação plena de profissionais da área agrícola consiste na possibilidade de inserir práticas pedagógicas de aprendizagem aos estudantes do Curso Técnico em Agropecuária, como fator estratégico no desenvolvimento social sustentável de um país, sendo decisivo na construção da sua identidade cultural, científica e tecnológica. Nesse trabalho, objetivou-se avaliar a construção de conhecimentos dos discentes utilizando a Metodologia de Projetos no sistema de plantio direto de alface, de modo a contribuir na construção de conhecimento desses profissionais e, também, disponibilizar informações tecnológicas que irão subsidiar o aumento da produção e qualidade da alface. O trabalho foi conduzido no IFFluminense – campus Bom Jesus do Itabapoana-RJ, com a participação dos estudantes do Curso Técnico em Agropecuária concomitante. Assim, foi implantado um experimento com a cultura de alface em sistema de plantio direto em duas fases: na primeira fase, foi realizado o plantio de espécies de plantas para formação da cobertura morta e, na segunda fase, após 25 dias do acamamento das espécies de plantas, foram transplantadas as mudas de alface. Na primeira fase, foi avaliada a produção de massa de matéria seca da parte aérea das espécies. Já na segunda fase, foram avaliados o levantamento fitossociológico das plantas espontâneas, aos 21 dias após o transplantio, e as características de produção da alface. Foi utilizado, ao longo do trabalho, ferramenta de análise e acompanhamento de ganhos de conhecimentos transmitidos e adquiridos através de questionário e relatórios obtidos na condução de experimento de campo com a cultura de alface. A maior produção da massa de matéria seca das plantas de cobertura foi com o tratamento da espécie de planta milho. As espécies de plantas de cobertura que promoveram maior redução da infestação de plantas espontâneas, em relação ao plantio convencional, foram os tratamentos feijão-miúdo + milho; crotalária + milho; feijão-miúdo + trigo. Ao verificar o peso da massa fresca da parte aérea da alface, os tratamentos que apresentaram melhores resultados foram o plantio convencional e a crotalária. Ao analisar os vários métodos de ensino, verificou-se que o melhor método de aprendizagem foi a metodologia de projetos com 90% aceitação. Ao verificar o nível de desempenho dos alunos em termos de cumprimento dos objetivos que lhe foram fixados, na primeira e segunda fase do experimento, constatou-se que 70% e 90%, respectivamente, superaram claramente os objetivos que foram fixados. A interação dos estudantes com o projeto contribuiu para a construção da aprendizagem e socialização com a realidade prática proposta. Assim, os estudantes constataram que o sistema de plantio direto de alface foi viável e eficiente no estudo e tem efeito positivo na produtividade e baixo impacto sobre o solo e o ambiente.The full formation of professionals on agricultural area consists on the possibility to insert pedagogical practices of learning in the Agriculture Technic Course’s students, as a strategic factor on the sustainable social development of a country, being decisive in the construction of their cultural, scientific and technological identity. In this study, it was aimed to evaluate the student’s knowledge construction using the Projects Methodology in the direct seeding system of lettuce, in order to contribute to the knowledge construction of these professionals and also to provide technological information that will subsidize the increase of lettuce’s production and quality. The study was managed at IFFluminense – campus Bom Jesus of Itabapoana-RJ, with the participation of the students of Concomitant Agriculture Technic Course. So the experiment with lettuce cultivation on direct seeding system was implanted in two stages: in the first one, it was done the plantation of plant species for mulch formation and, in the second stage, 25 days after the plant species lodging, the lettuce seedlings were transplanted. In the first stage, the mass production of dry matter in the aerial part of the species was evaluated, while in the second stage it was evaluated the phytosociological survey of weeds on the 21st day after the transplantation and the lettuce production characteristics. All along the study, analysis tool was used to monitor the knowledge gains, both transmitted and acquired, through questionnaires and reports obtained during the conduction of field experiment with the lettuce cultivation. The highest mass production of dry matter in cover crops was obtained with the treatment using corn species. The species of cover crops which promoted greater reduction on weeds infestation, compared to the conventional plantation, were the following treatments: cowpea + corn; crotalaria + corn; cowpea + wheat. When checking the weight of fresh mass of the aerial part of the lettuce, the treatments that had better results were the conventional plantation and the one with crotalaria. When analyzing the several teaching methods, it was found that the best one was the projects methodology, with 90% of acceptance. When checking the students’ performance level in terms of fulfilling the objectives that were set to them, in the first and in the second stage of the experiment it was found that 70% and 90%, respectively, clearly overcame the objectives. The students’ interaction with the project contributed to the construction of learning and socialization with the practical realities proposal. Therefore, the students observed that the direct seeding system of the lettuce was viable and efficient in the study, besides having a positive effect on the productivity and low impact upon the soil and on the environmentapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaAgricultural EducationSustainable AgricultureKnowledge ConstructionEducação AgrícolaAgricultura SustentávelConstrução de ConhecimentoCiências HumanasMetodologia de projetos em experimento com sistema de plantio direto da alfaceProjects methodology on experiment with direct seeding system of lettuce.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisREFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALCÂNTARA, F. A.; et al. 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A formação plena de profissionais da área agrícola consiste na possibilidade de inserir práticas pedagógicas de aprendizagem aos estudantes do Curso Técnico em Agropecuária, como fator estratégico no desenvolvimento social sustentável de um país, sendo decisivo na construção da sua identidade cultural, científica e tecnológica. Nesse trabalho, objetivou-se avaliar a construção de conhecimentos dos discentes utilizando a Metodologia de Projetos no sistema de plantio direto de alface, de modo a contribuir na construção de conhecimento desses profissionais e, também, disponibilizar informações tecnológicas que irão subsidiar o aumento da produção e qualidade da alface. O trabalho foi conduzido no IFFluminense – campus Bom Jesus do Itabapoana-RJ, com a participação dos estudantes do Curso Técnico em Agropecuária concomitante. Assim, foi implantado um experimento com a cultura de alface em sistema de plantio direto em duas fases: na primeira fase, foi realizado o plantio de espécies de plantas para formação da cobertura morta e, na segunda fase, após 25 dias do acamamento das espécies de plantas, foram transplantadas as mudas de alface. Na primeira fase, foi avaliada a produção de massa de matéria seca da parte aérea das espécies. Já na segunda fase, foram avaliados o levantamento fitossociológico das plantas espontâneas, aos 21 dias após o transplantio, e as características de produção da alface. Foi utilizado, ao longo do trabalho, ferramenta de análise e acompanhamento de ganhos de conhecimentos transmitidos e adquiridos através de questionário e relatórios obtidos na condução de experimento de campo com a cultura de alface. A maior produção da massa de matéria seca das plantas de cobertura foi com o tratamento da espécie de planta milho. As espécies de plantas de cobertura que promoveram maior redução da infestação de plantas espontâneas, em relação ao plantio convencional, foram os tratamentos feijão-miúdo + milho; crotalária + milho; feijão-miúdo + trigo. Ao verificar o peso da massa fresca da parte aérea da alface, os tratamentos que apresentaram melhores resultados foram o plantio convencional e a crotalária. Ao analisar os vários métodos de ensino, verificou-se que o melhor método de aprendizagem foi a metodologia de projetos com 90% aceitação. Ao verificar o nível de desempenho dos alunos em termos de cumprimento dos objetivos que lhe foram fixados, na primeira e segunda fase do experimento, constatou-se que 70% e 90%, respectivamente, superaram claramente os objetivos que foram fixados. A interação dos estudantes com o projeto contribuiu para a construção da aprendizagem e socialização com a realidade prática proposta. Assim, os estudantes constataram que o sistema de plantio direto de alface foi viável e eficiente no estudo e tem efeito positivo na produtividade e baixo impacto sobre o solo e o ambiente. |
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